Preta - 'Tá mais que na altura de agir!!

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Marciia
Membro Veterano
Registado: quarta jun 10, 2009 11:09 am

sábado jan 02, 2010 5:07 pm

Olá a todos,

A Preta é uma cadelinha de raça Pit Bull, muito meiga, amorosa, beijoqueira, amiga... No entanto não tem o melhor proprietário.
Infelizmente, a maioria dos cães de raça Pit Bull Terrier encontram-se em bairros sociais, a ser cães de lutas ou a levar porrada dos próprios e supostos donos, todos os dias. Outros, encontram-se com pessoas ditas seus donos, que não lhes dão nem carinho nem atenção, e o mais importante de tudo, comida e água; a Preta é um exemplo disso.

Quando a conheçi, em meados de Fevereiro, a Preta era mais fininha que o meu braço. Estava magrissíma, tinha marcas de queimaduras principalmente no foçinho e mal se conseguia levantar, mas lá o fez. Veio ter comigo e com uma grande amiga minha que me acompanhava na altura, e deu-nos imensos beijinhos.
A Preta estava dentro da entrada de uma casa, a cair de podre. Estava na parte da frente da casa, mas dentro dela (não consigo explicar, depois vêem nas fotos!)
Ao ver o estado deplorável em que ela se encontrava, fomos de imediato comprar-lhe comida. Tememos que ela não conseguisse comer ração devido á falta de força e energia, portanto comprámos latas de comida para ver se ela conseguia comer. Mas comer foi favor... Devorava as latas em poucos segundos, de tal fome que tinha. Devorou bastantes latas, até nos esgotar o dinheiro. Com grande pena nossa, e sem poder fazer mais na altura, seguimos "viagem".
Desde então que temos visitado com regularidade a Preta e que lhe temos dado comida, ás escondidas, pois ela tem dono, mas isso só vim a descobrir mais tarde...
Cerca de um mês depois, deparámo-nos (eu e os meus amigos que me acompanham e ajudam a fazer com que a Preta não morra de fome) com um senhor de etnia cigana, com um aspecto tão ou pior do que a Preta no inicío.
Correu-nos a pontapé e ameaçou-nos. Não quisemos levantar problemas, e fomos embora.
Ao que pareçe, esse senhor é que é o suposto dono da Preta.

Eu não aguentava mais vê-la sempre ali, a saber que se não lhe desse comida que ela morria, que ela não mereçia aquela vida... Até que resolvi falar com o Conselho Directivo da minha escola sobre ela. Mas desta vez sem amigos! Pois, com o Conselho Directivo já não se metem eles...
Falei com o Director da Escola, com os Sub-Directores... Até que os convenci a escreverem uma carta para o Canil/Gatil do Seixal (Calma, não é de abate e eu sou lá voluntária, pelo que iria seguir o caso e estar regularmente com ela!) a informá-los do caso dela.
Soube passado uma semana que no canil já tinham recebido a carta da escola e que iam ver o que podiam fazer.
Quando decidiram ir vê-la, eu acompanhei-os, mas como era uma propriedade privada, a história já era outra...! Não fizeram nem vão fazer nada.

Dizem-me que há casos prioritários, mas desde o inicío do ano que luto pela Preta, pelo que não sei se há algum caso prioritário ao dela, visto ela estar naquela situação á meses, desde que eu a descobri, pois já deve estar á pelo menos 1 ano, e o mais certo é ficar mais tempo!
A Preta não é nada do que se diz por aí! É uma cadela querida, meiga... É um doce autêntico! Mereçe tanto mas tanto ser ajudada!

Eu venho aqui, em busca de toda a ajuda que me possam dar! Se puderem ser FAT dela, ou se estiverem interessados em dar-lhe um lar e uma segunda oportunidade de vida, por favor contactem o seguinte e-mail:
[email protected]

PS- Ela não se dá com cadelas (com cães não sei a sua reacção) e tem um corpo bastante atlético.

