IGUANA NÃO COME!!!
Moderador: korbe
ola boas!!
sou novato na area dos repteis!
adquiri uma iguana jovenil no passado dia 7 de dezembro e desde então ainda nao a vi comer nada e nota-se que tem a barriguita vazia, estava habituada a comer uma ração na loja a qual eu mantive no terrario juntamente com uma salada q preparei (tomate,cenoura feijao verde) tudo em pedaços pequenos mas nada, e começo a ficar preocupado, ela mexe-se bem da chicotadas qdo agarada e trepa bem os ramos...
o terrario acho que tem as condições necessarias, 1,20A x 0,60C x 0,60L lampada de ceramica, lampada uva/uvb repti glo 8.0 e uma night glo(embora n necessite) e um tapete de aqueçimento. a temperatura no topo do terrario esta nos 29ºc e no fundo ronda os 18,5ºc. e com os 23.0ºc de média no centro. e a humidade esta entre os 70% e 80%.
Eu nao sou um expert, mas penso que as temperaturas, tanto a minima como a maxima deviam ser mais elevadas, principalmente a minima.
Pelo que li a temperatura deve variar entre 25ºC e 30ºC...
Outra das hipoteses é a iguana ainda nao se ter adaptado, por ter sido mudada de terrario...
Pelo que li a temperatura deve variar entre 25ºC e 30ºC...
Outra das hipoteses é a iguana ainda nao se ter adaptado, por ter sido mudada de terrario...
Oi bem vindo
... Bem quanto a alimentaçao e normal ela tar uns dias sem comer, ta se a habituar ao terrario , quando comprei a minha comia mt pouco e teve a 1º semana sem comer nada, dps de se habituar começou a comer mt bem.Elas tambem as suas manias, a minha agora ta a comer pouco, o k ela come agora em 2 ou 3 dias dantes comia num so dia(nessa altura comi muito mesmo) .
Quanto as temperaturas nao tao mt boas....Acho um bocado estranho k com uma lampada de ceramica ter temperaturas tao baixas, nao sei se tens a lampada ligada todo o dia se nao , mas convem, por isso e k tens a humidade alta(k neste caso e bom). No meu caso tenho uma lampada de ceramica e uma heat glo de 50w (24h) mais uma sun glo de 60w durante o dia. Tb tenho uma glo5.0 mas nao a tenho usado( so tenho 3 spot de lampada no terrario).com estas lampadas tenho de dia entre os 31º e 33º, de noite por volta dos 29º, 30º. Quanto a humidade tenho no maximo 60%, pk pra ter uma boas temperatura nao se consegue ter a humidade alta(compenso com borrifadelas de agua morna todos os dias ). um abraço

Quanto as temperaturas nao tao mt boas....Acho um bocado estranho k com uma lampada de ceramica ter temperaturas tao baixas, nao sei se tens a lampada ligada todo o dia se nao , mas convem, por isso e k tens a humidade alta(k neste caso e bom). No meu caso tenho uma lampada de ceramica e uma heat glo de 50w (24h) mais uma sun glo de 60w durante o dia. Tb tenho uma glo5.0 mas nao a tenho usado( so tenho 3 spot de lampada no terrario).com estas lampadas tenho de dia entre os 31º e 33º, de noite por volta dos 29º, 30º. Quanto a humidade tenho no maximo 60%, pk pra ter uma boas temperatura nao se consegue ter a humidade alta(compenso com borrifadelas de agua morna todos os dias ). um abraço

boas qto a comida hje ja petiscou uns pedaçinhos de cenoura... dados á mao.... mas pouco.
e dei-lhe o 1º banho, pareceu q gostou... estava sossegadita na agua ate fechava os olhitos de x em qdo...
qto as temperaturas tenho as lampadas instaladas no topo do terrario, a de ceramica de 60w e o tapete de aqueçimento estao ligados 24h e durante o dia tenho a lampada de uva/uvb ligada, e a temperatura nao passa os 29ºc no topo.
como o calor sobe e as lampadas estao em cima e o terrario tem 1.20 de altura no fundo nao atinge muita temperatura( 18.5ºc +/-).
