Crime na Arca de Noé - ou... A vergonha de ser português

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça set 23, 2003 8:09 pm

BETAFERI Escreveu:Depois da corrupção, da Pedofilia e de tantos outros casos vem mais este ensombra ainda mais este Portugal já tão massacrado.
Nem mais... :(

Pareceu-me tão irreal aquela reportagem... :|

O facto de falarem (como já aqui alguém referiu) com tanta leviandade de algo tão sério e preocupante... :|

A maneira como a senhora da loja enumerava todas as espécies de cobras que tinha para vender, como se de uma lista de supermercado, completamente ordinária, se tratasse. Sem perguntar sequer se a pessoa que queria comprar percebia de cobras ou tinha espaço e/ou um habitat suficientemente adequado... :|

Aquela doação rídicula de felinos de grande porte a uma instituição que se localizava num apartamento num oitavo andar (se não me falha a memória)... :o

Incrivelmente revoltante... :(
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

terça set 23, 2003 8:23 pm

Bullie Escreveu: Ontem, 22 de Setembro, foi exibida no canal 1 da R.T.P., uma reportagem intitulada “Crime na Arca de Noé”. Excelente reportagem, no meu ponto de vista, enquanto peça jornalística.
Após o visionamento do trabalho referido, ocorriam na minha mente palavras como, mediocridade, incompetência, corrupção, irresponsabilidade, passividade, influências e interesses. Chocou-me.

Chocou-me, ver que as instituições legais (Jardim Zoológico de Lisboa, parques zoológicos) são os primeiros a recorrem ao tráfico de animais selvagens. Pior! São eles próprios que traficam animais! Que outra coisa de pode chamar ao facto de o Jardim Zoológico de Lisboa vender animais selvagens a um particular?! Um leão por 85 contos?!
Chocou-me ver que as próprias instituições de Estado (ICN) violam as leis com perfeito “à vontade” perante as cameras de televisão. Onde estava o veterinário para administrar a anestesia aos animais que iam ser “retirados” do seu proprietário?! E de cada vez que os animais (já anestesiados) emitiam um som, lá ia mais uma dose de anestesia... Resultado?! Dos 4 felinos capturados, 3 morreram menos de 24 horas depois...

E que dizer daquela “ave rara” (perdoem-me os verdadeiros psitacídeos pela ofensa) do Sr. Eric (?), director do Jardim Zoológico de Lisboa que todo pomposo para as cameras afirma que nunca saiu um animal do Jardim Zoológico de Lisboa a troco de dinheiro, e depois é confrontado perante essas mesmas cameras com uma factura emitida em 31 de Dezembro de 1999 de 1.500.000$00 pelo Zoo referentes à venda de animais a um particular?! E a maneira como ele tentou limpar a face perante isso, caindo no descalabro de comparar animais a uma qualquer mercadoria. Aliás, e esta frase é dele, “Se eu fabricar explosivos e o Senhor (jornalista) me comprar 2 toneladas deles, eu não tenho de lhe perguntar para o que é que os quer, nem se tem condições para os armazenar”, quando se justificou que era perfeitamente legal a venda de animais do Zoo (leões, panteras, etc...) a um particular e que ele (Zoo) não tinha obrigação de perguntar sequer (quanto mais verificar) se o comprador tinha condições de os acomodar convenientemente.

Pergunto Porque é que esse filho da P*** ainda não foi demitido?!
Pergunto Porque é que há lojas que vendem às claras, como se viu, macacos, pítons, anacondas, caimões, micos-leão, etc... e ninguém faz nada contra isso?!

É bom e reconfortante ver que estamos nestas coisas, como em tudo, ao nível de outros países desenvolvidos e industrializados (Butão, Vanuatu, Tadjiquistão, etc...)

È triste, muito triste, mas às vezes começo já a pensar que cometemos um grave erro no ano de 1143 (D. Afonso Henriques, acho que fizeste uma grande borrada...). Cada vez mais me envergonho de ser português...

