Obrigada. O Biotza manda lambidelas a todos.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

terça set 23, 2003 7:03 pm

Cleopatre Escreveu: Quanto ao cruzamento, continuo a pensar que o contacto com a QUERCUS poderia ajudar bastante. A associação deve saber de outros gatos assilvestrados ou cruzados com lince que poderiam ser a solução para o acasalamento. ;) Experimentem!
Bom, andava a tentar descobrir a história do famoso Biotza e vim dar a este tópico.

Ó Biotza, por amor de Deus NÃO CONTACTE A QUERCUS! Só vai sujeitar-se a ser ridicularizada. :|
Gato cruzado com lince?! Impossível! :o :o
Quando muito, podia ser cruzado com um gato selvagem, pois são espécies muito parecidas, mas nunca com um lince. Um lince pesa 5 vezes mais que um gato doméstico. O cruzamento é praticamente impossível por questões... técnicas... :lol: :lol: Seria quase como um labrador a acasalar com um chiuhahua. Teoricamente, é possível, mas "tecnicamente"... pela diferença de tamanho, é praticamente impossível.
O cruzamento de um gato doméstico com um gato selvagem poderia dar origem a descendência fértil, porque são espécies muito próximas. No caso do cruzamento com um lince, isso está fora de questão. São espécies filogeneticamente demasiado afastadas. O "cruzamento" poderia ser conseguido in vitro, mas a Natureza tem mecanismos para evitar o cruzamento de espécies diferentes. Arrisco a dizer, com alguma segurança, que um tal cruzamento nunca poderia acontecer na Natureza.

Já o disse noutro tópico: espanta-me que a sugestão tenha partido de veterinários!

Estou curiosíssima para ver fotos do belo Biotza. ;)

Fiquem bem

Florinda Lopes
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça set 23, 2003 8:03 pm

Bem, primeiro pensei que estavam no gozo, mas agora vejo que estão algumas pessoa s afalar a sério :o :o :o :o :o

Cara Biotza...o gato selvagem ou ginete não é o Lince Ibérico, ponto um.Logo aí já está um erro, mas não é o mais grave....

Ponto dois, se lhe falaram isso sobre a ascendência do seu gato, que é impossivel em termos de cruzamento sem um laboratório de genética , das duas um, ou não eram veterinários ou eram veterinários bêbadosl drogados, uma dessas hipóteses.

A pior hipótese é que estavam a gozar consigo´. É tão fácil cruzar um gato com um Lince como uma girafa com um canguru...

Se falar com a Quercos ou o ICN o que pode acontecer é desligarem-lhe o telefone por pensarem estar a ser gozados....
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Biotza
Membro
Mensagens: 113
Registado: segunda set 08, 2003 11:22 am
Localização: Goxoa (Labrador Retriever), Keter (cao rafeiro lindo) y Biotza (Gato)

quarta set 24, 2003 8:19 am

[color=green]Ólá a todos e em especial à Florinda e à Casa de Anaval!!

Gostava de dizer uma coisa...
Entendo que um Forúm é para colocar dúvidas e questões (pelo menos assim entendo eu, um dos objetivos da existência destes espaços), portanto a meu ver será comun demonstrar algum tipo de "ignorância", mas confesso que não é muito agradável sentir que nos estão a chamar "tontos" na cara. De qualquer maneira agradeço o facto de aclararem certos pontos. Florinda tem toda a razão... provavelmente foi patetice minha (nem sequer parei a pensar no impacto que podia ter escrever que o Biotza pode ser "descendente" de lince... efectivamente isso parece impossível mas quando falamos de Gato Selvagem talvez as coisas sejam diferentes....

De qualquer maneira e a tod@s os foristas que estão a par da história do Biotza e do Txiki, quero de alguma maneira desculpar-me por ter sido tão entusista quando falei da possível ascendência do nosso gato (e é óbvio que sei distinguir um lince de um gato selvagem, mas emfim, talvez tenha exagerado ao aplicar as palavras de ambos vets (que de todo considero idiotas o tontos... simplesmente disseram de uma forma carinhosa que o Biotza tem qualquer tipo de cruzamento silvestre ou de "lincezito" - estas foram as suas palavras - que para nós as interpretamos como carinhosas e sem nenhum fundamento científico.

