Esterilizar ou não esterilizar??
Moderador: mcerqueira
Olá a todos os foristas!
Gostava de saber se esterilizaram as vossas cadelas, e quais as vantagens que advém dessa operação.
Eu não quero que a minha cocker tenha ninhadas, mas também não sei se a melhor opção é esteriliza-la. Já ouvi dizer que se não queremos que elas engravidem é melhor esteriliza-la (porque tal como as mulheres, aqueles orgãos estão lá com uma função, e se não a exercerem pode dar problemas), mas por outro lado também ouvi dizer que as cadelas esterilizadas ficam com as mamitas descaídas... É verdade?
Gostava de saber a vossa opinião.
Um obrigada a todos!
Buca
Gostava de saber se esterilizaram as vossas cadelas, e quais as vantagens que advém dessa operação.
Eu não quero que a minha cocker tenha ninhadas, mas também não sei se a melhor opção é esteriliza-la. Já ouvi dizer que se não queremos que elas engravidem é melhor esteriliza-la (porque tal como as mulheres, aqueles orgãos estão lá com uma função, e se não a exercerem pode dar problemas), mas por outro lado também ouvi dizer que as cadelas esterilizadas ficam com as mamitas descaídas... É verdade?
Gostava de saber a vossa opinião.
Um obrigada a todos!
Buca
-
- Membro
- Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm
Eu também tenho uma cocker e ando fortemente a pensar em esterilizá-la por volta dos 8 meses de idade. É minha intenção pedir opinião à vet em breve. Há bastantes benefícios, nomeadamente hormonais. Não sendo criador, penso que o melhor é mesmo optar pela esterilização.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Há muita discordância neste assunto.
Se a questão é apenas o engravidar, há outras maneiras de o evitar, nomeadamente o cuidado que o dono deve ter na altura do cio.
Quanto a benefícios, os meus veterinários defendem que, apesar de ser uma cirurgia, com todos os riscos que isso implica, está provado que ajuda a evitar futuros tumores mamários, tumores uterinos, por razões mais que óbvias, são nulos, gravidezes psicológicas também deixam de existir na maioria dos casos, senão todos mesmo.
Eu esterilizei a minha São Bernardo, não só para evitar piómetras, como também aproveitei para fazer uma gastropexia preventiva. A dobermann irá ser sujeita à mesma cirurgia já em Janeiro.
Em termos de senso comum e experiência de vida, todas as cadelas que conheci até hoje que "morreram de velhas", e não de acidente, acabaram por morrer todas com o mesmo: tumores mamários e piómetras. (as não esterilizadas claro).
Cada um é livre de escolher, eu já escolhi
Se a questão é apenas o engravidar, há outras maneiras de o evitar, nomeadamente o cuidado que o dono deve ter na altura do cio.
Quanto a benefícios, os meus veterinários defendem que, apesar de ser uma cirurgia, com todos os riscos que isso implica, está provado que ajuda a evitar futuros tumores mamários, tumores uterinos, por razões mais que óbvias, são nulos, gravidezes psicológicas também deixam de existir na maioria dos casos, senão todos mesmo.
Eu esterilizei a minha São Bernardo, não só para evitar piómetras, como também aproveitei para fazer uma gastropexia preventiva. A dobermann irá ser sujeita à mesma cirurgia já em Janeiro.
Em termos de senso comum e experiência de vida, todas as cadelas que conheci até hoje que "morreram de velhas", e não de acidente, acabaram por morrer todas com o mesmo: tumores mamários e piómetras. (as não esterilizadas claro).
Cada um é livre de escolher, eu já escolhi

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
esterilizar as cadelas ou castrar os caes devia ser proibido, sejam quais forem as vantagens para nòs humanos os animais devem ter o direito de viver com tudo o que a natureza lhes deu e nao nos cabe a nòs nem temos o direito de decidir o que cortar ou tirar aos animais para nosso beneficio e para os que acham que estao a ajudar os animais lembrem-se que a natureza sabe sempre melhor que voces se a natureza lhes deu ,nao lhes tirem
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
E lá vamos nós outra vez ...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
Aconselho a decidir baseado na sua consciência!Buca Escreveu:Muito obrigada pelas respostas!
VanesIsa: bom site!

