Tudo tem impactes, toda a actividade e escolhas humanas.
Na minha opinião, falando de energias não renováveis, a energia proveniente do carvão, gás, urânio, plutónio, petróleo, são todas um completo desastre.
Em relação às energias renováveis, que creio que é o conceito mais correcto, em detrimento do "energias limpas", creio que as mais desastrosas são de facto a energia eólica e a energia hidríca/hidráulica (no caso das barragens).
Na minha opinião, as formas de energia que de facto poderão ter um menor impacte será a biomassa, geotérmica, solar e através do hidrogénio. Assim, defenderei os meus argumentos, em relação às energias renováveis:
-
Energia eólica - impacte terrível sobre a avifauna, principalmente, se colocadas em locais inadequados. Em relação à flora, creio que deveria ser colocada em zonas onde naturalmente, não existem árvores de grande porte, mas onde existem pastagens. Tal factor, poderá ainda dinamizar as zonas rurais económicamente.
-
Energia Hidríca/Hidráulica (barragens) - impactes terríveis, na minha opinião, é o caso mais grave. As barragens têm impactes sobre os cursos dos rios terrível, criando impactes a nível da fauna e da flora. É óbvio, que poderá promover o desenvolvimento de espécies, mas irá afectar o real habitat, impendindo que determinadas espécies de peixes se reproduzam (não no nosso caso, mas no caso do Canadá o salmão e em Portugal a enguia, creio), que determinadas aves se desenvolvam, aves que fazem ninhos nas encostas dos rios com elevado declive.. etc.
Existe ainda o problema dos sedimentos que não são transportados para o mar, provocando, desta forma a erosão costeira. A erosão costeira também provaca prblemas a nível da biodiversidade nestas regiões, principalmente nos estuários.
-
Biomassa - parece-me uma boa fonte de enegia, embora emita bastantes gases com efeitos de estufa, se bem que, de qualquer forma estes seriam emitidos resultantes da degradação dos produtos orgânicos. Um benefício desta fonte de energia poderá ser o uso dos produtos orgânicos decompostos na agricultura.
-
Geotérmica - exceptuando o impacto visual, não vejo problemas.
Contudo, como sabemos não há a sua viabilidade em muitos locai.
-
Solar - a energia solar é, infelizmente, uma energia que se encontra ainda subdesenvolvida. Poderá ser bastante mais produtiva daqui a uns anos com os avanços tecnológicos. Contudo, tal aproveitamento de energia tem algumas consequências, tais como: o silício (que é considerado um pouco raro); o facto de grandes superfícies/empreendimentos de energia fotovoltaica aumentar as temperaturas nos locais onde são instaladas, etc.
-
Hidrogénio - tecnologia subdesenvolvida e potencialida de explosões, LOOL.
Cumps, está um pouco vago, mas sempre dá uma noção sobre o tema, de qualquer das formas, corrijam-me onde haja falhas, pff.
Obrigado