Ajuda- Dúvida de "mãezinha" pela 1ª vez

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

aryann
Registado: quinta nov 22, 2007 3:51 pm

quinta dez 17, 2009 1:10 pm

Sou leitora assidua deste forum e em muito me têm ajudado a melhor compreender e lidar com a minha pequerrucha. Logo agradeço imenso o espirito de entreajuda deste espaço e de todos que participam. :D

Nós fomos buscar a nossa "Ariska" á UZ em Agosto, desde então tem sido uma aprendizagem constante, porque somos "paizinhos" pala 1ªvez. :D

Ora a minha dúvida é a seguinte, na altura em que falei com o Vet para a esterelizar ele achou que ainda era muito cedo, ela teve alguns problemas de saúde, e decidiu que seria melhor para o fim deste ano. Entretanto com os feriados e a época festiva preferimos adiar para inicios de Janeiro (não é por mais uns dias) para podermos acompanhar melhor, sem stresses, o pré/pós-operatório. :roll:

Entretanto, se desde Outubro +/- ela tem estado com uns cios muito leves, desta vez atacou-lhe forte e feio. Ela até mete dó, a roçar-se a tudo e todos, a miar constantemente, a chorar pelos cantos como se estivesse com dores. :(

Agora pergunto: existe alguma coisa que EU possa fazer para aliviar este sofrimento da minha menina, enquanto ela não é operada? É que não suporto vê-la assim! :?

Se me poderem ajudar eu Agradeço Muito.
E a Ariska também! :wink:

Bjos
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quinta dez 17, 2009 3:06 pm

Na clínica onde a Sakura vai só esterilizam depois do 1º cio. Esperámos, então que a gatinha passasse por ele. E foi horrível! Como já disse noutro tópico, a gata até uivava. Sei que não estava a sofrer fisicamente, mas psicologicamente não deve ter sido fácil para ela... Nem para nós.

Depois de 2 dias, pensava eu que ela estava mesmo doente e liguei
à vet. A gata chegou a vomitar e tudo.

Ela tentou descansar-me dizendo que era normal, que a gata estava com o cio. 4 dias depois não deu mais para aguentar. Fui falar com a vet que me receitou uma pílula (espero não gerar controvérsia aqui no forum com o que estou a dizer). Ela disse-me que era preferível dar-lhe uma (e só uma) pílula do que deixar a Sakura passar por tal sofrimento.

O que eu aconselho é que fale mesmo com o vet da sua gata para saber o que aconselha.

Boa sorte e força para aguentar com o resto dos dias de cio. :wink:
aryann

quinta dez 17, 2009 5:49 pm

Muito obrigado pela resposta.... :)

Nós demos por ela estar com o cio ontem á hora do almoço e á noite fiquei com a ideia que ela estava menos "aflita", mais calma. Mas hoje durante a manhã estava pior outra vez.

Ela rebola-se, ela mia, ela chora, ela roça-se nos movéis, roça-se em nós, dá turrinhas a pedir festas, é um ronronar constante. Já me tinham avisado que podia ser mau, mas não estava de todo preparada psicológicamente para a ver sofrer assim. É horrivél. :cry:

A minha questão surgiu pelo facto dela parecer menos "sofrida" durante a noite, por isso pensei que poderia existir algum truque caseiro para alivar o cio (do genero de deixa-la sozinha, apagar as luzes, ou assim). :?

Estava com um bocadinho de receio de passar por "dona galinha" :oops: e ir falar com o vet só porque a menina quer ir para a "night" engatar um gatuxo. :wink: Mas lá vai ter de ser, se isto não melhorar, vou lá e pergunto se se justifica dar-lhe quimícos para suportar esta fase!

Se alguém tiver mais alguma sugestão estejam á vontade.
Obrigado
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta dez 17, 2009 7:58 pm

parece não ser nada bom esterelizar gatas com o cio. podem ter hemoregias. até lá, é mesmo assim
anjjazul
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

sexta dez 18, 2009 10:42 am

Mindless Escreveu:Na clínica onde a Sakura vai só esterilizam depois do 1º cio.
Só por curiosidade, mais alguém teve essa indicação do veterinário? Eu sei que durante o cio não podem ser esterilizadas, mas sempre li e ouvi dizer que esterilizar antes ainda do primeiro cio reduzia em quase 100% o risco de tumores mamários malignos, e que se forem esterilizadas depois do primeiro cio, baixa logo para 50%....
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

sexta dez 18, 2009 11:51 am

Bom dia :D

As minhas vets aconselharam-me a esterilizar as minhas gatas entre os 5 e os 6 meses, para ser antes do primeiro cio. Durante a cirurgia constataram que a Nina (foi precoce) já estava com o cio e eu nem me tinha apercebido, mas correu tudo muito bem.

