Ajuda - alimentação de mandarins com crias!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
kool
Membro
Registado: domingo mar 23, 2003 6:09 pm

quinta set 18, 2003 1:23 pm

Tenho um casal de mandarins com crias, as quais devem ter 3 dias. Gostava saber se é costume fornecer uma alimentação extra. Tenho lido que se dá ovo, mas não sei como (cozido, gema e clara)?

Neste momento apenas forneço mistura para exóticos, papa para criação e frutas. E estou a pensar qd acabar a mistura par exóticos acabar, apenas fornecer “piaço” (não sei se é assim que se escreve).

Cumprimentos,

kool
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quinta set 18, 2003 9:33 pm

Olá,

Pois é, depois de várias tentativas já nasceram 2 pequeninos :)

Eu neste momento tenho á disposição mistura para exóticos, grit e papa amarela. Como é a 1ª vez que estou a criar tb gostaria de ler alguns conselhos ;)
lamarosa
Membro Veterano
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

quinta set 18, 2003 10:02 pm

Olá a todos!

Apesar de esta não ser a minha área, como devem saber, posso dizer-lhes o que sei da minha experiência própria com os meus casais de mandarins.

Neste momento tenho 3 casais a criar e a alimentação é a descrita pela sac: mistura para exóticos, grit e papa de criação. Já os tenho a criar à quase um ano e tenho tido bons resultados com esta fórmula.

Em relação ao Grit, recomendo vivamente, principalmente no periodo da postura pois a fêmea necessita de todo o cálcio que consiga para gerar os ovos (no inicio tive problemas com fêmeas que morriam por falta de cálcio e, depois de lhes começar a fornecer grit, todos os casais começaram a pôr um ou dois ovos a mais que o normal até então).

Espero ter ajudado alguma coisa.

Um abraço
Alberto Nunes
http://periquitos.pt.vu
kool
Membro

sexta set 19, 2003 9:33 am

Parabens, Sac!

Obrigado a todos pela ajuda.

kool.
sac
Membro Veterano

sexta set 19, 2003 11:54 am

kool Escreveu: Parabens, Sac!

Obrigado a todos pela ajuda.

kool.
Obrigado :)

Então vou manter o que lhes estou a dar, no entanto coloco outra questão: será aconselhável algumas vitaminas, por ex. para colocar na água?
kool
Membro

sexta set 19, 2003 1:22 pm

Pois é!

Não temos tido muitas respostas sobre este tópico. Se calhar é manter alimentação e ver o que acontece, se calhar estamos mais preocupados do que devemos.

No que diz respeito a mistura para exóticos, já reparaste que os mandarins não comem todas as sementes. Estou a pensar em períodos fora de reprodução, apenas dar uma semente "piaço" não sei se é assim q se escreve. E manter a papa, osso de choco (ou grift) e frutas.

É verdade as tuas crias já fazem barulho?

Cumprimentos,

kool.
sac
Membro Veterano

sexta set 19, 2003 4:03 pm

Kool,

Acho que os meus comem tudo o que lhes aparece á frente. Talvez a semente a que te estás a referir seja o paínço no entanto acho que não é muito aconselhável te restringires apenas a essa semente. Eles podem preferir umas sementes a outras mas certamente vão comendo um pouco de cada. E dessa forma estás a criar uma carência na alimentação deles que se poderá traduzir em doenças... Mas isto é apenas a minha opinião ;)

Quanto aos meus fazerem barulho... ainda não ouvi nada :o mas também só ontem é q devem ter nascido ;)
kool
Membro

sexta set 19, 2003 4:43 pm

Após uma pesquisa, descobri que além da mistura de sementes, de acordo com os gostos dos pássaros pode-se dar como extras e em poucas quantidades:

- arroz cozido ou cru
- ovo cozido com casca
- alface
- fatias de maça
- “fatias” de uva
- cenoura ralada (cuidado podem pensar q é material para o ninho)
- feijão verde partido ao meio
- ervilhas partidas ao meio ou esmagadas

Boa sorte!

PS: A partir do 3º dia vais começar ouvir barulho!
tiagosac23
Membro
Registado: sábado abr 05, 2003 9:53 pm

segunda set 22, 2003 10:39 pm

Os meus mandarins tem 3 crias no ninho , e dou aos meus mistura para diamantes , papa amarela, grit , osso de choco e alface.
sac
Membro Veterano

terça set 23, 2003 8:07 am

Infelizmente os meus pequenitos não sobreviveram, a fêmea abandonou o ninho. Talvez para a próxima.
kool
Membro

terça set 23, 2003 8:56 am

Sac!

Apesar de já ser tarde, se as tuas crias tivessem pelo menos uma semana aconselhava-te alimenta-las a mão, só que essa tarefa fácil mas podia ser que, assim sobrevivessem. E dessa forma terias mandarins domesticados. Talvez a fêmea tenha abandonado o ninho pq e não tem o macho a ajudar.

