Ajuda para aquaterrário - actualização com fotos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

segunda dez 21, 2009 12:46 pm

Muito bom o seu projecto, parabens! :D ficou fantastico! Desculpe-me a pergunta mas em quanto ficou esse aquario? (€) Parece ter uma estrutura muito bem construida. Esse aquecedor penso que ainda não é suficiente. Segundo as minhas contas você tem um aquario com perto de 250 l de volume e deve ter quase uns 200 litros lá dentro pelo que vejo na foto. Um de 50 w vai fazer o resto do trabalho concerteza. Relembro que deverá ser 1w por litro. No meu caso a agua para fazer o ciclo temperatura ambiente -> temperatura desejada leva cerca de umas 4 horas, portanto o seu já deveria estar na temperatura desejada caso o termostato estivesse a dar conta do recado.

Quanto a elas brigarem convem ter atenção a isso mas pelas fotos não me parece que as suas brigas tenham haver com o tamanho. Pode ser apenas uma reacção estranha ao seu novo habitat. Já agora, se quer que elas comecem a comer sticks tente o que eu fiz: misture numa tampinha de garrafa uns camarões com os sticks e agua, deixe estar durante uns 5 minutos e depois dê só os sticks. Com as minhas funcionou na perfeição! Certifique-se que os sticks são os indicados para tartarugas bebés pois as minhas não comem os para adultas com tanta facilidade (devido ao tamanho e tambem à composição que deve ser diferente).

Boa sorte e que elas vivem muitos e longos anos! :D :lol:
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

segunda dez 21, 2009 2:03 pm

Obrigada Allistor :D .

Mandei fazer o aquário numa vidreira que os faz com alguma frequência e ficou por 110€ (só o aquário).

Quanto ao tipo de vidro, enganei-me ao dizer temperado, na realidade o vidro é laminado pois eles recomendaram-me este por ser mais resistente.

O aquário tem mesmo 150l de água contados, daí ter optado por um aquecedor de 150W (1W por litro), no entanto, só ao fim de 24h é que atingiu a temperatura desejada (25ºC).

Na loja onde comprei as tartarugas, a água estava a 22ºC, por isso acho que até foi benéfico terem tido um aumento gradual da temperatura.

Nessa loja disseram-me que elas estavam habituadas a comer sticks e uma vez por semana comiam camarões. Os meus sticks são para tartarugas bébés e talvez tenham um cheiro diferente do que estavam habituadas, vou experimentar o truque dos sticks com camarão como me recomendou. :wink:

Muitas felicidades também para as suas :P
Allistor
Membro Veterano

segunda dez 21, 2009 2:28 pm

Na loja a darem sticks? :twisted: :lol: dexem-me rir... Aliás se você diz que elas não estão a comer sticks em sua casa então garanto-lhe que elas nunca comeram sticks. Acredite, basta elas comerem uma vez só sticks e voilá nunca mais os largam. Falo por experiencia propria. É que os camaroes que me venderam na loja tem cerca de 5x o tamanho da embalagem de sticks para bebes (das pequenas) portanto não tou a ver a loja a dar sticks (que custam 6€ por embalagem pequena) em vez de darem camarões (que custam... 2€! A embalagem que comprei).

Passando à frente: vá dando novidades e postando dúvidas que estamos aqui para aprender uns com os outros :wink:

Se calhar a quantidade de agua faz muita diferença no seu termostato. Até porque tenho 150w para 80l de agua. E mais!... É que como sou dos Açores aqui as temperaturas da agua e ambiente não são tão baixas quanto as que se costumam sentir no continente nesta época.

Cumps

Edit: Esqueci-me de comentar o preço: excelente preço/qualidade! :D
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

terça dez 22, 2009 11:55 am

chenri, uma das razões pela qual as tartarugas não comem é porque ainda não estão completamente habituadas ao novo espaço, de certeza que é maior do que aquele onde estavam, a temperatura é diferente, ambiente diferente... Vá tentando tipo duas vezes ao dia a ver se elas pegam no comer, é normal não comerem logo, isso varia de tartaruga para tartaruga! :)
Em relação às brigas, esteja atenta, principalmente na altura do comer... :wink:
chenri
Membro Veterano

terça dez 22, 2009 4:54 pm

Boa tarde :D

Finalmente o aquecedor estabilizou, ontem tive de o baixar por duas vezes, mas já vi o termostato a desligar e a ligar e a temperatura manteve-se constante. Vou continuar a controlar.

Quanto às tartarugas, ainda estão um pouco assustadas, uma delas é mais assustadiça do que a outra, e se alguém passar perto do aquaterrário, esconde-se logo num recanto da rampa que está imerso. Se estiverem a apanhar "banhos de sol" na rampa e alguém se aproximar, atiram-se logo para dentro de água e tentam passar o vidro para a parte que está forrada com o papel, na tentativa de se esconderem na falsa vegetação.

Não sei se hei-de interagir mais com elas, isto é, falar mais com elas para se irem habituando à minha presença sem se sentirem ameaçadas, ou se as deixo sossegadas (excepto na hora da refeição).

Em relação à comida, tentei o tal truque de juntar sticks com camarões num bocadinho de água e dar-lhes só os sticks. Elas morderam os sticks, cuspindo-os logo de seguida :o , pensei até que se tinham engasgado. Para tirar dúvidas, pus uns camarões na água (com o dobro do tamanho dos sticks) e as gulosas comeram-nos de imediato :o .
Aquela que me parece menos tímida ainda comeu alguns sticks a seguir e a outra não os quis. Hoje dei-lhes apenas sticks, elas morderam e cuspiram :? . Vou esperar que a fome aperte.

