Para todos os que querem o final do abate nos canis - livro

Fórum para tópicos de animais para adoptar.
Responder
ines9999
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 10:46 pm

quarta dez 30, 2009 1:08 pm

Terminei há pouco tempo de ler "Redemption: The Myth of Pet Overpopulation and The No-Kill Revolution in America" de Nathan Winograd e não posso deixar de partilhar com todos os foristas que sonham com o final do abate nos canis, a grande esperança que este livro me deu.

Imagem

É um livro absolutamente cheio de factos e pesquisa mas escrito por alguém que conhece mais do que números e estatísticas, pois o autor foi director do primeiro canil de um condado Americano a abolir o abate de animais saudáveis (2001).

Como podem saber, nos EUA são todos os anos abatidos qualquer coisa como seis milhões (!!) de cães e gatos, a maioria saudáveis e sem quaisquer problemas de comportamento. Porquê?

Segundo Nathan Winograd os serviços de controlo animal conseguiram fazer com que o público acreditasse na mentira da "sobrepopulação": que é impossível encontrar boas casas para todos os animais abandonados e que o melhor que conseguimos fazer é adoptar uns poucos e matar o resto.

Ora, o autor acredita que o número de famílias a quererem animais de estimação aumenta anualmente ( já para não falar dos animais que morrem e cujas famílias pensam voltar a ter um cão ou gato), e que bastaria desviar qualquer coisa como 3% ao número daqueles que se dirigem a criadores e lojas de animais para esvaziar os canis!!

Como disse, o livro é inspirador e tem muitíssima informação. Para não me alongar mais, digo só que a melhor parte para mim, foi quando o autor conta que quando assumiu a direcção de um canil no estado de NY (que até aí abatia mais de 80% dos animais que lá entravam), os funcionários vieram ter com ele a dizer que tinha entrado uma ninhada de seis cachorros e que, portanto, ele teria de ir escolher os animais que queria abater para "criar espaço".

Bom, basicamente ele disse-lhes que isso não era uma opção e que teriam de ser criativos e pensar numa alternativa. Informou-os ainda que iriam passar a ser avaliados pelo seu sucesso, ou seja, animais a sairem do canil adoptados ao invés de em sacos pretos.

Um ano depois este canil tinha uma taxa de adopção de 90% - com inclusivé animais sénior, com deficiências motoras, surdos e cegos a serem adoptados e uma equipa de voluntários/fats com quase uma centena de pessoas. E mais nenhum animal saudável foi abatido. E todos os animais com problemas de saúde ou comportamento que se pudessem resolver com cuidados veterinários e treino, receberam-no.

Como o autor diz, quando participou num projecto semelhante em São Francisco, os críticos diziam que só se tinha conseguido porque era uma cidade; quando assumiu a direcção do canil numa zona rural, disseram que isto só era possível no campo. Alguns dirão que só é possível porque é na América...mas mesmo aí a maioria dos canis continuam a abater mais de três quartos dos animais que dão entrada...

Este livro demonstra que o que é preciso é só mesmo uma pessoa, numa posição de liderança, com vontade de trabalhar e um espírito visionário.

Tudo o resto é preguiça, incompetência e desculpas esfarrapadas...

Nathan Winograd http://www.nathanwinograd.com/
No Kill Advocacy Center http://www.nokilladvocacycenter.org/
Outside of a dog, a book is a man's best friend. Inside of a dog it's too dark to read. Groucho Marx
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quarta dez 30, 2009 2:35 pm

obviamente que não concordo com o abate de animais saudáveis e adoptáveis, mas com a tendencia das pessoas para fazer criaçõezinhas caseiras, ou com os cães vadios não esterelizados que andam pelas ruas a deixar descendencia... enfim...

uma coisa é não abater cães saudáveis que se encontram em canis, outra coisa é controlar o numero de animais num canil... e isso é feito da pior forma pois todos sabemos como anda o panorama das adopções... :roll:
mapma
Membro Veterano
Registado: quarta ago 05, 2009 3:22 pm

quarta dez 30, 2009 7:53 pm

Obrigada, ines9999 por ter trazido até este fórum um livro, que pela descrição que dele faz, deve ser realmente muito interessante. Não sei se o meu inglês me permitirá uma leitura produtiva e esclarecedora mas acho que vou tentar. Também eu acredito que o abate de animais, do modo indiscriminado como é feito neste país, é cruel e desnecessária. Os abates deveriam terminar e as autoridades deveriam iniciar uma campanha generalizada e efectiva de esterilização de todos os animais abandonados. O grande problema, na minha modesta opinião, está em sensibilizar a população para adoptar animais em vez de os comprar. Não tenho muita fé no meu país nem no povo que lá habita!
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta dez 30, 2009 9:55 pm

amig@s - o nosso país ainda não está suficientemente civilizado para ter este tipo de intervenção - pertencemos aos países em vias de desenvolvimento - e olhem que estou a ser meiga - vê-se o nível de desenvolvimento de um país também pela forma como trata a sua fauna e flora!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

quarta dez 30, 2009 10:32 pm

Vivemos num país hiper atrasado e com tremendas lacunas na lei sobre protecção e bem-estra animal, mas como gosto demais de animais (por vezes até mto mais do que pessoas) vou acreditar que um dia os canis irão terminar pois todo o ser humano, e dito racional, vai agir da melhor maneira no tratamento dos seus animais.

