Comportamento do Gato no Vet

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo dez 06, 2009 11:08 am

BetaPat Escreveu:Na minha opinião, se mudar de clinica veterinária ele já não vai associar ao local dos tratamentos anteriores, assim como se for vet a casa.
Acho que o local não é o mais importante... mas a pessoa e a forma como lida com o gato...
Se bem que, no caso da minha gata, estaria completamente fora de questão vir a vet cá a casa... porque aí ela estaria bem mais à vontade e a reacção seria bem mais agressiva... eu sei, conheço-a, quanto mais protegida se sentir, mais confiante fica e isso, geralmente, leva-a a mostrar o seu eu mauzinho pois sabe que nada de mau lhe vai acontecer!! Enfim... Também vai do gato...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo dez 06, 2009 11:12 am

BetaPat Escreveu:Na minha opinião, se mudar de clinica veterinária ele já não vai associar ao local dos tratamentos anteriores, assim como se for vet a casa.
Reparou na .
O animal não associa aos tratamento...associa aos sons e cheiros...e isso existe em todas as clinicas.

P:S
Já disse e repito...as pssoas que desatam às gargalhadas, deveriam era pensar duas vezes:O veterinário não é domador de feras e nos países civilziados os animais comportam-se bem nos veterinários...cá é que há a ideia de que a responsabilidade dos animais se comportarem é dos outros ou que "são animais, é mesmo assim". :roll:
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo dez 06, 2009 12:33 pm

Muito obrigada a todos pelas sugestões, já estive a pensar em cada uma das delas, para ver se chego à conclusão de qual irei seguir se ele precisar de ir ao Vet…
Aquilo que me aflige neste momento é o pensar que ele está próximo da idade de ser castrado, vai fazer já 6 meses, e, se o dia da intervenção nos deixa de nervos em franja ,imaginem pensar que ele vai para a jaula de contenção, pq eles não lhe vão querer mexer antes de estar anestesiado, começo a pensar no desespero dele de ele se ver sozinho e fazerem-lhe isto ,para ele levar a injecção acho que vai ficar ainda mais agressivo depois disso, depois se correr tudo bem ,ele tem de ir lá tirar os pontos, acho que uma semana depois, ora ele vai ficar ainda pior, pq numa semana ele não vai esquecer aquilo que teve de passar, já li que há alguns vet´s que colocam aqueles pontos que não precisam de tirar, mas não sei se estes fazem isso, tenho de me informar.

É que sempre que os meus animais precisavam de desparasitar ou se tinham alguma coisa, mesmo que pudesse fazer eu em casa, eu gostava de ir sempre ao vet para ver se não era de facto nada mais grave e poderem ter uma consulta onde eram sempre avaliados, observados e agora sinto que com este não é possível, logo, tenho de fazer o máximo que possa aqui em casa para evitar ir ao Vet…. E isso deixa-me muito preocupada, ontem por exemplo eu tinha ido por causa das orelhitas para verem se estava tudo bem e para lhe observarem a boca pq ele tá na fase de mudar os dentes e tem um género de uma ferida no lábio, ela só de longe deu algumas instruções, pode ser de facto uma coisa sem importância que seguindo as instruções ele fica bom, mas tb pode ser alguma coisa mais grave e se é no início poderia ter um tratamento fácil mas se se desenvolver pode ficar complicado e é neste ponto que fico aflita.
(Gypsfulvus) Pode crer que não acho piada nenhuma a esta situação, ontem saí do consultório a chorar de ver o meu gato a comportar-se daquela forma e das implicações que este comportamento vai ter no futuro da saúde dele. Acredite que eu quando tinha o meu outro gato e tive um cão também, eles sempre se comportaram lindamente e eu própria olhava de lado para as pessoas que levavam animais às consultas e estes ganiam, mordiam, arranhavam etc, e pensava para mim mas por que raio é que estes donos não educam os animais?? Agora que estou nesta situação e vejo que não é bem assim, nos casos de gatos, como é que se treinam para se portarem bem no Vet, como é que sabemos qual vai ser a reacção deles? Há gatos “mauzões” em casa e que são uns doces no vet e outros como o meu que são de uma meiguice em casa e que parece que estão possuídos dentro do consultório… os gatos são mesmo assim imprevisiveis mas ao contrário dos cães que com treino podem melhorar, os gatos são sempre uma incógnita...
S&oacute;nia
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo dez 06, 2009 1:51 pm

Reparou na forista que disse que o gato dela porta-se bem só com um dos vet e na mm clinica?

