Eu, adepto das raças grandes sempre achei piada à cadela quando me cruzava com ela, engraçada, de orelhas sempre em pé, armada em grande... béu béu béu... depois inspirava e béu béu béu béu béu béu béu béu béu... eu habituado a cães de raça grande chegava a ter medo dela, pelo facto de notar que ela não tinha a noção do tamanho... queria-lhe fazer festas, mas nunca tive coragem de lhe meter as mãos… ela intimidava os estranhos… e era preciso andar sempre com um olho na cadela, não fosse ela decidir afinfar o dente… simpatizava com a cadela por a achar destemida para o palmo de altura que tinha…
Sempre estimada e tratada como todos os animais deveriam ser, ia para hóteis de férias sempre com os donos, se houvesse um hotel que não aceita-se a Nikki, os donos também não iam... 1º a Nikki, depois as férias…
Esteve por aqui de passagem 17 anos, sim 17 ANOS !!! ... equivalente à nossa 4ª ou 5ª idade... tenho a certeza que para a raça dela bateu o record de longevidade, reflecte bem o carácter da "piquena"... rija, a verdadeira transmontana...
As únicas palavras de consolação para a família é que de certeza que existe outra Nikki por aí pronta para entrar em V/ casa, roer tudo, ladrar, sujar, dar tristezas mas também muitas alegrias, muitas alegrias e espero que por muitos muitos anos ! E que sorte terá essa Nikki, pois terá como esta teve, uma vida invejável de cão, como todos os cães mereciam e merecem.
Aqui fica a verdadeira Nikki…

A frase que melhor define a piquena… Na luta, "Não é o tamanho do cachorro na luta, mas o tamanho da luta no cachorro" que conta… (Archie Griffin)