Quando a conheçi estava assim (é claro que ao vivo estava MUITO pior!):
Imagem

Mais umas fotos dela:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Marciia
Membro Veterano

sábado jan 02, 2010 7:43 pm

Passo a citar o que escrevi no meu fórum:

É assim vou contactar o SEPNA para resgatar a cadela.

Primeiro, apelo a todas as pessoas que possam ser madrinhas/padrinhos da Preta!! Vou metê-la em hotel. Vou tentar que entre no hotel do Blade, pelo que vou optar por pagar os 85 com ração incluida.
Eu contribuo, claro! Um amigo meu que tem seguido o caso desde o princípio e que por acaso é o que foi ameaçado pelo doninho da Preta , vai também contribuir, mas ainda não sei com quanto vai contribuir.
Quanto tiver o dinheiro todo e vaga no hotel p'ra ela, contacto o SEPNA e logo se vê o que se pode fazer.

Não vou desistir de ti, Preta!! Pode parecer que em algumas alturas me esqueço de ti, mas não esqueço. Vou-te ajudar, a bem ou a mal, mas não vais ficar onde 'tás, não não!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jan 02, 2010 9:02 pm

Marciia, vou ajudar no hotel.
Com pouco que tenho outros animais também em hotel.
Vou estar atenta a este tópico.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
pauloliveira
Membro Veterano
Registado: domingo fev 04, 2007 8:13 pm

sábado jan 02, 2010 9:11 pm

Há donos que são umas verdadeiras BESTAS :evil: :evil: :evil:
Infelizmente em Portugal a legislação ainda é muito branda nestes casos. :(
<strong>"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana"</strong>

Charles Darwin
Marciia
Membro Veterano

sábado jan 02, 2010 9:37 pm

Olá aisd,
Muito obrigada pela ajuda, de coração, obrigada!

Em relação ao que a omegaa escreveu, ela disse-o com alguma razão. Eu passo a explicar...
Uma forista que também ajuda cães de raça Pit Bull, quis-me ajudar no caso da Preta.
Propôs que roubássemos a cadela e acabou por escrevê-lo no fórum MDA, o que gerou uma enorme polémica...
Essa forista já não tem mais nada a ver com o caso da Preta e aqui ninguém vai fazer nada ilegal.

A Preta será resgatada pelas autoridades competentes.

PS - Segunda-feira vou ver a Preta. Trago fotos e novidades.

Obrigada, aisd, mais uma vez!
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jan 03, 2010 12:32 am

O problema é que a marciia não está a contar tudo. Já foi feita denuncia nas autoridades que não agiram por não haver motivo para isso. Ou não foi Marciia?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 03, 2010 12:48 am

Olha, a MAXIAHH está de volta? :lol:

Márcia, não se pode roubar um cão de propriedade privada, por favor cresce e tem juízo. E às senhoras que incentivam as "salvadoras de pitbulls" menores tenham também juízo nas cabeças, afinal são adultas... :roll:

Vejam o andamento que dão a pedidos de garotas para tirarem pits de canil para hotéis e vejam bem que o que a Márcia quer fazer é ROUBAR o cão de propriedade privada e que sendo menor, não pode arcar com as consequências desse crime, sobra para os pais e para quem a ajudar. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 03, 2010 9:43 am

Eu raramente vou a outros fóruns e fiquei chocada que se partisse logo para concluir pelo roubo.
Normamente estas pessoas estão mais do que afim de darem os animais ou, pelo menos, de os venderem.
Mas é preciso algum cuidado na aproximação...que, se calhar, uma menor não sabe.
Chamar o SEPNA está OK, se tiverem alguém que queira adoptar - com as condições legais - à partida ou que vá para um canil de não abate.