E lançam eles leis sobre cães de raças potencialmente perigosas?! Só se for para rir... Eles que me multem por andar sem açaime a passear o meu cão... (será que também exigem açaime para os leões?!)

Finalmente uma reportagem que comprova aquilo que eu já sabia faz já varios anos...
Até já tive uma troca de palavras com alguem(que muito sinceramente nem me lembro quem...) num dos foruns da arca, porque essa pessoa não acreditava em mim... Enfim... Aqui têm todos as provas daquilo que já acontece quase desde o inicio do Jardim Zoologico, talvez agora algumas pessoas comecem a pensar duas vezes antes de lá ir mostrar aos seus familiares os pobres animais que por lá vivem a vida inteira encarcerados em jaulas... Por favor pensem melhor antes de lá deixar o vosso dinheiro...

Desculpem lá o discurso.... Mas é um assunto que me toca muito.... :(
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

terça set 23, 2003 9:20 pm

JoanaGoncalves Escreveu: Aqui têm todos as provas daquilo que já acontece quase desde o inicio do Jardim Zoologico, talvez agora algumas pessoas comecem a pensar duas vezes antes de lá ir mostrar aos seus familiares os pobres animais que por lá vivem a vida inteira encarcerados em jaulas... Por favor pensem melhor antes de lá deixar o vosso dinheiro...

Desculpem lá o discurso.... Mas é um assunto que me toca muito.... :(
Desculpa mas neste ponto eu discordo, uma vez que infelizmente o Zoo depende em grande parte da receita de bilheteira e se não houver dinheiro como é que os animais serão alimentados?

É que quer-me parecer que se não houver condições para os animais que agora lá residem, a opção não passa pela recolocação noutros Zoos, mas sim pelo abate dos bichos e isso parece-me mais inadmissível ainda do que toda esta história!

Cumprimentos,
Susana
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça set 23, 2003 9:25 pm

Florinda, eu não vi a reportagem, mas a verdade é que perguntei a um tratador de aves que me respondeu que o zoo não vendia animais. Esse mesmo senhor pareceu-me uma pessoa honesta e que de qualquer maneira já estava lá há bastante tempo. Se ele não sabia de nada ou me mentiu, isso já não sei.
EmysOrbicularis
Membro
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

