Ajuda com uma Trataruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sexta dez 11, 2009 12:07 am

LeaoPT, ainda bem que já nota diferença na sua tartaruga e que alterando só a temperatura ajudou! :)

Em relação às vitaminas, compram-se em lojas de animais e colocam-se sobre a comida ou na água! Normalmente está na caixa as indicações de como se aplicar! ;)
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

sexta dez 11, 2009 12:34 am

As minhas temperaturas andam na casa dos 24/25º e tenho o termostato apontado para os 25º. A minha tambem lá de vez em quando vai tomar uma banhoca mas passa demasiado tempo fora de agua. O que é de estranhar até porque, se não estou em erro, as tartas aquaticas dormem na agua e esta (ao contrario da outra que tenho) dorme sempre fora. Já não me come já há alguns dias pelo que vejo. Ela tá demasiado lenta para comer antes da outra e também não se mostra interessada em comer. Mas como só hoje o meu aqua chegou às condições QUASE ideais não posso esperar grande resultado de um momento para o outro. Desde que a comprei que sempre foi mais lentinha e menos assustada que a outra mas piorou :? essa outra ninguem a apanha :D

Parabens pelos resultados e as melhoras para a tua tarta preguiçosa :wink:

Edit
PS: Será que os valores elevados de humidade daqui dos Açores têm alguma influência?
VanesIsa
Membro Veterano

sexta dez 11, 2009 12:58 am

Allistor, a humidade pode afectar as tartarugas! :?
Ela nada bem e nada direita?

Em relação ao local onde dormem, tenho algumas tartarugas que dormem dentro de água e outras que dormem na plataforma! ;)
LeaoPT
Membro Júnior
Registado: sábado out 03, 2009 12:16 am

sexta dez 11, 2009 1:55 am

Boas :D

Espero que tenha melhorado mesmo. Vou tratar de arranjar Vit. A e também uma pedras maiores aquelas realmente parecem mais um relvado :twisted:

A minha temperatura como já tinha dito anda por volta dos 25/26º, penso que seja bom, agora também reparei que dorme também fora de água enquanto a outra não dorme dentro de água. :? A tua por acaso quando vai a comer os sticks nunca os apanha á 1ª? parece que fogem já a outra engole-os à 1ª. No restante passa-se exactamente isso com a minha muito "snob".

Boa sorte para a tua tarta espero que recupere. :D :arrow:

Obrigado
Allistor
Membro Veterano

sexta dez 11, 2009 3:12 am

VanesIsa, o nadar é lento mas não nada de lado, apenas nadando mesmo tipo nas calmas e não estica os membros para dar umas boas "braçadas" como a outra faz. :roll:
Bem... Se a humidade afecta as tartarugas então estou em maus lençois pois aqui a humidade (segundo os meteorologistas) anda, em média, à volta dos 90%. Que posso fazer para contornar essa situação?

LeaoPT As minhas ainda não estão a comer sticks aquelas gulosas. :D tão em terapia de choque para se acostumarem. Mas por outro lado tenho medo desta que parece estar mais enfraquecida. :?
Ela simplesmente não tem reação à comida. Mesmo os camarões não lhe parecem agradar. Como o meu aqua é um pouco comprido, dá tempo para a outra comer os camarões antes desta decidir o que fazer com a comida :evil:

Cumps

Edit:
A tarta também é pouco sensivel a variações de ambiente, por exemplo: se a noite aponto a luz do telemovel (que é bastante fraca) a espertalhona abre logo os olhos mas a outra está mesmo a dormir que nem um urso. Só mesmo se houver uma BOA vibração na agua ela acorda.
VanesIsa
Membro Veterano

sexta dez 11, 2009 2:16 pm

Allistor, será que o facto dela se movimentar pouco e demonstrar dificuldade em esticar os membros não terá a ver com o facto de ter falta de cálcio?
Sou sincera, não sei como poderá resolver o problema da humidade! :?
cbfernandes
Membro
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

