Depois da Esterilização

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

domingo dez 06, 2009 9:20 pm

chenri Escreveu: Principalmente o meu Tito, que é um devorador nato, se eu lhe desse comida 20 vezes seguidas, acho que só parava quando caísse para o lado. E é tão voraz que já comeu os pés de plástico que um dos comedouros tinha, por pensar que era ração (mais tarde, vomitou-os).
Olá Chenri,

Fartei-me de rir com a descrição do Tito a comer os pés do comedouro. :lol:

Obrigada pelas dicas.

Vou tentar fraccionar em 3 ou 4 vezes a ver no que dá. Sei que não fizemos bem em deixar a Sakura comer desenfreadamente depois da cirurgia, mas na altura o que interessava era que ela se alimentasse. Em relação à alimentação a vet disse: "Agora vale tudo, o que importa é que ela coma".

E vou tembém tentar não ceder mutio relativamente à dose diária.

Felicidades para os seus meninos :wink:
franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

domingo dez 06, 2009 9:37 pm

Depois da minha menina ter sido esterilizada, a Vet não me disse para lhe racionar a comidinha. Apenas recomendou mudar para ração especifica (para gatinhas esterilizadas), pois agora temos que ter muita atenção para q não engordem.
Mas pelo q eu percebi com esta ração vai correr tudo bem e até agora não tenho notado nenhuma alteração. A minha gata tem sempre a comidinha à disposição...
Mindless
Membro Veterano

domingo dez 06, 2009 9:55 pm

A vet disse que deviamos dar-lhe apenas a dose recomendada e não ceder a nada. (Obviamente que nós cedemos um pouquinho. Damos-lhe uns miminhos de vez em quando.)

Disse que tinhamos de ter cuidado porque se a gata engorda pode vir a ter problemas. E a verdade é que, apesar do meu marido querer um gatão eu gosto muito da elegância da Sakura. E vaidosa como é, é bom que não engorde muito.
De qualquer forma, vou tentando pesá-la de quando em quando e se vir que a gata não está a engordar e consegue orientar-se com a comida, deixo de racionar.

Por enquanto acho que vou tentar dar-lhe a dose recomendade em 3 ou 4 vezes e de vez em quando dar-lhe a ração toda a ver o que faz.

Depois, se vir que ela se vai orientando deixo de lhe medir a comida e dou-lhe à descrição.

Relativamente à bolsinha no fundo da costura, alguém sabe se é normal?
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

domingo dez 06, 2009 10:10 pm

Olá outra vez. :)

Relativamente a essa bolsinha ao fundo da bolsinha, nunca me aconteceu, mas não perdia nada em perguntar à vet.

É normal nas cicatrizes haver tecido fibroso durante algum tempo, mas se diz que lhe parece que está cheia de água, não me parece normal.

Veja se a gatinha tem dor ao tocar-lhe nesse sítio, veja a cor da pele, se já nasceu pelo e se deita mais calor do que no resto do corpo e relate à vet.

Espero que não seja nada, mas na dúvida, fale com ela.

Mais uma vez, felicidades :wink:
Mindless
Membro Veterano

segunda dez 07, 2009 12:23 pm

Obrigada Chenri pela sua resposta.

Já verifiquei a barriga da Sakura: não tem dor quando tocamos lá (se bem que não foi fácil perceber, visto que ela não gosta que lhe toquem na barriga), a cor da pele está normal e não está quente. Relativamente ao pelo, ainda não cresceu pelo nenhum.
Nem sequer tinha pensado nisso, mas 2 semanas depois já devia ter uns pelitos.

Quando questionei a vet relativamente àquela zona ela disse-me que era gordura, mas não me parece visto ser muito mole. Vou ligar à vet ao final da tarde para saber se é normal. Às tantas é mesmo gordura e eu é que já estou aqui a fazer filmes, para variar. :)

Isto de ter uma gata e não ter experiência nenhuma... Só mesmo eu... :)
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

segunda dez 07, 2009 12:33 pm

O meu vet sempre me disse que a comidinha são elas que racionam. colocamos à disposição e elas sabem racioná-la. É claro que não têm os comedouros a transbordar... :lol: :lol:

As minhas também vão começar a comer ração para gatinhos esterilizados, embora o vet me tenha dito que até fazerem um ano não há problema de continuarem a comer ração para gatinhos. :wink: Mas como eu as quero elegantes, e a minha Zara é uma mini exemplar, gordita devia parecer uma bolinha de pêlo 8) :D

Relativamente à tal bolsinha, faça isso! Ligue à vet e sempre fica mais descansada! :) A minha também tem uma bolsinha que pelo descritivo é a mesma coisa e é só mesmo gordurita! :lol:

Felicidades para si e para a sua Sakura! :D
Mindless
Membro Veterano

quinta dez 10, 2009 8:37 pm

Boas,

Afinal a Sakura está bem e recomenda-se. :D A bolsita vai desaparecer com o tempo (não é a bolsa da banha :) que já falamos noutro tópico) e o que me parece serem carocitos é da sutura interna (?).