terça set 23, 2003 9:29 pm

Olá a todos

Depois de ver o documentário que deu ontem á noite na RTP 1 chamado "Crime na arca de Noé", não podia deixar de me expressar!
O que vi foi vergonhoso e surpreendeu-me pela negativa, embora não devesse, visto que já devia estar habituado afinal moro em Portugal (A grande republica da bananas!!)
Aproveito para falar do Zoo de Lisboa, á pouco tempo fui visitá-lo e aquilo cada vez me da mais vontade de não lá mais por os pés.
Fui ver o Reptilário visto que os repteis são os animais que eu mais gosto e percebo e aquilo não tem explicação de tão más que as condições são, ratos por todo o lado (alguns ratos atacam certas especies de tartarugas), alface e sempre que lá vou vejo sempre os repteis com alface nos seus terrários ( os livros dizem que a alface é dos vegetais com menos nutrientes e para evitar dar a todo o custo porque conduzem a mal formações especialmente nos repteis que são animais que EXIGEM um tratamento muito especifico), as tartarugas que estão expostas cá fora tem condições deploraveis visto que os seus "quintalitos" mal apanham sol, e quem percebe de repteis sabe que os repteis percisam especialmente de sol para se manterem saudaveis e permanecerem activos.
Não existe a minima preocupação com a reprodução dos seus animais, quando um animal se reproduz no Zoo então e porque deve ser mesmo muito fácil de o reproduzir ( o Zoo de Lisboa deve ser o barómetro para os outros Zoos do mundo se se reproduz em Lisboa então reproduz-se em todo o lado ).
Existe a preocupação isso sim que é a de fazer dinheiro, como se viu aliás na reportagem, embora isto nunca deveria de ser um objectivo de um Zoo.
Quanto aos outro animais havia mais surpresas, na hora de almoço vi muitas das jaulas de Rinocerontes, Elefantes e por ai adiante com um belo de um alimento nada mais nada menos do que os pães dos hamburgeres da Macdonalds, suponho que deva ser um acordo porque o Zoo agora tem um Macdonalds, voces podem ter aqui um estabelecimento, MAS todo o pão que sobrar fica para nós dar-mos aos animais!!
Quando passei pelo lago das tartarugas outra desilusão, estava lá uma morta e todas as outras estavam lá em volta a comerem-na..
Não devia ser surpresa visto que se as pessoas vivem mal em Portugal muito pior vão então viverem os animais, embora eu ache mal porque se o Zoo de Lisboa não tem condições porque não há dinheiro ou mesmo porque existe falta de espaço para jaulas maiores então acho que esta na altura de se fecharem portas!
Isto de quem não tem condições é muito simples, por exemplo quem não tem condições para ter um cão ou seja ele que animal for de certeza que não o vai levar para casa, quando falamos então de animais selvagens que exigem condições muito mais especificas e que ainda por cima nuitos estão em perigo de extinção, acho que é questão de ter BOM SENSO!!
Voltando a reportagem nem me apetece falar da vergonha que é o ICN.. Vi lá um tecnico com uma tshirt do Lince Ibérico, não há ele de estar extinto em Portugal.. Talvez assim seja melhor..
E a corrupção toda que se viu há volta destes organismos do grande estado Portugues!!
Em Portugal vive-se a cultura do desenrasca, do chico esperto com especies selvagens assim não devia ser!!
Está na hora de fecharem o Zoo visto que aquilo de educativo tem pouco e de programas de reprodução muito menos, se é para os animais viverem mal e porcamente só para o Zé Povinho os ver então mais vale é fecharem portas porque assim é que não dá, não é digno nem para animais nem para as pessoas que pagam 10 euros para os verem!
As pessoas aqui no forum falaram muito do senhor que apareceu na televisão, não pensem tanto nele imaginem isso sim quem está por trás (veterinários, tratadores, etc..).

Haja vergonha, que já começa a fazer falta!!
EmysOrbicularis
Membro
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