Mas emfim, escrever efectivamente pode provocar confusões, especialmente quando o fazemos de uma maneira "leve" e desanuviadora.

De qq maneira obrigada pelos conselhos. Como dizia no principio entendo que este é o objectivo deste tipo de espaços.

Até outro dia.

Ana ;) [/color]
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta set 24, 2003 9:43 am

Olá

Tenho andado a pensa, como ainda não vi as fotos do Biotza, será que ele não tem cruzamento com o Maine Coon? É que o maine Coon tem várias histórias sobre a sua origem, mas a que é mais aceite é a sua descendência de gato selvagem.
Dentro das raças de gatos existente o Maine Coon pode ser considerado o mais felino (no sentido selvagem) de todos. Talvez o Biotza tenha algo de Maine Coon.

Quando é que vêmos as fotos dele?

Beijokas
kathleen
Biotza
Membro
Mensagens: 113
Registado: segunda set 08, 2003 11:22 am
Localização: Goxoa (Labrador Retriever), Keter (cao rafeiro lindo) y Biotza (Gato)

quarta set 24, 2003 10:01 am

Olá Kathleen,

tenho andado cheia de trabalho e ainda nao consegui scannear as fotos do gato, mas vou tentar fazê-lo o quanto antes. Também tenho imensa curiosidade de "apresentar-vos" o Biotza :D ;)

Prometo prometo que em breve poderá conhecê-lo... :)

Beijokas....

Ana
Biotza
Membro
Mensagens: 113
Registado: segunda set 08, 2003 11:22 am
Localização: Goxoa (Labrador Retriever), Keter (cao rafeiro lindo) y Biotza (Gato)

quarta set 24, 2003 10:34 am

Olá outra vez,

creio que nao tinha dito que o Biotza foi encontrado na Serra da Gardunha no meio do bosque - longe de casas - e tinha cerca de 2 meses (máximo). A nós pareceu-nos bastante silvestre e penso que influenciou o vet nesse sentido... Claro que pode ter sido abandonado pela mãe...

Estava num buraco na terra e miava imenso. Estava encharcado e quase com pneumonia. :? e o vet quando o analisou (já em Cascais) disse que tinha muitas defesas naturais, que era um gato bastante silvestre (além daquilo que já contei) e que deviamos dar-lhe muitos miminhos porque os seus instintos (na sua opiniao, + silvestres que o normal) podiam torna-lo mais agressivo, "vadio", etc... e que como tem jardim, poderia ser muito "vadio" e passar muitos dias fora de casa... emfim... o certo é que selvagem ou nao sempre lhe daríamos muitos mimos e a verdade é que faz um ano agora e é muito muito meiguinho e desde que o Txiki faleceu que fica mais em casa.

Mas também vos conto que já tivemos vários gatos e nenhum era tão rápido, tao caçador, e nenhum "trepava aos muros" como ele - que parece o homen - aranha, fica literalmente pregado na parede

:lol:

E é rapidíssimo... quando era bebe e tinha pouca confiança com as pessoas saía disparado e era impossível apanha-lo e trepava às àrvores como uma flecha... :lol: :lol: :lol:

Emfim... as aventuras dos nossos bichinhos...

E outra coisa... fui eu que o apanhei e nao vivo com ele porque estou em Madrid, mas nunca nunca me esqueceu... áo princípio estranhava as pessoas mas nunca se esqueceu dos primeiros braços que o acolheram naquela tarde de Novembro....


Beijokas a tod@s.

Ana ;) :)
Cleopatre
Membro Veterano
Mensagens: 643
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta set 24, 2003 11:03 am