O problema da esterilização durante o cio é que o útero está mais volumoso e com uma maior irrigação de sangue, daí o risco de hemorragia.

A pílula também é extremamente prejudicial e acho que é preferível aguentá-la assim mais uns dias e esterilizá-la.

Boa sorte e felicidades :P
chenri
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 11:58 am

Olá outra vez :D

Esqueci-me também de dizer que essa história da altura certa para esterilizar os animais varia de vet para vet.

Quando esterilizei o Tito e o Zeca (na S.P.A. do Porto) exigiam que eles tivessem no mínimo 10 meses.
Eles ficaram com o cio aos 9 meses e tive de os aguentar 1 mês em casa a marcar território em tudo o que era sítio, até nas minhas pernas marcavam.
As minas vets são da opinião que os machos devem ser esterilizados também entre os 5 e os 6 meses.

Felicidades
Mindless
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 12:25 pm

Lira93 Escreveu:
Mindless Escreveu:Na clínica onde a Sakura vai só esterilizam depois do 1º cio.
Só por curiosidade, mais alguém teve essa indicação do veterinário? Eu sei que durante o cio não podem ser esterilizadas, mas sempre li e ouvi dizer que esterilizar antes ainda do primeiro cio reduzia em quase 100% o risco de tumores mamários malignos, e que se forem esterilizadas depois do primeiro cio, baixa logo para 50%....
Agora fiquei preocupada. :(

Pelo que andei a pesquisar, antes os vets só faziam a esterilização depois do 1º cio, agora depende de vet para vet, mas estão quase todos a passar a esterilizar antes do 1º porque efectivamente o risco de cancro é menor. Mas pelo que andei a ler o risco passa de 100% para 97% se for depois de 1 cio. Se o risco na minha Sakura é de 50% estou deveras preocupada.

A vet disse que preferia que fosse depois do 1º cio por causa do crescimento. Disse que em termos hormonais a gata ainda se estava a desenvolver até atingir o cio e que era importante ela passar por essa fase de crescimento.

Relativamente à pílula, tive o cuidado de perguntar à vet se devia mesmo dar, porque em todos os sites que li, diziam que era mesmo mau para as gatas tomar químicos. Mas o que a vet disse é que se o cio a estava a deixar tão stressada ao ponto de ela vomitar o pouco que comia, era preferível dar-lha.

Mas estou mesmo preocupada com os valores que a Lira93 apresentou. Se bem que agora não há nada a fazer, não é? :(
chenri
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 1:01 pm

Olá Mindless :D

A maior parte das coisas banais que fazemos, as vacinas, os medicamentos, a alimentação, têm os seus prós e os seus contras.

Vão sendo feitos estudos ao longo dos anos e algo que há uns anos atrás era considerado benéfico e saudável, de um momento para o outro deixa de o ser.

Nós que não temos conhecimento veterinário, temos de confiar naqueles que o têm, pelo bem-estar dos nossos animais, no entanto, tal como na medicina para humanos, as opiniões sobre procedimentos e tratamentos variam.

Não vale a pena preocupar-se sem razão para isso, nem sofrer por antecipação. Pode e deve ir vigiando a Sakura e fazer as visitas anuais ao vet se não houver nada antes, ao longo da vida dela que espero que seja muito longa.

Tenho a certeza que optou pela decisão que lhe garantiram ser a mais saudável para ela e é isso que importa.

Quanto ao resto, quem sabe ela não faz parte dos 50% que nunca chega a desenvolver o problema?

Relaxe e disfrute a sua menina.

Felicidades :wink:
Mindless
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 2:14 pm

Obrigada Chenri.

Efectivamente tento fazer o melhor pela minha Sakura e dar-lhe o maior conforto possível para que ela possa desfrutar de uma vida longa.

Fui agora ao esteriliza-me.org (uma vez que tinha sido lá que tinha visto as estatísitcas) e o que lá está (e é nisto que vou acreditar, senão fico já louca) é que as gatas esterilizadas antes do 1º cio têm praticamente probabilidade nula de desenvolverem tumores mamários e as que o são depois do 1º cio têm 0,3% (Ufa!). Espero de qualquer forma que a Sakura não esteja nesses 0,3%.