Para nós é mt dificil entender qual a ligação que eles fazem das coisas; e uns vão reagir duma maneira e outros doutra.
Por exemplo, no dia em que tiveram de enjaular a Chamarrita, a culpa não foi dela ou do seu mau feitio; começou por ser minha, que insisti em levá-la nesse dia e não liguei à sua "má disposição". Podia perfeitamente ter ido noutro dia. Depois, esteve demasiado tempo fechada - chegou uma senhora com a gata prenha cheia de febre, deixei passar à frente e ainda por cima a gata fartou-se de berrar lá dentro. Isso enerva muito os gatos que estão à espera. Por fim, o receio da vet e das auxiliares "ajudaram à festa". Por acaso é uma vet que tem gatos, gosta de gatos e tem lidado com os meus outros de uma forma exemplar. Mas naquele dia, e com aquela, correu mal e só não correu pior porque estava lá eu, que não tenho medo da minha mázona.

É mesmo uma questão de comunicação, empatia e de conhecimento do "bicho" que temos à frente.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo dez 06, 2009 2:01 pm

mas agor digo-lhe: um vet que me dissesse o que lhe disseram e que não encontrasse alternativa, nunca mais me tornava a ver. Então um gato furioso (ou com dores) não se trata, não se toca?...

Quanto à castração, fique descansada que não precisa de pontos, a precisar será um pontito dos absorvíveis, é uma cirurgia muito simples. Mas pode complicar-se se stressarem o gato, por isso é melhor fazê-la num local em que não tenham medo dele ou com outro vet mais paciente.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

domingo dez 06, 2009 2:04 pm

A minha gata porta-se lindamente no vet :D
Quando adoptei a Luna, as visitas ao veterinário foram frequentes.
Ao longo de todas essas vezes, calhou-me 3 vet's diferentes e, o que aprendi com a minha Luna, é que eles também têm os seus veterinários favoritos ;)
É que embora ela não vire fera e deixe fazer tudo, há uma vet que ela não gosta e que já lhe bufou (mas não passou daí). Eu pensava que era por ser a que lhe deu as vacinas e lhe tirou os pontos, mas afinal não :lol:
Isto porque, há um dos outros vet's, que eu sempre achei que ela gostava muito (até quando a fui buscar da esterilização ela estava com ele e mal me ligou :o ) e em setembro, ela foi levar as vacinas anuais e calhou ser ele. Pensei logo que lá ia ela deixar de gostar dele, mas qual quê! Recebeu as apalpações, vistorias e por fim a pica, sem soltar um único som de descontentamento, ao contrário do que tinha acontecido com a outra vet 8)
E, a outra vet é tão carinhosa quanto este, trata a minha Luna super bem. Mas, vá-se lá saber, a Luna engraçou foi com um determinado vet :P
Já o 3º vet que não mencionei, é como se lhe fosse "indiferente", a Luna deixa-o fazer tudo, mas também não mostra grande "paixão" por ele :P

Isto tudo para dizer, que eles lá têm as suas preferências e, a única coisa que posso também aconselhar é, como também já lhe foram indicando, se tiver oportunidade, tentar perceber qual a reacção dele a veterinários diferentes.

Espero que a sua situação se resolva da melhor forma, percebo perfeitamente quando diz que há sempre coisas que gosta que sejam os profissionais a ver/fazer :)
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Gypsfulvus
Membro Veterano

domingo dez 06, 2009 3:34 pm

Catrules o àparte era dirgido a quem disse achar piada a esta lutas não a si.

