Há uma outra questão que me parece importante, embora na maioria das situações não seja determinante, que se prende com as características da gaiola de criação.
Não sei qual o tipo de gaiolas que possui, mas presumo que seja uma gaiola em arame, aberta de todos os lados. Acontece que também eu tive alguns problemas nas minhas primeiras tentativas de criação, utilizando este tipo de gaiolas. Por sugestão de um amigo meu, optei por construir gaiolas de criação de madeira tipo caixote, com grade apenas na frente. Depois de um ligeiro período de adaptação dos mandarins, coloquei os ninhos dentro das gaiolas (utilizei o procedimento com dois casais em simultâneo cada um em sua gaiola) e eles iniciaram praticamente de imediato a construção do ninho e a postura, que desta vez viria a ser bem sucedida. Cada casal, nessa primeira postura, teve cinco crias saudáveis, que ainda hoje fazem parte do meu "plantel".
Em conclusão, este tipo de gaiolas "fechadas" serviu para que os meus mandarins se sentissem mais seguros, já que a percepção de perigo lhe surgia apenas por um dos quatro lados da gaiola, contribuindo para um maior sossego dos casais e criações sem incidências.
Por isso, aconselhava-a a que numa próxima tentativa de criação (em que até poderá utilizar o mesmo casal), caso a gaiola seja "aberta" poderia forrá-la dos lados, atrás e em cima, com tecido ou outro material do género.
Comigo resultou e se calhar também poderia tentar.

Piscas