Vou mesmo desfrutar da minha menina :) e tentar não me preocupar por antecipação. :)
aryann

sexta dez 18, 2009 3:26 pm

Já vi que vamos mesmo ter de aguentar esta fase do cio (eu e a menina). E que não há nada a fazer.

Em relação á esterilização, o Vet informou-nos que era melhor entre os 7/8 meses porque apesar de ser algo simples e corriqueiro não deixa de ser uma operação e ter os seus riscos. Assim aconselhou a esperar-mos um bocadinho para o seu organismo ter mais defesas e aguentar melhor a anestesia.

Se é melhor ou pior, não sei. Mas também tenho de confiar no profissional que segue a pequenina, porque de medicina veterinário não sei nada e se começo a desconfiar dum, desconfio de todos, e depois dou em doida.

Por vezes é difícil, porque tentamos sempre fazer o melhor por eles. E se somos novatos nestas andanças ainda é pior. Deste Vet tenho as melhores referências, o que não implica que não tenha algum receio.

Obrigado a todos
Lira93
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 3:35 pm

Mindless Escreveu:
Lira93 Escreveu:
Mindless Escreveu: Mas estou mesmo preocupada com os valores que a Lira93 apresentou. Se bem que agora não há nada a fazer, não é? :(
O que tinha lido (e pelos vistos já alguém aqui rectificou :D ) é que a protecção conferida pela esterilização diminuía em 50%.. não que as gatinhas esterilizadas depois do primeiro cio tivessem 50% de probabilidades de vir a desenvolver tumores mamários (isso seria um horror)!

A minha Lira também foi esterilizada após o primeiro cio, mas nesse caso foi porque veio para minha casa já com o cio, e além do risco que era esterilizá-la nessa altura, a vet disse que era melhor certificarmo-nos de que ela não estaria prenha, já que ela veio de um estado de semi-liberdade partilhada com gatos machos. Pelo que percebi, o meu vet é contra a esterilização em casos de gravidez confirmada, o que é uma pena, mas felizmente nem era o caso: a Lira não estava prenha, e foi esterilizada logo que o cio terminou. Fiquei com pena de não ter conseguido fazê-lo antes :(
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sexta dez 18, 2009 3:44 pm

Lira93 Escreveu:
Mindless Escreveu: Eu sei que durante o cio não podem ser esterilizadas
Podem sim :wink: A minha foi esterelizada com o cio e felizmente correu tudo bem, a vet disse que dá mais trabalho esterelizar gatas com o cio do que sem porque tem se ter mais atenção para que não hajam hemorregias ;)
Su
Mindless
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 3:49 pm

Lira93 Escreveu: O que tinha lido (e pelos vistos já alguém aqui rectificou :D ) é que a protecção conferida pela esterilização diminuía em 50%.. não que as gatinhas esterilizadas depois do primeiro cio tivessem 50% de probabilidades de vir a desenvolver tumores mamários (isso seria um horror)!
Qual protecção?! :o Algum tipo de protecção natural das gatas que vai desaparecendo com os cios, é isso?
Parece que quanto mais leio mais ignorante fico. :roll:
Lira93
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 4:09 pm

Mindless Escreveu:
Lira93 Escreveu: O que tinha lido (e pelos vistos já alguém aqui rectificou :D ) é que a protecção conferida pela esterilização diminuía em 50%.. não que as gatinhas esterilizadas depois do primeiro cio tivessem 50% de probabilidades de vir a desenvolver tumores mamários (isso seria um horror)!
Qual protecção?! :o Algum tipo de protecção natural das gatas que vai desaparecendo com os cios, é isso?
Parece que quanto mais leio mais ignorante fico. :roll:
Pelo que percebi, deve ser uma questão hormonal. A verdade é que para uma gata esterilizada antes do primeiro cio (ou seja, que nunca teve um cio), o risco de vir a ter cancro da mama é quase nulo. Esse risco vai aumentando um pouco a cada cio que a gata tem. Porém, se for esterilizada cedo (por exemplo, após o primeiro cio), o risco continua a ser ligeiro, embora não seja tão eficaz como a esterilização antes do primeiro cio. Daí que se fale em factor de protecção relativamente à esterilização..
Responder

Voltar para “Gatos”