terça set 23, 2003 9:29 pm
Olá a todos
Depois de ver o documentário que deu ontem á noite na RTP 1 chamado "Crime na arca de Noé", não podia deixar de me expressar!
O que vi foi vergonhoso e surpreendeu-me pela negativa, embora não devesse, visto que já devia estar habituado afinal moro em Portugal (A grande republica da bananas!!)
Aproveito para falar do Zoo de Lisboa, á pouco tempo fui visitá-lo e aquilo cada vez me da mais vontade de não lá mais por os pés.
Fui ver o Reptilário visto que os repteis são os animais que eu mais gosto e percebo e aquilo não tem explicação de tão más que as condições são, ratos por todo o lado (alguns ratos atacam certas especies de tartarugas), alface e sempre que lá vou vejo sempre os repteis com alface nos seus terrários ( os livros dizem que a alface é dos vegetais com menos nutrientes e para evitar dar a todo o custo porque conduzem a mal formações especialmente nos repteis que são animais que EXIGEM um tratamento muito especifico), as tartarugas que estão expostas cá fora tem condições deploraveis visto que os seus "quintalitos" mal apanham sol, e quem percebe de repteis sabe que os repteis percisam especialmente de sol para se manterem saudaveis e permanecerem activos.
Não existe a minima preocupação com a reprodução dos seus animais, quando um animal se reproduz no Zoo então e porque deve ser mesmo muito fácil de o reproduzir ( o Zoo de Lisboa deve ser o barómetro para os outros Zoos do mundo se se reproduz em Lisboa então reproduz-se em todo o lado ).
Existe a preocupação isso sim que é a de fazer dinheiro, como se viu aliás na reportagem, embora isto nunca deveria de ser um objectivo de um Zoo.
Quanto aos outro animais havia mais surpresas, na hora de almoço vi muitas das jaulas de Rinocerontes, Elefantes e por ai adiante com um belo de um alimento nada mais nada menos do que os pães dos hamburgeres da Macdonalds, suponho que deva ser um acordo porque o Zoo agora tem um Macdonalds, voces podem ter aqui um estabelecimento, MAS todo o pão que sobrar fica para nós dar-mos aos animais!!
Quando passei pelo lago das tartarugas outra desilusão, estava lá uma morta e todas as outras estavam lá em volta a comerem-na..
Não devia ser surpresa visto que se as pessoas vivem mal em Portugal muito pior vão então viverem os animais, embora eu ache mal porque se o Zoo de Lisboa não tem condições porque não há dinheiro ou mesmo porque existe falta de espaço para jaulas maiores então acho que esta na altura de se fecharem portas!
Isto de quem não tem condições é muito simples, por exemplo quem não tem condições para ter um cão ou seja ele que animal for de certeza que não o vai levar para casa, quando falamos então de animais selvagens que exigem condições muito mais especificas e que ainda por cima nuitos estão em perigo de extinção, acho que é questão de ter BOM SENSO!!
Voltando a reportagem nem me apetece falar da vergonha que é o ICN.. Vi lá um tecnico com uma tshirt do Lince Ibérico, não há ele de estar extinto em Portugal.. Talvez assim seja melhor..
E a corrupção toda que se viu há volta destes organismos do grande estado Portugues!!
Em Portugal vive-se a cultura do desenrasca, do chico esperto com especies selvagens assim não devia ser!!
Está na hora de fecharem o Zoo visto que aquilo de educativo tem pouco e de programas de reprodução muito menos, se é para os animais viverem mal e porcamente só para o Zé Povinho os ver então mais vale é fecharem portas porque assim é que não dá, não é digno nem para animais nem para as pessoas que pagam 10 euros para os verem!
As pessoas aqui no forum falaram muito do senhor que apareceu na televisão, não pensem tanto nele imaginem isso sim quem está por trás (veterinários, tratadores, etc..).
Haja vergonha, que já começa a fazer falta!!