Salmão cozido

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bennie1
Membro Veterano
Mensagens: 245
Registado: sexta jun 26, 2009 9:03 am

terça jan 05, 2010 10:03 am

Bom dia a todos,

Já andei a pesquisar e não encontrei nada relativamente ao tema. Alguém sabe me dizer se dar salmão cozido (sem sal) misturado com arroz faz mal?

Já sei que me vão dizer que devia dar ração que é mais saudável mas o "artista" já esteve 5 dias sem comer (com acompanhamento veterinário para salvaguardar que não existia problemas) e confesso que não consegui aguentar mais e voltei a cozer-lhe comida.

Obrigada a todos os que de alguma forma contribuam com as suas opiniões/sugestões/experiências.
KaluGold
Membro Veterano
Mensagens: 616
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

terça jan 05, 2010 10:31 am

Sobre salmão não lhe sei dizer... mas já que está a administrar-lhe uma alimentação que não a ração convém saber que existem vários alimentos que são tóxicos para cães... entre eles:

Chocolate, açúcar, frituras, alho em excesso, cebola, alho, macadâmias, chá preto, café, bebidas alcólicas, batata germinada ou brotos de batata, pimenta, uva e uva passa, adoçantes, refrigerantes, folhas e caules de tomate, abacate, folhas e caules de batata, folha de berinjela, folha de beterraba, sementes de frutas, ovos crus e peixes crus, sal, cogumelos, nozes e castanhas.

Na sua maioria só fazem mal se forem dados em excesso.

Salmão honestamente.. penso que não deverá fazer mal.
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

terça jan 05, 2010 10:39 am

Aqui neste tópico, esta menina teve que fazer uma dieta com salmão e batata

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 1&start=30
Bennie1
Membro Veterano
Mensagens: 245
Registado: sexta jun 26, 2009 9:03 am

terça jan 05, 2010 11:01 am

Muito obrigada pelas respostas assim fico mais descansada!

É que no outro dia estava a cozer salmão e ele andava louco com o cheiro, mas tive receio de lhe dar, por desconhecer se lhe fazia mal.

Hoje à noite vou experimentar... :D

"KaluGold" muito obrigada pelas dicas, mas felizmente nenhum desses alimentos estão actualmente na dieta do Bennie. De toda a forma é sempre bom estar informada (alguns deles desconhecia).
MrWoofWoof
Membro Veterano
Mensagens: 895
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

terça jan 05, 2010 11:10 am

Claro que não! :D Agora tem que incluir outros alimentos de modo a complementar a dieta, com uma breve pesquisa encontra bastante informação, procure com as seguintes palavras-chave: BARF, RAW..

:D

Desconhecia totalmente que peixe crú fazia mal o meu cão já comeu carne e peixe crú... :o
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
meuobama
Membro
Mensagens: 140
Registado: quinta set 24, 2009 1:00 pm

terça jan 05, 2010 11:16 am

Já sei que me vão dizer que devia dar ração que é mais saudável mas o "artista" já esteve 5 dias sem comer (com acompanhamento veterinário para salvaguardar que não existia problemas) e confesso que não consegui aguentar mais e voltei a cozer-lhe comida.
Bom dia Benni1,
Como me revejo nas suas palavras....o Obama nunca gostou de ração e mesmo ouvindo toda as pessoas ( incluindo o meu marido) dizer que nenhum cão morre de fome com ração disponível e que ao fim de alguns dias de "fome" entra nos eixos, tb mexe com os meus nervos e estou a beira de começar a fazer comida para ele. A minha única dúvida, que hoje tentar esclarecer aqui no forum, é saber qual a alimentação correcta/completa que substitui a ração, por acaso o seu veterinário deu-lhe "guide lines" a seguir??

Mais alguém aqui que tenha optado por esta situação e que possa ajudar.

Obrigada
NR
Fjord
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

terça jan 05, 2010 11:25 am

MrWoofWoof Escreveu: Desconhecia totalmente que peixe crú fazia mal
Não engula tudo o que vê escrito na net, como parece ser seu modus operandi 8) Peixe cru não faz mal, apenas pode implicar ter que se dar uma dose reforçada de tiamina...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça jan 05, 2010 11:33 am

O veterinário indicar-lhe-á a receita mais completa para o seu cão, está claro.

Mas sempre alimentei os meus cães, antes destes que tenho, com comida cozinhada em casa: carne cozida com arroz ou massa, verduras (usava couve lombarda), feijão verde e cenouras. Andaram sempre muito bem, nunca tiveram problemas de pêlo, excepto um que fazia uma terrível alergia às pulgas. De tantos em tantos meses, por norma nas mudanças de estação, complementava-lhes as refeições com levedura de cerveja e algumas vitaminas, que o veterinário me indicava.

Depois passei para a ração, por necessidades de tempo e de comodidade para mim.

