CONSELHO/DICA PARA AS ASSOCIACOES...

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

sexta dez 18, 2009 3:36 pm

Ponky Escreveu:Fugindo um pouco ao assunto ( voluntariado) mas ligado tambem a associações, pergunto... qual a opiniao acerca das associações cobrarem uma taxa de adopção?
Isto porque, o animal é recolhido, alguns em péssimo estado, é tratado, é vacinado, etc. existem despesas sobre isso tudo, no entanto são entregues sem pedir nada em troca, se existe uma taxa de adopção "aí jesus, é só negócio.."... porque não?
Não quero desvirtuar o tópico da Leonilde (parece que até já o fiz um pouco com o meu comentário anterior :oops: ), mas acho esse assunto muito interessante. Não quer abrir um tópico sobre o mesmo, para podermos debater essa sugestão?
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta dez 18, 2009 3:37 pm

Patrícia, num país como o nosso, onde as pessoas são mal pagas e o custo de vida ultrapassa em muito os rendimentos, a taxa de adopção é desmotivante. Além disso, ninguém gosta que lhe peçam dinheiro ao fazer uma acção caritativa, as pessoas sentem que em vez de lhe darem um animal lho estão a vender.

Por outro lado, legalmente falando, as associações deste tipo não podem fazer negócio. O que normalmente elas fazem para contornar esse aspecto é pedir um donativo, no intuito de compensar um pouco as despesas feitas com aquele animal em particular. E isto acho justo, não é negociar com coisa nenhuma, é pedir uma ajuda.

O pior é quando, perante o montante do donativo, quem o recebe franze o nariz e se queixa de que é pouco ou interpela à má cara o doador, que muitas vezes dá pouco porque não pode mesmo dispor de mais. De onde provêm mais tarde as queixas de que as associações querem é fazer negócio com os animais - o que em alguns casos até é verdade, infelizmente.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta dez 18, 2009 3:39 pm

Lira93 Escreveu: (...)

Mas a mim, fez-me alguma confusão, da mesma forma que já aqui alguém disse que o "estranho" e o que aborrece não é que nos peçam notícias do animal, e sim que nunca o façam (estou a falar de quem os dá para adopção, claro).

Quando a Lira me foi entregue, foi também bastante "do pé para a mão", e o senhor não quis ficar com contacto ou dados meus, nunca me pediu notícias da Lira, e como ela me foi entregue dessa forma, também nunca fiz questão de lhas dar. Mas na altura fez-me confusão, porque quem vê caras não vê corações, e a empatia por vezes engana....

(...)
Foi um desabafo...nada mais e nao me incomodou rigorosamente nada ate porque raramente ando pelos foruns de adopcoes, precisamente para nao me enervar. Ja me chega a miseria que presencio "in loco" a nivel animal...!
Contudo, como se insere muito bem no tema do topic 2 dos seus pragrafos, deixo-os em citacao.
Realmente quem ve caras nao ve coracoes e por isso mesmo e no minimo "exigivel" por respeito aos animais, acompanhar os primeiros tempos da sua adopcao e tentar ajudar animal e adoptantes a minorar ou ate a eliminar a causa que possa estar em prejuizo do dito animal...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 3:42 pm

Ponky Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:
Ponky Escreveu:Fugindo um pouco ao assunto ( voluntariado) mas ligado tambem a associações, pergunto... qual a opiniao acerca das associações cobrarem uma taxa de adopção?
Isto porque, o animal é recolhido, alguns em péssimo estado, é tratado, é vacinado, etc. existem despesas sobre isso tudo, no entanto são entregues sem pedir nada em troca, se existe uma taxa de adopção "aí jesus, é só negócio.."... porque não?
A pesar de ser uma dica a ponderar, agredeco que nao se fuja ao tema inicial.

Obrigada,

Leo
Sorry :?
Desculpe, Leonilde, não tinha visto este seu ponto de ordem antes de responder à Ponky. Se quiser, edito a minha resposta, mas gostaria mais de não o fazer.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

sexta dez 18, 2009 3:46 pm

Leonilde, até mesmo para os próprios adoptantes, esse acompanhamento inicial é útil.

