Boa tarde
Finalmente o aquecedor estabilizou, ontem tive de o baixar por duas vezes, mas já vi o termostato a desligar e a ligar e a temperatura manteve-se constante. Vou continuar a controlar.
Quanto às tartarugas, ainda estão um pouco assustadas, uma delas é mais assustadiça do que a outra, e se alguém passar perto do aquaterrário, esconde-se logo num recanto da rampa que está imerso. Se estiverem a apanhar "banhos de sol" na rampa e alguém se aproximar, atiram-se logo para dentro de água e tentam passar o vidro para a parte que está forrada com o papel, na tentativa de se esconderem na falsa vegetação.
Não sei se hei-de interagir mais com elas, isto é, falar mais com elas para se irem habituando à minha presença sem se sentirem ameaçadas, ou se as deixo sossegadas (excepto na hora da refeição).
Em relação à comida, tentei o tal truque de juntar sticks com camarões num bocadinho de água e dar-lhes só os sticks. Elas morderam os sticks, cuspindo-os logo de seguida

, pensei até que se tinham engasgado. Para tirar dúvidas, pus uns camarões na água (com o dobro do tamanho dos sticks) e as gulosas comeram-nos de imediato

.
Aquela que me parece menos tímida ainda comeu alguns sticks a seguir e a outra não os quis. Hoje dei-lhes apenas sticks, elas morderam e cuspiram

. Vou esperar que a fome aperte.
Deixei a comida na água, mas não sei se entretanto ela perde o cheiro, devo retirá-la?
Pareço uma "mãe galinha", sempre a inspeccionar para ver se está tudo bem com elas, do tipo "

Ai! Aquela está a nadar de lado, estará doente? (um segundo depois):Agora já não está.Ufa! E aquela tem os olhos fechados

. Ah! Já abriram, estava só a dormir. Ufa!"
Quanto às brigas, estas têm acontecido na disputa pelo tal cantinho da rampa que está imerso. Devo interferir? Até agora foram só umas dentadinhas na carapaça sem danos, elas até passam muito tempo juntas e em harmonia (penso eu).
Desculpem outra vez o testamento
Até breve