Essa de os ovos e o peixe crus serem tóxicos para os cães é novidade para mim e não me parece fazer muito sentido. Quando voltar ao veterinário vou perguntar-lhe se é verdade. Quanto às frutas, há de facto algumas que é melhor evitar, mas a experiência diz-me que os próprios animais, desde que saudáveis e em boa forma, evitam sozinhos aquilo que sentem poder fazer-lhes mal...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça jan 05, 2010 11:38 am

Fjord Escreveu:
MrWoofWoof Escreveu: Desconhecia totalmente que peixe crú fazia mal
Não engula tudo o que vê escrito na net, como parece ser seu modus operandi 8) Peixe cru não faz mal, apenas pode implicar ter que se dar uma dose reforçada de tiamina...
Ora aqui está o esclarecimento que se impunha. :)

Já agora, Fjord, e os ovos? Cozidos, sei que se dá, mas e crus? Sim ou não?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Fjord
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

terça jan 05, 2010 11:42 am

Os ovos crus também não são tóxicos, o que se passa é que a albumina crua (prsente na clara) liga-se à biotina (outra vitamina do grupo B) e torna-a indisponível. Solução: dar só a gema crua, cozer o ovo, ou suplementar com biotina (mas isto só faria sentido de se dessem quantidades industriais de ovos crus :roll: Uma clarazita não causa deficiência nenhuma )
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
MrWoofWoof
Membro Veterano
Mensagens: 895
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

terça jan 05, 2010 11:43 am

Fjord Escreveu:
MrWoofWoof Escreveu: Desconhecia totalmente que peixe crú fazia mal
Não engula tudo o que vê escrito na net, como parece ser seu modus operandi 8) Peixe cru não faz mal, apenas pode implicar ter que se dar uma dose reforçada de tiamina...
Se eu o tivesse engolido não teria postado o desconhecimento, como tal, já tinha verificado na net que não haveria problema e até por uma questão know-sense não é muito válido, segundo questões BARF e RAW. :)

De qualquer das formas fico grato pela solidificação da questão em fórum. E porquê que se tem que dar doses reforçadas de tiamina/vitamina B1, tendo em conta que o peixe até é uma fonte da mesma?
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça jan 05, 2010 11:44 am

Fjord Escreveu:Os ovos crus também não são tóxicos, o que se passa é que a albumina crua (prsente na clara) liga-se à biotina (outra vitamina do grupo B) e torna-a indisponível. Solução: dar só a gema crua, cozer o ovo, ou suplementar com biotina (mas isto só faria sentido de se dessem quantidades industriais de ovos crus :roll: Uma clarazita não causa deficiência nenhuma )
Obrigada pelo esclarecimento. :D

Não dou ovos crus a cão nenhum, só cozidos, mas é sempre bom saber.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Bennie1
Membro Veterano
Mensagens: 245
Registado: sexta jun 26, 2009 9:03 am

terça jan 05, 2010 11:46 am

LuluB Escreveu:O veterinário indicar-lhe-á a receita mais completa para o seu cão, está claro.

Mas sempre alimentei os meus cães, antes destes que tenho, com comida cozinhada em casa: carne cozida com arroz ou massa, verduras (usava couve lombarda), feijão verde e cenouras. Andaram sempre muito bem, nunca tiveram problemas de pêlo, excepto um que fazia uma terrível alergia às pulgas. De tantos em tantos meses, por norma nas mudanças de estação, complementava-lhes as refeições com levedura de cerveja e algumas vitaminas, que o veterinário me indicava.

Depois passei para a ração, por necessidades de tempo e de comodidade para mim.

Essa de os ovos e o peixe crus serem tóxicos para os cães é novidade para mim e não me parece fazer muito sentido. Quando voltar ao veterinário vou perguntar-lhe se é verdade. Quanto às frutas, há de facto algumas que é melhor evitar, mas a experiência diz-me que os próprios animais, desde que saudáveis e em boa forma, evitam sozinhos aquilo que sentem poder fazer-lhes mal...
"meuobama" foi exactamente essa a indicação da veterinária do Bennie.

Frango cozido com arroz ou massa, legumes (couve, cenoura) e fruta (o Bennie ADORA MAÇÃ!).

A questão do peixe na altura não foi falada...mas como ele ficou tão eufórico com o cheiro ... tive foi medo de arriscar.
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça jan 05, 2010 12:12 pm

Bennie1 Escreveu:A questão do peixe na altura não foi falada...mas como ele ficou tão eufórico com o cheiro ... tive foi medo de arriscar.
Como me dizia um veterinário espectacular que tive em tempos, em princípio nada do que é natural e de que nos alimentamos faz mal aos cães. :D Mas fez bem em perguntar: o salmão é o peixe de eleição com que que se fabricam rações. Por alguma coisa o seu cão ficou tão excitado com o cheiro...

Pode cozer-lhe salmão e dar-lhe sem medo. Os meus adoram, e de vez em quando dou-lhes uma refeição de peixe cozido, como uma espécie de mimo e para variar da ração. Quando encontro cabeças de salmão à venda nas peixarias, por norma mais baratas, compro e faço-lhes uma pratada. Só tenho é o cuidado de tirar os ossos das queixadas e as espinhas que possam ferir-lhes a boca ou espetar-se na garganta. Por outro lado, esses ossos e espinhas fazem-lhes as fezes muito secas e duras, portanto é melhor não os comerem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
MrWoofWoof
Membro Veterano
Mensagens: 895
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

terça jan 05, 2010 12:15 pm

O meu cão quado veio andou dois dias a pescada, LOOL. :lol:
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
Responder

Voltar para “Cães”