Além de ser um cuidado devido ao animal, para assegurar de que fica realmente bem entregue, ajuda a afastar eventuais maus adoptantes. Quem queira adoptar um animal num impulso, sem medir a responsabilidade que isso implica, mais facilmente irá "torcer o nariz" a tentativas de visitas e acompanhamento inicial. Na minha opinião, é um bom filtro..

Por outro lado, se os adoptantes estiverem de boa fé e puserem em primeiro lugar o bem-estar do animal, verão com bons olhos esse acompanhamento (que também constitui um apoio, ao fim e ao cabo), para poder tirar dúvidas, partilhar a ansiedade inicial enquanto o animal não se ambienta ao novo Lar, e estar alerta para quaisquer sinais indicativos de mal-estar ou doença face às informações trocadas com o anterior zelador.

Falando por mim, foi importante manter o contacto com a forista pequebrado, que me ajudou a identificar comportamentos menos naturais na Eva (que ela não tinha em casa dela) e que me deu dicas preciosas para a integrar lá em casa.

Acho que só beneficia a todos: às associações, porque garantem que o trabalho que fazem não é desvirtuado, e que os animais ficam bem entregues; ao adoptante, porque não sente que o animal foi "empandeirado" e porque o acompanhamento de gente com mais experiência é sempre bem-vindo; e claro, para o animal, visto que garante tanto quanto possível o seu bem-estar!
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
LuluB
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 4:03 pm

Este tópico bem podia ir para Inamovível...
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 5:46 pm

Quanto aos offtopics... ja passou :wink: E, ja esta nos Inamoviveis... :wink:

Precisamente Lira93... Completamente de acordo.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

sexta dez 18, 2009 8:03 pm

Em relação ás adopções, acho que qualquer adoptante deveria estranhar um animal ser dado e não lhe pedirem noticias nem ficarem com contactos, dá a sensação de pressa em despachar o animal ou esconder algo do animal.
No nosso caso ( AICUÚO ) gostamos sempre de saber como eles estão até mesmo porque no dia a dia encontramos ou vivemos situações terriveis e com noticias dos adoptados, ganhamos forças para seguir em frente e acreditar que aos poucos as coisas podem mudar.
Basta todos quererem.

Quanto ao assunto do tópico, infelizmente arranjar voluntários até é fácil, o dificil é mantê-los no activo. Sim porque ajudar todos querem mas realmente fazê-lo poucos o fazem.
Hoje é porque vão sair, amanhã é porque está a dar um programa na TV que não podem perder, no outro dia é porque já marcaram algo e assim se vai passando porque pouca gente está disposta a abdicar de uns minutos por dia para causas como os animais.

Eu por exemplo em alturas que havia muita gente disposta a ajudar, está a fazer 1 ano que eu quase á 1h da manhã continuava sozinha na rua debaixo de chuva a tentar arranjar forma de controlar uma colónia. Se podia deixar para outro dia? Não. Se apetecia estar em casa? Sim de roda da lareira já que estava muito frio mas havia objectivos a cumprir e nem que estivesse a nevar. Foram cumpridos.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 10:26 pm

Peleve Escreveu: (...)
Quanto ao assunto do tópico, infelizmente arranjar voluntários até é fácil, o dificil é mantê-los no activo. Sim porque ajudar todos querem mas realmente fazê-lo poucos o fazem.
Hoje é porque vão sair, amanhã é porque está a dar um programa na TV que não podem perder, no outro dia é porque já marcaram algo e assim se vai passando porque pouca gente está disposta a abdicar de uns minutos por dia para causas como os animais.

