feedback termostato

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

ghostbuster
Membro Júnior
Registado: terça jan 06, 2009 7:10 pm

sexta dez 18, 2009 4:12 pm

pois, mas olha no teu caso um cabo usb não é preciso que tu so precisas de 2 fios ele tem 4, sendo assim podes optar por um par de fios de um cabo UTP para redes de computador
FrankieGecko
Membro Veterano
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am

sexta dez 18, 2009 4:14 pm

ghostbuster Escreveu:pois, mas olha no teu caso um cabo usb não é preciso que tu so precisas de 2 fios ele tem 4, sendo assim podes optar por um par de fios de um cabo UTP para redes de computador
Eu vou usar cabo de sonda, com a manga rectractil por fora ;)
ghostbuster
Membro Júnior

sexta dez 18, 2009 4:17 pm

FrankieGecko Escreveu:
ghostbuster Escreveu:pois, mas olha no teu caso um cabo usb não é preciso que tu so precisas de 2 fios ele tem 4, sendo assim podes optar por um par de fios de um cabo UTP para redes de computador
onde é que se arranjam esses cabos? mesmo assim penso que a unica diferença é que aguentam temperaturas mais altas
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 4:25 pm

ghostbuster Escreveu:
FrankieGecko Escreveu:
onde é que se arranjam esses cabos? mesmo assim penso que a unica diferença é que aguentam temperaturas mais altas
Qualquer cabo aguenta as temp que usamos nos terrários, mas este cabo de sonda compras em qualquer casa de elctrecidade e electrónica.. Perguntas por cabo de sonda, ou cabo de alimentação 12 V.

:)
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta dez 18, 2009 4:50 pm

E não é mais pratico e funcional, comprar logo um termostato com sonda e pronto a ligar?
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 5:05 pm

Bondage2010 Escreveu:E não é mais pratico e funcional, comprar logo um termostato com sonda e pronto a ligar?
Claro k sim! faltou-te foi alguns adjectivos :lol:

Prático, funcional, muito, mas muito mais caro, em muitos casos muito menos precisos, pois a sonda que trazem não vale nadinha.
Há outra coisinha....estes costumam não dar para programar a "folga de actuação do termoestáto".... Repito, acho este aspecto super importante nos termoestátos.
Cumps

PS. eu também tenho um da Lucky Reptile, o termocontrol II e fico contente com as prestaçoes deste, mas custou 60 eur e não da para programar a "folga de actuação do termoestáto"

Cumps.

Duvidas ....esclareco de outra forma
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 5:08 pm

Bondage2010 Escreveu:E não é mais pratico e funcional, comprar logo um termostato com sonda e pronto a ligar?
Além disso pelo menos no meu caso estou a tentar e testar termoestatos e diferentes maneiras de os construir/ montar...também espero encontrar um prático e funcional, é o k mais procuro, mas também preciso e barato :)

Cumps :lol:
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 5:10 pm

ghostbuster Escreveu: onde é que se arranjam esses cabos? mesmo assim penso que a unica diferença é que aguentam temperaturas mais altas

Não é a unica diferença....cuidado pois temos mesmo de ter atenção à secção do cabo que vamos usar....podemos alterar ou violar a medição do termoestáto.
Bondage2010
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 6:35 pm

FrankieGecko Escreveu:
(...)
Há outra coisinha....estes costumam não dar para programar a "folga de actuação do termoestáto".... Repito, acho este aspecto super importante nos termoestátos.
(....)

Traduz :oops: e diz por achas importante a folga de actuação... :oops: o que quer que isso queira dizer :?
ghostbuster
Membro Júnior

sexta dez 18, 2009 7:03 pm

a folga de actuação é a diferença de graus, ou seja escolhes que o termostato desligue o calor aos 28 graus e queres que ligue aos 26 ai metes uma folga de actuação de 2 graus, claro isto é na teoria porque na pratica devido a transferencia de calor as coisas não são bem assim, por exemplo mesmo que desligues o aquecimento, a temperatura ainda sobe um grauzinho ou dois.No meu termostato pus a folga de 3 graus e para ter a temperatura entre 26 e 28 graus, que é para uma cornsnake, depois foi so fazer o ajuste no termostato por exemplo ele esta programado para desligar aos 26.5graus, e deste modo consigo ter uma temperatura maxima de 28 graus e uma minima de 27 graus
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

sexta dez 18, 2009 7:04 pm

Bondage2010 Escreveu:
FrankieGecko Escreveu:
(...)
(....)

