Parques eólicos: A fonte de energia "limpa"??

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda nov 23, 2009 3:39 pm

LuMaria Escreveu:
Gypsfulvus Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
LuMaria Escreveu::? Limpo limpo é uma idade do gelo a todo o vapor para ver se a Terra cura estas feridas todas!

Espero ainda estar cá! Nem que morra congelada, morro feliz!
bem visto.
Livra, isso é que é estar mesmo mal com a vida.
Nada disso, bem pelo contrário.

Infelizmente não consigo ter essa superiorização em relação à minha espécie que em 200 ou 250 anos destruíu a casa onde habita.

É vergonhoso o que fizémos, o que fazemos e o que vamos fazer ainda a este belo planeta.

Tenho a mais profunda vergonha na minha espécie que é pouco desenvolvida para suportar o tamanho do cérebro que lhe deram. Ao que parece, o cérebro veio ligado ao umbigo de uns tantos e ao intestino grosso de outros tantos.
:lol: :lol: :lol: :? :evil: :evil:
Charlie2
Membro Veterano

segunda nov 23, 2009 3:42 pm

o que mais me espanta nisto tudo, e peço desculpa pela franqueza, é como nós devastamos espécies inteiras e só nos preocupamos com isso quando elas estão a «terminar». Por outro lado, desgraçar outras tantas em prol da ciência e evolução já é louvável e como tal pode fazer-se. E depois um voador incauto tem este fim e pomos em causa um tipo de energia que tentamos criar para remediar a asneirada que fizémos até então. Como diria um amigo meu: «jezz, we have one really messed up brain»!
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda nov 23, 2009 9:16 pm

Lamento, continuo sem perceber....chamem lá os bois pelos nomes! Deverei depreender das vossas palavras que ficariam felizes pel ocorrência de uma catastrofe que nos extinguisse enquanto seres humanos, ou que pelo menos nos reduza drasticamente o número?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda nov 23, 2009 9:52 pm

PauloC1 Escreveu:Lamento, continuo sem perceber....chamem lá os bois pelos nomes! Deverei depreender das vossas palavras que ficariam felizes pel ocorrência de uma catastrofe que nos extinguisse enquanto seres humanos, ou que pelo menos nos reduza drasticamente o número?
No que me toca não ficaria feliz mas ficaria esperançada. Espero que os que fiquem saibam aprender a respeitar e partilhar uma Terra limpa. Lamento Paulo, mas fazemos tanta falta à Terra como os dinossauros. Life will find a way.
E nós não temos sido exemplo de vida, apenas morte e destruição.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quarta dez 16, 2009 10:14 pm

E além das aves, os aerogeradores provocam mortalidades elevadas em morcegos :? É muito usual encontrar-se muitas aves e morcegos mortos ou gravemente feridos na base destes aerogeradores, infelizmente.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

terça dez 22, 2009 3:05 pm

Todas as formas de energia têm impactes, há que verificar qual a fonte mais adequada em determinado sítio.
É como a história do novo Aeroporto de Lisboa, tem que ser posto em algum lado, mas será Alcochete uma boa alternativa? Não só a nível do impacte que vai causar a nível da fauna (perto de uma reserva, a do Tejo), mas também a nível da potencial subida do nível médio das águas do mar, bilhões de euros investidos, para, provavelmente, daqui a 20 anos, terem que andar a fazer diques?
LOOOOL, poupem-me. :?
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

sábado dez 26, 2009 4:51 pm

Boa tarde.

Não vou pedir desculpa pelo que vou escrever . Acho uma enormidade gente que ande a peticionar alegremente um cataclismo. A quem está a deejar a minha morte e e todos os outros seres humanos somente posso dizer com educação

Depois de si...
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado dez 26, 2009 6:22 pm

Porte-se bem ou é banido pela 5489064 vez...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sábado dez 26, 2009 11:48 pm

Aqui na minha zona existe uma série dessas ventoinhas...que para serem colocadas, limparam as árvores, colocaram estradas de acesso...ou seja, destruiram tudo à volta... :roll:
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

domingo dez 27, 2009 3:42 pm

Isso é chocante...destruir a natureza peloa natureza.
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

terça dez 29, 2009 8:28 am

Pela Natureza? Devia querer dizer pelo Homem... Porque a Natureza não precisa de electricidade, mas é preocupante quando promovem abate florestal para supostamente implementar um gerador de "energia limpa"...

De todas as "energias limpas", ainda só conheço uma com pouquíssimas (ou nenhuma) desvantagem para as fauna e flora locais - a Energia Geotérmica, tudo o resto tem várias desvantagens, algumas delas bastante preocupantes.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

quinta dez 31, 2009 6:32 pm

Tudo tem impactes, toda a actividade e escolhas humanas.
Na minha opinião, falando de energias não renováveis, a energia proveniente do carvão, gás, urânio, plutónio, petróleo, são todas um completo desastre.

