algo esta errado ...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
misterJames
Membro Júnior
Registado: segunda dez 21, 2009 10:45 am

sábado dez 26, 2009 12:11 pm

é assim isto pode parecer burro, em quase tudo que li sobre os dragões barbudos, recomendava-se a ter um recipiente com agua. So que durante uma das minhas pesquisas deparei-me com isto:

"You will not want or need a water bowl in the terrarium. In fact, if you have decided to use sand or crushed walnut shells (both of which are usually bad choices), you absolutely cannot put a water bowl in the terrarium. This will lead to many problems: bacteria growth, mites, and most noticeably, the sand and water will clog your Bearded Dragon’s nose which will lead to serious respiratory problems.
Mist your Dragon’s n"
(para quem quiser ler mais sobre isto: http://repticzone.com/caresheets/2112.html )

por isso gostava de saber a vossa opiniao porque nao sei quem esta certo.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado dez 26, 2009 12:21 pm

isso parece-me que so fala em relação a manter areia e agua, que obviamente da mau resultado. como substracto comven ser papel ou argila no fundo, nao deves é ter nenhum substrato solto.
uma vasilha com agua é obrigatorio ter.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado dez 26, 2009 1:44 pm

Obrigatório para o DB não é cris, desde que lhe dê banho. Eu no meu pequenito apesar de lhe dar banho mantenho sempre uma tigela pequena com água.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
cris17
Membro Veterano

sábado dez 26, 2009 2:54 pm

kitten Escreveu:Obrigatório para o DB não é cris, desde que lhe dê banho. Eu no meu pequenito apesar de lhe dar banho mantenho sempre uma tigela pequena com água.
mas eles nao bebem agua? :?
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

sábado dez 26, 2009 3:04 pm

O que pode acontecer quando se tem recipiente de água e substractos como areia, é esta colar-se aos dedos/patas dos animais. Facto que pode levar À perda de dedos aquando da muda de pele. E a situação é bem real, aconteceu-me à uns anos atras com um gecko leopardo. É mais um dos pontos de desvantagem que a areia tem. É o único que eu posso assegurar que não é um mito pois aconteceu aqui. O animal está em optimas condições, inclusive reproduziu sem problemas, tem um bom temperamento etc, mas faltam algumas unhas.
O uso de substractos como esse depende da cabeça de cada um. Eu por exemplo, só usava num terrário e deixei de usar.

Boa sorte com as tuas pesquizas
Ricardo Leitão
Calsonic
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sábado dez 26, 2009 4:42 pm

epah não é obrigatório, utilizar um recipiente com agua, no meu caso nem sequer uso, especialmente porque devido ás temperaturas elevadas que os dragões necessitam é difícil manter a agua no reservatório, passado pouco tempo temos um reservatório sem agua e as humidades elevadas de mais, pois a agua evapora. Depois no caso do meu exemplar ele nem sequer se banha nem dejecta na agua, nunca foi habito dele.

Para esclarecer a duvida do cris, os dragões não bebem agua, existem métodos para ensinar dragões a beber, com a ajuda de uma seringa, na minha opinião desnecessário, porque os dragões retiram toda a humidade que necessitam dos vegetais e insectos que comem.

de qualquer maneira nao existe problema em utilizar um recipiente com agua, o maior problema está no substrato (areia) que mais uma vez na minha opinião é arriscado de mais para ser utilizado.
Brake
cris17
Membro Veterano

sábado dez 26, 2009 5:35 pm

esclarecido brake :wink:
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

sábado dez 26, 2009 7:53 pm

Existem ainda outros problemas associados a essa questão da banheira/bebedouro e substrato. Para além daquilo que já aconteceu ao trustz é também muito frequente aqueles substratos "muito giros" da ExoTerra (e de outras marcas supostamente muito conceituadas) que são areias de várias cores, mas que com ajuda da água lá vão soltando a sua tinta e enquadrando o nosso dragão nas cores do próprio substrato. Existe ainda outra revolução no mundo dos substratos que é a Calci Sand que com a água vai começar a formar aglomerados, aos quais os dragões não resistem, mas que frequentemente resultam em graves obstruções, o que não só causa sofrimento físico aos bichos, como resultar em fatalidades.
Mas isto são factos e ninguém quer saber deles.

Vamos então a opiniões:
  • Quer o dragão beba ou não beba, defeque ou não defeque no banho, um banho é sempre bom. Não sou apologista do banho diário, mas que seja uma ou duas vezes por semana ou, se ele não for mesmo amante da coisa, três vezes por mês. A frequência exacta não importa, não é imperativo que seja estritamente regular, mas a meu ver, não deve ser um aspecto totalmente negligenciado. Os banhos reflectem-se positivamente nas mudas, na hidratação, no digestão, higiene, no tratamento e detecção de algumas patologias e são essenciais durante o período de brumação;
  • Eu tenho banheiras/bebedouros nos terrários, que são usados essencialmente como estímulo ao comportamento natural dos dragões. São necessários? Não. Dão trabalho extra? Sim. Dou-lhes banho à parte? Sim. Eles servem-se delas? Raramente, mas servem-se e é aqui que está o enfoque do uso da banheira, estimula comportamentos como a busca por água, é um auxílio à termorregulação e é mais um tipo de exercício para os dragões.
Conclusões a retirar:
  • Nem os bebedouros nem os banhos são necessários;
  • Os bebedouros envolvem riscos reais que devem ser tomados em conta;
  • Os dragões podem gostar de tomar banho;
  • Os dragões beneficiam de um banho regular (alguns podem até necessitar);
  • As reacções variam de dragão para dragão e as técnicas de dono para dono.
<p>
</p>
cris17
Membro Veterano

sábado dez 26, 2009 8:04 pm

jmangelico gostei da tua opinião, so nao percebi em que é que os bebedouros envolvem riscos... isto se nao tivermos substracto solto (que é o aconselhavel)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado dez 26, 2009 8:24 pm

Se não houver substrato solto não tem qualquer perigo o bebedouro. Concordo em absoluto com o Jmangelico.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

domingo dez 27, 2009 8:20 pm

Eu também não uso bebedouro...como sabem os DB´s extraem a agua dos alimentos! A unica altura em que ponho o bebedouro é quando ele está na muda e aí sim ele vai la encharcar-se todo para se ver livre da pele velha, fora isso nunca toca em agua, nunca mesmo!
Pode-se perfeitamente ter um recipiente com agua dentro do terrário, não serve é para grande coisa... :wink:
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”