sexta dez 11, 2009 3:34 pm

VanesIsa Escreveu:Allistor, será que o facto dela se movimentar pouco e demonstrar dificuldade em esticar os membros não terá a ver com o facto de ter falta de cálcio?
Não sou nenhuma expert em tartarugas, mas se o membro Allistor tem duas tartarugas do mississipi (criadas em cativeiro mas nativas do rio com esse nome) e tendo em conta que o rio Mississipi passa pelos estados mais a sul dos Estado Unidos (que são extremamente húmidos) não percebo como é que a humidade poderá estar a prejudicar a tartaruga, se esse factor faz parte do seu ambiente natural.
Corrijam-me, por favor, se estiver muito errada...
Se estiver doente aí sim penso que a humidade poderá não estar a ajudar.
Eu tenho uma hieroglífica comprada no continente e que posteriormente trouxe para a Madeira (local também muito húmido) e nunca tive qualquer problema com a tartaruga.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Allistor
Membro Veterano

sexta dez 11, 2009 4:37 pm

Poderá mesmo ter haver com a falta de calcio dado que ela esteve durante uma semana e tal sem Luz UVB e num aqua mt pequeno. Mas a verdade é que a outra tá muito vivinha e esta nem por isso. Quanto à administração de calcio: tenho um dequeles blocos de calcio que se vendem nos hipers em forma de carapaça e tenho-o já desde o aqua pequeno. Será que existem outras formas dar calcio às tartarugas? Sei que algumas têm mesmo de levar injecções :?

Quanto à humidade, divido à minha pouca experiência em tartas, não sou a pessoa mais indicada para falar no assunto portanto abstenho-me mas sou todo ouvidos :wink:
VanesIsa
Membro Veterano

sexta dez 11, 2009 5:19 pm

Allistor, uma semana sem lâmpada UVB não era suficiente para provocar danos na tartaruga! :?

Em relação à humidade, esta faz mal... Principalmente se se mantiver o aquaterrário fechado, o que cria condensação (humidade), o que poderá provocar problemas respiratórios na tartaruga!
Deve-se manter o aquaterrário numa zona sem correntes de ar e aberto, não tenho bem noção da quantidade de humidade prejudicial às tartarugas!
VanesIsa
Membro Veterano

sexta dez 11, 2009 5:21 pm

cbfernandes Escreveu:
VanesIsa Escreveu:Allistor, será que o facto dela se movimentar pouco e demonstrar dificuldade em esticar os membros não terá a ver com o facto de ter falta de cálcio?
Não sou nenhuma expert em tartarugas, mas se o membro Allistor tem duas tartarugas do mississipi (criadas em cativeiro mas nativas do rio com esse nome) e tendo em conta que o rio Mississipi passa pelos estados mais a sul dos Estado Unidos (que são extremamente húmidos) não percebo como é que a humidade poderá estar a prejudicar a tartaruga, se esse factor faz parte do seu ambiente natural.
Eu tenho uma hieroglífica comprada no continente e que posteriormente trouxe para a Madeira (local também muito húmido) e nunca tive qualquer problema com a tartaruga.
Se reparar eu não escrevi que a tartaruga estava doente devido à humidade, mas sim que a humidade afecta as tartarugas, principalmente se se mantiver o aquaterrário fechado! ;)
FrankieGecko
Membro Veterano
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am

sexta dez 11, 2009 5:32 pm

É verdade, nos aquaterrários precisamos de zona seca e zona seca é mesmo isso que significa e deve ser...seca, não húmida

E sem dúvida, falta de uvb ou espaço que seja durante uma semana não a faz ficar doente
cbfernandes
Membro
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

sexta dez 11, 2009 7:08 pm

VanesIsa Escreveu:
cbfernandes Escreveu:
Se reparar eu não escrevi que a tartaruga estava doente devido à humidade, mas sim que a humidade afecta as tartarugas, principalmente se se mantiver o aquaterrário fechado! ;)
Eu não estava a falar sobre o que escreveu. Mas o Allistor disse que "se a humidade afecta as tartarugas então estou em maus lençois pois aqui a humidade (segundo os meteorologistas) anda, em média, à volta dos 90%. Que posso fazer para contornar essa situação?".
Ora o que eu estava a querer dizer era que a humidade atmosférica em princípio não deverá afectar assim tão negativamente as tartarugas, uma vez que o lugar de onde são endémicas também apresenta humidades altas. Era isso...
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sábado dez 12, 2009 1:04 am

Boa noite,

Não penso que a humidade que exista no aquário seja assim tanta que prejudique a tartaruga e se tem a lâmpada UVB o calor que produz elimina em parte essa humidade ( a que distância tem a lâmpada?)... penso que terá mais a ver com a temperatura baixa.

