Ora vejam lá esta:
No Jornal de Notícias do dia 23 de Setembro veio publicada uma notícia que passo a transcrever na íntegra. Este assunto também foi tratado numa reportagem televisiva (não sei em que estação).
Ora vejam:
"Máquina ajuda cães
Quando chega o Verão ou os períodos de f´erias, uma das imagens mais marcantes pelo país fora é a do abandono dos animais de estimação, principalmente cães, que perdem o direito ao lar por causa da opção dos donos em ter umas semanas descansadas ou um fim-de-semana prolongado.
Esse problema pode, a breve prazo, ser solucionado, quando um protótipo concebido por uma aluna finalista do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, Cláudia Felgar, começar a ser industrializado.
O projecto anual, de nome “Desenvolvimento de um Sistema Automático de Sobrevivência para Cães”, tem várias valências para ajudar o animal de estimação a ficar em casa sozinho, enquanto o dono se ausenta por horas ou dias.
Várias facetas
Com um monitor táctil de fácil utilização, o dono pode controlar as várias facetas da “máquina”: a que horas e qual a quantidade de comida é despejada, através de um tubo, para a tigela embutida, seleccionar a música (clássica ou jazz) e ligar a iluminação da casota, não vá o animal ter problemas com a escuridão.
No entanto, a máquina também tem autonomia para realizar outras tarefas, como encher de água a tigela, sempre que fica vazia. A máquina está ligada à rede pública. Tal como o saneamento.
Com desenho inovador, a cargo da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, e cores garridas, verde e amarelo, o protótipo tem ainda espaço para um sistema que permite ao cão ter acesso ao cheiro do seu dono em peças de roupa, evitando ou, pelo menos, atenuando as saudades.
Quanto às necessidades fisiológicas do animal, o primeiro passo é ensinar o sítio onde o cão tem de se dirigir.
SMS para o dono
Conseguindo resolver essa questão, a máquina tem um sistema próprio de limpeza de dejectos através de uma substância líquida idêntica às usadas nas auto-caravanas. O WC tem uma porta de segurança para impedir que o cão entre em contacto com as fezes.
Pode agora o leitor pensar que é tudo muito bonito, mas se o dono se atrasar ou a máquina ficar sem alguma das funções... o cão morre à fome ou à sede. Mas também esse problema poderá ser resolvido, pois Cláudia Felgar e Valter Ribau estão a testar um sistema de envio de uma mensagem por SMS para o telemóvel do dono, caso surja algum problema.
Qualidade de vida
A ideia de fazer um trabalho virado para a melhoria da vida dos animais surgiu do nada a Cláudia Felgar. Originalmente a intenção era “fazer algo que permitisse dar mais tempo ao dono para brincar com o cão”.
Para isso nada melhor que poupar nas tarefas básicas.
Só aos primeiros contactos com veterinários e associações de animais de Aveiro sobre a utilidade do evento é que se apercebeu da realidade do abandono a que os cães eram sujeitos nas férias: “O número é mais preocupante do que parece”, diz Cláudia Felgar.
Como tal, está satisfeita por saber que o seu trabalho de final de curso, que realizou com a ajuda de Valter Ribau, “vai proporcionar mais opções aos donos e melhor vida aos animais”. Por Alexandre Silva
Bom, eu acho isto um espanto. Será que esta gentinha pensa mesmo que o bem estar do cão dispensa o carinho (no mínimo a presença) do dono a troco de uma maquineta que dá de comer e de beber?
Sem mais comentários.
Máquina ajuda cães
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
- Contacto:
Como projecto de final de curso a coisa está bem pensada, principalmente se funcionar.
E até acredito que seja uma boa solução para os animais que passam muito tempo sozinho, agora resolver o problemas das férias não vai resolver! Mesmo que acrescentem uma nova funcionalidades na máquina: dar festinhas e atirar a bola.
E até acredito que seja uma boa solução para os animais que passam muito tempo sozinho, agora resolver o problemas das férias não vai resolver! Mesmo que acrescentem uma nova funcionalidades na máquina: dar festinhas e atirar a bola.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
- Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
- Contacto:
Isso é de facto uma coisa incrível.
Mas o facto é que imensa gente está convencida que o problema do cão é o comer e as necessidades... nunca ouviram alguém dizer "Ai que eu vou de férias e não tenho quem me venha dar de comer ao cão"?
Ou então "Vou de férias... será que podias passar na minha casa (tenho o cão no quintal), não precisa de ser todos os dias, em vez de uma tijela com comida, deixas várias e assim vais só tipo de 2 em 2 dias..."
Já ouvi isso n vezes!
Mas o facto é que imensa gente está convencida que o problema do cão é o comer e as necessidades... nunca ouviram alguém dizer "Ai que eu vou de férias e não tenho quem me venha dar de comer ao cão"?
Ou então "Vou de férias... será que podias passar na minha casa (tenho o cão no quintal), não precisa de ser todos os dias, em vez de uma tijela com comida, deixas várias e assim vais só tipo de 2 em 2 dias..."
Já ouvi isso n vezes!
-
- Membro
- Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm
A ideia está bastante original, merece uma boa nota!

