como é ser FAT ??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça nov 17, 2009 9:41 pm

Boas, eneto.

Com ou sem vacinas, o risco esta sempre presente. Eu tenho plena consciencia de que ao albergar outros felinos, apesar de todo o meu extremo cuidado e te-los completamente fora de contacto com os meus, tenho a consciencia de que um dia o pior pode acontecer.
As vacinas atenuam mas nao protegem a 100% um possivel contagio.
Ser-se Fat e tambem ter a consciencia de que" por amor e compaixao nao se olham a meios...!"
Riscos, existem, actualmente, ate no ar que se respira. Se eu vivesse em funcao dos riscos que corro no meu dia a dia, por certo que mandava fazer uma redoma de vidro, em casa, e sem alguma vez sair dela. Tenho e sim extremo cuidado por tudo o que estimo e zelo.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 17, 2009 10:31 pm

a eficácia na protecção depende das vacinas, depende dos vírus e do organismo de cada ser. No caso da vacina contra a panleucoénia, a eficácia é próxima dos 100% e confere alguma protecção logo na primeira toma. Já as corizas, como herpes e calicivirus ou rinotraqueíte felina, não podem ser evitadas, mas os sintomas são atenuados, impedindo desenlaces, por vezes, fatais. Também minimizam o contágio. É, no entanto, de notar que cada vez existem mais estirpes não abrangidas pelas vacinas, que apenas contêm uma ou duas mais comuns. Nos últimos anos têm surgido uns "killer" calicivírus que ainda não foram isolados nem têm probabilidades de o ser, porque os números ainda são poucos...mas já começam a ser significativos e os desfechos fulminantemente fatais.

Por fim, doenças controláveis deixam de o ser em ambientes com muitos animais, em que é preciso ter cuidados redobrados. A boa notícia é que é possível erradicar um vírus de uma comunidade se mais de 70& dos animais estiverem vacinados. Por isso vacinar protege os "nossos" mas também os outros.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

quarta nov 18, 2009 9:05 am

Chamarrita Escreveu:no caso de o gatinho acolhido ser FIV, nem se põe em questão o contágio a outros, se não houver lutas sangrentas (que a castração evita) ou sangue envolvido nas partilhas de caminhas, taças, etc, durante os 10 minutos que o vírus sobrevive no exterior; mas o gatinho seropositivo pode apanhar doenças de que os gatinhos residentes sejam portadores, ainda que assintomáticos. As vacinas também reduzem bastante a excreção de vírus nestes casos (por exemplo, um gato portador de calicivirus, sem sintomas, está permanentemente a excretar o vírus, extremamente contagioso; com vacinas, não se impede a infecção mas atenuam-se muitos dos sintomas, que podem ser gravíssimos e ainda mais com um sistema imunitário comprometido. No caso do FELV, o contágio é mais fácil mas a vacinação dos gatos da casa contra FELV previne problemas.

Eu não defendo muitas ideias, mas acho que esterilização/ castração + vacinação são IMPRESCINDÍVEIS. É muito triste perder-se uma vida por uma doença perfeitamente evitável.
Este seu post foi muito esclarecedor para mim. Confesso que não sabia ao certo quais os riscos em caso de gatinho FIV +. Apenas sabia que a vacina contra a FELV evitava o contágio, e claro, que um gatinho com FIV teria maior probabilidade de apanhar outras doenças, visto ter o sistema imunitário mais debilitado.

Concordo consigo a 100%, daí que tenha sido nossa prioridade esterilizar e vacinar a Lira logo que veio para nossa casa, apesar de ser um animal de casa e de estar sozinha até à data. Acho importantíssimo, tal como foi dito, quer para proteger os "nossos", quer os restantes. Se todos os donos de gatos fossem sensíveis a este assunto e vacinassem os seus gatos, evitavam-se decerto muitos desgostos..
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

segunda dez 28, 2009 8:17 pm

Olá a todas, não sabia aonde escrever isto e nem queria abrir um novo tópico para desabafar; por isso puxei este pois acho que está enquadrado no tema deste tópico.

Estou triste, com o coração partido mas sei que teve que ser. Fui entregar hoje o Napoleão aquele que vai ser o novo lar, e espero eu para sempre.
Ele não gostou de entrar no carro, acho que pressentiu que algo ia acontecer, esteve todo o caminho agarrado a mim e de olhos fechados.
Ficou uma fera quando viu os donos e um lugar diferente, mordeu me e eu tentei acalma lo.
Espero que tudo corra bem, vou ter noticias dele e espero visita lo em breve!

:( Napoleão adoro te e vou ter saudades tuas!