Traduz :oops: e diz por achas importante a folga de actuação... :oops: o que quer que isso queira dizer :?
Penso que é como se fosse uma tolerância, por exemplo marca-se 32ºC com folga de actuação de 2ºC, Ele aos 34ºC vai desligar a fonte de aquécimento e aos 30ºC ligar. Não sei se me fiz entender bem mas penso que seja isto.
<p><strong>
</strong></p>
ghostbuster
Membro Júnior

sexta dez 18, 2009 7:23 pm

fotos no primeiro post :D
Bondage2010
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 8:10 pm

joaoplscosta Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
FrankieGecko Escreveu:
(...)
(....)

Penso que é como se fosse uma tolerância, por exemplo marca-se 32ºC com folga de actuação de 2ºC, Ele aos 34ºC vai desligar a fonte de aquécimento e aos 30ºC ligar. Não sei se me fiz entender bem mas penso que seja isto.
Sim obrigado pela explicação...mas não acho muito importante esses dois graus, repara que durante o dia as temperaturas variam e nem todos os dias têm a mesma temperatura , , logo dentro do terrario tambem não será minimamente prejudicial á cobra esses dois graus de tolerancia, desde que o aquecimento desligue na temperatura escolhida para não haver risco de queimaduras , o resto não acho importante.
jorginho11
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

sexta dez 18, 2009 11:13 pm

Bondage2010 Escreveu:
joaoplscosta Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
FrankieGecko Escreveu:
(...)
(....)

Sim obrigado pela explicação...mas não acho muito importante esses dois graus, repara que durante o dia as temperaturas variam e nem todos os dias têm a mesma temperatura , , logo dentro do terrario tambem não será minimamente prejudicial á cobra esses dois graus de tolerancia, desde que o aquecimento desligue na temperatura escolhida para não haver risco de queimaduras , o resto não acho importante.
A isso chama-se delta T ou seja, diferencial de temperatura, no exemplo são 4ºc e não 2º, pois set-point de 32º c/ delta T de 2º dá 31º a 33º, e isso é sempre de evitar, o ideal é um termostato/ termometro que precisamente tenha o minimo de diferencial.
A curva de temperatura deve assemelhar-se a uma ligeira "ondulação" e não a uma sucessão de podiuns. :wink: :)
<p>Sejam v&oacute;s proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
FrankieGecko
Membro Veterano

quarta dez 23, 2009 10:31 am

Obrigado por ajudarem a explicar as dúvidas aqui da malta do fórum e por terem explicado direitinho aquilo que eu não sabia a designação correcta.

Ah.... Bondage2010, queria explicar-te que acho este especto super importante num termoestáto, pois todos os que vi e tenho próprios para terários...o meu feedback é o seguinte:
Termostatos analogicos
....como os da prodac etc.....é para esquecer, pois programamos p e.ex 28º, mas na realidade as temperaturas têm de chegar bem mais alto para que ele deixe de "actuar", nada de grave, pois com uns ajustes ficava no ponto....pior é o quanto tem de descer a temperatura para que ele volte a "actuar", resumindo, há alterações de temperatura de perto de 10ºC.... para mim....não serve :?
Termoestátos Digitais
Destes só possuo o da L.R, o thermocontrol pro, acho-o muito bom, prático etc, mas não dá (nem este nem nehum do género) para se programar esta tal "tolerância" que eu tanto falo, e vem predefinida como a maioria ou totalidade destes para 1ºC.
Resultado, programas para 32º e ele deixa de actuar aos 33 e actua aos 31...até aqui tudo bem, e os nossos equipamentos ligados ao termoestáto?? Sempre constantemente a ligar/desligar as vezes com diferenças de 20seg, um dia inteiro...damos cabo da "vida util" dos equipamentos, por este grande motivo considero este um aspecto super importante nos termoestatos, e sem dúvida um aspecto a ter em conta quando se quer um termoestáto mais preciso e seguro.

:lol:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”