Gatos e gravidez

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SofiaCosta
Membro Júnior
Registado: terça fev 24, 2009 3:55 pm

domingo dez 13, 2009 5:18 am

Olá a todos :D

Já estou registada há algum tempo, mas só recentemente encontrei o fórum.

Assim, vou utilizar o mesmo para colocar uma questão que me asola o pensamento com alguma regularidade...

Sou uma mamã babada duma família felina de três gatos fantásticos. Cada qual com a sua personalidade distinta. Podem espreitar os mesmos através dos seguintes petsites:

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=39280
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=39279
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=47145

Neste momento estou grávida do meu primeiro filhote biológico (como referi acima, os miaus são os filhotes felinos) e gostaria do vosso auxilio, de modo a saber qual a melhor forma, se é que a há para os gatos, principalmente o mais velho receba bem a chegada do bebé aquando do nascimento.

Passo a descrever a personalidade de cada um dos meus amores, a história de cada um consta nos petsites supra mencionados.

O Miu tem 14 anos e é extremamente chegado à minha pessoa, é literalmente viciado em mim (e confesso que também sou viciada nele), dorme connosco no quarto, em cima da minha cabeça e almofada. Está habituado a ter muitos e todos os mimos. Dos três é o mais territorial, é o primeiro a comer, a utilizar o caixote depois de limpo. É muito meigo e adora dar nas vistas.

O Minus tem 9 anos, é mais low profile, não é tanto dado ao colo quanto o "irmão", a não ser que o colo seja o do "pai" aí não há volta a dar, está sempre em cima do colo do meu namorado. Onde está um, está o outro. Não é ciumento nem possessivo, para ele está tudo bem se o "pai" estiver em casa, se não estiver, uma caixa de cartão faz-lhe as maravilhas. Penso que não seja complicada a recepção do nosso bebé pelo Minus.

A Matilde tem 5 anos, é a mais recente, foi adoptada este ano e sinto-a muitas vezes ainda em adaptação, não consigo definir muito bem a sua personalidade. Contudo, é muito dona do seu nariz, não suporta colo, embora adore festas, é bastante assutadissa com barulhos mais fortes. No entanto é a mais brincalhona do sítio. Até com a areia do caixote ela brinca...! Penso que também não será dificil a aceitação do bebé por parte da Matilde, apenas a parte do choro me preocupa, para que ela não fique muito assustada.

Assim, após relatada a personalidade de cada um, num extenso tópico, agradeço toda a ajuda que me possam dar para garantir o bem estar dos meus amores felinos, bem como o nosso e do futuro membro que nascerá dentro em breve.

Um muito obrigada a todos quantos me responderem. :wink:
"One cat just leads do another." Ernest Hemingway
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

domingo dez 13, 2009 12:32 pm

Na minha opiniao, sim, o Miu será o que vais ter mais problemas pois ele provavelmente ira ter que deixar de dormir no teu quarto e ainda por cima sem ti, acho que o deves começar já a habituar gradualmente a isso pois calculo que depois coloques o bebes nos primeiros tempos de vida no teu quarto. E assim a mudança nao é tao drastica.

Em relaçao aos outros acho que no inicio irao estranhar muito principalmente a Matilde mas com o tempo passa.
SofiaCosta
Membro Júnior

domingo dez 13, 2009 3:10 pm

Boa tarde :)

Obrigada pela resposta, contudo, a minha preocupação prende-se mais com a recepção deles ao novo membro, não com o agora, ou seja qual a melhor forma para que recebam bem a chegada do bebé aquando do nascimento.

Neste momento já temos fechado algumas vezes a porta do quarto, deixando sempre as caminhas de cada um e um cobertor velho que usamos na cama enquanto eles dormem connosco. Para o Miu deixo também uma almofada com o meu cheiro. Temos feito isso com alguma regularidade, uma vez que o nascimento do bebé está previsto para Janeiro/Fevereiro.

A técnica adoptada tem sido posta em prática uma vez por semana :)

Mas não sei como lidar com o bem-estar deles quando o bebé nascer e é essa a minha preocupação, o pós-nascimento.
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

domingo dez 13, 2009 3:25 pm

Tem que ir aumentando essa uma vez por semana para que antes do bebe nascer ja nao haver nenhum dia que durmam no quarto.

Nao pode fazer muito mais a nao ser já prepara-los em nao dormir no quarto. O stress que vai ser para eles nao dá para minimizar mais, pelo menos nao estou a ver mais nada que possa fazer.

Apos o nascimento depois pode dar a cheirar algo do bebe mas eu deixava as coisas irem com calma. Assim, apos uns 15 ou mais dias apos o bebe ter nascido quando alguem estivesse no quarto podiam deixar entrar os gatos, ver a reacçao deles e assim progressivamente.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 13, 2009 4:29 pm

Boa tarde.

