Comportamento do Gato no Vet

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 06, 2009 7:29 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Gypsfulvus Escreveu:(...)

E para as pessoas que tem dito achar um piadão os gatos virados ao veterinário, gostava de um dia vos meter nas mãos um gato agressivo que vos mordesse e arranhasse todos. Só não me desatava a rir como vós porque francamente acho isso lamentável...mas que era bom que vos façam isso para verem como as coisas são, (...)
Vasco, esta no seu direito em discordar mas a questao que lhe coloquei nao foi respondida e prende-se com animais em agonia, gatos e especialmente gatos ferais.
Que diz sobre isto entao?

Olhe, os bombeiros tambem se queimam, os policias sao alvejados, os condutores profissionais tambem morrem de acidentes rodoviarios e por ai adiante... e nao e por isso que deixou de haverem essas profissoes
Sao as medalhas do oficio....

Aguardo resposta, claro esta que se quiser. Nao e obrigado obviamente. Mas gostava de ver a minha questao respondida...

Dou-lhe razao quanto a canideos... mas ja em relacao a felinos.... ehehehehheheeh

Leo
Ja agora e porque nao tinha reparado neste paragrafo, apraz-me referir que tenho varias cicatrizes de mordidas e nao e por isso que deixei de lidar com animais.
Algumas das vezes, com infeccoes bem graves porque sou diabetica, e outras vezes a ter que levar pontos. Tudo isto por lidar com gatos ferais, sozinha, ate conseguir leva-los ao Vet. Uma vez ai, ja tenho toda a ajuda necessaria duma Vet que esta preparada para todo o tipo de "feras". Nao e das que fez o curso e deitou-se a espera de tratar so de biblots...

Ah...e HA SIM Vets que nao gostam do que fazem. Portanto, nao gostam de animais.
O curso foi tirado porque nao conseguiram nota para entrar em Medicina... e como muitos tiram cursos so a pensar no "Status e alguns no dinheiro, depois da nisto que se leu..."!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo dez 06, 2009 8:01 pm

eu tenho gato desses. quando vai ao vet, a maior parte das vezes, tem de ser sedado. ainda por cima. tem problemas urinários recorrentes e precisa de ser algaliado. uma vez ficou internado. nem comer deixou que lhe colocassem. bufa, assanha-se, pinta a manta.
felizmente que tem estado melhor com a ração e a agua mineral. mas o filme vai ser sempre o mesmo. em contrapartida, tenho uma gata que até tirar sangue, faz ron ron. feitios :P
anjjazul
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo dez 06, 2009 8:20 pm

Não é minha intenção de cada vez que vá ao vet alguém sair de lá ferido, é óbvio que não, não quero que tal aconteça, até pq acredito que aconteça várias vezes por dia o Veterinário e/ou as assistentes serem mordidas e arranhadas e nenhum dono consciente e responsável ficará satisfeito com isso.
Desta vez fui só eu que levei uma mordida e sei bem as dores que dá pq ainda estou a sentir!

Mas aquilo que me faz impressão foi aquela vet dizer logo isso, que só em caso grave é que o devia levar lá e no dia anterior teria de lhe fazer o jejum, para ele quando chegasse ao Hospital, ir para a jaula de contenção levar a anestesia e só depois seria observado. Nem me disse nada sobre tentar dar calmantes primeiro nem outra qualquer possibilidade, eu claro com os nervos nem me lembrei dessa hipótese, mas acho que é bem melhor tentar isso que o animal andar assim a levar anestesias, que só devem ser dadas em caso de grande necessidade.

E depois aquilo é um Hospital Veterinário com uma série de especialidades e de Veterinários será que não têm outras formas de tentar conter um animal ou de falar com o dono de forma a verificar outra solução? É que estando já de cabeça mais fria acho que ela partiu logo para a solução mais drástica que existe. A de ontem era uma vet diferente eu nunca tinha ido a um sábado e, se bem que ele tb não se portou muito bem das últimas 2 vezes, sempre se deixou observar.
Eu tinha escolhido este Hospital pq como tem várias especialidades e é perto de casa achei que estaria melhor acompanhado o outro que eu ia com os meus outros animais era só mesmo um consultório, era em Lisboa, mas nunca tive razão de queixa.