Ja pensei em colocar uma lapada mais perto do fundo para aqueçer o terrario de baixo para cima, que me dizem????
e dei-lhe o 1º banho, pareceu q gostou... estava sossegadita na agua ate fechava os olhitos de x em qdo...
qto as temperaturas tenho as lampadas instaladas no topo do terrario, a de ceramica de 60w e o tapete de aqueçimento estao ligados 24h e durante o dia tenho a lampada de uva/uvb ligada, e a temperatura nao passa os 29ºc no topo.
como o calor sobe e as lampadas estao em cima e o terrario tem 1.20 de altura no fundo nao atinge muita temperatura( 18.5ºc +/-).
Ja pensei em colocar uma lapada mais perto do fundo para aqueçer o terrario de baixo para cima, que me dizem????
tal como disse o hendrix ela deve se estar a habituar ao terrario o que e normal
mas vou te dar uma ajudinha :
quanto a alimentação e' a seguinte:
verdura:
• canónigos
• rúcula
• folha de bróculo
• couve portuguesa
• agrião
• chicória
• folha de nabo
• nabiças
legumes:
• feijão verde
• bróculos
• pimento vermelho
• cenoura
• feijões variados
• ervilhas
• soja
• espargos
• batata
• arroz & massas (muito raramente)
fruta (evitar ao máximo os citrinos ou frutas muito ácidas):
• morangos
• figos
• maçã
• pêra
• banana (muito raramente)
• manga
• uva
• melão
• meloa
• melância
em maioria as verduras
iluminação e aquecimento:
eu aconselho uma lampada de uvb ou ate duas depende do tamanho do terrario
mais uma lampada de uv-a que aquece durante o dia e a noite uma de ceramica..
aconselho.te a comprar 1 temporizador para a lampada uv-b e a uv-a para desligar e ligar automaticamente a uma certa hora. e um termostato tambem ajuda sempre controlar as temperaturas
o terrario deve ser o maior possivel com muitos ramos bem presos e plantas artificiais ou verdedeiras não toxicas que podes ver no site que vou deixa aqui
http://www.iguanaden.org/diet/toxic.htm
tenta fazer o ambiente o mais natural possivel..
e convem teres uma especie de piscina para ela se refrescar e para aumentar a humidade .. (eu fiz uma cascata em poliuretano num alguidar com filtro de aquario para limpar a agua)
para substrato convem ser casca de arvore
a humidade deve estar sempre entre 70% a temperatura a rondar os 30g e mais baixa a noite 25+-
PS: não esquecer os respiradouros para circulação de ar
espero não ter esquecido nada, se me tiver enganado em algo e so' dizer
cumps
mas vou te dar uma ajudinha :
quanto a alimentação e' a seguinte:
verdura:
• canónigos
• rúcula
• folha de bróculo
• couve portuguesa
• agrião
• chicória
• folha de nabo
• nabiças
legumes:
• feijão verde
• bróculos
• pimento vermelho
• cenoura
• feijões variados
• ervilhas
• soja
• espargos
• batata
• arroz & massas (muito raramente)
fruta (evitar ao máximo os citrinos ou frutas muito ácidas):
• morangos
• figos
• maçã
• pêra
• banana (muito raramente)
• manga
• uva
• melão
• meloa
• melância
em maioria as verduras
iluminação e aquecimento:
eu aconselho uma lampada de uvb ou ate duas depende do tamanho do terrario
mais uma lampada de uv-a que aquece durante o dia e a noite uma de ceramica..
aconselho.te a comprar 1 temporizador para a lampada uv-b e a uv-a para desligar e ligar automaticamente a uma certa hora. e um termostato tambem ajuda sempre controlar as temperaturas
o terrario deve ser o maior possivel com muitos ramos bem presos e plantas artificiais ou verdedeiras não toxicas que podes ver no site que vou deixa aqui
http://www.iguanaden.org/diet/toxic.htm
tenta fazer o ambiente o mais natural possivel..
e convem teres uma especie de piscina para ela se refrescar e para aumentar a humidade .. (eu fiz uma cascata em poliuretano num alguidar com filtro de aquario para limpar a agua)
para substrato convem ser casca de arvore
a humidade deve estar sempre entre 70% a temperatura a rondar os 30g e mais baixa a noite 25+-
PS: não esquecer os respiradouros para circulação de ar
espero não ter esquecido nada, se me tiver enganado em algo e so' dizer
cumps