Sofia:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... dez#774093
leonildecarvalho Escreveu:Quando se tem animais ainda antes de se terem filhos, os animais; sejam cães e, ou, gatos, pressentem durante a gravidez, que existe alguém (outro ser vivo) dentro da dona, acredite. Então, começam desde logo, durante aqueles 9 meses, a identificarem a ideia de mais "um dono/a- um novo ser humano" :wink: . Alguns começam a demonstrar quererem mais afecto da dona (da grávida) tal como uma criança ainda pequenina quando nasce um mano ou mana; requerem um pouco mais de atenção com receio de que a atenção dos pais vá só para o novo elemento... entende? :wink: :D Mas, longe de ser mesmo ciúmes... é mesmo só uma manifestação de desagrado por alguém poder vir roubar-lhes a atenção a que estavam acostumados... :wink:

Sei disto porque passei pelas fases de grávida mas com animais antes de ter filhos e passei pela situação de ainda ter uma filha bebé (22 meses) quando nasceu a minha segunda filha e, as tais demonstrações que atrás mencionei em relação aos animais X novo elemento, é a mesma que Bebé X novo elemento :arrow: uma súplica de atenção.

Ainda, apercebi-me durante ambas as minhas gravidezes que os meus animais se apercebiam do facto... :wink:

Um conselho muito válido que lhe posso dar é o de que um tempinho antes do bebé nascer, tenha o berço aberto, mesmo que não tenha roupa nele (lençois) para que o gato espreite para lá, pela curiosidade normal de todos os gatos... até que ele se canse da "bisbilhotice"... :wink: . Depois, pouco antes do bebé nascer, compre uma daquelas redes mosquiteiras que se penduram do tecto para tapar o berço do bebé; isto se não quer que o gatito entre para a cama do bebé :wink: . Ele irá aperceber-se que aquela rede é como "uma porta fechada ou uma entrave" a que salte lá para dentro :wink: .

Pode ter a certeza de que ter-se crianças a desenvolver a par com os animais é das educações mais Naturais e de princípios Morais de extremo valor para os jovens e adultos em que se irão tornar!

Vai deliciar-se de ver o carinho e delicadeza dum animal perante um bebé :wink:

Contudo, como em tudo, até mesmo com a interacção de outras crianças com um bebé de tenra idade, com um animal também não é diferente; requerendo-se SEMPRE supervisão de um adulto quando estas interacções acontecem.

Os meus parabéns... e muito boa sorte,

Leo
Acima foi so uma citacao minha mas nesse topico do link que antecede a citacao, encontrara muitas mais respostas validas de varios utilizadores. Abaixo deste peregrafo tambem encontrara mais links que lhe darao mais informacao adequada sobre o que necessita para mitigar algumas das suas duvidas.
Desejos de boa leitura e parabens pelo novo rebento :wink:

E, tambem:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... dez#694013

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... dez#543212

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... dez#335708

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SofiaCosta
Membro Júnior

domingo dez 13, 2009 4:59 pm

Obrigada pelas respostas :)

Leonilde, realmente... Já tinha pensado que era da minha cabeça, mas afinal pode não ser... O Miu passou a enroscar-se muito em cima da minha barriga ou ao deitar-se ao lado e fica muito atento a todos os movimentos que se sentem. Por vezes, parece que encosta o ouvido para escutar alguma coisa.

Como isto só acontece com ele, pensei que eu estivesse a imaginar que ele sabe que algo se passa dentro do meu ventre. Os irmãos dele nem ligam...

A citação que foi transcrita foi duma utilidade extrema!!! Obrigada, obrigada!!!
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

terça dez 15, 2009 10:02 pm

Boa noite :D

Em primeiro lugar, muitos parabéns pela gravidez.

Embora a Leonilde já lhe tenha fornecido as informações necessárias para se sentir mais confiante, senti vontade de reforçar o que já foi dito, partilhando um pouco da minha experiência (muito positiva).

Quando engravidei da minha filha mais velha, já tinha dois gatos com 7 anos (o Tito e o Zeca) e duas gatas com 4 anos (a Xica e a Nina). Também tive a sensação que eles sabiam que eu estava grávida, pois estavam muito mais melosos e enroscavam-se à minha barriga inúmeras vezes.

Comecei progressivamente a fechar a porta do meu quarto para eles se habituarem a dormir nas suas caminhas, no início sem grande sucesso pois eles eram muito insistentes e eu precisava de dormir :wink: .

Só no final da gravidez é que consegui "expulsá-los" definitivamente do meu quarto (com excepção dos dias que passei na maternidade, pois o meu marido teve um ataque de solidão e dormiu o tempo todo com os quatro gatinhos na cama :lol:.)

Quando cheguei a casa com a bébé, vieram todos muito cuscos, deixei-os cheirar (com algum receio, também não sabia qual ia ser a reacção deles) e pronto, viram que era apenas a minha "cria" e lá foram à sua vidinha.

Muitas vezes, estava eu a dar maminha sentada no sofá, saltava para lá um deles e dava uma lambidela na cabeça da bébé.

Quando nasceu o meu filho mais novo correu tudo mais ou menos como da primeira vez.

Tinha ele tinha uma semana, deixei-o no quarto a dormir profundamente e aproveitei para ir à varanda estender roupa quando me aparece a Xica a miar desesperada, fui atrás dela e ela só parou à porta do quarto : o bébé tinha acordado e estava a chorar.

Claro que quando os meus filhos se começaram a movimentar pela casa, tive de ter (e ainda tenho) atenção redobrada, pois as crianças são por natureza impulsivas e imprevisíveis, mas é uma delícia ver o carinho que sentem pelos gatinhos e o respeito que aprenderam a ter.

Infelizmente a Nina e o Zeca já morreram, mas mesmo na doença foram muito acarinhados pelos meus filhos.

Desejo-lhe as maiores felicidades e que corra tudo o melhor possível :wink: .
Responder

Voltar para “Gatos”