Como escrevo a ouvir "I Dreamed A Dream" cantado pela Susan Boyle vou para já sonhar que os canis deixarão de existir.
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

quarta dez 30, 2009 11:58 pm

Esse autor está a criar muita polémica. Uma delas é porque como devem saber, os canis que não abatem colocam entraves à entrada de mais de X animais...ao contrário dos canis e abate que vão recebendo animais e fazendo uma triagem, abatendo os não adoptáveis sendo assim que recebem mais animais.

Outra é o facto de efectivamente poder-se-ia transformar todos os canis da américa, que é o exemplo dado e não extrapolável para outros países ,em canis que não abatem... com a ajuda de todos adoptar-se-iam 18 milhões de animais em 3 anos, esgotando a capacidade de adopção de um país como os EUA...

O problema é que são abandonados 7 milhões de animais por ano...e esta estimativa é muito modesta porque 80 das unidades administrativas americanas não fornecem dados de abandonos...

assim sendo, em vez dessa posição idilica...o melhor será educar as pessoas...porque os canis de adopção só se safam se receberem 20 animais e recusarem 200...

E esses duzentos para onde vão ? Para os canis de abate...ah pois, faz-se boa figura à conta dos outros...

Se eu entrasse numa corrida e ficasse em segundo era óptimo...o que era chato era que se soubesse que só 2 correram e 300 foram impedidos de o fazer.
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
ines9999
Membro

quinta dez 31, 2009 12:44 am

Pausanias Escreveu:Esse autor está a criar muita polémica. Uma delas é porque como devem saber, os canis que não abatem colocam entraves à entrada de mais de X animais...ao contrário dos canis e abate que vão recebendo animais e fazendo uma triagem, abatendo os não adoptáveis sendo assim que recebem mais animais.
Leu o livro? Ou leu apenas as críticas? O canil que o autor dirigiu não negou a entrada a nenhum animal - tratava-se de um serviço público do condado.

Existem abrigos particulares que sim, apenas acolhem animais que pensam poder poder encontrar famílias mais rápido. É uma opção.
Também existem nos EUA organizações que recebem apenas cães de determinadas raças, porte ou idade.
Sinceramente isso a mim não me incomoda nada. Entidades particulares podem ajudar pela via que lhes seja mais conveniente e salvando os animais que prefiram.

Essa crítica da entrada "selectiva" já foi mais do que arrumada pelo autor e pelos apoiantes do final do abate. Mas é conveniente como forma de atirar areia para os olhos, assim como dizer que é "impossível" encontrar casas para os animais.

Claro que o autor está a causar polémica. Com tantas organizações nos EUA a viverem de donativos enquanto continuam com a cantiga de "salvar uns quantos matar o resto", é no mínimo aborrecido vir alguém demonstrar que se estão a abater animais sem justificação.
Outside of a dog, a book is a man's best friend. Inside of a dog it's too dark to read. Groucho Marx
Pausanias
Membro Veterano

quinta dez 31, 2009 1:13 am

Li em ebook enviado por um amigo meu, que por acaso é director de um programa de esterilização de errantes no Delaware...

Os canis de não abate recusam sistematicamente animais. E nem precisa de ir aos EUA...aqui em Portugal diga qual é o canil associativo que aceita tudo que lhes querem entregar ? Nenhum.

Quanto à adopção 100%, o que eu referi é que se deve educar as pessoas, ou então não há canil de não adopção que chegue...só em 5 anos, além dos animais que são adoptados normalmente, o programa implicaria ter de se adoptar mais NO MINIMO 30 ( TRINTA) milhões de animais, isto, como se sabe, em numeros optimistas.

N america há 100 milhões de casas segundo o censo de 2000 http://www.census.gov/prod/2001pubs/c2kbr01-8.pdf

Os dados a seguir são retirados de http://www.humanesociety.org/issues/pet ... stics.html

Em vez de agregado familiar vou usar para simplificar o termo "casa"

Há presentemente 77,5 Milhões de cães nos EUA registados( fora os que o não são). 39% das casas têm pelo menos 1 cão. Isso não quer dizer que existem 61 milhões de casa que podem adoptar um cão...quer dizer que há 61 milhões de casas que não querem ou não podem ter um cão em casa.

Isso deixa-nos com 39 milhões de casas que gostam de animais ao ponto de os ter ou que têm posses e que em 5 anos têm de adoptar um minimo de 30 milhões de animais...além dos 77,5 milhões de cães que já possuem...

Ah...em média cada uma dessas casas tem 1,7 cães...uns têm 1, outros, 2, outros 3, etc...

Mas com esforço lá se vai., não é ?