Agora não sei, ainda vou lá falar com um dos veterinários que lá estão durante a semana pq me pareceram mais atenciosos e um deles adora gatos e teve um paciência de santo quando foi o reforço da vacina, e vou falar sobre os calmantes para ver o que dizem, se vir que não há abertura a isso, vou mudar e apesar de ter de ir de Odivelas para Lisboa vou ao consultório que ia anteriormente. O que acham?
S&oacute;nia
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo dez 06, 2009 8:29 pm

deve ir onde o animal for melhor tratado.
uma vez levei o serafim. o vet deu-lhe um calmante fraco porque tinha de tirar sangue. mesmo assim, o gato fartou-se de espernear. o vet começou a desatinar. esta e outras atitudes levaram-me a nunca mais lá voltar
anjjazul
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo dez 06, 2009 8:51 pm

catrules Escreveu:Não é minha intenção de cada vez que vá ao vet alguém sair de lá ferido, é óbvio que não, não quero que tal aconteça, até pq acredito que aconteça várias vezes por dia o Veterinário e/ou as assistentes serem mordidas e arranhadas e nenhum dono consciente e responsável ficará satisfeito com isso.

Felizmente para eles, não é assim :)

Desta vez fui só eu que levei uma mordida e sei bem as dores que dá pq ainda estou a sentir!

Mas aquilo que me faz impressão foi aquela vet dizer logo isso, que só em caso grave é que o devia levar lá e no dia anterior teria de lhe fazer o jejum, para ele quando chegasse ao Hospital, ir para a jaula de contenção levar a anestesia e só depois seria observado. Nem me disse nada sobre tentar dar calmantes primeiro nem outra qualquer possibilidade, eu claro com os nervos nem me lembrei dessa hipótese, mas acho que é bem melhor tentar isso que o animal andar assim a levar anestesias, que só devem ser dadas em caso de grande necessidade.

Pois...

E depois aquilo é um Hospital Veterinário com uma série de especialidades e de Veterinários será que não têm outras formas de tentar conter um animal ou de falar com o dono de forma a verificar outra solução? É que estando já de cabeça mais fria acho que ela partiu logo para a solução mais drástica que existe. A de ontem era uma vet diferente eu nunca tinha ido a um sábado e, se bem que ele tb não se portou muito bem das últimas 2 vezes, sempre se deixou observar.
Eu tinha escolhido este Hospital pq como tem várias especialidades e é perto de casa achei que estaria melhor acompanhado o outro que eu ia com os meus outros animais era só mesmo um consultório, era em Lisboa, mas nunca tive razão de queixa.

Agora não sei, ainda vou lá falar com um dos veterinários que lá estão durante a semana pq me pareceram mais atenciosos e um deles adora gatos e teve um paciência de santo quando foi o reforço da vacina, e vou falar sobre os calmantes para ver o que dizem, se vir que não há abertura a isso, vou mudar e apesar de ter de ir de Odivelas para Lisboa vou ao consultório que ia anteriormente. O que acham?
Se me permite a sugestão, acho que deveria falar com esse veterinário e marcar sempre consulta com o Suki para ele, por ele ser como é, porque a clínica fica mais perto e porque tem as várias especialidades. Também pode seguir a sugestão que a Leonilde lhe deu acima, embora lhe fique mais desviado.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo dez 06, 2009 10:07 pm

Chamarrita Escreveu:o Gypsfulvus, decididamente, não tem gatos! .
Aí é que se engana. Tenho gatos, mais concretamente 2 gatos, ambos abandonados por pessoas simpáticas que acham imensa graça aos gatos serem agressivos e uma delas ficou um ano dentro da casota até sair, só de ser colcoada no chão miava desalmadamente graças ao antigo dono.