O que interessa é que vai tudo desaparecer. :D Já estou muito mais descansada. Espero não voltar a chatear a vet tão depressa, coitada. Agora só para o ano para as vacinas.

Gostava de postar uma foto da Sakura para vocês verem como está linda, mas não sei como se faz.

Obrigada a todas pelas dicas :wink:
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

sexta dez 11, 2009 10:41 am

:oops: Entendi mal... :P

Mas tal como disse, o que interessa é mesmo que vai ficar bem!!! Fico feliz por isso! :D

Felicidades para si e para a sua Sakura linda! :)

PS- Aceda ao site www.imageshack.com e carregue a foto, de seguida copie o link "Hotlink for foruns (1)" que se encontra mais abaixo. Também queremos ver fotos da Sakura!! :wink:
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

sexta dez 11, 2009 11:34 am

Bom dia :)

Fico muito feliz por saber que está tudo a correr bem.

Muitas felicidades.
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

sexta dez 11, 2009 12:11 pm

Bom dia a todos. Apesar de me ter inscrito vai para 2 anos bem como às minhas duas pestes, so hoje decidi escrever porque sei bem o que passei com a Piggy depois da operação. Dado que ela veio de uma FAT que a associação arranjou a operação foi mais barata no entanto não sei se é normal a forma como eles os operam porque ainda tive tempo de espreitar 5minutos da coisa o que me custou imenso visto a violencia de os atar a uma maca anestesiados e daí para a frente seja o que Deus quiser. Sei que vim para a rua e no tempo de espera fumei meio maço de tabaco. Entregaram-me o transportador com a bichita completamente taralhoca e um funil e não me disseram para ir la trocar penso algum. Como era a minha primeira vez nestas andanças mal vi a "miúda" a andar de marcha atrás muito tonta levei-a para o sofa e encostei-a à minha barriga e la adormecemos. Quando eu acordei ia-me dando um treco pois tinha arrancado o penso e tava a puxar os pontos com uma força parecia que nao havia dor nenhuma apesar de a ter de certeza absoluta. O funil tirava-o porque era grande demais pra ela e mesmo com a coleira o mais reduzida possivel os gatos conseguem encolher-se... Então fiz uma coisa que resultou nos dias seguintes. Arranjei uma meia de futebol, daquelas compridas, fiz-lhe 4 buracos para as patas e um pra cabeça e pus fita adesiva para segurar as ligaduras. Remedio Santo. O que é certo é que a cicatriz esteve sempre limpa e ficou espectacular. Apesar de tudo ela ainda hoje - passado ano e tal - nao gosta que lhe mexam na barriga.
O pelo começou a crescer bem ao fim de um mês.

Mas passei um mau bocado...

A Piggy aumentou de volume... Depois da operação está tipo bola e não é porque coma muito. Lá trinca duas ou três coisitas de raçao e vem embora. Ficou foi viciada em batatas fritas; se apanha à mão rouba tudo o que puder.

Quando a Zappa veio cá para casa resolvi não a operar e tem resultado. A Piggy na altura dos gatos andarem aí aos miados nem sequer abre os olhos e a Zappa vai pelo mesmo caminho visto nao lhe ligarem nenhuma. Não mia, não nada. Mesmo com o cio nao se manifesta muito fica apenas mais melosa e chata de colo.

Talvez seja por isso que se dão tão bem porque se nenhuma fosse esterilizada deveriam dar-se mal nao sei vejo por experiencia nas gatas da minha avó, se fossem ambas operadas nao sei se resultaria a mesma. De qualquer forma tenho aqui o sal e o açucar duas completamente diferentes que se dão lindamente.

Peço desculpa pelo testamento.

Como a Sakura já está de certeza pronta para a brincadeira fica aqui a ideia da meia para um futuro dono nervoso como todos nos ficamos com os nossos.

Beijinhos e um Feliz Natal:)
Mindless
Membro Veterano

sábado dez 12, 2009 9:43 pm

Bem MRJN, é mesmo uma mulher do caraças.
Eu quando vi a Sakura com a cicatriz à mostra liguei à vet e ao meu marido que tinha saído havia 15 minutos para voltar imediatamente para casa. Quando ele chegou estava eu deitada no chão, com a gata em cima da minha barriga, as minhas mãos a segurar as patas dela. O meu marido entra na sala onde eu estava e eu para ele: "Pega na gata que eu não me estou a sentir nada bem".

Não consegui ter o sangue frio necessário para pensar em nada. Ele é que cortou quatro buraquitos num pano e tentou fazer um vestido com fita isoladora. Como não funcionou lá fomos à vet.

E a Sakura nem chegou aos pontos. Se tivesse chegado, o meu marido ia ter um dilema quando chegasse a casa. :roll:

De qualquer forma, obrigada pela dica, fica para a próxima. :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”