Como se treina ? Uma das formas é como eu referi...nos países ditos civilizados isto corre sendo os animais agressivos a excepção...no nosso país é mais a norma...em grande parte por duas coisass" o vet tem obrigação" e "ai que giro"
Chamarrita
Membro Veterano

domingo dez 06, 2009 4:16 pm

eu não quero "picar" ninguém, mas ver uma pessoa alegadamente apta a lidar com gatos agressivos (seja por má educação, seja por medo ou por dor) a tremer como varas verdes perante uma criatura com menos de 1 décimo do seu peso... é giro! :twisted: Eu respeito muito os gatos, mas a última palavra é minha; se é preciso fazer algo, faz-se, se não dá de uma maneira dá de outra. É frustrante e requer paciência e controlo, mas tem de ser. Ando com um gatucho de 7 meses em tratamento que não é propriamente sociável com humanos, embora se dê maravilhosamente com os seus semelhantes e confie em mim. ou confiava... Tenho de lhe dar comprimidos e levá-lo a tomar injecções. Custa bastante tratá-lo e entristece, porque tem mesmo de ser feito e ele foge de mim a sete pés; tenho de o "caçar", agarrá-lo com muita firmeza e garantir que engole os comprimidos, porque já aconteceu largá-lo antes e ele conseguir cuspi-los. Para o meter na transportadora tb tenho de ser criativa; isto porque prefiro não usar a força para não o enervar mais do que o necessário. Ele parece adivinhar sempre as minhas intenções, devo ter estampado no rosto o que vou fazer. Seja o que for, ele não quer e terei de o convencer... ou a bem ou a mal. É preciso levar as coisas com algum humor, senão torna-se desgastante!

No vet apenas tem medo, ele não gosta de ser agarrado e a injecção é dolorosa. Têm de ser duas pessoas. O máximo que faz é tentar escapar-se para dentro da transportadora (primeiro não quer entrar, depois não quer sair... é natural!). E nunca leva pica sem antes ter sido acalmado. Se a dor for mais forte apenas bufa, e ele sabe arranhar e morder, mas não o faz. E procuro levar outro gato com ele, os seus companheiros favoritos, para que lhe transmitam segurança e o mimem depois do "dodói". Tenho óptimos ajudantes e estes, quando apenas acompanham, têm um comportamento irrepreensível, ficando apenas um pouco tensos inicialmente (antes de perceberem que não estão na berlinda...) portanto não é só do lugar nem das pessoas, importa até o momento do dia em que vão ao vet - o melhor é pela hora de almoço ou "about tea time", já que estão na "hora da sesta". Manhãs e crespúsculos/início da noite são péssimas alturas, o gato está activo, quer brincar e comer.

é necessário levá-los a cooperar, mas sem deixar de impôr a nossa vontade. E, de preferência com um sorriso na cara. Eu vou agora preparar-me e fazer o aquecimento para a próxima toma... e garanto que não fica sem o tomar, porque TEM DE SER.

:twisted:
Última edição por Chamarrita em domingo dez 06, 2009 4:29 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 06, 2009 4:17 pm

Gypsfulvus Escreveu:
Reparou na .
O animal não associa aos tratamento...associa aos sons e cheiros...e isso existe em todas as clinicas.

P:S
Já disse e repito...as pssoas que desatam às gargalhadas, deveriam era pensar duas vezes:O veterinário não é domador de feras e nos países civilziados os animais comportam-se bem nos veterinários...cá é que há a ideia de que a responsabilidade dos animais se comportarem é dos outros ou que "são animais, é mesmo assim". :roll:
100% de acordo que nao sao domadores... contudo, convenha-se que DEVEM preparar-se para tudo o que lhes apareca pela frente, desde animais em agonia tal que se tornam extremamente dificeis de conter e tratar por vias ditas normais, sem terem que recorrer a anestesicos ou jaulas de contencao. Mal dos animais, especialmente felinos, se TODOS os Vets obrigassem os proprietarios ou zeladores do animais que precisam dum Vet, a terem que ser anestesiados.
Entao quais Veterinarios, por exemplo, tratariam de gatos ferais, sem a ajuda de anestesicos?

