feedback termostato

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

ghostbuster
Membro Júnior
Registado: terça jan 06, 2009 7:10 pm

quinta dez 17, 2009 11:56 am

Bem pessoal, devido a avaria do meu termostato homemade, tive que comprar um novo visto que a minha corn não devia gostar la muito do frio, então na Maxmat encontrei este http://www.soselectronic.com/?str=371&artnum=67877 foi 36 euros, e como nao tem sonda resolvi desoldar da placa do circuito impresso o thermistor, que é uma coisinha pequena azul de duas patas.Soldei o thermistor a um cabo e pus dentro do terrario.As funcionalidades do thermostato sao varias, tais como programar temperatura para dia e noite, e para os dias da semana, o melhor ainda é que ele faz de termometro tambem.Nesse site que coloquei podem descarregar o manual em pdf
Para confirmar que a temperatura estava certa, ao lado do thermistor do termostato, liguei o thermistor do termometro tambem, e as temperaturas sao exactamente as mesmas.

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

[/img]
Última edição por ghostbuster em sexta dez 18, 2009 7:22 pm, editado 1 vez no total.
FrankieGecko
Membro Veterano
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am

quinta dez 17, 2009 12:09 pm

ghostbuster Escreveu:bem pessoal, devido a avaria do meu termostato homemade, tive que comprar um novo visto que a minha corn não devia gostar la muito do frio, então na Maxmat encontrei este http://www.soselectronic.com/?str=371&artnum=67877 foi 36 euros, e como nao tem sonda resolvi desoldar da placa do circuito impresso o thermistor, que é uma coisinha pequena azul de duas patas.Soldei o thermistor a um cabo e pus dentro do terrario.As funcionalidades do thermostato sao varias, tais como programar temperatura para dia e noite, e para os dias da semana, o melhor ainda é que ele faz de termometro tambem.Nesse site que coloquei podem descarregar o manual em pdf
Boas, obrigado desde já por partilhar a ideia de "fazer uma sonda" atraves desse metodo.
Andava com ideias de comprar um mas sem sonda não.

Se puder ajudar com umas fotos, agradeço.

Cumps :wink:
ghostbuster
Membro Júnior

quinta dez 17, 2009 12:11 pm

fotos irei colcar amanha, visto que vou demontar tudo e substituir as pilhas por um transformador
FrankieGecko
Membro Veterano

quinta dez 17, 2009 12:17 pm

ghostbuster Escreveu:fotos irei colcar amanha, visto que vou demontar tudo e substituir as pilhas por um transformador
Fico mesmo agradecido se puder colocar aqui as fotos, cumps.

Logo ja vou comprar um do mesmo modelo também

:wink:
ghostbuster
Membro Júnior

quinta dez 17, 2009 12:23 pm

ok, entao amanha faço um tutu de como fazer a sonda e como montar o termostato
FrankieGecko
Membro Veterano

quinta dez 17, 2009 4:45 pm

ghostbuster Escreveu:ok, entao amanha faço um tutu de como fazer a sonda e como montar o termostato
Já comprei o mesmo termoestáto,
mas hoje e amanha não vou ter tempo nem de olhar para ele.
Depois com tempo no fim de semana faça o tuturial. era muito bom
ghostbuster
Membro Júnior

quinta dez 17, 2009 4:54 pm

FrankieGecko Escreveu:
ghostbuster Escreveu:ok, entao amanha faço um tutu de como fazer a sonda e como montar o termostato
Já comprei o mesmo termoestáto,
mas hoje e amanha não vou ter tempo nem de olhar para ele.
Depois com tempo no fim de semana faça o tuturial. era muito bom
hehe, compraste na maxmat ou nesse site?
leimbrei-me agora que vi no Aki, termohigrometro da marca otis ou coisa parecida a 14 euros, sem sondas mas da para fazer como fiz com o termostato, visto que ja fiz isso num termohigrometro da saida da casca, amanha posto tutorial tambem disso
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 9:35 am

Já o tenho. Ontem cheguei tarde a casa, mas mesmo as 4 da manhã ainda deu para ter umas ideias....ehehehe Tenho lá um fio para sonda que usei para o outro termoestáto e vai servir para fazer a "extenção" do componente que faz a leitura da temperatura. Já o identifiquei, é um azul que fica na parte superior da placa electrónica??

