Luna: Obstipação

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

jsimoes
Registado: segunda ago 05, 2002 8:43 am

terça set 23, 2003 11:38 pm

Boa noite. É a primeira vez que escrevo aqui no fórum embora já me tenha registado a algum tempo, mas preciso de ajuda.
Tenho uma gata chamada Luna, com 3 anos e pouco de idade, e há já algum tempo que ela tem vomitado e tem tido dificuldade em fazer as fezes.
Já a levei ao veterinário, e ele resolveu o assunto com alguns clisters para amolecer as fezes e ela conseguir fazer. Só que depois passado um pouco de tempo e até à uma semana ela voltou a começar a não fazer nada e perdeu o apetite e a vivacidade. Levei-a ao veterinário outra vez e neste caso fizeram lhe varios clisters outra vez, deram-lhe soro e teve que ficar internada de novo, pois tava 1 pco abatida. No dia seguinte fui busca-la e ainda n tinha feito nada. Juntamente com a gata trouxe uma lista de medicamentos para lhe dar. Laevolac, pursunide e um antibiótico. Dei-lhe isso e 2 dias depois quando acordei de manhã tinha a casa toda suja com fezes dela, mas num estado de diarreia. Pensava eu que ela já estaria mais aliviada mas agora continua a não fazer nada e eu continuo a dar-lhe o Laevolac e o pursunide que são laxantes e hoje comecei a dar-lhe um antibiótico Clavamox para prevenir infecções no estômago e nos intestinos devido às fezes. O médico diz que pode ser um felocaoma ou uma coisa assim, mas eu não sei o que hei-de fazer mais para a aliviar. Entretanto na última consulta paguei uma consulta para cima dos 100€ devido à estadia de uma noite também, e agora não posso lá voltar. Alguém ja passou por situação semelhante e que me possa ajudar por favor? Obrigado desde já. :( :cry:
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

terça set 23, 2003 11:53 pm

Boa noite,

Mas afinal qual foi o diagnóstico da gata? Fez Rx? ecografia? tem febre? O vet. disse que demoraria a melhorar? tem confiança no vet?

É que a situação que descreve não me parece muito normal. Eu pediria uma 2ª opinião.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça set 23, 2003 11:54 pm

jsimoes Escreveu: O médico diz que pode ser um felocaoma ou uma coisa assim, mas eu não sei o que hei-de fazer mais para a aliviar. Entretanto na última consulta paguei uma consulta para cima dos 100€ devido à estadia de uma noite também, e agora não posso lá voltar. Alguém ja passou por situação semelhante e que me possa ajudar por favor? Obrigado desde já. ( cry
Será " fecaloma " ao que se refere ? Isso é uma " bola " fecal o que quer dizer, na gíria, é que as fezes em vêz de serem com o formato normal ( tipo chouriço :oops: ) é em forma de " bola " e causa a obstrução..., mas acho que deve consultar outro vet, prq já são vêzes a mais que o mesmo sucede... não será que tem a vêr com o tipo de alimentação que lhe dá ?
Fale com outro vet ou até vá á Faculdade de Medicina Veterinária, o quanto antes.
Há rações específicas, nos vets, para gatos com problemas intestinais.

As melhoras do seu gatinho,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta set 24, 2003 12:45 am

o melhor é mesmo consultaR OUTRO VET. PODE SER DA ALIMENTAÇÃO OU BOLAS DE PELO E ESTÃO A INTOXICAR O ANIMAL E A GASTAR DINHEIRO INUTILMENTE. ISTO HÁ CADA UMA :o :o :o SE A GATA FOSSE IDOSA, COMPREENDIA-SE. ASSIM :o
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta set 24, 2003 9:21 am

OLá

A sua gata tem o pêlo comprido?
Isso acontece há muito tempo?
Tente comprar-lhe o laxatone ou algo semelhante, é uma pasta que evita a formação de bolas de pêlo. Dê-lhe agora dois dias seguidos uma colher de chá inteira e se ela não começar a fazer dê 3 dias seguidos. Em princípio ajuda a aliviar. E dê-lhe depois sempre duas vezes por semana meia colher.
Os gatos andaram a perder muito pêlo e como se estão sempre a lavar por vezes formam bolas de pêlo das quais não se conseguem livrar e por isso vomitam ou ficam com obstipação. É preciso ter cuidado pois pode formar uma bola de pêlo de tal ordem que pode tapar o intestino. Já aconteceu isso ao gatinho de um forista e teve de ser operado.

Não me parece é que o seu vet esteja a dar conta do problema. Tente consultar um outro. Se está com problemas monetários, fale com o vet para pagar em prestações, em principio vai permitir.

Que ração dá á sua gata? Há rações que evitam a formação de bolas de pêlo.

Vá dando notícias.

beijokas
kathleen
Puga
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 11:41 am

quarta set 24, 2003 9:38 am

leonildecarvalho Escreveu:
jsimoes Escreveu: O médico diz que pode ser um felocaoma ou uma coisa assim, mas eu não sei o que hei-de fazer mais para a aliviar. Entretanto na última consulta paguei uma consulta para cima dos 100€ devido à estadia de uma noite também, e agora não posso lá voltar. Alguém ja passou por situação semelhante e que me possa ajudar por favor? Obrigado desde já. ( cry
Será " fecaloma " ao que se refere ? Isso é uma " bola " fecal o que quer dizer, na gíria, é que as fezes em vêz de serem com o formato normal ( tipo chouriço :oops: ) é em forma de " bola " e causa a obstrução..., mas acho que deve consultar outro vet, prq já são vêzes a mais que o mesmo sucede... não será que tem a vêr com o tipo de alimentação que lhe dá ?
Fale com outro vet ou até vá á Faculdade de Medicina Veterinária, o quanto antes.
Há rações específicas, nos vets, para gatos com problemas intestinais.

