Sarna Demodécica responsabilidade do criador??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado dez 12, 2009 10:17 pm

Está a copiar as citações daqui:

http://www.abra.org.pt/forum/viewtopic.php?f=5&t=389

Que por sua vez reproduziu um artigo do Hosp Veterinário do Porto. Interessante como há uma série de foruns, incluindo brasileiros, que copiaram o mesmíssimo texto e o usaram como sendo da sua autoria, não sendo esse o caso do fórum da ABRA. :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

pjoa
Membro Júnior
Registado: quinta nov 26, 2009 10:17 pm

sábado dez 12, 2009 10:19 pm

todas a afirmaçoes que fiz sobre a doença ou será que alguem escreveu por mim!!!?? acho que copiei bem,ou nao?! mas nao deixam de ser minha afirmaçoes aqui!!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado dez 12, 2009 10:23 pm

Copiou MAL. Quando se copia refere-se a fonte, no mínimo, ou então resume-se por palavras nossas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

susbessa
Membro Veterano
Registado: sábado mar 07, 2009 6:20 pm

sábado dez 12, 2009 10:26 pm

Agradeço a todos os esclarecimentos aqui postados.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado dez 12, 2009 10:28 pm

Espero que lhe tenhams ervido de algo...não pode acusar o criador de nada. :wink: Bm fds
pjoa
Membro Júnior

sábado dez 12, 2009 10:29 pm

bom,ao menos fui ler e nao andei a dizer coisas que enfim!!

a dona da cadela perguntou se... nao afirmou que iria imputar algo ao criador!!

e estamos a falar da sarna demodicose!!
para aparecer no diagnóstico é porque estava fora do normal!! se nao vet ao ia dizer que a cadela tinha a sarmna demodicose!!

pelo visto pode ser herditária e voltamos ao fundo da questão!! será que o criador nao sabia?! o forum começou por aqui se bem me lembro!!agora se for um criador sério e pelo afixo da cadela tb é veterinário,e pelos visto conhecedor do que tem em casa,tem alguma culpa!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado dez 12, 2009 11:08 pm

CindelP Escreveu:...Se fizessem isso a 1000 cães, 999 deles teriam Demodex.
É normal, é comensal ...

...
Comensal? :o :lol: :lol: :lol:

Bem, lá isso... De facto os Demodex comem, isso é verdade, a gordura dos folículos. :lol: :lol: :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado dez 12, 2009 11:28 pm

Olhem para eles tão lindos, os Demodex, a saírem de um folículo:

Imagem

Estes são de gente, mas os de cão são iguais.

Encontrado em http://www.polesine.com/pagine/salute/altre/a002.htm
e mais uma infinidade de sítios e blogues, com fotos mais pormenorizadas dos focinhos e esbeltos corpinhos do bichos... :twisted:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

domingo dez 13, 2009 6:00 am

LuluB Escreveu:
CindelP Escreveu:...Se fizessem isso a 1000 cães, 999 deles teriam Demodex.
É normal, é comensal ...

...
Comensal? :o :lol: :lol: :lol:
É comensal sim. Porquê? Não sabia? Não admira ... :roll:
pjoa Escreveu:A patogénese desta doença ainda não está completamente desvendada, embora haja uma forte evidência de predisposição hereditária na demodicose generalizada.
Não sei de onde tirou o texto, nem me interessa. Só gostava de saber era onde é que descobriu que a cadela está com demodecose generalizada.
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

domingo dez 13, 2009 12:16 pm

Bem a minha opinao é a seguinte:

Sim, A demodex é um parasita que se encontra em cerca de 90% dos cães mas só é diagnosticado demodecose quando ha um desequilíbrio, ou seja quando ha uma diminuição da imunidade tal como ja foi referido e onde ha uma proliferação exagerada destes parasitas. Desta forma, apenas se realiza uma raspagem da pele quando ha alterações na pele de forma a perceber que patologia é.

A questão aqui posta a meu ver o criador tem culpa, pois em regra sao cadelas que quando têm cio também apresentam sinais de demodecose. Desta forma o criador quase de certeza sabe bem o que tem em casa. Mas estamos a falar de uma raça que pelo que tenho visto tem sido mais procurada e por isso para os criadores todas as cadelas sao boas pois ainda são cães caros comparados com outros.

