Cachorro em choque após dentada de cão mais velho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SushiPt
Registado: segunda dez 07, 2009 11:37 am

segunda dez 07, 2009 12:17 pm

Olá, tenho um cachorro com quase 4 meses (o Dexter)que ontem foi mordido no focinho pelo cão dos meus pais que nos visitaram e que já tem 5 anos. :(
A dentada não causou danos de maior, mas o meu cachorro está aparentemente em choque.... Assusta-se e gane com um movimento mais brusco, não se mexe, não reage a nada como de costume e está com o ar mais triste que se possa imaginar... :cry: Contudo, hoje comeu normalmente, bebeu bastante água e fez as necessidades como de costume. O Dexter até tem um companheiro de 6 meses (adoram-se), que parece ter percebido tudo e está muito pacientemente aninhado com ele (muitas vezes).
Temos deixado-o estar sossegado, aninhadinho num sitio quente e dado muitos mimos... Alguém já passou por uma situação destas? Alguma dica para ajudar o Dexter a superar isto?
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda dez 07, 2009 1:06 pm

SushiPt Escreveu:Olá, tenho um cachorro com quase 4 meses (o Dexter)que ontem foi mordido no focinho pelo cão dos meus pais que nos visitaram e que já tem 5 anos. :(
A dentada não causou danos de maior, mas o meu cachorro está aparentemente em choque.... Assusta-se e gane com um movimento mais brusco, não se mexe, não reage a nada como de costume e está com o ar mais triste que se possa imaginar... :cry: Contudo, hoje comeu normalmente, bebeu bastante água e fez as necessidades como de costume. O Dexter até tem um companheiro de 6 meses (adoram-se), que parece ter percebido tudo e está muito pacientemente aninhado com ele (muitas vezes).
Temos deixado-o estar sossegado, aninhadinho num sitio quente e dado muitos mimos... Alguém já passou por uma situação destas? Alguma dica para ajudar o Dexter a superar isto?
Só estão a reforçar o estado deprimido do cão dando "miminhos".

Hajam naturalmente, brinquem com ele naturalmente, passeiem com os cachorros como se nada fosse, ignoram o sentimento de medo ou de "choque". Estimulem-no com brinquedos para ele brincar convosco e com o outro cachorro, e vão ver que tudo se resolve.

O meu cachorro, que fez precisamente ontem 4 meses, há cerca de umas 3 semanas levou uma trinca do macho adulto, de 13 anos, por se querer deitar em cima dele 8) , e ganiu parecia que o estavam a matar :roll: ... Eu mandei ambos para o chão (sim, estavam no sofá), mandei calar o pirralho, o adulto foi para a cama dele, e o pirralho para a dele... ficou com o focinho que parecia um bull terrier :roll: de tão inchado, portanto não foi só um "chega pra lá", foi mesmo dentada à séria, e o que é certo é que meia hora depois já os dois dormiam na mesma cama...

Portanto, tal como nas crianças, temos de desvalorizar por completo este tipo de "acidentes", caso contrário estamos a alimentar o sentimento de medo...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
framby
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:31 pm
Localização: Tenho todo o tipo de bicharada que apanho na rua...lol

segunda dez 07, 2009 6:31 pm

muito bem dito, aqui esta um bom exemplo!
<p>Ai &eacute;??? Ah ok, &eacute;s assim nao &eacute;??Prontos, hades de c&aacute; vir hades!!!</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 07, 2009 7:39 pm

Muito bem dito, Texuga.

Estou a puxar porque acho que vale a pena mais pessoas lerem...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
SushiPt
Registado: segunda dez 07, 2009 11:37 am

segunda dez 07, 2009 7:51 pm

Muito obrigado pelo excelente conselho!
Felizmente agora ao fim do dia, depois de um passeio pelo campo e de brincadeira já esta muito bem disposto e no seu normal :D
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda dez 07, 2009 9:22 pm

SushiPt Escreveu:Muito obrigado pelo excelente conselho!
Felizmente agora ao fim do dia, depois de um passeio pelo campo e de brincadeira já esta muito bem disposto e no seu normal :D
Ainda bem :wink:

Isto é um bocado como lidar com crianças, se valorizamos muito um trambulhão no meio da rua ou uma rasteira pregada por um colega, cai o carmo e a trindade... se não valorizarmos, tudo passa como se nada fosse :wink:

Mas não peguem neste meu comentário para começar a educar cães como crianças/pessoas :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quarta dez 09, 2009 11:43 pm

SushiPt Escreveu:Muito obrigado pelo excelente conselho!
:lol:
Responder

Voltar para “Cães”