A Porcalhota

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

quinta set 25, 2003 10:35 pm

Venho aqui solicitar ajuda mm URGENTE, de alguém que já se deparou com o mm problema.
Há uns dias para cá, venho a ter umas "surpresas" mesmo à frente do caixinha dos cócós!
Não sei qual das minhas duas meninas faz isso, mas o que é certo é que estou preocupada com esta mudança de comportamento! Elas desde os primeiros dias em minha casa, e já lá vão perto de 2 anos e meio, sempre foram muito asseadas. Agora, de vez em quando, lá está um "cócó" mesmo em frente da casinha. :( :( :(
Não entendo, eu mudo as pedrinhas diariamente (e são sempre as mesmas, tirando portanto a hipótese de não gostarem de alguma alteração da marca). Estou sempre atenta aos cócós que fazem retirando assim que vejo e portanto a caixinha nunca está suja.
Até agora nunca consegui ver quem era a dona dos "presentes" pelo que não posso repreender a "porcalhota" ou demonstrar que está errado.
A minha pergunta é, será que estas alterações de comportamento são devidas a algo concreto? Elas estão na mesma casa que sempre estiveram, e com as mesmas pessoas e os mesmos hábitos da casa, porque sei que por vezes as mudanças de espaço podem conduzir a estas situações. Já alguma vez se depararam com isto?
Agradeço as vossas respostas, porque como devem calcular a situação é MESMO desagradável!!

Obrigado :)
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta set 25, 2003 10:42 pm

Olá!

Bem, eu tenho uma "menina" (a mais velha, por sinal, a caminho dos 8 aninhos!) que, de vez em quando, lhe dá para isso! :evil: :evil:
Mas às vezes pode ser má pontaria :oops: :oops:

Um ou outro dos machos, também fazem isso, mas porque às vezes põem-se na borda, e, claro, "cai" fora! :evil: :evil: :evil:
Eu repreendo-os, ralhando, mas não nada a fazer! De vez em quando ...
No seu caso, tente "espiar" a ver quem é, e dê-lhe uma repreensão! ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Bernardinha
Membro Veterano
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

quinta set 25, 2003 10:48 pm

pois...vou tentar estar atenta, agora no fim de semana que é qd consigo controlar, mas esqueci-me de dizer que numa semana aconteceu 3 vezes!
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quinta set 25, 2003 11:23 pm

Eu ás vezes (mto raro) tb encontro cócós fora do WC mas são o tolinhos que com a "fúria" de tapar os mandam cá para fora!

Não será isso? :o
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

sexta set 26, 2003 8:39 am

Deve ter sido um descuido qualquer!!!!
Às vezes também acontece lá em casa.
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta set 26, 2003 9:24 am

Em minha casa acontece uma coisa engraçada, quando a Mikas faz as necessidades, o Miks vai logo a correr e é ele que as tapa, nem dá hipóteses à gata para tratar dos seus próprios presentinhos ;)

O problema é que o raio do gato parece uma retroescavadora das obras do metro, e por diversas vezes já vi presentinhos a voar disparados pela cozinha fora .... :?

Resolvi a situação comprando um wc fechado.

Por mais que o gato escarafunche, nunca sai nada de lá de dentro :lol:

Miguel
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

sexta set 26, 2003 9:27 am

mike2002 Escreveu: Em minha casa acontece uma coisa engraçada, quando a Mikas faz as necessidades, o Miks vai logo a correr e é ele que as tapa, nem dá hipóteses à gata para tratar dos seus próprios presentinhos ;)
Mas que gato tão cavalheiro ;) :lol:
mike2002 Escreveu: O problema é que o raio do gato parece uma retroescavadora das obras do metro, e por diversas vezes já vi presentinhos a voar disparados pela cozinha fora .... :?

:lol: :lol: desculpe,mas achei a "imagem" o máximo. :)
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

sexta set 26, 2003 9:32 am

Então são como as minhas!...