Acho que sim que devias falar com o criador mas de forma "amigável" explicares o que se esta a passar e perguntar qual é a experiencia dele com a doença e que sabes bem que há uma probabilidade muito grande de ter sido passado pela mãe. Pode ate pedir ao veterinário que passe uma declaração em como ela tem demodecose.
Agora o fundo da questão é que essa cadela, se quando tiver cio voltar a apresentar sinais de demodecose (pois caso seja passado pela mãe vai ter episódios de demodecose para o resto da vida sempre que ocorra algo que lhe deprima o sistema imunitário) não é aconselhado reproduzi-la pelas mesmas razoes. Não sei se a sua intenção é tê-la para criação ou não. Mas se fosse no meu caso tentaria alertar o criador para a situação e ver se o persuadia ou não a pagar os gastos da cadela e que castrasse ambas. Claro que é difícil mas ao menos se não conseguir tentou e fica com a consciência limpa. E refaz a sua vida normalmente com a companhia da sua nova cadela.

ps: por exemplo esta transmissão de mãe para filhos é muito comum em dobermanns e já vi vários em que o seu estado clínico se agrava bastante rapidamente. dai a importancia do tratamento de forma a tentar controlar este parasita.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo dez 13, 2009 1:09 pm

Susbessa, as melhoras do seu cão.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

domingo dez 13, 2009 1:13 pm

susbessa:

se a sua cadelinha está sintomática aquilo que deverá fazer é seguir as indicações do seu vet para proceder o mais rapidamente possivel ao inicio dos tratamentos do animal.

em relação à questão que coloca sobre a responsabilidade do criador:
esta é passivel de ser demonstrada se conseguir aferir do conhecimento previo do estado de saude da progenitora dos cachorros por parte deste criador.
penso ser praticamente impossivel que a mãe da sua cadela não esteja também ela sintomática ( pelo menos duas vezes por ano );assim se conseguir demonstrar o conhecimento por parte do criador do estado de saúde da cadela que usa para procriar, ele poderá ser sim responsabilizado por venda com dolo e má fé.

pode pedir os registos veterinários da progenitora judicialmente, ou tentar chegar a comum acordo com o criador ( o que aconselho por ser mais célere )

julgo que a susbessa pretende apenas ver devolvido o valor das despesas veterinárias o que é absolutamente normal.
a canicultura , tal como qualquer outra actividade economica, está sujeita à aplicação de principios legais, pelo que acredito que está certissima, sim, em fazer valer os seus direitos.

espero ter ajudado e desejo de boas melhoras para a sua Beatriz :wink:
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
pjoa
Membro Júnior

domingo dez 13, 2009 5:49 pm

estamos a falar de uma cadela com poucos meses de vida e que decerto e como já foi dito pela dona ,nao quer mais do que alertar o criador o que anda a fazer e tem todo o direito de pedir explicaçoes ou algo mais , pois conheço esse criador,que é veterinário e sócio do cpc,nao é criadeiro e os seus caes tb nao são baratos!

Tem uma cadela muito bonita e ainda em formação,com ascendencia de sharani mufaza ch, e por parte de mae ascendencia do canil lubjan e pannonszepe, vai ver que tudo se resolve,e se fizer castração os problemas vao diminuir!!
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

segunda dez 14, 2009 6:27 am

Quanto ao artigo do Prof. Mário Santos, ora que boa sugestão. Pena que as pessoas não costumem tomar do seu próprio remédio ou "Faz o que eu digo não faças o que eu faço" (adoro provérbios, mesmo quando os aldrabo um bocadinho :P ) Ora bem:
Para confirmação do diagnóstico é necessário encontrar um número elevada de ácaros adultos ou formas imaturas assim como ovos.
Isto significa que simplesmente "apanhar" Demodex numa raspagem não é diagnóstco nenhum isto porque
O ácaro, Demodex canis, faz parte da fauna normal da pele canina em muito pequeno número.

Depois, lá para o fim,
É aconselhável realizar a ovarioectomia de todas as fêmeas que foram recuperadas após tratamento. Não devemos aconselhar a utilização de animais curados para reprodução.
O que eu vejo aqui (e é o que eu vejo em todas as publicações e artigos) é que os cães que sofrem de demodecose generalizada não devem ser utilizados para reprodução. Isso significa que a fofa da Beatriz, caso tivesse mesmo demodecose generalizada (que eu duvido ...) é que devia encostar às boxes, e não a mãe. Já para não dizer que a maioria dos casos são de demodecose localizada, que muitas vezes se cura espontaneamente, sem qualquer tratamento que não boa comida e ar fresco, e que só 10% evolui para demodecose generalizada, a tal das castrações, blá blá blá.
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

segunda dez 14, 2009 9:32 am

Como já lhe explicaram, a demodex é comum a todos os cães. Há vários factores que podem proporcionar uma anormal concentração de ácaros, normalmente numa área específica do corpo, o que será o que ocorreu na sua cadela.

Eu entendo que, porventura por desconhecimento, possa pensar que o criador tem responsabilidade. Mas digo-lhe que está equivocada; o criador não deve, nem pode, ser responsabilizado pelo sucedido pois existem igualmente factores exteriores que podem despoletar num determinado cão a sarna demodéxica e noutro da mesma ninhada, ela não se manifestar.

Eu já passei pelo exemplo disso: tive uma cadela com sarna demodéxica localizada e tenho um macho, filho da mesma mãe, e uma outra cadela, neta dessa que não têm sarna demodéxica.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Responder

Voltar para “Cães”