Deixei a comida na água, mas não sei se entretanto ela perde o cheiro, devo retirá-la?

Pareço uma "mãe galinha", sempre a inspeccionar para ver se está tudo bem com elas, do tipo " :o Ai! Aquela está a nadar de lado, estará doente? (um segundo depois):Agora já não está.Ufa! E aquela tem os olhos fechados :o . Ah! Já abriram, estava só a dormir. Ufa!"

Quanto às brigas, estas têm acontecido na disputa pelo tal cantinho da rampa que está imerso. Devo interferir? Até agora foram só umas dentadinhas na carapaça sem danos, elas até passam muito tempo juntas e em harmonia (penso eu).

Desculpem outra vez o testamento :oops:

Até breve
VanesIsa
Membro Veterano

terça dez 22, 2009 5:07 pm

Desde o momento em que a comida fica mole, elas já não a comem, o ideal seria retirar os restos, até porque a água fica durante mais tempo limpa! ;)

Com o tempo elas habituam-se à presença humana... No caso das minhas, basta alguém chegar-se ao aquário para começarem logo a pedir comer, quando me sento ao lado do aquário, vêm todas ter comigo ao cantinho! :D
chenri
Membro Veterano

terça dez 22, 2009 5:21 pm

Obrigada VanesIsa :D

Muitas felicidades (para todos os seus bichinhos lindos também) :wink:
Allistor
Membro Veterano

terça dez 22, 2009 7:42 pm

VanesIsa Escreveu:Desde o momento em que a comida fica mole, elas já não a comem, o ideal seria retirar os restos, até porque a água fica durante mais tempo limpa! ;)

Com o tempo elas habituam-se à presença humana... No caso das minhas, basta alguém chegar-se ao aquário para começarem logo a pedir comer, quando me sento ao lado do aquário, vêm todas ter comigo ao cantinho! :D
X2!! :D as minhas já não podem ver ninguém que começam logo a nadar contra o vidro como se estivessem (que dentro de cabecinha delas estão) a pedir comida :D é o hábito. Em poucas semanas as suas também serão assim concerteza.

Com que então estão a fazer-se de esquesitas as marotas :lol: vão acabar por comer :wink:
VanesIsa
Membro Veterano

terça dez 22, 2009 8:13 pm

chenri Escreveu:Obrigada VanesIsa :D

Muitas felicidades (para todos os seus bichinhos lindos também) :wink:
Igualmente! :wink:
Sacamano
Membro Júnior
Registado: terça dez 22, 2009 2:48 pm

terça dez 22, 2009 8:43 pm

Muitos parabéns pela obra, gosto muito.

Pode parecer uma pergunta parva, mas um aquaterrário destes, para além dos custos de construção, tem custos elevados ao nível de consumo de energia por exemplo?

Depois de más experiências, ando a ver se consigo construir algo assim para oferecer, mas tenho que ponderar tudo muito bem: não posso oferecer algo que depois constitua um encargo enorme em termos de manutenção... :)
VanesIsa
Membro Veterano

terça dez 22, 2009 8:54 pm

Sacamano Escreveu:Muitos parabéns pela obra, gosto muito.

Pode parecer uma pergunta parva, mas um aquaterrário destes, para além dos custos de construção, tem custos elevados ao nível de consumo de energia por exemplo?

Depois de más experiências, ando a ver se consigo construir algo assim para oferecer, mas tenho que ponderar tudo muito bem: não posso oferecer algo que depois constitua um encargo enorme em termos de manutenção... :)
Neste link pode ver vários exemplos de aquaterrários, pode ser que consiga tirar de lá algumas ideias! ;)

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... io&start=0

Posso dizer que gastei por volta de 200euros no meu aquaterrário maior, é o que aparece nas fotos que estão nesse link!
Depois tem de contar com a energia e a água que se gasta... Posso dizer que não há nenhum arrombo no orçamento, não vai fazer grande diferença na conta final. Contudo vai tudo depender das vezes que muda a água, do tipo de filtro... :wink:
Sacamano
Membro Júnior
Registado: terça dez 22, 2009 2:48 pm

terça dez 22, 2009 9:02 pm

Obrigado, já vou pesquisar :)

Um aquaterrário adequado para 2/3 anos deve ter quantos litros?

Digo 2/3 anos porque é o tempo que vai demorar até estabilizar ao ponto de lhes construir a casa definitiva :)

por isso, o ideal é comprar algo que durante 2/3 anos lhes dê boas condições... mas desconheço o ritmo de crescimento delas...
Allistor
Membro Veterano

terça dez 22, 2009 9:06 pm

Tenho um de 100cmx30x40 e em principio dará para os primeiros 2 anos. Depois passo para um maior também conforme as minhas tartarugas forem machos ou femeas dado a diferença ser bastante notória :D
VanesIsa
Membro Veterano

terça dez 22, 2009 9:19 pm

Allistor, um aquário com 1metro dá bem para mais de 2 anos, sendo só duas tartarugas penso que ainda lhe dura mais uns anos, pode sempre fazer a plataforma no exterior e encher de água até ao topo, ai ficam com uma zona bem mais ampla para nadarem!
Allistor
Membro Veterano

terça dez 22, 2009 9:43 pm

Se forem duas femeas tou lixado :D :lol: hehe quero ver se dentro de um ano já tenho plataforma em cima do aqua 8) por agora elas ainda andam muito perdidas no seu pequeno oceano :D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”