Nunca tive hamsters, é a primeira vez, não percebo nada destes bichinhos! A minha anda a levar o feno (caminha) de um lado p o outro e a fazer caminhas em sítios diferentes. Agora é dentro da roda! Enfia o feno todo lá p dentro e toca de ir para lá dormir... Será normal? Estará desconfortavel na gaiola?
Obrigada e aceitam-se dicas para este novo membro da familia!
Hamster siberiana: faz caminha dentro da roda, é normal?
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 02, 2009 10:17 pm
Antes demais, parabéns pela aquisição.
Também tenho um hamster siberiano, e ele também optou por fazer o ninho fora da "casinha" estipulada para ele. A verdade é que eles fazem o ninho onde se sentem melhor,mais confortaveis e seguros...O meu fez o ninho dele atrás do tubo da gaiola,numa zona que faz canto.
De vez em quando muda, mas volta sempre pra lá.
O seu hamster foi uma oferta que não estava a espera ou foi uma aquisição feita mesmo por si?
Também tenho um hamster siberiano, e ele também optou por fazer o ninho fora da "casinha" estipulada para ele. A verdade é que eles fazem o ninho onde se sentem melhor,mais confortaveis e seguros...O meu fez o ninho dele atrás do tubo da gaiola,numa zona que faz canto.
De vez em quando muda, mas volta sempre pra lá.
O seu hamster foi uma oferta que não estava a espera ou foi uma aquisição feita mesmo por si?
-
- Membro Veterano
Não leve a mal a minha observação, mas antes de se ter um animal de estimação, seja ele qual for, um rato, ou gato, cão etc, deve obter o máximo de informação possivel antes de o adquirir.sus2009 Escreveu:Sim, foi comprada para a minha filha, mas na verdade eu é qe estava mais entusiasmada em comprarNunca tivemos hamsters, vamos ver como nos damos...
-
- Membro
- Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
- Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr
Ola
Como disseram, eles fazem o ninho onde mais gostam e se senter seguros e confortaveis.
Ele tem casinha? A casinha encontra-se em que parte da gaiola?
As vezes temos de dar uns tempos para eles se habituarem ao espaço novo
Mais nao posso ajudar, porque percebo pouco de hamsters, e nao os tenho, tive um na minha casa a passar ferias durante um dia, aqui a umas semanitas
Deixo aqui sito:
Cumprimentos
Como disseram, eles fazem o ninho onde mais gostam e se senter seguros e confortaveis.
Ele tem casinha? A casinha encontra-se em que parte da gaiola?
As vezes temos de dar uns tempos para eles se habituarem ao espaço novo

Mais nao posso ajudar, porque percebo pouco de hamsters, e nao os tenho, tive um na minha casa a passar ferias durante um dia, aqui a umas semanitas

Deixo aqui sito:
Espero que tenha ajudadoKathamina Escreveu:Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Superfamília: Muroidea
Família: Cricetidae
Subfamília: Cricetinae
[Links]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamster
http://www.cphamster.pt/
http://hamstersdaries.com.sapo.pt/
http://www.syrianhamster.com/
http://www.mundodosanimais.com/portal/m ... sters.html
http://hamstersdaries.com.sapo.pt/
Criadora Portuguesa de Hamsters Sírios e Roborovskis:
http://niarctaahamsters.no.sapo.pt/
[Info]
No que diz respeito aos hamsters, nem todos são territoriais e solitários, como é o caso do Sírio, mas deve haver especial atenção aos seus comportamentos a fim de evitar lutas.
Anão Russo siberiano e Campbell e Roborovski são sociais.
Atenção: Espécies sociais:Sexo:A parte de terem que ser da mesma ninhada está completamente incorrecta. Existem várias combinações de idades que se podem fazer, umas mais fáceis outras mais difíceis.
A combinação mais fácil é sem dúvida a introdução de animais muito jovens com a mesma idade e mesmo peso, mas a introdução de um macho adulto com uma fêmea Jovem também resulta muito bem.
As combinações que se devem ter mais atenção é a junção de uma femea adulta com outro anão seja de que sexo ou idade for, porque as fêmeas são mais territoriais, no entanto, nada que normalmente não se possa resolver com uma boa apresentação.
Como diferenciar um macho de uma fémea:
Gaiola:
O mais espaçosa possivel para conter as seguintes áreas:
*Zona para exercicio: rodinha, pontes, tubos
*Ninho
*bebedouros e comedouros
Deve ser limpa 1 vez por semana, especial atenção ao uso de produtos tóxicos, deve passar bem a gaiola e acessórios por água a fim de remover qualquer tipo de produto utilizado. Secar bem.
Litter:
Para forrar o fundo da gaiola poderá utilizar os seguintes absorventes:
*corn cobs ( produto natural)
*aparas de madeira
*madeira prensada
Ninho:
Não deve utilizar algodão que as lojas costumam vender como próprio para ninho do hamster pelo seguinte motivo: As fibras podem enterlaçar-se nas patas do seu hamster e prender a circulação provocando amputação nos membros do animal.
Pode utilizar:
* tiras de papel higiênico
* feno
Roda:
Especial atenção para que seja fechada, não tenha espaços abertos para que o hamster ao andar nela não magoe as patas.
Alimentação:
*ração própria para hamster e existem várias no mercado, aqui ficam algumas
Pode ser dado em pequenas quantidades ou como guloseima:
*cenoura
*maçã
*queijo
*nozes (miolo)...
A água deve ser mudada todos os dias.
Higiene:
Não dê banho ao hamster com água.
Eles cuidam da sua própria higiêne, a única coisa que se têm que preocupar é com a higiene da gaiola.
Pode usar areia própria para chinchila se vir que o seu hamster tem o pêlo com um aspecto meio oleoso, a areia ajuda a limpar e secar essa oleosidade.
Para tal, coloque a areia para chinchila dentro de um recipiente e coloque dentro da gaiola e ele fará o resto. Um hamster não é uma chinchila, logo não é necessário colocar areia regularmente
.

