Devo colocar Termostato?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Cris2323
Membro Júnior
Registado: sexta out 30, 2009 5:46 pm

segunda dez 21, 2009 7:34 pm

Adquiri ontem uma tartaruga hieroglifica bebé. Ela não come e mal se mexe, sei que tem que ver com a hibernação e que é normal visto que estamos no inverno.
Devo colocar termóstato?? (li algures na arca que no primeiro ano de vida as tartas não deviam hibernar e que se colocassemos termostato não hibernavam e faziam a sua actividade normal (é verdade?) )
Se colocar térmostato ela irá crescer muito rápido?? (informação fornecida pela vendedora da loja de animais)
Também é necessário pôr uma lâmpada de raios UVB?? (se sim, onde se arranja uma e de quantos volts?)
Desculpem a ignorância, :wink: Ajudem-me sff. Cumps
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda dez 21, 2009 7:51 pm

Não é normal, mas como defesa ela protege-se brumando, o que não quer dizer que consiga aguentar a brumagem, pois se não tiver idade nem reservas suficientes para se manter tanto tempo nesse estado, que não é normal, provavelmente nunca chega acordar ;) sim deves aquecer a agua, sim deves arranjar lampada de UVB e não deves alimentar so com camaroes secos, e não cresce mais rapido com agua quente, tem é problemas em desenvolver-se a um ritmo normal sem aquecimento, pois são de climas mais quentes que o nosso ;) entretanto preocura pelo forum, que há muitos muitos topicos com boa informação sobre os cuidados com uma tartaruga...
Cris2323
Membro Júnior

segunda dez 21, 2009 8:08 pm

Muito obrigada pela ajuda, já agora o aquário é médio nem muito grande nem muito pequeno, logo, a que temperatura devo de por o termostato? O aquario tem uma parte seca e outra aquática mas a tartaruga está sempre na água, nunca a vi a ir para a seca, é normal? Ela não come desde que cá chegou pus-lhe o stick á frente várias vezes e ela da primeira vez so cheirou das outras ignorou... que fazer para que ela coma?
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

segunda dez 21, 2009 8:14 pm

mete o termostato para os 27 graus que aquilo liga e desliga conforme a temperatura do aquario
<p><strong></strong></p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda dez 21, 2009 8:21 pm

Cris2323 Escreveu:Muito obrigada pela ajuda, já agora o aquário é médio nem muito grande nem muito pequeno, logo, a que temperatura devo de por o termostato? O aquario tem uma parte seca e outra aquática mas a tartaruga está sempre na água, nunca a vi a ir para a seca, é normal? Ela não come desde que cá chegou pus-lhe o stick á frente várias vezes e ela da primeira vez so cheirou das outras ignorou... que fazer para que ela coma?
quanto maior melhor. e consoante a litragem compras um aquecedor com termostato com tantos wats como litros. ela é normal nao ir para a parte seca, que para alem de estar muito frio ela deve estar com o metabolismo lento devido a nao ter agua aquecida.
Cris2323
Membro Júnior

segunda dez 21, 2009 8:25 pm

Obrigada, mas o que fazer para que ela coma ?
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

segunda dez 21, 2009 8:26 pm

O aquecimento deve fazer com que coma
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda dez 21, 2009 8:28 pm

O aquecimento deve aumentar o metabolismo e abrir o apetite, deves alimentar na agua.
Cris2323
Membro Júnior

segunda dez 21, 2009 8:38 pm

Obrigada a todos os que me estão a ajudar peço desculpa pelo incomodo =P. Só preciso de saber se ela irá crescer muito? (é que o aquário não é lá mt grande... :? ) e também queria saber se o termostato tem de estar ligado durante dia e noite? e se tenho de o ter ligado todo ano ou é so no inverno ( se for so no inverno preciso de o ter ligado até que mês? fins de fevereiro?) mais uma vez peço desculpa pela ignorancia :oops:
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

segunda dez 21, 2009 9:07 pm

Olá :D

Deve ter o aquecedor com termostato sempre ligado, tendo o cuidado de medir com um termómetro para confirmar a temperatura da água.

Para saber qual o aquecedor ideal para o seu aquário, primeiro terá de calcular quantos litros de água ele leva. Multiplique o comprimento pela altura e pela largura, divida por mil e terá os litros. O aquecedor deverá ser de 1W por cada litro. Deve também pôr um filtro para fazer circular a água e a temperatura ser homogénea.

Quanto à lâmpada, eu comprei uma da exo-terra reptil glo 5.0 UVB 13W, mas também existem umas equivalentes da zoomed. Convém estar direccionada para a zona seca a menos de 30cm de distância desta e ligada de 10 a 12h diárias, para a tartaruga apanhar "banhos de sol" quando quiser.

Para saber mais sobre as caracteristicas dessa espécie (o tamanho, necessidades), pode pesquisar aqui mesmo na arca (lá em cima onde diz répteis) e deixo-lhe aqui também um link de um site com muita informação: http://www.infotortuga.com/

Boa sorte :wink:
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

segunda dez 21, 2009 9:13 pm

Se vires que o tamanho do aquario para já é suficiente para ela então deixa a estar nesse. Se vires que não, vais ter que optar por fazer ou comprar um aquario de vidro maior ( de preferencia ja tendo em conta o tamanho adulto dela) se o orçamento não der para isso vê este tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56383
Eu tambem estou a usar uma caixa de arrumação, com a diferença que a zona seca não é exterior.

Não metas termostato sem ter o filtro!
Cris2323
Membro Júnior

segunda dez 21, 2009 9:19 pm

O aquário é de forma circular tem de raio 27cm e de altura uns 10cm, mas eu só encho 3 cm de água (como me foi indicado). Logo quantos W deve ter o aquecedor?? :?
chenri
Membro Veterano

segunda dez 21, 2009 9:33 pm

Vai ser muito complicado por um aquecedor aí. Eu começava por comprar um aquário maior, existem umas tartarugueiras em vidro com rampa à venda nas grandes superfícies com tamanhos que para o início desenrascam. Aquele que descreveu não me parece de maneira nenhuma adequado.

Lembre-se de uma coisa, na maior parte das lojas ninguém percebe nada de tartarugas e quase todas as informações que fornecem são falsas. Também me aconteceu, tentaram-me enganar, só que tive a sorte de pesquisar primeiro.

Boa sorte :wink:
Cris2323
Membro Júnior

segunda dez 21, 2009 9:43 pm

Vou tentar construir um aquario como o que está no link que o FeelingNerD referiu (obrigada :wink: ) é muito mais económico do que comprar um novo que sao caros :? Por favor vão ao link ( http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56383 )e digam-me se é o aquario ideal para a minha tartaruguinha. Não acham que a profundidade da água não será demais para a minha mini-tartaruga ? E mais se eu tiver termostato mas lavar o aquário de dois em dois dias continua a ser necessário o filtro?
chenri
Membro Veterano

segunda dez 21, 2009 9:54 pm

Acho que é uma excelente e económica ideia e a profundidade não é demasiada para a tartaruga, já que elas adoram nadar.

Quanto ao outro assunto , se puser aquecedor e não tiver filtro, vai ter sempre uma zona muito mais quente do que a outra e a tartaruga pode-se queimar no aquecedor. O filtro também serve para fazer circular a água.

Espero ter ajudado :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”