As melhoras do seu gatinho,

Leo

Devia consultar uma 2ª opinião, o mais rápido possivel.
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

quarta set 24, 2003 9:45 am

Na minha opinião deve consultar outro vet porque realmente não é normal que o gatinho esteja assim e deve haver soluções que não passem sempre pelos clisteres e laxantes.
Sei que já gastou algum dinheiro mas tente mais uma vez noutro vet para ver se o gatinho melhora.Acho que vai valer a pena.
Mora onde?se calhar podemos aconselhar-lhe um vet...
jsimoes

quarta set 24, 2003 10:46 am

Esqueci-me de dizer uma coisa:
Ela foi apanhada na rua quando era pequena com a parte de trás do corpo um pouco desfeita porque uns miúdos tinham-lhe batido e dps tiveram que reconstruir a parte óssea e o que deu no estreitamento dos ossos das pernas de trás o que dificulta também a passagem das fezes.
Quanto ao "fecaloma", ela já tinha tido isso, mas com clisters foi la. Agora tá mais dificil. Ainda por cima agora deve tar constipada porque passa o tempo todo a espirrar. Mas já lhe estou a dar um antibiótico.

Eu moro na Colina do Sol, Alfornelos perto do Colombo. E vou ao veterinário daqui da zona. Sei que ha outro em Benfica. Não sabem de sites onde falem das doenças dos gatos?Para ver se se pode fazer alguma coisa aqui em casa para alivia-la.

Obrigado pelas respostas ;)
jsimoes

quarta set 24, 2003 10:47 am

Esqueci-me de dizer uma coisa:
Ela foi apanhada na rua quando era pequena com a parte de trás do corpo um pouco desfeita porque uns miúdos tinham-lhe batido e dps tiveram que reconstruir a parte óssea e o que deu no estreitamento dos ossos das pernas de trás o que dificulta também a passagem das fezes.
Quanto ao "fecaloma", ela já tinha tido isso, mas com clisters foi la. Agora tá mais dificil. Ainda por cima agora deve tar constipada porque passa o tempo todo a espirrar. Mas já lhe estou a dar um antibiótico.

Eu moro na Colina do Sol, Alfornelos perto do Colombo. E vou ao veterinário daqui da zona. Sei que ha outro em Benfica. Não sabem de sites onde falem das doenças dos gatos?Para ver se se pode fazer alguma coisa aqui em casa para alivia-la.

Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quarta set 24, 2003 11:04 am

Bem, nunca passei por esta situação, mas deve desde já procurar ajuda noutro vet, conforme já aqui foi dito.
Provavelmente irão achar o que vou dizer a seguir disparatado, mas....
Eu própria tenho problemas de obstipação, e no outro dia em desespero de causa também fui à farmacia onde me deram o persunide......jurei para nunca mais, além de umas cólicas muito fortes e muito dolorosas, fiquei com irritação nos intestinos e não resolveu o problema.

Lamento não ser de mais ajuda
As melhoras
Roxanne
Membro
Registado: terça ago 12, 2003 12:35 pm

quarta set 24, 2003 12:07 pm

olá...felizmente ao Merlin também nunca aconteceu isso, mas a mim sim...comigo funcionou usar um supositório de glicerina, foi tiro e queda...depois ouvi falar de algo semelhante para gatos, e que também se vendia em farmácias...acho que à base de parafina mas sinceramente não me recordo de qual era a matéria prima. De qualquer modo de tudo o que li, o melhor conselho é mesmo pedir uma segunda opinião a outro vet...

Beijinho e ronrons do Merlin
Roxanne
Membro
Registado: terça ago 12, 2003 12:35 pm

quarta set 24, 2003 12:53 pm

Já sei, já sei... :)
É Parafina Líquida Bebível, que lubrifica o intestino de modo a facilitar a evacuação...os veterinários costumam ter, mas se calhar em farmácias também há...
de qualquer modo, aconselho a não avançar sem falar com um vet, até porque foi uma solução que eu ouvi mas nunca tive que a experimentar no Merlin, felizmente...
Mandei-lhe uma pm acerca de uma clinica vet que já tratou um caso semelhante...
As melhoras da Luna...que tudo corra bem...

Beijinho e ronrons do Merlin
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 24, 2003 1:09 pm

jsimoes Escreveu: Esqueci-me de dizer uma coisa
Quanto ao "fecaloma", ela já tinha tido isso, mas com clisters foi la.
Olá.

Se a gatinha tem problemas em defecar por causa do estreitamento ósseo, parece que já existe uma razão... de qlq forma não posso estar a relacionar um caso com outro, até prq nem sou vet, mas atrevo-me a dizer-lhe que o uso frequente de clistéres ou de laxantes, podem originar uma tuberculose intestinal... parece-me que tem um caso de extrema urgência para ser seguido por um vet para uma segunda opinião e como disse e bem, a Kathleen, se o problema é monetário, fale com o vet para acerto dos pagamentos...mas por favor, vá o mais bréve possível com a gatinha a outro vet . Por favor não se fique por remédios caseiros ou algo que veja na net, prq o que a nós nos pode parecer...pode não ser...percebe ( ? ) correndo até o risco de poder ser algo fácil de tratar e acabar por fazê-lo mais gráve com " mézinhas " da net ou diagnósticos falsos...

As melhoras da gatinha e vá dando notícias,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jsimoes

quarta set 24, 2003 2:13 pm

Muito Obrigado a todos, pela ajuda. Vou ver se oiço uma segunda opinião.Em breve darei notícias.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta set 25, 2003 9:14 am

Olá,

Então já há novidadesda Luna? Ela já está melhor?

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”