Mesmo que se pense em roubar, não se vêm dizer isso para um fórum público - que leviandade...
Por vezes há "ilegalidades" que os amigos dos animais se veem obrigados a fazer - animais que ficaram fechados em casas abandonadas pex., isto porque o processo legal de os retirar é tão moroso que eles estariam mortos por alturas do salvamento.
Mas estes são casos desesperados...e que, mesmo assim, se devem fazer com precaução para não ficar a ideia de que se pretendia roubar bens e propriedade privada mas tão sómente retirar animais em perigo de vida.
O melhor, nestes casos, é contactar uma associação, que lhes dê o devido enquadramento legal.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 03, 2010 5:05 pm

Isto é infantilidade total.

Como se o SEPNA entregasse um pitbull ou outro cão qualquer resgatado por eles a uma garota para o meter NUM HOTEL. Por favor... o cão a ser retirado pelo SEPNA vai para o canil municipal e só sai de lá chipado e com termo de responsabilidade, para uma casa, não para um hotel. De resto ao que consta o SEPNA concluiu não haver motivo para intervir, ao seja o animal tem dono e não está em risco!
Vou-te ajudar, a bem ou a mal, mas não vais ficar onde 'tás, não não!
:roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jan 03, 2010 5:34 pm

kitten Escreveu:O problema é que a marciia não está a contar tudo. Já foi feita denuncia nas autoridades que não agiram por não haver motivo para isso. Ou não foi Marciia?
pois...e se esperar pela ajuda do sepna, espere sentada. e se o dono ficar de sobre aviso, o futuro da preta anda será mais negro
anjjazul
Marciia
Membro Veterano

domingo jan 03, 2010 7:50 pm

O SEPNA ainda não foi contactado.
Foi sim contactado o Canil/Gatil Municipal do Seixal, que não interviu por a cadela estar em propriedade privada. Portanto, reencaminharam o caso para tribunal ou lá o que foi. Estes também nada fizeram, mas isso é óbvio, trata-se de um animal, para quê dar importância?

No fórum Mundo dos Animais, toda a gente que escreveu nos tópicos da Preta me disse para contactar o SEPNA.
Ponderei isso e decidi avançar com essa decisão... E agora dizem que o SEPNA nada vai fazer?

Então quem devo contactar para ajudar a cadela?
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo jan 03, 2010 9:03 pm

Deve contactar o sepna sim. Não podemos não contactar porque achamos que não vao fazer nada.

Como já lhe disse e sabe da minha opinião, temos de usar dos meios legais.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo jan 03, 2010 9:35 pm

o problema é que em sequência de queixa, a cadela é reencaminhada para o canil municipal e não saí enquanto não tiver autorização das autoridades ou do tribunal caso chegue a tal. apenas se o dono der autorização e pagar o que tem de pagar é que ela pode ser adoptada. enquanto o caso decorrer, ela fica em canil por tempo indefinido.

já tentaram falar com o dono?
qual é o caso? maus tratos? negligência? :|

obviamente que o roubo não é solução neste caso.

dino, acho que não é a mesma pessoa. esta márcia é voluntária do canil do seixal, sim é menor, mas não se diverte a falsificar perfis e falar no nome das outras pessoas... no entanto não ponho as mãos no fogo por ninguém que não conheço...
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Marciia
Membro Veterano

domingo jan 03, 2010 9:39 pm

Eu queria metê-la em hotel, não no canil...
Se eu contactar o SEPNA, ela vai para o canil municipal. Então isso quer dizer que não há forma de ela ir para hotel? Não vejo mais ninguém a quem recorrer...
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo jan 03, 2010 9:40 pm

ok já li melhor o tópico, mas acho que agora é um pouco escuzado.... faziam queixa quando ela estava mal tratada! pelas fotos não vejo absolutamente nada de anormal. o chão ta limpo, a cadela também, não está esqueletica nem com ar doente. é normal que achem que não haja suficiente para uma apreensão.

mas podem pedir para que façam uma vistoria para ver se tem tudo legal (vacinas, licença, chip, esterilização, seguro, etc etc)
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”