Ajuda - alimentação de mandarins com crias!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Piscas
Membro
Mensagens: 59
Registado: quinta dez 26, 2002 12:26 pm
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

terça set 23, 2003 1:31 pm

Sac:

Há uma outra questão que me parece importante, embora na maioria das situações não seja determinante, que se prende com as características da gaiola de criação.
Não sei qual o tipo de gaiolas que possui, mas presumo que seja uma gaiola em arame, aberta de todos os lados. Acontece que também eu tive alguns problemas nas minhas primeiras tentativas de criação, utilizando este tipo de gaiolas. Por sugestão de um amigo meu, optei por construir gaiolas de criação de madeira tipo caixote, com grade apenas na frente. Depois de um ligeiro período de adaptação dos mandarins, coloquei os ninhos dentro das gaiolas (utilizei o procedimento com dois casais em simultâneo cada um em sua gaiola) e eles iniciaram praticamente de imediato a construção do ninho e a postura, que desta vez viria a ser bem sucedida. Cada casal, nessa primeira postura, teve cinco crias saudáveis, que ainda hoje fazem parte do meu "plantel".
Em conclusão, este tipo de gaiolas "fechadas" serviu para que os meus mandarins se sentissem mais seguros, já que a percepção de perigo lhe surgia apenas por um dos quatro lados da gaiola, contribuindo para um maior sossego dos casais e criações sem incidências.
Por isso, aconselhava-a a que numa próxima tentativa de criação (em que até poderá utilizar o mesmo casal), caso a gaiola seja "aberta" poderia forrá-la dos lados, atrás e em cima, com tecido ou outro material do género.
Comigo resultou e se calhar também poderia tentar.
;) ;)

Piscas
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça set 23, 2003 1:41 pm

Piscas,

Eu tenho um meio viveiro:
Imagem

Essa gaiola que tu falas até poderia ser uma solução, mas não tenho o minimo jeito para bricolage :oops: :oops: :oops:

Já agora quero aproveitar e colocar-te uma questão:
- Eu só tenho um casal a criar, mas li em qualquer sitio que é sempre aconselhavel ter mais do que um... é verdade? E quais os motivos?
Piscas
Membro
Mensagens: 59
Registado: quinta dez 26, 2002 12:26 pm
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

terça set 23, 2003 2:29 pm

Sac:

Quanto ao jeito para a bricolage, decerto não será necessário. É como digo, sempres podes tapar o viveiro dos lados, em cima e atrás com qualquer tipo de tecido, pois o efeito de segurança transmitido aos mandarins será o mesmo como se se tratasse de madeira, desde que esse tecido não deixe passar a luz.

Os mandarins são aves muito sociáveis, que apreciam viver em grupo. O ter mais que um casal junto em reprodução aplica-se sobretudo num viveiro amplo. Em gaiola pode-se fazer, desde que esta tenha dimensões satisfatórias, até porque, embora não exageradamente, os mandarins são aves que costumam defender o seu território junto do ninho.
Pessoalmente, tenho os meus mandarins juntos num viveiro relativamente espaçoso, onde têm a possibilidade de voar com à-vontade e de fazerem algum exercício, mas para a criação coloco os casais em gaiolas individuais, cada um em sua.
Um casal por gaiola é a garantia de que terá maior sossego para chocar os ovos e criar os pequenotes, até porque não tem necessidade de estar em constante alerta para defender o ninho. Ao mesmo tempo, o facto de colocar os casais em gaiolas individuais é também o garante de se obterem aves com as características desejadas, sobretudo quando se pretende obter uma determinada característica genética.
Não é, pois, necessário ter mais que um casal juntos em reprodução, o que até poderá ser prejudicial caso o espaço disponível não seja suficientemente grande para ambos (ou mais) casais criarem com o sossego necessário.


;) ;) ;) Piscas
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça set 23, 2003 2:55 pm

Piscas, mais uma vez agradeço as tuas explicações :)

Vou seguir o teu conselho na próxima vez q criar e forrar a gaiola.
Quanto aos casais estou a pensar em adquirir um de faces negras e depois logo se verá :)

;)
Responder

Voltar para “Aves”