Por vezes e nao sao so algumas; e muito recorrente, os proprios Vets com o receio que teem de alguns animais, passarem a canalizadores de ansiedade ao proprio animal e entao em felinos, isso e captado ate ao mais infimo pormenor. Logo, obviamente que da mau resultado!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano

domingo dez 06, 2009 5:56 pm

Leonilde, não estamos de acordo. A grande maioria dos donos espera que o médico veterinário meta as mãos no cão o domine. Desiludam-se, essa não é a função do médico veterinário, o veterináio é suposto tratar de animais, servir de domador de 10 a 20 vezes por dia é uma fonte de stresse e de perigo real. Uma grande amiga minha dedicada à cirurgia deixou de as fazer por ter ficado com problemas de mobilidade.Um outro foi mordido na cara, todos os que conheço têm os braços cheios de cicatrizes. E não, isto não é normal nem preparação, isso é o mesmo que dizer que os policias têm de apanhar porrada por ser um risco ou que os médicos podem ser contaminados com sida e hepatite porque faz parte da sua vida.

As pessoas têm a obrigação de sociablizar os animais. A coisa mais absurda que tenho visto são donos de caniches e pinschers a chorar enquanto os seus cães agem como doidos ou mordem a eles p´roprios...pior, os donos de minicães a morrer de medo dos proprios bichos.

A sugestão que dei demoratempo mas é eficaz. Agora se a pessoa prefere contar com o veterinário a fazer de domador é outra coisa.

Eu pessoalmente sou contra duas coisas,Jaulas de contenção e donos sem mão nos proprios animais

E para as pessoas que tem dito achar um piadão os gatos virados ao veterinário, gostava de um dia vos meter nas mãos um gato agressivo que vos mordesse e arranhasse todos. Só não me desatava a rir como vós porque francamente acho isso lamentável...mas que era bom que vos façam isso para verem como as coisas são, muitas vezes 10 a 20 vezes por dia..ai isso mereciam para ver como as cosias doem e que não tem piada nenhuma...eu francamente nunca tive nenhum prazer em ver uma pessoa a ser magoada ou um animal a ser magoado...quando alguém acha piada a uma destas duas coisas...enfim.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo dez 06, 2009 6:23 pm

Pelo que sei de cães e de gatos, regra geral, os cães podem ser ensinados e sociabilizados, mas nem todos os gatos o são. Um gato pode ser um doce em casa e ficar hostil ou agressivo no veterinário, por medo. Aí é fundamental a atitude do veterinário, sim. E o que se verifica é que muitos veterinários não gostam de gatos e/ou têm medo deles. Portanto, nem todos os veterinários, por muito competentes que sejam, são adequados para tratar de gatos, no sentido de não se transformar o consultório numa batalha campal de onde o gato sairá ainda mais indisponível para uma segunda consulta.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Gypsfulvus
Membro Veterano

domingo dez 06, 2009 6:26 pm

Tassebem Escreveu: . E o que se verifica é que muitos veterinários não gostam de gatos e/ou têm medo deles. .
Isso é mentira. O que há é demasiados donos que se esqueivam às suas responsabilidades e eles sim, tê medo dos próprios animais e até se recusam a lhes tocar( os proprios donos)
Chamarrita
Membro Veterano

domingo dez 06, 2009 6:54 pm

o Gypsfulvus, decididamente, não tem gatos! Esqueça os cães, que não são chamados para este tópico nem se podem comparar aos gatos, são espécies com comportamentos muito diferentes. E entre os gatos, há gatos e gatos. Uma das maravilhas desta espécie é serem algo imprevisíveis, ao contrário dos cães, seres sociais por natureza. Falemos de gatos e de alguns gatos especificamente - os que dão problemas no vet. E não, a culpa não é dos donos, porque numa casa com vários gatos e com o mesmo dono, todos se comportam de formas diferentes. Claro que é importante que o GATO possa ser manipulado pelo vet, mas nem toda a gente escolhe (ou é escolhida por) gatos meigos e sociáveis. Os "antipáticos" também adoecem, tb têm de ser desparasitados, vacinados e castrados e é preciso que o veterinário esteja apto a fazê-lo provocando o mínimo sofrimento possível. Quanto ao resto... quem anda à chuva, molha-se e é mais natural e provável um vet ser mordido do que eu. Há algo chamado "risco profissional", que significa que um alpinista terá poucas possibilidades de morrer afogado mas grandes probabilidades de sofrer uma queda, tal como um vet tem mais probabilidade de ser mordido e arranhado ou um médico apanhar uma doença contagiosa.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 06, 2009 7:01 pm

