Duvidas sobre anilhas!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

sábado dez 26, 2009 11:21 pm

Eu gostaria que alguém me esclarece-se uma duvida que tenho sobre as aves com anilhas oficiais!

A duvida é a seguinte:

Eu tenho red rumps, e caturras a criar! E na tabela de anilhas o red rump usa 4.50mm enquanto que as caturras tem 5mm.
Se eu usar as anilhas de 5mm para ambos, os meus pássaros anilhas deixam de ser aceites em competições?

Por outras palavras! Posso colocar anilhas de uma medida ligeiramente acima, nas minhas aves, e mesmo assim poder usa-las em competição?
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo dez 27, 2009 1:55 pm

As medidas de anilhas podem ser vistas aqui:
http://www.avespt.com/p/anilhas.asp
Conforme poderá constatar as caturras devem usar 5,5 mm
As medidas dos red rumps não encontro, mas é uma questão de pesquisar.
De qualquer das formas os objectivos de estabelecer medidas não é apenas o conforto da ave mas também evitar 'falsificações'. Não é raro encontrarem-se à venda aves 'anilhadas' cujas anilhas foram colocadas com a ave já adulta, usando subterfugios diversos para conseguir enfiá-la na pata da ave e que passam por usar medidas maiores do que a que deveria ser usada. Desta forma, para quem não for conhecedor, podem fazer-se passar aves selvagens por aves criadas em cativeiro, e também podem atribuir-se anos de nascimento a aves muito mais velhas.
Por estas e outras razões, penso que não tendo as aves anilhas das medidas reglamentadas, não podem participar em exposição.
Silviel
Membro Veterano

domingo dez 27, 2009 5:25 pm

Por palavras simples! Não posso fazer isso!
Então vou ter de rezar para que não sobrar anilhas! ou para não faltar!
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

domingo dez 27, 2009 7:05 pm

aconselho a anilhar as aves com as anilhas que tiver...

estamos a falar de 0.5 mm e ninguém vai notar essa diferença.

e em exposições nunca vi ninguém a "medir" as anilhas.

Cumps.
<p> </p>
<p style="background-color: rgb(255, 255, 255);"><strong>Moderador do </strong><a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank">F&oacute;rum - Can&aacute;rio</a></p>
<a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank"></a>
<p>&nbsp;</p>
mendao
Membro Júnior
Registado: quinta nov 26, 2009 11:42 am
Localização: Ringnecks, Red rumped, Bourkes, Caturras, canários malinois, Papagaio Africano, Cães da Serra da Est

domingo dez 27, 2009 7:07 pm

raioxpantera Escreveu:aconselho a anilhar as aves com as anilhas que tiver...

estamos a falar de 0.5 mm e ninguém vai notar essa diferença.

e em exposições nunca vi ninguém a "medir" as anilhas.

Cumps.
Nota-se perfeitamente. Se anilhar com anilhas maiores, as aves em questão serão desclassificadas em concurso.

Cumprimentos,

Ricardo Mendão Silva

www.psicopata.net
<strong>www.psicopata.net -</strong> <strong><strong>Ornitologia, Noticias, Software, Blogs e muito mais!!</strong></strong>
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

segunda dez 28, 2009 1:27 pm

As aves anilham-se com anilhas do diâmetro que lhes está reservado, tão simples quanto isso.

Quem não o fizer, assume o risco de poder ver uma ave desqualificada.

Quanto a andar-se a tirar medidas das anilhas nos julgamentos, qualquer juiz minimamente experiente (e creio que o sejam todos) consegue a olho "nu" perceber se determinada anilha corresponde ou não ao diâmetro indicado e em caso de dúvida, procede à respectiva medição.

Claro que em tudo isto, também existe um pouco de bom senso e mesmo quando uma ave está anilhada com anilha de diâmetro superior ao indicado para a espécie em causa, se o juiz entender que essa situação não coloca em causa a veracidade da anilhagem, não irá certamente desqualificar a ave.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Silviel
Membro Veterano

segunda dez 28, 2009 6:42 pm

Pelo que percebi red rump e kakariki usa a medida 4.50mm e as caturras 5.50mm, a diferença é 1.00mm, mas acho que é o suficiente para desclassificar um red rump em exposição!

Uma duvida! em que categoria compete as crias deste género de casal?
periquito de Inglês Arlequim recessivo(M) X Normal arlerquim recessivo(F)
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

terça dez 29, 2009 8:30 am

Silviel Escreveu:
Uma duvida! em que categoria compete as crias deste género de casal?
periquito de Inglês Arlequim recessivo(M) X Normal arlerquim recessivo(F)
Não se insere em categoria alguma.

Os cruzamentos entre ancestrais e ingleses não se inserem, nem no standard do periquito de cor (para periquitos ancestrais) nem no standard para Periquitos ingleses (porte e postura)
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Responder

Voltar para “Aves”