Eu vou esterilizar agora a minha Cadela, custa-me bastante vê-la ali a passar por uma cirurgia, mas ao mesmo tempo sei que é para o bem dela!
Eu tinha decidido que a ia esterilizar mesmo antes dela vir cá para casa, pois não queria que ela tivesse ninhadas, também ia reduzir a hipótese de lhe surgirem tumores mamários, pois vivo de perto com uma situação destas e custa bastante...
Depois a minha cadela mesmo antes de ter o cio já tinha desenvolvido mastites, quando teve o primeiro cio há 2 meses surgiram-lhe de novo, é mesmo para "cortar" o mal pela raiz, pois sei que ela vai estar a vida toda a desenvolver problemas se não for esterilizada, isso ainda me fez estar mais certa da minha decisão!
Tive 2 cadelas não esterilizadas, que nunca pariram e morreram muito idosas. Tenho pessoas amigas com várias cadelas de raça grande, pequena e muito grande que pariram muitas vezes e nunca tiveram problemas de saúde, tendo algumas até morrido muito idosas.
E tenho um amigo com uma cadela não esterilizada (uma springer spaniel muito bonita)) que nunca pariu e morreu de cancro mamário...
Sinceramente, ficaria sem saber o que fazer se tivesse agora que decidir, teria mais em conta a proximidade ou não de machos e a possibilidade de manter a cadela em segurança nos cios, mas por outro lado foi traumatizante ver o sofrimento da cadelinha do meu amigo.
Quanto à operação, as pessoas minhas conhecidas que operaram cadelas últimamente, o vet. usou a técnica de pontos internos, os animais no dia seguinte estavam óptimos, não tiveram de usar coletes, nem perigo de arrancar pontos nem nada. Vi uma husky que estava tão bem, nem parecia que tinha sido operada.
E tenho um amigo com uma cadela não esterilizada (uma springer spaniel muito bonita)) que nunca pariu e morreu de cancro mamário...
Sinceramente, ficaria sem saber o que fazer se tivesse agora que decidir, teria mais em conta a proximidade ou não de machos e a possibilidade de manter a cadela em segurança nos cios, mas por outro lado foi traumatizante ver o sofrimento da cadelinha do meu amigo.
Quanto à operação, as pessoas minhas conhecidas que operaram cadelas últimamente, o vet. usou a técnica de pontos internos, os animais no dia seguinte estavam óptimos, não tiveram de usar coletes, nem perigo de arrancar pontos nem nada. Vi uma husky que estava tão bem, nem parecia que tinha sido operada.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
A veterinária da minha Cadela disse que ia utilizar um método diferente, onde não se utilizavam pontos, pois a minha cadela é terrível, não pára quieta e rói tudo, se calhar é o método que a moslie falou... Mas também já ouvi falar na "colagem", ou algo do género! Ainda vou ter de ir falar com ela melhor, mas parece-me ser mais fácil para os animais a recuperação, até porque ela disse que não eram preciso pensos, pois ia ser traumatizante para a minha cadela.
Qual o método, baseado em experiências próprias, que custa menos às cadelas?
Qual o método, baseado em experiências próprias, que custa menos às cadelas?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
claro, a natureza. os meus vivem em perfeita sintonia com a natureza. comem ração, duas dormem comigo, t~em agasalhos, quando estão doentrs, são tratados. vão de férias, andam de carro, etc.bullbog Escreveu:esterilizar as cadelas ou castrar os caes devia ser proibido, sejam quais forem as vantagens para nòs humanos os animais devem ter o direito de viver com tudo o que a natureza lhes deu e nao nos cabe a nòs nem temos o direito de decidir o que cortar ou tirar aos animais para nosso beneficio e para os que acham que estao a ajudar os animais lembrem-se que a natureza sabe sempre melhor que voces se a natureza lhes deu ,nao lhes tirem

anjjazul
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
ah, tb. tive um marido que achava que as gatas deviam seguir a natureza. isto passou-lhe no dia em que gastou 50 contos para fazer uma cesariana e a gata morreu. já lá vão 13 anos. e a natureza foi tão amiga, que andei 12 , 5 anos com um gato dessa ninhada a sofrer de i.r. 

anjjazul
Ora bem!anjjazul Escreveu:claro, a natureza. os meus vivem em perfeita sintonia com a natureza. comem ração, duas dormem comigo, t~em agasalhos, quando estão doentrs, são tratados. vão de férias, andam de carro, etc.bullbog Escreveu:esterilizar as cadelas ou castrar os caes devia ser proibido, sejam quais forem as vantagens para nòs humanos os animais devem ter o direito de viver com tudo o que a natureza lhes deu e nao nos cabe a nòs nem temos o direito de decidir o que cortar ou tirar aos animais para nosso beneficio e para os que acham que estao a ajudar os animais lembrem-se que a natureza sabe sempre melhor que voces se a natureza lhes deu ,nao lhes tirem![]()

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado out 30, 2004 8:12 pm
Eu sou a "favor" da esterilização, isto porque tenho uma cadela, arraçada de cocker e há uns anos detectámos-lhe uns nódulos na barriga, foi ao vet e eram tumores mamários. Teve de retirar os tumores. Passado 3 anos reapareceram e teve de ser novamente submetida a cirurgia.
Há poucos meses adoptei uma gata e foi esterilizada também.
Prefiro jogar pelo seguro, seja com que animal for. Não só pela sua saúde, mas também podem acontecer deslizes. Coisas que muita gente diz controlar e depois aparecem assim uns bichinhos pequeninos ao fim de uns dias...
Há poucos meses adoptei uma gata e foi esterilizada também.
Prefiro jogar pelo seguro, seja com que animal for. Não só pela sua saúde, mas também podem acontecer deslizes. Coisas que muita gente diz controlar e depois aparecem assim uns bichinhos pequeninos ao fim de uns dias...