Imagem

Depois é só usar o contacto NO (normalmente aberto) do dispositivo para controlar-mos os aparelhos de aquecimento, e também podendo utilizar o contacto NC (normalmente fechado) deste para posteriormente controlar p.Ex. um cooler para no verão ajudar a manter terrário arejado.
Gostei de ver que dá para programar-mos a "folga de actuação do termoestáti" 1º, 2º, 3º e 4º C. Ou seja, imaginemos que temos a temp. marcada para 30ºC e esta "folga" 2ºC, o temoestato vai deixar de actuar aos 32º, e voltar a ligar aos 28ºC.
Para mim este é um dado importante nos termoestátos.

Imagem

Ainda deu para dar uma vista de olhos pela programação disto e é super intuitiva e de fácil compreensão.
Aqui nesta foto já esta todo programadinho, NOTA: os programas programavéis são do P7 ao P9, os restantes são predefinidos pelo aparelho. * a hora não está correcta, pois sendo a pilhas quando as retiramos a nossa programação vai-se :evil:
Talvez também adapte o meu para transformador um dia mais tarde, mas por agora não.

Outra coisa de relevo é o facto de só podermos ajustar a temperatura até 30º, apesar de o aparelho ler até bem mais, ontem nos testes que fiz ele leu 45ºC, assim sendo a sonda nao nos vai poder ficar mesmo no centro do hot spot do terrário, temos de a colocar num local intermédio onde chegue aos 30ºC, medindo com o auxílio de outros termómetros o centro do hotspot e arranjar uma combinação que nos permita chegar a temperatura prentendida, no meu caso 34ºC na parte mais quente.

:wink:
ghostbuster
Membro Júnior

sexta dez 18, 2009 1:32 pm

sim isso de ler ate 40 e tal é verdade mas o facto de o termostato funcionar so ate 30 graus não existe problema nenhum, o thermistor que é a coisinha azul aguenta ate bem mais, eu tenho um thermistor igual que uso numa hotplate com um microcontrolador a 270 graus xD, isso de so aparecer 30 no ecra do termostato quando programas é mesmo so programação, e se ele tiver a 42 graus por exemplo no terrario nao vai haver problema que ele xega aos 30 e desliga, mais logo desmonto tudo para fazer o tutorial 8)
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 2:33 pm

ghostbuster Escreveu:....so aparecer 30 no ecra do termostato quando programas é mesmo so programação, e se ele tiver a 42 graus por exemplo no terrario nao vai haver problema que ele xega aos 30 e desliga, mais logo desmonto tudo para fazer o tutorial 8)
- Sim, é verdade, mas sendo só programável até 30ºC (apesar de ler até bem mais), estava eu a alertar que não podemos meter a sonda no ponto mais quente do terrário, mas sim fazer "testes" até encontrar o local onde se chega aos 29, ou 30 º C , para poder ter controle sobre o "hotSpot" do terrário.

Cumps :wink:
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 3:28 pm

Preciso esclarecer uma dúvida rápida.
Qual a secção (espessura do fio cobre) do cabo que usou para "fazer a sonda"??

Se usarmos a secção errada podemos "corromper" a precisão do termoestáto.

:o este termoestáto ainda vai levar uns testes...e muitos.... ;)
ghostbuster
Membro Júnior

sexta dez 18, 2009 3:41 pm

FrankieGecko Escreveu:Preciso esclarecer uma dúvida rápida.

eu usei um cabo usb, porque pus dois thermistors no terrario, um do termostato e outro do termohigrometro.. as temps sao iguais :D
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 3:46 pm

ghostbuster Escreveu:
FrankieGecko Escreveu:Preciso esclarecer uma dúvida rápida.

eu usei um cabo usb, porque pus dois thermistors no terrario, um do termostato e outro do termohigrometro.. as temps sao iguais :D
eu devo usar fio de sonda como no outro, ou então também opto por cabo usb :) boa ideia.
Usas alguma coisa para proteger a peça a que chamas termístor depois na ponta do cabo? ?
Cumps
ghostbuster
Membro Júnior

sexta dez 18, 2009 3:55 pm

por enquanto não, tenho que ir comprar manga termoretactil, o cabo trazia uma ficha de 4 pinos que seriu perfeitamente para encaixar 2 thermistors, quando tiver a manga, vou soldar directamente aos fios
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 4:10 pm

ghostbuster Escreveu:por enquanto não, tenho que ir comprar manga termoretactil, o cabo trazia uma ficha de 4 pinos que seriu perfeitamente para encaixar 2 thermistors, quando tiver a manga, vou soldar directamente aos fios
Ok manga rectráctil é boa solução...estou curioso para ver resultado final :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”