Outra coisa que reparei é que diz que comprou o bloco de calcio no continente e depreendo que já há imenso tempo! Não acho muito normal durar assim tanto... experimente comprar numa loja de animais e vai notar que em 2 ou 3 semanas ele acaba... é sinal que está a ter o seu efecito natural!

Mas atenção que é só a minha opinião de ainda "caloira" muito interessada em tartarugas,,,

LeãoPT, se a mais pequenina tem dificuldade em comer os sticks, experimente parti-los ao meio, ou ainda mais pequeno... é o que eu faço com as minhas... :wink:

Boa sorte!
Allistor
Membro Veterano

sábado dez 12, 2009 1:35 am

O meu aqua anda sempre aberto pois nota-se mesmo que nenhuma das tampas deverá estar fechada senão aquela zona começa a embaciar. Portanto tudo aberto! :) Ela já desde que veio da loja que nunca teve a mesma geníca que a outra e piorou infelizmente. Posso deduzir que apanhou defeito já na loja onde estavam uma 10 tartas num aqua que nao tinha mais que uns 30 cms. Elas estão num canto do quarto livres de correntes de ar. Só estou mesmo a "rezar" para que seja uma faze. Poderá mesmo entrado em hibernação e agora já não passa? :roll:

Bem isso da humidade penso que não venha a afectar assim tanto. Agora o que deve ser mais diferente é em relação ao calor se for acumulado dentro do aqua mas como está aberto não há condensação 8) Se calhar mesmo é em dias quentes de verão eu abaixar a temperatura da agua para não estarem sob uma maior quantidade de humidade. Aqui os valores são muito altos em dias de verão o que faz com que o tempo seja mais abafado :P Corrigem-me se estiver a dizer alguma asneira.

Frankie o tempo aqui é humido mas a lampada UVB faz com que a zona seca seja MESMO seca :wink:

Já agora... A pobrezita continua na mesma :(
VanesIsa
Membro Veterano

sábado dez 12, 2009 2:39 am

Allistor Escreveu:O meu aqua anda sempre aberto pois nota-se mesmo que nenhuma das tampas deverá estar fechada senão aquela zona começa a embaciar. Portanto tudo aberto! :) Ela já desde que veio da loja que nunca teve a mesma geníca que a outra e piorou infelizmente. Posso deduzir que apanhou defeito já na loja onde estavam uma 10 tartas num aqua que nao tinha mais que uns 30 cms. Elas estão num canto do quarto livres de correntes de ar. Só estou mesmo a "rezar" para que seja uma faze. Poderá mesmo entrado em hibernação e agora já não passa? :roll:

Bem isso da humidade penso que não venha a afectar assim tanto. Agora o que deve ser mais diferente é em relação ao calor se for acumulado dentro do aqua mas como está aberto não há condensação 8) Se calhar mesmo é em dias quentes de verão eu abaixar a temperatura da agua para não estarem sob uma maior quantidade de humidade. Aqui os valores são muito altos em dias de verão o que faz com que o tempo seja mais abafado :P Corrigem-me se estiver a dizer alguma asneira.

Frankie o tempo aqui é humido mas a lampada UVB faz com que a zona seca seja MESMO seca :wink:

Já agora... A pobrezita continua na mesma :(
Exacto, deixe sempre aberto o aquário... E volto a dizer: devido à condensação que é criada não deve estar fechado, mas tenha sempre cuidado com correntes de ar, pois também prejudicam a tartaruga! ;)

Se ela não melhora, o ideal seria levá-la a um veterinário! ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”