Esta é a parte mais complicada de ser fat, deixa los ir com aquela incerteza de como vai ser. Ter saudades dos tempos em que ficaram na nossa guarda, e ter aquela lembrança das brincadeiras marotas.
Estou triste e já chorei, sinto como se o tivesse abandonado.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda dez 28, 2009 10:00 pm

Miboki, compreendo muito bem a sua tristeza e o vazio que sente, bem como o sentimento de "traição". Ainda muito recentemente tive de separar um cachorro bebé da sua mãe e não sei qual de nós 3 chorava mais... aliás, tive de levar a mãe comigo, porque ela estava desesperada a gritar e a mandar-se contra a porta. O cachorro fartou-se de ganir, enjoou e vomitou (só líquido transparente, já q n tinha nada no estômago) e a cadela lavou-o todo e basicamente entregou-o ao novo dono.. compreendeu e não chorou mais. O cachorrinho já está adaptado e feliz com o novo dono, a cadela vai ficar comigo. E o "seu" Napoleão, sendo tratado com respeito e carinho, rapidamente a esquecerá e fará da nova casa o seu lar. É para bem deles, e desde que vão para melhor, pode ter a certeza de que não ficam ressentidos. Nem quando vão para pior... ;) um grande abraço e coragem, há muitos outros a precisar de ajuda! :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda dez 28, 2009 10:33 pm

Miboki Escreveu:Olá a todas, não sabia aonde escrever isto e nem queria abrir um novo tópico para desabafar; por isso puxei este pois acho que está enquadrado no tema deste tópico.

Estou triste, com o coração partido mas sei que teve que ser. Fui entregar hoje o Napoleão aquele que vai ser o novo lar, e espero eu para sempre.
Ele não gostou de entrar no carro, acho que pressentiu que algo ia acontecer, esteve todo o caminho agarrado a mim e de olhos fechados.
Ficou uma fera quando viu os donos e um lugar diferente, mordeu me e eu tentei acalma lo.

Esta é a parte mais complicada de ser fat, deixa los ir com aquela incerteza de como vai ser. Ter saudades dos tempos em que ficaram na nossa guarda, e ter aquela lembrança das brincadeiras marotas.
Toda essa angustia e incertezas...fazem parte do que e ser FAT :wink: e apesar de ser bem dificil ultrapassar algumas dessas emocoes, estas sao a prova viva de quem realmente ultrapassa "o egoismo"; referindo-me aos que nao sao fats para nao terem que sentir toda essa mistura de emocoes"...
No final, quando sao bem adoptados, tudo passa e fica a certeza de que se fez algo de util e bom em beneficio dum animal necessitado o que por si e a maior recompensa que se pode obter...!

Va la... bora la a animar um "cadito" :wink: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
boypets
Membro
Registado: segunda out 19, 2009 6:19 pm

segunda dez 28, 2009 10:45 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Miboki Escreveu:Olá a todas, não sabia aonde escrever isto e nem queria abrir um novo tópico para desabafar; por isso puxei este pois acho que está enquadrado no tema deste tópico.

Toda essa angustia e incertezas...fazem parte do que e ser FAT :wink: e apesar de ser bem dificil ultrapassar algumas dessas emocoes, estas sao a prova viva de quem realmente ultrapassa "o egoismo"; referindo-me aos que nao sao fats para nao terem que sentir toda essa mistura de emocoes"...
No final, quando sao bem adoptados, tudo passa e fica a certeza de que se fez algo de util e bom em beneficio dum animal necessitado o que por si e a maior recompensa que se pode obter...!

Va la... bora la a animar um "cadito" :wink: :D

Leo
Concordo :P :P :P
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

terça dez 29, 2009 11:46 am

Olá a todos. Antes de mais obrigada pelas palavras , eu sabia que aqui iam entender me.
Eu sei que tenho que animar me, não dormi muito bem a pensar no Napoleão e no que ele está a sentir.
Ainda tenho em fat os manos dele, o Peluche que qualquer dia também me vai "deixar", e a Estrelinha que ainda não está domesticada completamente, ainda foge de nós.
Eu sabia que mais dia menos dia que os gatinhos iam embora; mas é claro que custa e muito.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça dez 29, 2009 12:23 pm

Olá, Miboki. Percebo muito bem aquilo que está a sentir. Já passei por isso e oxalá volte a passar brevemente com o Santaninha. Será sinal de que ele encontrou um lar e ficará bem entregue.
Mantenha o contacto, claro, com o adoptante. Ir tendo notícias do Napoleão e saber que ele está bem e como se está a adaptar ajuda muito. Depois, os cuidados que temos de ter com os que ficam e acarinhá-los muito fazem o resto, juntamente com o tempo...
Ânimo! Fez o que tinha de ser e o melhor para ele, e isso é o mais importante.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Gatos”