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
Essa notícia deu ontem na TVI e também eu me fiquei a rir com a "magnífica" invenção....
Portanto...no meio está a casota....do lado direito do cão estão o comedouro e o bebedouro e do lado esquerdo está o wc. Agora expliquem-me como é que se ensina o cãozinho a defecar sempre no mesmo sítio??????? Sim, porque se o cão não "acertar" naquele espaço, a máquina não aspira nada..... Enfim...falando em bom Português e desculpem-me o termo, acho tudo isto uma ideia de M****.
Portanto...no meio está a casota....do lado direito do cão estão o comedouro e o bebedouro e do lado esquerdo está o wc. Agora expliquem-me como é que se ensina o cãozinho a defecar sempre no mesmo sítio??????? Sim, porque se o cão não "acertar" naquele espaço, a máquina não aspira nada..... Enfim...falando em bom Português e desculpem-me o termo, acho tudo isto uma ideia de M****.
<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Parece inacreditável, mas eu vi uma coisa igualzinha nuns desenhos animados! De onde será que veio a inspiração...
Mas até que a ideia não é má, fora a parte das necessidades do cão...

Mas até que a ideia não é má, fora a parte das necessidades do cão...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
- Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
- Contacto:
Se repararem, no filme Back to the Future há uma máquina do género, embora não com tantas engenhocas, só serve a comida... já viram? É aquela que o Doc inventou para dar a comida ao Einstein!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
- Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah
Ora ora vejam só!! Uma máquina para tratar dos nossos meninos!! E nem é preciso lá estar nem nada! Deixo uma camisola minha para a Meggy ir snifar de vez enquando...numa de matar saudades...tão a ver...e prontinho, não me preocupo mais!!! Aliás, com esta maquina maravilha vou é arranjar uma matilha para ter lá em casa!! Mas agora fiquei com um problema
, como é que eu os ensino a ir um de cada vez ao wc???
Bem, isso também não interessa...não vamos complicar, não é?!

Bem, isso também não interessa...não vamos complicar, não é?!

não sou contra a invenção mas
penso que a falta de responsabilidade e de respeito do dono
não deve ser substituida por uma maquina.
eu nem penso em ir de ferias sem cão,
então porque q se tem cães sem querer ou poder passar tempos com eles???
para guardar a casa?
comprem alarme
ou não saiam de casa
para dizer que tem cão?
porque é bonito pequeno?? comprem um peluche
abandonar cães para ir de ferias, inimaginavel mas real
no dia que se respeite e se ame o nosso cãos como ele nos respeita e ama, teremos a mais bonita historia de amor.
nelson
http://lil.amstaff.free.fr/
penso que a falta de responsabilidade e de respeito do dono
não deve ser substituida por uma maquina.
eu nem penso em ir de ferias sem cão,
então porque q se tem cães sem querer ou poder passar tempos com eles???
para guardar a casa?
comprem alarme
ou não saiam de casa
para dizer que tem cão?
porque é bonito pequeno?? comprem um peluche
abandonar cães para ir de ferias, inimaginavel mas real

no dia que se respeite e se ame o nosso cãos como ele nos respeita e ama, teremos a mais bonita historia de amor.
nelson
http://lil.amstaff.free.fr/
Como amanhã vou 1 semanita de férias para o Minho e de caminho faço escala na Nazaré para uma mariscada, resolvi mandar instalar a maquina cá em casa, assim posso deixar o Guzzi em casa e ir descansada.
Por medida de precaução pedi uns up grades:
- Atirador de bola
- Mão para festinhas
- Dedo apontado para quando ele ladrar mandar calar
- Dispensador de Prozac para o caso de ele entrar em stresse
- Analizador de fezes para verificar se tem a consistencia e cor habitual
- Lavadora de bigodes e não só...
É verdade, como ele está habituado a ver o Big brother repimpado no sofá
também instalei um temporizador para ligar e desligar TV, só espero que a TVI cumpra os horarios.
Para a semana quando voltar conto como correram as coisas.
Por medida de precaução pedi uns up grades:
- Atirador de bola
- Mão para festinhas
- Dedo apontado para quando ele ladrar mandar calar
- Dispensador de Prozac para o caso de ele entrar em stresse
- Analizador de fezes para verificar se tem a consistencia e cor habitual
- Lavadora de bigodes e não só...
É verdade, como ele está habituado a ver o Big brother repimpado no sofá
também instalei um temporizador para ligar e desligar TV, só espero que a TVI cumpra os horarios.
Para a semana quando voltar conto como correram as coisas.