Cuidados específicos a ter com canário

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

terça dez 15, 2009 3:25 pm

Gostaria de pedir a quem tenha experiência com canários, no sentido de saber se existem alguns cuidados especiais a ter com um canário, uma vez que estou para adquirir um.

Eu sempre tive periquitos a vida toda e até há bem pouco tempo fiz criação e selecção de periquitos. Portanto no que diz respeito a cuidados gerais estou esclarecida :D

Quanto a canários, como nunca tive nenhum e como já não é a primeira vez que me contam a história de que chegam a casa e o canário está morto sem causa aparente, gostaria de facto de saber se há cuidados específicos a ter com esta ave.

Obrigada.
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

terça dez 15, 2009 5:34 pm

Boas, vou apresentar a minha opinião por tópicos de modo a ser mais fácil o registares. :D

Lugar:
- Deves ter o canário num sítio sossegado, de preferência um local sem Televisão, rádio e electrodoméstico, etc.;
- Deve estar num sítio à temperatura ambiente e sem correntes de ar;
- Deve estar num sítio luminoso e agora no Inverno num sítio onde apanhe Sol fraco;
- Locais poluídos com fumo de tabaco também não, sim? :wink:

Cuidados com a Personalidade do canário:
- O canário, ao contrário do periquito, não é muito extrovertido, pelo que deves ter muito cuidado para não o assustar e paciência para ele se familiarizar contigo;
- Embora sendo um bocado introvertido necessita de grande sociabilização, principalmente, se é único;
- Se ganhares a confiança dele, tens um amigo para a vida. :P

Cuidados principais:
- Todos os dias:
- Não coloques excesso de alimentação tendo em conta que deves lavar os comedouros e bebedouros todos os dias;
- Limpar a gaiola dos excrementos;
- Mudar a água da banheira do canário (atenção em dias frios, apenas se estiver Sol e sem correntes de ar!!!!).

- Semanalmente:
- Limpeza profunda da gaiola;
- Renovar a areia da ave.

(atenção: não uses produtos químicos na limpeza, usa vinagre, por exemplo :P)

Alimentação:
- Mistura para canário (diariamente);
- Fruta/legumes/verdures (diariamente);
- Maçaroca (aquelas ricas que costuma existir nas petshop);
- Comida Macia e/ou germinada (3 em 3 dias).

(atenção: dá a comida sempre à mesma hora).

Muito basicamente é isto, lembra-te de teres uma gaiola grande o suficiente para ele conseguir voar, ter poleiros em que eles não consigam fechar a pata e... um pano à noite, pois descançar é muito importante para o vigor da ave.
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

terça dez 15, 2009 6:19 pm

ao MrWoofWoof desde já os parabéns pela excelente resposta!

mas não estou de acordo com umas coisitas:

Banho acho que uma vez por semana chega.

Renovar a areia (não sei a que se refere concretamente), mas não aconselho a ter uma qualquer areia à disposição da ave, porque ela vai certamente comê-la. Ter à disposição da ave um pouco de grit em comedouro.

Fruta/legumes/verduras, não aconselho a serem dadas diariamente uma vez que o excesso pode levar facilmente a diarreia.
A normal mistura, aliada a uma papa ou granulado (em doses pequenas)para canário basta como alimentação base, juntando a fruta ou legumes ou verduras, talvez uma vez por semana.

Cumps
<p> </p>
<p style="background-color: rgb(255, 255, 255);"><strong>Moderador do </strong><a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank">F&oacute;rum - Can&aacute;rio</a></p>
<a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank"></a>
<p>&nbsp;</p>
MrWoofWoof
Membro Veterano
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

terça dez 15, 2009 7:30 pm

Agora fiquei na dúvida... não se deve colocar areia no tabuleiro? Coloco o quê, jornal? :o
CSofiaMelo
Membro

quarta dez 16, 2009 10:03 am

Agradeço a tua resposta, que de facto foi bastante esclarecedora.

Já deu para perceber que os canários são mais delicados que os periquitos sendo necessário ter alguns cuidados adicionais.