Em relação às energias renováveis, que creio que é o conceito mais correcto, em detrimento do "energias limpas", creio que as mais desastrosas são de facto a energia eólica e a energia hidríca/hidráulica (no caso das barragens).
Na minha opinião, as formas de energia que de facto poderão ter um menor impacte será a biomassa, geotérmica, solar e através do hidrogénio. Assim, defenderei os meus argumentos, em relação às energias renováveis:
- Energia eólica - impacte terrível sobre a avifauna, principalmente, se colocadas em locais inadequados. Em relação à flora, creio que deveria ser colocada em zonas onde naturalmente, não existem árvores de grande porte, mas onde existem pastagens. Tal factor, poderá ainda dinamizar as zonas rurais económicamente.
- Energia Hidríca/Hidráulica (barragens) - impactes terríveis, na minha opinião, é o caso mais grave. As barragens têm impactes sobre os cursos dos rios terrível, criando impactes a nível da fauna e da flora. É óbvio, que poderá promover o desenvolvimento de espécies, mas irá afectar o real habitat, impendindo que determinadas espécies de peixes se reproduzam (não no nosso caso, mas no caso do Canadá o salmão e em Portugal a enguia, creio), que determinadas aves se desenvolvam, aves que fazem ninhos nas encostas dos rios com elevado declive.. etc.
Existe ainda o problema dos sedimentos que não são transportados para o mar, provocando, desta forma a erosão costeira. A erosão costeira também provaca prblemas a nível da biodiversidade nestas regiões, principalmente nos estuários.
- Biomassa - parece-me uma boa fonte de enegia, embora emita bastantes gases com efeitos de estufa, se bem que, de qualquer forma estes seriam emitidos resultantes da degradação dos produtos orgânicos. Um benefício desta fonte de energia poderá ser o uso dos produtos orgânicos decompostos na agricultura.
- Geotérmica - exceptuando o impacto visual, não vejo problemas.
Contudo, como sabemos não há a sua viabilidade em muitos locai.
- Solar - a energia solar é, infelizmente, uma energia que se encontra ainda subdesenvolvida. Poderá ser bastante mais produtiva daqui a uns anos com os avanços tecnológicos. Contudo, tal aproveitamento de energia tem algumas consequências, tais como: o silício (que é considerado um pouco raro); o facto de grandes superfícies/empreendimentos de energia fotovoltaica aumentar as temperaturas nos locais onde são instaladas, etc.
- Hidrogénio - tecnologia subdesenvolvida e potencialida de explosões, LOOL.

Cumps, está um pouco vago, mas sempre dá uma noção sobre o tema, de qualquer das formas, corrijam-me onde haja falhas, pff.
:D

Obrigado
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jan 05, 2010 8:49 am

Imagem
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Charlie2
Membro Veterano

terça jan 05, 2010 7:38 pm

:lol: :lol: :lol:
marisafrias
Membro
Registado: quinta abr 20, 2006 10:00 am
Localização: Toy o Braco Alemão,Estrela a Pointer, Becas diiz que é uma especie de Caniche, Ruffy o Chinchila, Ch

quinta jan 21, 2010 8:52 pm

Bem aqui venho dar eu a minha opinião não fosse este tema suscitar-me particular interesse pois está de todo ligado ao meu curso.

1º- Para quem não se deu conta nós ainda estamos na idade do gelo, na Era glaciar, pois o polo norte ainda tem gelo. O aquecimento global está a dar conta disso infelizmente.

2º-As aves migratorias, morcegos...por serem activas no periodo nocturno vão contra as pás dos geradores. Os nossos amigos espanhóis estão a trabalhar num sensor que detecta as aves e as pás deviam-se. Mas pensando no alcance do sensor, na velocidade de rotação em função do peso do gerador não apostava nisso. Quem esta sempre contra os projectos dos parques são a Quercus por exemplo...E inventam muitas vezes impactos negativos.

Exemplo: Foi construído um parque (não me lembro da localização) onde existem lobos. E não queriam deixar construir porque ia alterar a sua rota, iam ficar stressados...Fizeram analises as fezes dos animais e estes quando stressados libertam uma substancia, esta apresentava-se positiva nas analises...Conclusão Como tinha havido um fogo naquela zona há muito pouco tempo os lobos ainda estavam assustados, e a loba, supostamente com muito medo, fez a toca debaixo do gerador. Verídico, o engenheiro que nos deu a palestra tinha a foto.

3º-Energia nuclear? limpa? Para além dos resíduos, urânio empobrecido, que não têm utilidade para absolutamente nada, é uma energia não renovável.

4º- Se nós temos recursos, porque não os usamos? Portugal é o país da Europa com mais horas de sol. E que tal? Desvantagens da energia solar: custo elevado, há locais onde este equipamento não é vantajoso, épocas do ano...Mas isso em breve vai mudar!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Propostas mais recentes, para minimizar o impacto visual e nas aves, mas basta uma tempestade em alto mar e destrói tudo completamente.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”