terça set 23, 2003 9:30 pm

Olá a todos

Depois de ver o documentário que deu ontem á noite na RTP 1 chamado "Crime na arca de Noé", não podia deixar de me expressar!
O que vi foi vergonhoso e surpreendeu-me pela negativa, embora não devesse, visto que já devia estar habituado afinal moro em Portugal (A grande republica da bananas!!)
Aproveito para falar do Zoo de Lisboa, á pouco tempo fui visitá-lo e aquilo cada vez me da mais vontade de não lá mais por os pés.
Fui ver o Reptilário visto que os repteis são os animais que eu mais gosto e percebo e aquilo não tem explicação de tão más que as condições são, ratos por todo o lado (alguns ratos atacam certas especies de tartarugas), alface e sempre que lá vou vejo sempre os repteis com alface nos seus terrários ( os livros dizem que a alface é dos vegetais com menos nutrientes e para evitar dar a todo o custo porque conduzem a mal formações especialmente nos repteis que são animais que EXIGEM um tratamento muito especifico), as tartarugas que estão expostas cá fora tem condições deploraveis visto que os seus "quintalitos" mal apanham sol, e quem percebe de repteis sabe que os repteis percisam especialmente de sol para se manterem saudaveis e permanecerem activos.
Não existe a minima preocupação com a reprodução dos seus animais, quando um animal se reproduz no Zoo então e porque deve ser mesmo muito fácil de o reproduzir ( o Zoo de Lisboa deve ser o barómetro para os outros Zoos do mundo se se reproduz em Lisboa então reproduz-se em todo o lado ).
Existe a preocupação isso sim que é a de fazer dinheiro, como se viu aliás na reportagem, embora isto nunca deveria de ser um objectivo de um Zoo.
Quanto aos outro animais havia mais surpresas, na hora de almoço vi muitas das jaulas de Rinocerontes, Elefantes e por ai adiante com um belo de um alimento nada mais nada menos do que os pães dos hamburgeres da Macdonalds, suponho que deva ser um acordo porque o Zoo agora tem um Macdonalds, voces podem ter aqui um estabelecimento, MAS todo o pão que sobrar fica para nós dar-mos aos animais!!
Quando passei pelo lago das tartarugas outra desilusão, estava lá uma morta e todas as outras estavam lá em volta a comerem-na..
Não devia ser surpresa visto que se as pessoas vivem mal em Portugal muito pior vão então viverem os animais, embora eu ache mal porque se o Zoo de Lisboa não tem condições porque não há dinheiro ou mesmo porque existe falta de espaço para jaulas maiores então acho que esta na altura de se fecharem portas!
Isto de quem não tem condições é muito simples, por exemplo quem não tem condições para ter um cão ou seja ele que animal for de certeza que não o vai levar para casa, quando falamos então de animais selvagens que exigem condições muito mais especificas e que ainda por cima nuitos estão em perigo de extinção, acho que é questão de ter BOM SENSO!!
Voltando a reportagem nem me apetece falar da vergonha que é o ICN.. Vi lá um tecnico com uma tshirt do Lince Ibérico, não há ele de estar extinto em Portugal.. Talvez assim seja melhor..
E a corrupção toda que se viu há volta destes organismos do grande estado Portugues!!
Em Portugal vive-se a cultura do desenrasca, do chico esperto com especies selvagens assim não devia ser!!
Está na hora de fecharem o Zoo visto que aquilo de educativo tem pouco e de programas de reprodução muito menos, se é para os animais viverem mal e porcamente só para o Zé Povinho os ver então mais vale é fecharem portas porque assim é que não dá, não é digno nem para animais nem para as pessoas que pagam 10 euros para os verem!
As pessoas aqui no forum falaram muito do senhor que apareceu na televisão, não pensem tanto nele imaginem isso sim quem está por trás (veterinários, tratadores, etc..).

Haja vergonha, que já começa a fazer falta!!
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça set 23, 2003 9:36 pm

Quanto às jaulas sem condições, há bastantes(nomeadamente a do corredor dos felinos) que o estado não quer mandar abaixo(para construir novas) porque são consideradas património nacional. O zoo não anda propriamente a nadar em dinheiro, e umas das novas jaulas(que já está para ser construida há uns 3 anos) é dividido pelas obras e por Avestruzes :o
O problema em fechar as portas é os animais. Ainda são bastantes e poucos zoos os vão querer.
Fenrir
Membro Júnior
Registado: segunda jun 30, 2003 2:23 pm
Localização: Darsch, Broly, Heru'ur, Tanith, Cernunnos e Lenore (gatos) - Blue e Sigrid (cães)

terça set 23, 2003 11:06 pm

Eu já fervi. Felizmente não vi a reportagem. Só de ler o que escreveram já me deu cabo da cabeça. Nem vou comentar. Não há palavras que definam quem está por trás de tamanhas atrocidades.

... :evil: :evil: :evil:
LaDy-CrOfT
Membro Júnior
Registado: quarta jul 09, 2003 4:01 pm

terça set 23, 2003 11:21 pm

aqui ha pouco tempo na minha rua, em Algés, veio a carroça dos animais tirá-los das ruas (pensei eu) quando abordei um dos senhores k o fazia disse-me que os cães que estavam a levar eram para "servir" de comida a animais no jardim zoológico!

Acham isto normal?

Porque é que não servem eles de comida para os animais?

Fiquei indignada com isto... também se passa o mesmo nas vossas zonas?

Há alguma coisa que se possa fazer?

Se alguem tiver essa reportagem da RTP diga pff!
LaDy-CrOfT
Membro Júnior
Registado: quarta jul 09, 2003 4:01 pm

terça set 23, 2003 11:22 pm

aqui ha pouco tempo na minha rua, em Algés, veio a carroça dos animais tirá-los das ruas (pensei eu) quando abordei um dos senhores k o fazia disse-me que os cães que estavam a levar eram para "servir" de comida a animais no jardim zoológico!