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p> - Gigi & Tico ( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozigótico )</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
<p> - Gigi & Tico ( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozigótico )</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
Obrigada pelas dicas de todos
Claro que me informei bastante antes de ter a nossa pequena hamster, mas cada animalzinho tem a sua personalidade, e muitas vezes surpreendem-nos com coisas que não vêm "nos livros" ;(, assim um bocado como as crianças, que não é propriamente "chapa 4" criá-las 
Obrigada e vou deixando as minhas duvidas
Ainda não tem casinha mas chega esta semana, pois a gaiola é toda xpto da crittertrail e tem dois pisos, ainda n encontrei uma casinha que coubesse, mas tem muito fenozinho para fazer montinhos e meter-se debaixo

Ainda não tem casinha mas chega esta semana, pois a gaiola é toda xpto da crittertrail e tem dois pisos, ainda n encontrei uma casinha que coubesse, mas tem muito fenozinho para fazer montinhos e meter-se debaixo

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm
Humm, ouvi dizer que alguns hamsters a certa altura deixam de caber nos tubos que as gaiolas dessa marca costumam ter. Visto que não tenho a certeza alguem que já tenho usado dessas quer dizer algo sobre isso?sus2009 Escreveu:Obrigada pelas dicas de todosClaro que me informei bastante antes de ter a nossa pequena hamster, mas cada animalzinho tem a sua personalidade, e muitas vezes surpreendem-nos com coisas que não vêm "nos livros" ;(, assim um bocado como as crianças, que não é propriamente "chapa 4" criá-las
A minha creio que ainda é novinha, não me parece muto grande e ainda cabe bem nos tubos, bem demais até a grande velocidade! Há outra marca com nome parecido que é a Habitrail, pode ser q seja essa que tem os tubos mais pequenos, não sei... Até agora não tenho razão de queixa, mas daqui a um tempo direi!
-
- Membro Veterano
Se é siberiana,não vai crescer muito, não terá problema com os tubossus2009 Escreveu:A minha creio que ainda é novinha, não me parece muto grande e ainda cabe bem nos tubos, bem demais até a grande velocidade! Há outra marca com nome parecido que é a Habitrail, pode ser q seja essa que tem os tubos mais pequenos, não sei... Até agora não tenho razão de queixa, mas daqui a um tempo direi!

Eu já não tenho hamsters há imenso tempo e admito que não tenho grande conhecimento sobre os hábitos deles, mas achei super engraçado o teu hamster ter personalidade e preferir algo diferente. Porque não uma cama na roda? Até fica diferente...lol Pode ser que com o tempo vá experimentando locais novos dentro da gaiola. Á partida parece ter iniciativa.
http://www.freewebs.com/parquetmedrosa/ ... edores.htm
Sim, está sempre a levar o feno de um lado para o outro, a mudar a cama heheheeh, mas dentro da roda n dá jeito nenhum pois depois quer fazer exercício e anda aquilo tudo à volta...... São uns bichinhos cómicos, a minha ainda é muito arisca, dá umas mordidelas e tal, mas com o tempo espero "amansá-la".... Quando tenho de limpar a gaiola fica toda atrofiada porque lhe descobri a cimda que andou a esconder debaixo da areia, e do feno, depois anda à pressa a armazenar tudo outra vez