Quantidade de comida aos porquinhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
ShyFairy
Membro Veterano
Registado: quinta jul 17, 2008 4:09 pm

segunda dez 28, 2009 12:22 am

Olá a todos. Dos foristas que têm porquinhos, gostaria de saber mais ou menos qual a quantidade de comer que lhes dão.
Eu normalmente dou coentros, cenoura, bróculos, espinafres e pepino e depois vou variando dando alguma fruta ou outro tipo de vegetais. E, claro, feno, ração e água. Bom, mas a questão não é propriamente aquilo que lhes dão mas sim em que quantidade. Estive a ler algumas coisas e começo a pensar que estou a dar comida a mais aos meus porquinhos. Bem, principalmente ao mais velho que tenho a mais de um ano. Tenho outro pequeno à umas semanas.
Sempre que alguem ve o meu porquinho fica de boca aberta por ser enorme, já no veterinário dizem o mesmo. Será mesmo ele que é grande ou será mas é gordo devido á quantidade de comida?
Bom, gostaria de saber realmente as quantidades que lhes costumam dar ;)
Obrigado.
duqueema
Membro
Registado: domingo jan 25, 2009 9:30 am

segunda dez 28, 2009 10:53 am

Bem, de manha dou +/- 80g de racao o feno esta sempre disponivel e a agua tambem! ao fim da tarde quando estou em casa dou vegetais e frutas tais como:
rebentos de alface (mas nao muito) bróculos, cenoura, pepino, tomate, aipo, salsa, pimento (amarelo e vermelho, o verde eles nao gostam muito), uvas e maca sao as unicas frutas que comem...

mas atencao que nao dou tudo isto ao mesmo tempo :lol: , combino sempre 2 ou 3 diferentes em alguma quantidade, +/- 250g!!!

acabei de pesar os meus e o Kiko pesa 1218g :o e o Tim-Tim pesa 1090g, ou seja o menino kiko tem de fazer dieta!!! :lol:
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

segunda dez 28, 2009 12:05 pm

Shyfairy, penso que os espinafres esão na lista de vegetais não aconselhados!

Acho que o peso ideal de um porquinho-da-índia macho adulto é de 1,200 kg.

A importância dos vegetais e fruta é fornecer vitamina C, e pelo que tenho lido, a quantidade ideal por dia é de 10 a 30 mg/kg (fonte: http://www.guinealynx.info/diet.html).

Eu de manhã dou sempre uma cenoura (uma inteira, com tamanho médio, para as minhas duas porquinhas, ás rodelas). Não comem logo tudo, mas vão devorando ao longo do dia.

Quando chego a casa dou ração e uma rodela de pimento verde p/ cada, um tomate cherry para cada uma, e depois vario: uma rodela de pepino ou corgette, ou bróculos (não convém dar em excesso)...
Eu tento não dar comida que ultrapasse o tamanho delas :P

Neste momento ainda estão na engorda, têm 6 meses e correm muito!!!, por isso abuso um bocadinho e vou dando mais um bocadinho se vir que ainda têm apetite.

As minhas meninas nem são muito pedinchonas, entretêm-se bastante com o feno e a roer um rolo de cartão, mas os meus machos pareciam rotos, sempre com fome...

Cumprimentos,
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
ShyFairy
Membro Veterano

segunda dez 28, 2009 2:02 pm

Pois é, eu de manha costumo dar cenoura também as rodelas, pepino e broculos. Isto é o normal, mas vou variando. Espinafres dou quando a minha mae compra o que ate nem acontece muitas vezes.

Os meus sao muito pedinchões ! É que eles nao guinxam, eles gritam ! :o Quase que me rebentam os ouvidos.... Quem fazia isso era o mais velho mas o pequenino aprendeu com ele porque agora quem "grita" é ele! E enquanto nao lhes der comida não se calam! E não e por terem fome de certeza porque muitas vezes eles fazem isso depois de comerem tudo... E eu "tadinhos dos meninos..." lá lhes faço as vontades e dou sempre que pedem :?

E eles nao comem ao longo do dia.. comem tudo em 10 minutos quando lhes meto a comida .. :?
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

segunda dez 28, 2009 2:08 pm

lol

quase que tenho saudades disso... dos guinchos constantes e dos "despertadores" de fim-de-semana. Lá em casa quem guincha sou eu quando lhes levo a comida para ver se guincham de volta. O que fazem é empinar o nariz e irem directo aos meus dedos :P São muito ladies... na mesa, porque na cama fazem xixi e cócó!

Mas acho que é pela "educação" e o feitio dos porquinhos, não sei.
Os meus primeiros tb dava comida a toda à hora, sempre que passava pela gaiola era: toma lá isto, e mais isto... com elas sou mais regrada e raramente falho os horários, por isso acho que não são ansiosas nesse aspecto.

Tadinhos dos meninos? Lol, é tudo fita, não acredites neles :P
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
ShyFairy
Membro Veterano

segunda dez 28, 2009 2:18 pm

Pois começo a achar que é tudo fita mesmo. Quando o Eurico tava sosinho fartava-se de guinxar e so calava quando lhe dava comida. Mas desde que trouxe o pequenino agora quem guinxa é ele. São muito espertos, o Eurico (o mais velho)ensinou ao Ernesto( o bébe) a táctica dele para eu ter pena porque é bebé :| lol
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

terça dez 29, 2009 1:55 am

Bem, eu sou sincera, não sei a quantidade de comer que lhes dou, mas como tenho cá crias e ainda estão em crescimento, abuso um bocado no comer... Eu encho uma taça de manhã com vegetais, umas horas depois coloco a ração (neste momento coloco uma mão cheia), depois à tardinha coloco de novo uma taça com vegetais! E por vezes basta passar à porta do meu quarto ou alguém mexer em sacos na cozinha para eles começarem logo a pedir! Água e feno têm sempre à disposição. Normalmente dou por dia 3 variedades de vegetais e fruta!

Acho que o mais importante é controlar o peso dos porquinhos, eu peso os meus uma ou duas vezes por semana para ver quanto aumentaram ou se perderam peso! A minha Kika, a mãe dos bebés, tem 750gr e é adulta, é bem pequenina... Noto que eles estão todos gordinhos, mas não em excesso! :)
Eu tenho uma tabela onde anoto os dados todos dos porquinhos, nomeadamente o peso e a sua variação, por exemplo:

Kika:
--» 25-12-09 _ 750gr
--» 29-12-09 _ 770gr _ +20gr
--» 31-12-09 _ 760gr _ -10gr

E assim consigo controlar o crescimento deles.
Responder

Voltar para “Exóticos”