Devo ir buscá-lo este fim de semana a um criador amigo do meu marido que participa em exposições. Espero q se revele uma boa e agradável companhia para a minha cocker e q tenha uma óptima e longa vida :D

Melhores cumprimentos
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

quarta dez 16, 2009 12:27 pm

MrWoofWoof Escreveu:Agora fiquei na dúvida... não se deve colocar areia no tabuleiro? Coloco o quê, jornal? :o
Agora percebi onde queres colocar a areia.
Não há problema algum em se colocar areia no fundo da gaiola, só devem ter cuidados em não deixar que o canário consigo lá chegar pois como disse a tendência dele vai ser "comê-la".

Quanto ao jornal (eu uso) ainda mais cuidados se devem ter para que o canário, não lhe chegue devido aos "químicos" que o mesmo contêm.
<p> </p>
<p style="background-color: rgb(255, 255, 255);"><strong>Moderador do </strong><a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank">F&oacute;rum - Can&aacute;rio</a></p>
<a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank"></a>
<p>&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta dez 16, 2009 1:05 pm

Existe areia própria para se colocar no fundo de gaiolas e que não tem qualquer problema se for comida pela ave. De qualquer forma, a não ser que mude a areia diariamente, não aconselho. Isto porque as fezes e demais restos de alimentação que podem ser fontes de bactérias e acaros, vão estar também nessa areia, e consequentemente poderão também ser ingeridas pelas aves. Por isso, seja areia ou jornais, o melhor é não estarem acessiveis á aves, normalmente separados por uma grade e um espaço que não permita às aves chegar ao chão.
MrWoofWoof
Membro Veterano

quarta dez 16, 2009 2:15 pm

Eu não tenho canários, mas sei a teórica toda. Ainda bem que apanhei um periquito para perceber que aves não. :oops:
Se o pássaro voa, voam pequenas penas que já caíram. :evil:
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
CSofiaMelo
Membro

quarta dez 16, 2009 2:17 pm

Penso que a relevância da areia se prende com factores digestivos como no caso dos periquitos, é isso?
PauloC1
Membro Veterano

quarta dez 16, 2009 6:22 pm

CSofiaMelo Escreveu:Penso que a relevância da areia se prende com factores digestivos como no caso dos periquitos, é isso?
Para esse efeito e não só, tem o Grit que já foi referido pelo raioxpantera. É colocado num pequeno comedouro à disposição da ave, e é composto por uma mistura mineral sobretudo à base de casca de ostra moída.
CSofiaMelo
Membro

quinta dez 17, 2009 11:51 am

Já agora aproveito para colocar mais outra questão uma vez que estou rodeada de entendidos na matéria :wink:

Que critérios devo ter em conta para que efectivamente escolha um bom exemplar?

Obrigada
PauloC1
Membro Veterano

quinta dez 17, 2009 2:33 pm

Existem muitos critérios, e que variam consoante a raça. O que lhe importa antes de mais decidir é se quer apenas um canário sem raça, caso em que os critérios servirão apenas para ver se está adquirir uma ave saudável, ou se quer um canário de canto, um canário de porte ou um canário de cor, caso em que os critérios variam consoante a raça que escolher dentro de cada um dos universos que referi. O meu conselho é que faça antes de mais uma boa pesquisa na net, pois existem muitos sites sobre canários e até em português, para decidir o que é que quer comprar, e só depois tentar fazer uma pequena lista dos critérios que terá de ter em conta.
CSofiaMelo
Membro

quinta dez 17, 2009 2:52 pm

O que pretendo é um canário de canto. Vou tentar pesquisar raças que façam parte desta "categoria" mas não obstante gostaria de uma opinião sua também neste âmbito.

Obrigada :)
CSofiaMelo
Membro

quinta dez 17, 2009 3:13 pm

Após alguma pesquisa cheguei à conclusão que existem 3 raças de canários de canto e também já li qualquer coisa sobre as mesmas. Mas continuo indecisa... :?
MrWoofWoof
Membro Veterano

quinta dez 17, 2009 4:47 pm

O canto que acho mais interessante é o de Harz. :D
Mas tens também o Cantor Aquático (Malinois) que segundo consta tem um maior reportório, mas menor qualidade... Há também o American Singer e o Timbrado Espanhol... São os únicos que conheço. :?

Conclusão: conheço 4 raças de canários canoros.
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
Responder

Voltar para “Aves”