Florinda Escreveu: Ó Biotza, por amor de Deus NÃO CONTACTE A QUERCUS! Só vai sujeitar-se a ser ridicularizada.
CasadeAnaval Escreveu: Se falar com a Quercos ou o ICN o que pode acontecer é desligarem-lhe o telefone por pensarem estar a ser gozados....
Normalmente os verdadeiros especialistas, aqueles que realmente têm um conhecimento científico, não costumam ser insolentes. Tenho tido conversas extremamente interessantes com alguns cientistas (especialmente ligados à Bioquímica e à Astronomia) e nunca me senti inibida a colocar questões nem ridicularizada nas respostas que obtive. Também nunca nenhum cientista me voltou as costas. Para os cientistas, a Dúvida é uma questão de método e não uma manifestação circense ou demencial. Com bastante humildade e sem qualquer rasto de sobranceria, até hoje todos me desmontaram o Universo e explicaram aquilo que sabiam. No entanto, todos eles salvaguardaram as suas palavras dizendo que a ciência está em constante evolução e que as verdades presentes podem sempre vir a ser refutadas no futuro... Isto significa que também eles continuam com dúvidas.
Penso que se a Biotza contactasse a QUERCUS ou o ICN só iria obter um esclarecimento e nunca um escárnio...
Miadores
Membro Veterano
Mensagens: 2295
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Localização: siameses, europeus comuns, cadela SRD

quarta set 24, 2003 11:08 am

OLÁ!!

Biotza Escreveu:Estava num buraco na terra e miava imenso. Estava encharcado e quase com pneumonia.
Biotza Escreveu:áo princípio estranhava as pessoas mas nunca se esqueceu dos primeiros braços que o acolheram naquela tarde de Novembro....
;) ;) ;) ;) ;)
Compreendo bem! São essas memórias que nos ligam para sempre aos nossos ninos! Estabelece-se um laço indestrutível!

Bem sei que há muitos que não têm a sorte de serem encontrados,
mas, felizmente há muitos que são! ;) ;)

Este seu relato e outros, (e casos meus, também) confirmam-me que os animais não estão esquecidos! ! ;) ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano
Mensagens: 2295
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Localização: siameses, europeus comuns, cadela SRD

quarta set 24, 2003 11:17 am

Cleopatre Escreveu:Normalmente os verdadeiros especialistas, aqueles que realmente têm um conhecimento científico, não costumam ser insolentes.
Para os cientistas, a Dúvida é uma questão de método e não uma manifestação circense ou demencial. Com bastante humildade e sem qualquer rasto de sobranceria,
a ciência está em constante evolução e que as verdades presentes podem sempre vir a ser refutadas no futuro... Isto significa que também eles continuam com dúvidas.
Exactamente!! Subscrevo totalmente as palavras da Cleo!
Só quem está fora do campo científico, assume posições dogmáticas!
Já o escrevi num outro tópico: a ciência é edifício em construção, não "acabado"! E é necessária uma atitude de humildade para se estar aberto a novas perspectivas, que podem implicar alterações substanciais nas teorias! A história da Ciência é a história de uma revolução permanente!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Biotza
Membro
Mensagens: 113
Registado: segunda set 08, 2003 11:22 am
Localização: Goxoa (Labrador Retriever), Keter (cao rafeiro lindo) y Biotza (Gato)

quarta set 24, 2003 12:29 pm

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Cleopatre e Miadores,

nao imaginam como fico bem disposta com tópicos como os vossos...

Realmente o que de alguma maneira nos une a este fórum é o nosso AMOR pelos animais e isso deve prevalecer acima de tudo. Sinto que é um espaço onde partilhamos imensas experiências e nunca me esqueço do primeiro dia quando expus o meu caso - estava tao tao triste com a morte do Txiki e com o terror de perder o Biotza - e terminei o dia com um sorriso esperançoso e tao feliz por sentir que apesar do mal que há no mundo há muitas pessoas boas e que se preocupam com os animais!!! :D

BRAVO a todos nós... (e aos que através de nós "aprendem" a respeitar e a amar os animais!!).

No que diz respeito à ciência estou de acordo com a Clopatre e com a Miadores... E volto a repetir... o mais importante é, neste caso, que o Biotza é saudável, feliz e LINDOOOOOOOO de morrer.... e se nao chegar a ter uma namorada terá um(a) novo(a) amigo(a).

