Terrário para os próximos habitantes cá de casa

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta dez 24, 2009 12:39 am

Bem aqui ficam as primeiras fotos do novo terrário cá de casa, que irá servir de habitat para os primeiros meses do novo trio de inquilinos (R. ciliatus) que deverá chegar no próximo sábado (após uma viagem de 6h e tal, coisa pouca :evil: )...

Este processo de execução do projecto desta vez foi um pouco mais stressante ( :x :evil: :x a **** do ramo principal foi um "pincel" para fixar), mas lá se acabou por fazer, se bem que as plantas ainda necessitem de crescer um pouco. Falta ainda uma plataforma no barckground de deverá chegar (espero se não esta semana para a próxima) dos EUA, com dois espaços para copinhos de comida e/ou água, em conjunto com alimento para eles da Repashy (com dois sabores, morango e figo).

Apesar de serem arboricolas, adicionei um pequeno túnel no substrato, que poderão usar para se esconderem de quando em vez, até porque já vi mencionado em vários sites que são disponibilizadas tocas ao nivel do solo. Assim têm como opção para se refugiarem as plantas, as cortiças (num dos casos faz uma pequena toca), aos cogomelos (que tem uma toca na base), e os túneis, que poderão ser usados também como território de caça de grilos.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tenho ainda que testar as temperaturas diurnas com as luzes ligadas, e esperar que não subam muito já que ao nivel do solo marca 24º (usando o calor gerado por outro terrário).
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quinta dez 24, 2009 1:09 am

Está porreiro, mas se fosse eu tinha preenchido o background e/ou as laterais com cortiça ou fibra de côco (não gosto muito de ver os vidros despidos, pelo menos o background).

Também não acho grande piada àquilo que calculo ser plantas artificiais que estão penduradas, mas isso é mesmo gosto pessoal 8)

De resto parece-me bom, e com o tempo, certamente ficará melhor...

[Essa colecção não pára de crescer... :roll: ]
Thorgarth
Membro Veterano

quinta dez 24, 2009 1:22 am

NhamNham Escreveu:Está porreiro, mas se fosse eu tinha preenchido o background e/ou as laterais com cortiça ou fibra de côco (não gosto muito de ver os vidros despidos, pelo menos o background).

Também não acho grande piada àquilo que calculo ser plantas artificiais que estão penduradas, mas isso é mesmo gosto pessoal 8)

De resto parece-me bom, e com o tempo, certamente ficará melhor...

[Essa colecção não pára de crescer... :roll: ]
A opção pelo não preenchimento total do background/laterais com cortiça ou coco neste caso tem duas dimensões... em primeiro lugar e mais importante é mesmo a capacidade de retenção térmica do terrário que não pode ser muito acentuada, já que se pretende que fique sempre abaixo dos 28º. Ao colocares cortiça ou coco (e coco não usaria para eles) iria estar a aumentar a carga térmica no interior, dificultando a sua dissipação, mesmo que gerada apenas pelas luzes.
Por outro lado não quiz roubar mais espaço disponivel, até porque a cortiça que tenho é algo espessa, e devo-te dizer que também não desgosto de ver esta diferença de textura e dimensões. A verdade é que o terrário assim "ganha" uma dimensão maior.

:twisted: O "spanish moss" foi mesmo uma experiência. Tinha para cá isso, e até agora nunca tinha gostado do resultado mas neste caso até que não desgosto, se bem que irei equacionar a sua continuação quando as plantas crescerem...

O meu "problema" é que a minha lista nunca se esgota.... já o espaço!!!!
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quinta dez 24, 2009 1:31 am

Aceito os teus argumentos, ainda que hajam formas de resolver esse problema da temperatura.
Que tamanho tem o terrário?

Como eu percebo essa lista interminável :twisted:
Thorgarth
Membro Veterano

quinta dez 24, 2009 1:39 am

NhamNham Escreveu:Aceito os teus argumentos, ainda que hajam formas de resolver esse problema da temperatura.
Que tamanho tem o terrário?

Como eu percebo essa lista interminável :twisted:
Aliás a questão da temperatura vai mesmo ter que ser resolvida com recurso a ventilação, e por ventura alteração do local, já que no escritório atingiram-se pontualmente temperaturas na casa dos 32.º dentro de alguns terrários.

Este terrário tem 40x30x35. O próximo para eles deverá ter no mínimo 50x50x60.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”