Biotza Escreveu:
... quando decidimos esterilizar este, 2 vets disseram-nos porque nao o cruzavamos - dado que tem descendência de gato selvagem ou lince...
Olá, Biotza
Gostava de saber exactamente por que é que esses vets acham que o seu gato tem ascendência de gato selvagem. Que eu saiba, todos os gatos domésticos tiveram origem em gatos selvagens. Há muito, muito tempo.

Pelo que diz, parece que os seus vets acham que houve um gato selvagem ou um lince na linhagem mais recente do seu gato. Desculpe que lhe diga, mas esses vets, no mínimo, estão loucos!
O seu gato
nunca poderia ter ascendência de lince, e eles têm de saber isso! Os linces não se cruzam com gatos selvagens, e muito menos com gatos domésticos. São espécies muito diferentes! Um lince pesa 5 vezes mais que um gato selvagem. Veja os links.
http://www.saudeanimal.com.br/g_selvagem.htm
http://lynxpardinus.naturlink.pt/
O cruzamento de um gato doméstico com um gato selvagem parece-me mais plausível, embora sejam espécies diferentes, de cujo cruzamento resultariam
híbridos. Mas em que se baseiam esses veterinários para fazer essa afirmação sobre a ascendência do seu gato? Mesmo que tivessem razão (e duvido muito que tenham), não me parece eticamente correcto que um veterinário aconselhe a que se reproduzam híbridos.
Se tivermos em conta que a esmagadora maioria dos veterinários desaconselha que se reproduzam os gatos sem raça, a sugestão desses dois veterinários parece-me ainda mais incrível.
Não conheço a história do Biotza... mas isto parece-me um grande disparate. Esclareça-me, por favor.
Fique bem
Florinda Lopes