Leonilde, é que falamos de coisas diferentes a Leonilde fala de riscos profissionais e eu falo de as pessoas sistemáticamente entenderem que os médicos veterinários têm obrigação de segurar os seus gatos quando elas mesmas têm medo.É muito diferente.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo dez 06, 2009 10:09 pm

Tassebem Escreveu:
Não é mentira, infelizmente é verdade e é real -- .
É mentira, está a fazer uma generalização absurda baseada na experiência pessoal ou em amandar para o ar. E eu sei do que falo pois conheço literalmente centenas de médicos veterinários. E não, não falo em sentido figurado nem exagero.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo dez 06, 2009 10:19 pm

Gypsfulvus Escreveu:
Tassebem Escreveu:
Não é mentira, infelizmente é verdade e é real -- .
É mentira, está a fazer uma generalização absurda baseada na experiência pessoal ou em amandar para o ar. E eu sei do que falo pois conheço literalmente centenas de médicos veterinários. E não, não falo em sentido figurado nem exagero.
E eu mantenho que é verdade, que não é uma generalização e que não é absurda. E não estou a "amandar" para o ar. E também sei do que falo. E não retiro uma vírgula ao que disse sobre o assunto.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
cararoxa
Membro
Registado: terça mar 03, 2009 2:20 pm

segunda dez 07, 2009 4:57 pm

já viram as fotos novas dos meus bebes?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda dez 07, 2009 6:41 pm

cararoxa Escreveu:já viram as fotos novas dos meus bebes?
Muito engracados. Mas, o Ramiro ja deixou de ir para o telhado?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça dez 08, 2009 9:36 pm

Boa noite,

Este tópico é interessante e "puxa" por mim... :wink: Como já comentei aqui recentemente noutro tópico o meu primeiro gato era fera, em casa e no vet... de tal modo que eu que era uma jovem, desisti de ir ao vet depois dele ser castrado!

Depois tive 2 gatinhas! Morreram com PIF, e uma deixou ser examinada embora rosnasse e bufasse... e a outra era uma jóia! deixou tirar sangue da jugular sem um queixume...

Esta que tenho agora é um doce, uma maricas, vai comigo para todo o lado de viagem... não gosta muito que lhe mexam, mas não arranha nem se vira a ninguém! No vet é um horror... :(

Penso que a memória dos gatos é fantástica e grava tudo o que lhes pode provocar mal e tudo o que lhes fornece o bem... daí o seu grande instinto e poder de sobrevivência! A minha Rita a 1ra vez que foi à vet com as doenças todas que trazia levou logo duas injecções, mais termómetro e mais pomadas nos olhos... e eu sei lá que mais! portou-se bem, era um bébé de 2 meses! mas eu acho que tudo ficou gravado na sua memória, porque da 2da vez que lá voltou reconheceu a médica, o sitio.. e deixou tratar mas já deu umas patadas e uns arrufos...

A partir daí tudo piorou... de tal maneira que a esterilização foi um horror! Atirou-se a todo mundo e arranhou a assistente... agora no mês passado quando foi à vacina teve que ser sedada... não havia mãos que a segurassem! Nem as minhas!

Mesmo sedada conseguia atirar-se e rosnar e só a voz da minha filha a acalmava um pouco!

A meu ver, os vets não são nem devem ter que ser domadores, mas têm que estar preparados para todas as eventualidades que lhes apareçam pela frente, da mesma maneira que os médicos, os engenheiros e por aí fora...

Um vet, que escolhe tratar de animais, sabe ou deverá saber de antemão que um animal é imprevisivel, e por mais socializado que esteja, a sua reação nem sempre pode ser a mesma... e da mesma maneira que um dono que confia no seu animal, não deve nem pode estar tão à vontade que não saiba que o seu animal é igualmente imprevisivel! É por isso que todas as profissões deveriam ser exercidas apenas por quem sabe e gosta e entende os riscos que ela lhes pode apresentar...

Senão... não havia psiquiatras! Que se pode exigir do "dono" de um doente mental violento?! Que o saiba controlar?!