Ops...acontece que além desses 75 milhões de cães...existem 93,6 milhões de gatos...em 38 milhões de casas...curiosamente ou não o mesmo numero de casas que têm cães e é legitimo aceitar que a grande maioria das casas com cães têm igualmente um gato...

Outro dado curioso...

Dos animais acima referidos, dos 77,5 milhões de cães somente 18% foram adoptados em canis...

E dos 93,6 milhões de gatos somente 22% foram adoptados em canis...

Não retirando o valor que o em ao senhor que escreveu o livro, se fosse assim tão fácil, já teria sido feito.É que ao contrário do que se disse aqui mandar uma posta de pescada como
Com tantas organizações nos EUA a viverem de donativos enquanto continuam com a cantiga de "salvar uns quantos matar o resto", é no mínimo aborrecido vir alguém demonstrar que se estão a abater animais sem justificação
é facilimo...mas injusto, porque as associações lutam com toda a força contra tudo e todos e não merece ouvir bocas injustas como a sua acima.
ines9999
Membro

quinta dez 31, 2009 1:18 am

sofiaabreulopes Escreveu:amig@s - o nosso país ainda não está suficientemente civilizado para ter este tipo de intervenção - pertencemos aos países em vias de desenvolvimento - e olhem que estou a ser meiga - vê-se o nível de desenvolvimento de um país também pela forma como trata a sua fauna e flora!
Mas os EUA são assim tão avançados? Qualquer simples pesquisa on-line demonstrará que é um país que tem equivalente em crueldade e negligência mais até do que tem em inovação e espírito de serviço público.

Basta lembrar que nesse país muitas cidades baniram efectivamente a raça pit bull e seus cruzamentos dos seus limites (num daqueles exemplos de histeria colectiva que os Americanos dominam), obrigando pessoas com cães destas estas raças a mudarem-se ou a entregarem os seus animais de estimação para abate.

Por outro lado um país como a Itália que ultimamente não tem dado grande exemplo de civilização, tem, desde 1991, uma lei em vigor que proibe o abate de animais de companhia saudáveis.

Como o autor refere muitas vezes lhe diziam que achavam ser impossível implementar o final do abate numa comunidade em particular:
"...they will argue that their community is different and that citizens in their community are particularly irresponsible." (pp. 182).
Pausanias
Membro Veterano

quinta dez 31, 2009 10:20 am

Repito o que coloquei pois a pessoa que abriu este tópico não deve ter lido esta resposta. 8)

Li em ebook enviado por um amigo meu, que por acaso é director de um programa de esterilização de errantes no Delaware...

Os canis de não abate recusam sistematicamente animais. E nem precisa de ir aos EUA...aqui em Portugal diga qual é o canil associativo que aceita tudo que lhes querem entregar ? Nenhum.

Quanto à adopção 100%, o que eu referi é que se deve educar as pessoas, ou então não há canil de não adopção que chegue...só em 5 anos, além dos animais que são adoptados normalmente, o programa implicaria ter de se adoptar mais NO MINIMO 30 ( TRINTA) milhões de animais, isto, como se sabe, em numeros optimistas.

N america há 100 milhões de casas segundo o censo de 2000 http://www.census.gov/prod/2001pubs/c2kbr01-8.pdf

Os dados a seguir são retirados de http://www.humanesociety.org/issues/pet ... stics.html

Em vez de agregado familiar vou usar para simplificar o termo "casa"

Há presentemente 77,5 Milhões de cães nos EUA registados( fora os que o não são). 39% das casas têm pelo menos 1 cão. Isso não quer dizer que existem 61 milhões de casa que podem adoptar um cão...quer dizer que há 61 milhões de casas que não querem ou não podem ter um cão em casa.

Isso deixa-nos com 39 milhões de casas que gostam de animais ao ponto de os ter ou que têm posses e que em 5 anos têm de adoptar um minimo de 30 milhões de animais...além dos 77,5 milhões de cães que já possuem...

Ah...em média cada uma dessas casas tem 1,7 cães...uns têm 1, outros, 2, outros 3, etc...

Mas com esforço lá se vai., não é ?

Ops...acontece que além desses 75 milhões de cães...existem 93,6 milhões de gatos...em 38 milhões de casas...curiosamente ou não o mesmo numero de casas que têm cães e é legitimo aceitar que a grande maioria das casas com cães têm igualmente um gato...

Outro dado curioso...

Dos animais acima referidos, dos 77,5 milhões de cães somente 18% foram adoptados em canis...

E dos 93,6 milhões de gatos somente 22% foram adoptados em canis...

Não retirando o valor que o em ao senhor que escreveu o livro, se fosse assim tão fácil, já teria sido feito.É que ao contrário do que se disse aqui mandar uma posta de pescada como
Com tantas organizações nos EUA a viverem de donativos enquanto continuam com a cantiga de "salvar uns quantos matar o resto", é no mínimo aborrecido vir alguém demonstrar que se estão a abater animais sem justificação
é facilimo...mas injusto, porque as associações lutam com toda a força contra tudo e todos e não merece ouvir bocas injustas como a sua acima.[/quote]
Responder

Voltar para “Animais para Adopção”