sexta dez 18, 2009 3:46 pm
Leonilde, até mesmo para os próprios adoptantes, esse acompanhamento inicial é útil.
Além de ser um cuidado devido ao animal, para assegurar de que fica realmente bem entregue, ajuda a afastar eventuais maus adoptantes. Quem queira adoptar um animal num impulso, sem medir a responsabilidade que isso implica, mais facilmente irá "torcer o nariz" a tentativas de visitas e acompanhamento inicial. Na minha opinião, é um bom filtro..
Por outro lado, se os adoptantes estiverem de boa fé e puserem em primeiro lugar o bem-estar do animal, verão com bons olhos esse acompanhamento (que também constitui um apoio, ao fim e ao cabo), para poder tirar dúvidas, partilhar a ansiedade inicial enquanto o animal não se ambienta ao novo Lar, e estar alerta para quaisquer sinais indicativos de mal-estar ou doença face às informações trocadas com o anterior zelador.
Falando por mim, foi importante manter o contacto com a forista pequebrado, que me ajudou a identificar comportamentos menos naturais na Eva (que ela não tinha em casa dela) e que me deu dicas preciosas para a integrar lá em casa.
Acho que só beneficia a todos: às associações, porque garantem que o trabalho que fazem não é desvirtuado, e que os animais ficam bem entregues; ao adoptante, porque não sente que o animal foi "empandeirado" e porque o acompanhamento de gente com mais experiência é sempre bem-vindo; e claro, para o animal, visto que garante tanto quanto possível o seu bem-estar!
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>