Psiquiatra faz-me lembrar, salvo a comparação, o risco que um vet sabe que corre ao tratar de um animal que se pode tornar violento... tem que saber controlar a situação!!! tem sim senhor... se não, desiste e é melhor "ir servir" :oops: :)

Mas um vet que à partida diz que não volta a observar um animal se não for por algo grave... esse para mim, não é vet! É um desesperado que procurava um curso e achou que aquele lhe ficava bem... porque sim! Como diz a Leo... e para mim não servia!

mais uma vez desculpem o testamento... mas estava inspirada! E já fiquei cansada... :lol: :lol:

Beijinhos
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

terça dez 08, 2009 10:29 pm

Boa noite Panthelen,

Agradeço a si também por ter partilhado a sua experiência, ainda mais porque é idêntica à minha, também a partir de uma determinada consulta (a que levou vacina, mediu temperatura, tirou sangue para os testes, foi desparasitado) é que o comportamento dele piorou e tem vindo a piorar em cada consulta, até que descambou completamente na última que foi sábado passado e que me levou a abrir este Tópico para pedir experiências e sugestões de outros foristas. Também me parece que ele ficou com essa consulta "memorizada" e por esse motivo tem muito medo de estar na sala com o Vet, só pode ser isso, ele não se porta assim fora dali nem em qualquer outro sitio. É claro que há muitos gatos que passaram pelo mesmo e que não são assim, mas penso que depende da personalidade de cada um.
Olhando para trás e recordando o meu outro gato, ele não fez todos aqueles testes, acho que na altura nem se falava em FIV/Felv, também não foi vacinado, pq o Vet disse que não estando em contacto com o exterior nem com outros gatos não seria necessário, talvez por isso ele nunca teve nenhum comportamento agressivo no consultório, mas agora é diferente, aproveitam logo a consulta dos dois meses para fazerem tudo isso aos gatinhos e talvez seja demasiado para alguns que ficam logo com pavor de lá irem novamente.
Agora estou a seguir o tratamento recomendado e a rezar literalmente para que não seja necessário lá voltar… e ainda há a questão da castração que deve estar quase, ele vai fazer agora 6 meses, mas, um dia de cada vez…
S&oacute;nia
anjjazul
Membro Veterano

terça dez 08, 2009 11:54 pm

toda a gente sabe que um gato em stress pode ser muito perigoso. a menos que não se saiba o que é um gato. para além disso, o stress mata. embora o gaspar estivesse muito doente, o stress levou-o à morte. todo o cuidado é pouco. o melhor, se calhar, é sedá-lo um pouco antes da viagem
anjjazul
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

quarta dez 09, 2009 12:13 am

Sim, isso é bem verdade, o stress pode ser fatal, da forma como ele ficou na consulta, se ele tivesse mais idade não sei o que aconteceria...
De qualquer forma, vou lá para a semana falar com um dos veterinários sobre os calmantes que lhe podem ser dados, penso que realmente pode ajudar muito, pelo menos penso que ele iria ficar um pouco mais calmo, mas vamos lá ver, gostaria de tentar pelo menos os calmantes antes de se partir para decisões drásticas como a anestesia.
S&oacute;nia
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta dez 09, 2009 12:06 pm

Bom dia Catrules,

A minha Rita agora quando foi levar a vacina foi sedada em casa com um comprimido... chegou lá molinha, mas assim que reconheceu o sítio, mesmo sedada estava uma fera, mas a vet tapou-lhe a cabeça com o meu casaco e a minha filha segurou-a e falava-lhe com mimo e a coisa lá se resolveu! Conseguiu fazer a palpação das maminhas que ainda não tinha feito desde a esterilização!

Agora só lá vou para o ano se tudo correr bem!

Essas análises da da FELV/FIV, a minha fez quando foi esterilizada e deu tudo negativo! Agora antes das vacinas que deveria levar, andei a sondar o facto de lhas dar ou não... ouvi muitas opiniões e umas íam de encontro ao que eu pensava sobre o perigo que elas representam... falei muito bem com a minha vet e apresentei as minhas duvidas, e ela confirmou comigo, que como a minha gata é caseira e não tenho mais nenhum... não lhas daria!

Foi muito sincera e gostei da atitude... poucas falariam como ela falou! E a Rita levou apenas a vacina da coriza!

Não deve ter medo de castrar o seu gato, a operação nos machos é muito mais simples e não terá de lá voltar! Ele simplesmente é adormecido e quando acordar virá para casa e estará consigo... não hesite! É importante a castração!
Responder

Voltar para “Gatos”