Boa sorte!
sac
Membro Veterano

terça set 23, 2003 9:08 am

Kool,

Eles nasceram na quinta q morreram ontem (ela deixou o ninho no Domingo).
Quanto à falta do macho é possível que tenhas razão, mas infelizmente tenho-os separados pq brigam constantemente e já de outras vezes ele atirava os ovos para fora do ninho e bicava-os. Como tal tive receio que ele lhes fizesse mal.

Parece que vou ter de comprar outro casal e trocar a ver o que dá, porque definitavamente estes dois são incompatíveis.
kool
Membro

terça set 23, 2003 10:18 am

Olá Sac!

Se comprares compra um macho.

Se calhar poderias aproveitar o forum para propor uma troca a alguém que tenha mandarins macho.

As minhas crias ainda são muito pequenas, mas se não te importares em esperar, podes contar com a troca.

Cumprimentos,

kool.
Piscas
Membro
Registado: quinta dez 26, 2002 12:26 pm
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

terça set 23, 2003 10:29 am

olá Sac

Definitivamente parece não teres sorte com os teus "meninos". É claro que é sempre aconselhável manter o macho junto da fêmea para ajudar na alimentação das crias, mas normalmente as fêmeas, caso fiquem sozinhas, costumam ser suficientes para criar os seus filhotes. É no mínimo estranho que a tua tenha abandonando o ninho quando as crias já tinham nascido...
Por tudo o que já anteriormente disses-te tens, de facto, um problema com a compatibilidade do casal. O melhor a fazer seria retirares o ninho e esperares alguns meses até tentares nova criação. Pode ser que, como já disse noutras mensagens, a primeira postura e consequente tentativa de criação, se tivesse dado ainda numa idade jovem dos teus mandarins, o que acaba por ter reflexo nas futuras tentativas de criação.
Por isso, o melhor será esperares algum tempo e deixares que as tuas aves ganhem a maturidade suficiente e ultrapassem o "trauma" originado pelas tentativas consecutivas de criação.
Mesmo que a fêmea ponha ovos em tudo o que é sítio (na falta de ninho) retira-os da gaiola para evitar que ela inicie nova postura. Verás que pouco tempo depois ela desiste e entrará num merecido repouso.
Os ovos que retirares, caso tenhas indicação de que estão galados (o que só acontecerá se o macho estiver junto, como é óbvio), poderás guardá-los numa caixinha com algodão e colocá-los no ninho quando a fêmea inicie nova postura (isto caso o nº de ovos seja reduzido).

A paciência é o mais importante nestas situações e algum tempo de espera costuma resultar.

Há ainda outro caso possível para a tua situação que é o excesso de consanguinidade. Não há qualquer problemas entre "cruzar" irmãos ou familiares directos, mas deve-se sempre que possível evitar essa situação, a menos que o que se pretenda seja um apuramento da raça.

Espero ter ajudado e espero também que todos estes percalços não te desanimem ;) ;)

Cumprimentos
Piscas ;) ;)
sac
Membro Veterano

terça set 23, 2003 12:07 pm

kool Escreveu: Se calhar poderias aproveitar o forum para propor uma troca a alguém que tenha mandarins macho.

As minhas crias ainda são muito pequenas, mas se não te importares em esperar, podes contar com a troca.
Olá Kool, acho que vou mesmo comprar um macho e possivelmente mais uma fêmea, mas trocar não ;) estes foram-me oferecidos por uma pessoa que gosto imenso e como tal gostaria de manter tb o macho cá por casa, apesar dele ser mal comportado. Mas obrigado na mesma :)
Piscas Escreveu:É claro que é sempre aconselhável manter o macho junto da fêmea para ajudar na alimentação das crias, mas normalmente as fêmeas, caso fiquem sozinhas, costumam ser suficientes para criar os seus filhotes
Infelizmente tive que os separar porque quando a fêmea colocou os ovos pura e simplesmente expulsava o macho do ninho e para não a perturbar coloquei-o noutra gaiola mas ao lado dela e assim mantiveram-se sempre calmos.
Piscas Escreveu:É no mínimo estranho que a tua tenha abandonando o ninho quando as crias já tinham nascido...
Correcto, a fêmea estava bastante calma e sem qualquer razão aparente deixou o ninho de um dia para o outro.

Piscas Escreveu:O melhor a fazer seria retirares o ninho e esperares alguns meses até tentares nova criação
É exactamente isso que vou fazer, dar-lhes um descanso merecido :)
Piscas Escreveu:Pode ser que, como já disse noutras mensagens, a primeira postura e consequente tentativa de criação, se tivesse dado ainda numa idade jovem dos teus mandarins, o que acaba por ter reflexo nas futuras tentativas de criação.
Eles já têm é idade para ter juízo ;) mas concordo contigo, as experiências que têm tido até aqui não são as melhores e é por isso que queria adquirir outro casal para trocar os pares.

Piscas e Kool, muito obrigado pelos vossos esclarecimentos e como é óbvio não vou desistir. Quando for altura para criarem novamente tentarei outra vez e darei notícias ;)
Responder

Voltar para “Aves”