...e como as mulheres...ehehehehehe

....vão sempre aos pares!!!!!!
mike2002
Membro Veterano
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta set 26, 2003 9:41 am

sregina Escreveu:
mike2002 Escreveu: Em minha casa acontece uma coisa engraçada, quando a Mikas faz as necessidades, o Miks vai logo a correr e é ele que as tapa, nem dá hipóteses à gata para tratar dos seus próprios presentinhos ;)
Mas que gato tão cavalheiro ;) :lol:

Hehe pois :lol:

Um pequeno aparte aqui, parece que o facto de os gatos taparem as suas necessidades não tem, directamente, haver com o facto de serem asseados.
Trata-se de ser uma maneira de marcar as hierarquias entre os gatos. Numa colónia de gatos, pe, só o gato dominante não tapa as suas necessidades, e quando as faz fa-lo sempre num local mais elevado em relação à colónia, de modo a que o cheiro se propague e assim se imponha a sua hierarquização.
O facto de eles, na maior parte das vezes, taparem as necessidades nas nossas casa, deve-se ao facto de eles nos verem como membro dominante do habitat deles.
sregina Escreveu:
mike2002 Escreveu: O problema é que o raio do gato parece uma retroescavadora das obras do metro, e por diversas vezes já vi presentinhos a voar disparados pela cozinha fora .... :?

:lol: :lol: desculpe,mas achei a "imagem" o máximo. :)
A 1ª vez confesso que tb achei, não é normal ver um "croquete" a voar pela cozinha... :lol:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta set 26, 2003 9:49 am

Olá

O tapar as necessidades tem também a ver com o instinto de sobrevivência. Os animais que vivem em liberdade tapam as necessidades para não deixarem nenhum rasto.

Beijokas
kathleen
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

sexta set 26, 2003 9:51 am

Exacto Kathleen
Também li que era assim num livro.
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

sexta set 26, 2003 9:55 am

Olá Bom Dia

Eu acho que eles são tão “certinhos” que somos nós que não perdoamos um ligeiro desvio comportamental. Desde a primeira hora que os gatos nos habituam a ser asseados e a irem à casinha de banho sem que ninguém lhes diga, "Isto faz-se aqui e é aqui que tens de passar a fazer sempre as tuas necessidades". Ora se um dia, por qualquer motivo isto não acontece, todos nos perguntamos o porquê.
Quem tem mais de um gato é muito difícil saber quem é que fez o que e em quem dar a sapatada.
O outro dia a Rita Catita (tartaruga dourada) estava com o cio e fui encontra-la muito quietinha no cestinho dela, mas numa postura nada habitual, espanto dos espantos!!!!!!!! Quando saiu tinha lá feito um cocó…. E com todo o descaramento, tentava tapar.
Claro que estava descoberta e levou uma boa ensinadela com direito a discurso e tudo.
Como isto só aconteceu uma vez, não vou fazer drama, porque espero sim, que nunca mais se repita. O cocó disparado da casinha de banho, acho que é muito fácil, a energia é tanta para tapar o dito, que por vezes acontece, o que acho engraçado é a atrapalhação do meu Félix quando isso acontece, olha para mim com aquele Olhão azul, como a pedir desculpas, mas que já não pode fazer nada. :p :p :p :p

Bernardinha, não estou a ver razão para se preocupar, é só ter um pouco de paciência e limpar, claro :lol: :lol: :lol:

Franc
mike2002
Membro Veterano

sexta set 26, 2003 9:57 am

Kathleen Escreveu: Os animais que vivem em liberdade tapam as necessidades para não deixarem nenhum rasto.
Exactamente, não é só por questão de hierarquia mas tb de sobrevivência, como refere a Kathleen.
No fundo estão as duas inter-ligadas.

Miguel
Bernardinha
Membro Veterano

sexta set 26, 2003 8:56 pm

Bem, há 2 dias que nunca mais aconteceu, e citando alguns foristas que por vezes veem "voar" os presentes, no meu caso não se aplica, porque a caixinha é daquelas fechadas.
De qualquer das formas, agradeço muito as vossas respostas, porque eu pensava que seria alguma alteração comportamental derivada de alguma coisa, mas parece-me que vocês também têm "presentes"! :)
Já estou mais descansada....de qualquer das formas ando a investigar...cada vez que reparo que lá vão, la vou eu espreitar à porta da marquise LOL
BETAFERI Escreveu: Bernardinha, não estou a ver razão para se preocupar, é só ter um pouco de paciência e limpar, claro :lol: :lol: :lol:
Pois! até que para elas, eu de esfregona na mão é uma festa!! aquela coisa amarela que se mexe muito depressa de um lado para o outro!

Jokas a todos :)
possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

sexta set 26, 2003 9:57 pm

Bernardinha Escreveu:
Pois! até que para elas, eu de esfregona na mão é uma festa!! aquela coisa amarela que se mexe muito depressa de um lado para o outro!
:lol: ihihih :lol: A Nina é mais a vassoura... agarra-se aos "pauzinhos" (não sei como lhes chamar) não larga enquanto eu não parar com a dita... gosta de dar uma "voltinha" de vez em quando.:lol:
Responder

Voltar para “Gatos”