Beijokas e bem haja os ANIMAIS.... ;) :D
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

quarta set 24, 2003 12:55 pm

Cleopatre Escreveu: Normalmente os verdadeiros especialistas, aqueles que realmente têm um conhecimento científico, não costumam ser insolentes.
...
Penso que se a Biotza contactasse a QUERCUS ou o ICN só iria obter um esclarecimento e nunca um escárnio...
O conhecimento científico divide-se em muitas áreas. Um especialista em Astronomia pode não perceber um boi de Biologia, e não deixa de ser especialista... lá na área dele...
Não disse aqui que era especialista de coisa nenhuma. Mas, se duvida do que eu disse, esteja à vontade para consultar um especialista da sua confiança. ;)
Você não sabe quais são os meus conhecimentos científicos nem eu sei quais são os seus, mas, a julgar pela sua sugestão de contactar a Quercus ou o ICN, os seus, pelo menos nesta área, não são grande coisa.

Não se pretendia fazer a Biotza passar por tola, apenas alertá-la para alguns factos. É natural que não soubesse e que se tenha deixado levar pelos comentários dos veterinários. Poderia acontecer a qualquer um com menos conhecimentos de biologia das espécies.
É óbvio que este é um fórum público e qualquer um pode dar as suas opiniões. Só que algumas opiniões têm por base alguns conhecimentos, outras nem por isso. Haja discernimento para distinguir as duas. Acho que a Biotza teve esse discernimento.

Fiquem bem

Florinda Lopes
Cleopatre
Membro Veterano
Mensagens: 643
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta set 24, 2003 1:01 pm

Biotza Escreveu: o mais importante é, neste caso, que o Biotza é saudável, feliz e LINDOOOOOOOO de morrer.... e se nao chegar a ter uma namorada terá um(a) novo(a) amigo(a).
E quem sabe se esse(a) novo(a) amigo(a) não vai aparecer na vossa família da mesma forma inesperada que o Txiki e o Biotza??? Até pode acontecer aí mesmo, numa qualquer rua de Madrid! ;) Ou então podem adoptar um dos inúmeros gatinhos que esperam um lar nas associações ou gatis municipais. Vais ver que há sempre uma porção deles que são mestres na arte da sedução dos potenciais donos! :lol: (preparem o vosso coração, testem previamente as vossas resistências e ensaiem bem a palavra "NÃO" porque vai ser difícil resistir a tanto charminho, a tanto olhar tristonho, a tantos miados meiguinhos!). :D
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

quarta set 24, 2003 1:14 pm

Miadores Escreveu:
Cleopatre Escreveu:Normalmente os verdadeiros especialistas, aqueles que realmente têm um conhecimento científico, não costumam ser insolentes.
Para os cientistas, a Dúvida é uma questão de método e não uma manifestação circense ou demencial. Com bastante humildade e sem qualquer rasto de sobranceria,
a ciência está em constante evolução e que as verdades presentes podem sempre vir a ser refutadas no futuro... Isto significa que também eles continuam com dúvidas.
Exactamente!! Subscrevo totalmente as palavras da Cleo!
Só quem está fora do campo científico, assume posições dogmáticas!
Perfeito! Eu não diria melhor! ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta set 24, 2003 1:25 pm

Olá.

O que importa é que o Biotza está bem e os meus parabéns de ter um gato selvagem...

Felicidades para si e para o Biotza,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cleopatre
Membro Veterano
Mensagens: 643
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta set 24, 2003 1:38 pm

Florinda Escreveu: Você não sabe quais são os meus conhecimentos científicos nem eu sei quais são os seus, mas, a julgar pela sua sugestão de contactar a Quercus ou o ICN, os seus, pelo menos nesta área, não são grande coisa.
Pelos modos como fala, percebo que está mal disposta. Não sei porquê, mas, como não fui a causadora, peço-lhe que não me faça julgamentos como se eu tivesse cometido algum crime ou dito algo profundamente absurdo. Eu não julgo ninguém, muito menos os conhecimentos que as pessoas possam ter acerca de um assunto que não domino. De facto, tem toda a razão quando diz que os meus conhecimentos, «pelo menos nesta área, não são grande coisa». Precisamente por não serem é que não me atrevi a falar sobre o assunto, sugerindo apenas à Biotza que falasse com quem tem bons conhecimentos. Não sei o que é que isso tem de mal ou como é que tal sugestão pode ser julgada pela negativa! Não recomendei nenhum medicamento!
Responder

Voltar para “Gatos”