Acham isto normal?

Há alguma coisa que se possa fazer?

Se alguem tiver essa reportagem da RTP diga pff!
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta set 24, 2003 12:06 am

LaDy-CrOfT Escreveu: aqui ha pouco tempo na minha rua, em Algés, veio a carroça dos animais tirá-los das ruas (pensei eu) quando abordei um dos senhores k o fazia disse-me que os cães que estavam a levar eram para "servir" de comida a animais no jardim zoológico!

Acham isto normal?

Agora é que me caíu o queixo..... :o :o :o :o :o :o
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quarta set 24, 2003 12:49 am

[quote=LaDy-CrOfT]

Acham isto normal?

[/quote]

Não vi a reportagem com muita pena minha, porque realmente gostaria de ter visto.
Mas custa-me a acreditar de que esse sr. lhe tenha dito a verdade, provavelmente estava só a meter-se consigo, acho que se fosse verdade ele não o iria dizer assim há boca cheia.
Penso eu...mas também com a verdade me enganas.

Outra coisa mais grave do que vender os animais é o facto de que não se sabe ao certo para quem foram os animais vendidos, também eles muito perigosos, nem as condições, animais esses que portugal não está habituado a lidar.
Imaginem voces de que um belo dia vão a passear com a familia e que
derrepente dão de caras com um animal exótico, do género perigoso, e que tinha fugido do seu cativeiro.
Tomamos do principio de que no zoo eles sabem o que estam a fazer e que deus nos livre, mas eles sabem bem as providencias a tomar numa situação dessas. Mas uma pessoa comum...só porque teve uma vontade terrivel de ter uma serpente, nem por isso...
Voces já viram o perigo de um animal destes solto por aí, sim porque se falam do perigo dos cães perigosos imaginem só um bicho destes com um dono inconsciente.
Para ter um animal destes na "candonga"...sabendo bem que é ilegal, e patati, patata, também não o hade ser muito.

Mas isto é uma questão muito polémica e é só a ponta do iceberg.

Isabel
sophiacardoso
Membro Júnior
Registado: segunda fev 25, 2002 11:30 pm

quarta set 24, 2003 1:26 am

Sinceramente já nada me choca neste país!! Qto à reportagem acho k só fazem o trabalho deles mas esta coisa da venda de animais ilegalmente mete-me nojo!!!!

Ainda me lembro de ter 12 anos passar no bulhão entrar numa loja e ir fazer festinhas ás pitons!!! Msa k raio de responsabilidade é esta k para alem de as andarem a vender ainda deixam crianças andarem com elas nas mãos????? Cda vez k penso nisto até me passo!!

Qtº há nossa bela intituição k é o Zoo de Lisboa é outra!! Uma amiga minha k é vet esteve lá a trabalhar e passou-se! No Zoo não só se trafica animais como se matam pombos ao paulada e se metem dentro do congelador quer estejam vivos ou não!! E pior eles servem de alimento as araras!!

Eu ate fico parva c/ isto!!!!
sophiacardoso
Membro Júnior

quarta set 24, 2003 1:26 am

Sinceramente já nada me choca neste país!! Qto à reportagem acho k só fazem o trabalho deles mas esta coisa da venda de animais ilegalmente mete-me nojo!!!!

Ainda me lembro de ter 12 anos passar no bulhão entrar numa loja e ir fazer festinhas ás pitons!!! Msa k raio de responsabilidade é esta k para alem de as andarem a vender ainda deixam crianças andarem com elas nas mãos????? Cda vez k penso nisto até me passo!!

Qtº há nossa bela intituição k é o Zoo de Lisboa é outra!! Uma amiga minha k é vet esteve lá a trabalhar e passou-se! No Zoo não só se trafica animais como se matam pombos ao paulada e se metem dentro do congelador quer estejam vivos ou não!! E pior eles servem de alimento as araras!!

sophiacardoso
Membro Júnior

quarta set 24, 2003 1:27 am

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”