Gypsfulvus Escreveu:Leonilde, não estamos de acordo. A grande maioria dos donos espera que o médico veterinário meta as mãos no cão o domine. Desiludam-se, essa não é a função do médico veterinário, o veterináio é suposto tratar de animais, servir de domador de 10 a 20 vezes por dia é uma fonte de stresse e de perigo real. Uma grande amiga minha dedicada à cirurgia deixou de as fazer por ter ficado com problemas de mobilidade.Um outro foi mordido na cara, todos os que conheço têm os braços cheios de cicatrizes. E não, isto não é normal nem preparação, isso é o mesmo que dizer que os policias têm de apanhar porrada por ser um risco ou que os médicos podem ser contaminados com sida e hepatite porque faz parte da sua vida.

As pessoas têm a obrigação de sociablizar os animais. A coisa mais absurda que tenho visto são donos de caniches e pinschers a chorar enquanto os seus cães agem como doidos ou mordem a eles p´roprios...pior, os donos de minicães a morrer de medo dos proprios bichos.

A sugestão que dei demoratempo mas é eficaz. Agora se a pessoa prefere contar com o veterinário a fazer de domador é outra coisa.

Eu pessoalmente sou contra duas coisas,Jaulas de contenção e donos sem mão nos proprios animais

E para as pessoas que tem dito achar um piadão os gatos virados ao veterinário, gostava de um dia vos meter nas mãos um gato agressivo que vos mordesse e arranhasse todos. Só não me desatava a rir como vós porque francamente acho isso lamentável...mas que era bom que vos façam isso para verem como as coisas são, muitas vezes 10 a 20 vezes por dia..ai isso mereciam para ver como as cosias doem e que não tem piada nenhuma...eu francamente nunca tive nenhum prazer em ver uma pessoa a ser magoada ou um animal a ser magoado...quando alguém acha piada a uma destas duas coisas...enfim.
Vasco, esta no seu direito em discordar mas a questao que lhe coloquei nao foi respondida e prende-se com animais em agonia, gatos e especialmente gatos ferais.
Que diz sobre isto entao?

Olhe, os bombeiros tambem se queimam, os policias sao alvejados, os condutores profissionais tambem morrem de acidentes rodoviarios e por ai adiante... e nao e por isso que deixou de haverem essas profissoes
Sao as medalhas do oficio....

Aguardo resposta, claro esta que se quiser. Nao e obrigado obviamente. Mas gostava de ver a minha questao respondida...

Dou-lhe razao quanto a canideos... mas ja em relacao a felinos.... ehehehehheheeh

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo dez 06, 2009 7:11 pm

Gypsfulvus Escreveu:
Tassebem Escreveu: . E o que se verifica é que muitos veterinários não gostam de gatos e/ou têm medo deles. .
Isso é mentira. O que há é demasiados donos que se esqueivam às suas responsabilidades e eles sim, tê medo dos próprios animais e até se recusam a lhes tocar( os proprios donos)
Não é mentira, infelizmente é verdade e é real -- já para não falar nos que não gostam de animais "tout court", tal como há médicos de medicina humana que não têm a mínima empatia com os doentes. Na minha opinião, isto deve-se sobretudo à política pura e dura do "numerus clausus", sem qualquer consideração pela aptidão psicológica, etc., dos alunos para os cursos em que ingressam, sobretudo naqueles em que a sensibilidade e a vocação desempenham um papel fundamental.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Gatos”