Eu por exemplo em alturas que havia muita gente disposta a ajudar, está a fazer 1 ano que eu quase á 1h da manhã continuava sozinha na rua debaixo de chuva a tentar arranjar forma de controlar uma colónia. Se podia deixar para outro dia? Não. Se apetecia estar em casa? Sim de roda da lareira já que estava muito frio mas havia objectivos a cumprir e nem que estivesse a nevar. Foram cumpridos.
Repare que os exemplos que esta a dar e de Voluntariado no terreno. Com esse tipo de "trabalho" e sim quase garantido haverem esses tipos de deculpas esfarrapadas... Mas, eu falo em algo que, de sentadinha no sofa ou na cadeira que tem na secretaria a partir do emprego, no tempo que dispendem pelos foruns com conversas de xaxa, podem acompanhar uma adopcao atraves de email ou telefone. E, entao quando realmente houver, se houver, autorizacao para uma curta visita ao animal, esta como nao e algo de compromisso vinculado a ter que perder horas, calcar galochas ou por "vestimenta de guerra" para limpar trampa e, nem sequer tem que perder capitulos das suas novelas favoritas ou perder uma ida ao cinema, nao vejo por que nao haveria de funcionar? :roll:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sexta dez 18, 2009 10:29 pm

LuMaria Escreveu:Olá Leonilde,

Será uma excelente ideia se:
4. Se as pessoas se habituarem que quando se assume um compromisso, mesmo que voluntário e de retorno zero, o compromisso é para cumprir a 100%....
Conseguindo encontrar pessoas com este perfil, na minha opinião a ideia tem " pernas para andar" e para obter resultados positivos, quando posta em prática.

Acredito que haverá pessoas capazes de fazer um bom trabalho a partir do "sofá". Pessoas competentes e que gostam de ajudar mas que não têm disponibilidade para o fazerem no terreno.

Com os meios que parte das Associações têm, compreendo que não tenham tempo para fazer um bom acompanhamento.... para não falar de muitas situações em que não fazem nenhum...
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 10:42 pm

MiausRafa:

Pernas para andar ate tem. Haja e vontade pela parte das Associacoes e pela parte das pessoas, especialmente para que funcione em vez de se desencentivar a ideia com exemplos que nada teem a haver com a ideia em si.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sexta dez 18, 2009 11:08 pm

leonildecarvalho Escreveu:MiausRafa:

Pernas para andar ate tem. Haja e vontade pela parte das Associacoes e pela parte das pessoas, especialmente para que funcione em vez de se desencentivar a ideia com exemplos que nada teem a haver com a ideia em si.

Leo
Não custa tentar junto das Associações....mas só depois de haver certeza dos recursos humanos que há para oferecer e com que disponibilidade...e meios...
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 11:12 pm

MiausRafa Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:MiausRafa:

Leo
Não custa tentar junto das Associações....mas só depois de haver certeza dos recursos humanos que há para oferecer e com que disponibilidade...e meios...
Miaus:

A ideia esta dada e a maioria das Associacoes ou seus representantes ou porta-voz, andam por ca... Portanto nao duvido mesmo aos que por ca nao andem, que nao lhes segredem ao ouvido esta sugestao... :wink: E uma questao de a quererem aproveitar, "usar e abusar dela" :P :wink: E uma questao de se organizarem a esse nivel.
Sempre ouvi dizer que: "quem quer tripa, trepa" :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sexta dez 18, 2009 11:30 pm

Leonilde, isso é uma utopia não realizável. Este fórum é um bom exemplo disso..quando até gente que nada tem a ver com associações decide vir à net exigir literalmente satisfações de associações sobre assuntos sobre os quais nada tem a ver...dá para ver quão utópico é. Isso seria exequivel com outro tipo de pessoas que não essas...E essas pessoas na sua maioria não estão para se meterem nas intrigas simplesmente dignas de deficientes mentais que aqui rebentam todos os dias.
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

sábado dez 19, 2009 4:56 pm

Voluntariado quer seja no sofá quer seja no terreno é voluntariado e seja num sitio ou noutro, é preciso haver muita vontade, dedicação e motivação.
Mesmo frente ao computador perdem-se minutos que muita gente deixa para depois e fazer as coisas só por fazer não vale a pena. Ou se faz com dedicação e gosto pelos animais ou do tipo "ah e tal é só fazer uns telefonemas e mandar uns mails despacho aquilo em menos de nada e estou a ajudar" não serve.
Não se chega ao resultado pretendido e secalhar acaba por ser pior.
A ideia tem pernas para andar o pior é o resto.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”