(PAPAGAIO) - Que conselhos me dão?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

terça jan 05, 2010 11:29 am

Eu n percebo mto de papagaios, mas tenho um com cinco meses e o desmame até nem foi difícil. Ele veio com dois meses e meio e já só comia papa à noite. Quando veio para casa tivemos k passar a dar tb de manhã q ele n keria pegar na ração, nem na fruta, nem sequer na bolacha maria (e ainda hoje é mto esquisito com tudo). O criador sugeriu-nos para introduzirmos sementes de girassol e aí foi o Boom!!! Ele começou a comer bastante bem e reduzimos a papa. Com 4 meses já estava desmamado e o único problema é k n come ração :( Já experimentámos reduzir as sementes de girassol, dar da nossa boca, misturar com bocados de pêra, mas ele come um bocado e nunca mais lhe pega. Para além disso é um graaande traquina!

Paulo, prepara-se que as primeiras semanas são uma aflição constante para saber se ele come! Estes bichinhos inteligentes dão cabo de nós com a preocupação!
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça jan 05, 2010 7:04 pm

luisfdgon, mude rapidamente esses hábitos alimentares, até é vergonhoso dizer que o seu papagaio come só girassol. Desculpe, espero não ofender mas isso é um erro que está mais que percebido, uma alimentação baseada em girassol é pior que comer fast food todos os dias...
Como disse e muito bem, os papagaios são muito inteligentes, e quando percebem as nossas fraquezas também se aproveitam, se ele percebe que pode comer só guloseimas, faz fita para não comer do resto, exactamente como as crianças.
Agora que estabeleceu essa alimentação, não deve alterar radicalmente pois isso também não é bom, mas faça-o devagar e torne o girassol a moeda de troca para que o seu papagaio possa fazer o que quer, sejam truques, seja entrar e sair da gaiola...
Deve colocar dois comedouros na gaiola, um com sementes de girassol e outro com ração, que pode de vez em quando misturar com alguma fruta quando lhe dá pela mão.
Tente perceber quanto girassol o seu papagaio come por dia, e assim estabeleça a quantidade que é necessária para que ele se alimente e comece a retirar 5% de cada vez, retire e controle se ele come a ração, à medida que for reparando que ele pega na ração, vai retirando girassol da outra taça, e assim em algumas semanas tem a alimentação do papagaio mais equilibrada.
Pode também comprar mistura de pombos, da de primeira qualidade que os columbófilos usam e demolhar, fazendo as sementes germinar que ele vai gostar muito e tem alto valor nutritivo.
Existe imensa informação acerca de alimentação para papagaios em imensos sites, basta pesquisar que encontra comprovação para o que lhe digo. Boa sorte

www.papagaiosinteligentes.com
luisfdgon
Membro

terça jan 05, 2010 8:11 pm

JoaoeJoca agradeço muito a ajuda. Nós sabemos que é muito errado dar sementes, mas não sei se por inexperiência ou se por outra coisa ele nunca pegou na ração (nutribird tropical). Ao inicio nem sequer tinhamos sementes em casa, só mesmo a ração. Mas ele já só comia à noite quando veio do criador e tivemos que passar a dar a papa tb de manhã porque ele recusava completamente a ração.

A sugestão do criador foi dar as sementes para ele n "morrer à fome" e foi assim k ele começou a comer as sementes. Ele não come só sementes, come também milho verde, fruta, demolhado de pombo, de vez em qdo damos um pco de bróculo ou feijão verde. Mas infelizmente a base ainda são as sementes. Ainda agora no final da tarde tivemos a insistir com a ração (molhamos para ficar molinha pq ele dura deita logo fora) e ele lá comeu dois bocadinhos depois começou a deitar fora.

Ele também teve (e tem) sempre ração à disposição e nunca lhe tocou (toca) :(

Tentámos já reduzir as sementes (não é uma mistura só com sementes), mas o k acontece é k ele fica com o papo vazio pq simplesmente não pega e ficamos com medo q fique subnutrido ou k morra :S

Agora iamos começar a molhar a ração e a dar-lhe antes de lhe darmos as sementes e ver se quando tá com fome come.

Não é arriscado, não tocando na ração fazermos a substituição?
rgaspar
Membro Júnior
Registado: sábado set 05, 2009 2:41 pm
Chihuahua
Turtles
Peixes
Porcos da India

terça jan 05, 2010 9:15 pm

ola a todos,

caro luisfdgon, você parte a ração em bocadinhos pequenos, ou mete ela tal e qual como vem na embalagem?!

o papagaio como ainda é novo desperdiça mais de 70% do que se põe nos comedouros, por isso aconselho-o a partir a ração em bocados pequenos de maneira que ele praticamente nao os tenha que "mastigar"..agora para o habituar a comer ração, você deve de fazer assim, mete a ração partida em bocados pequenos, não precisa ser muita, cerca de uma "mao cheia" de ração, e depois rega com sumo de maçã...o seu papagaio ja é grandinho, por isso se ele ficar 1 dia sem comer, não lhe faz mal nenhum... meta, um dia que voçê esteja em casa de manha ate a noite, 2 comedouros e 1 bebedouro na gaiola... o 1º comedouro com sementes germinadas ou demolhadas (sem o girassol) e o 2º com a ração partidinha e regada com sumo de maçã, o bebedouro com agua... deixe assim desde a noite por exemplo de 6ª até ao domingo de manha...se ele nao comer mesmo nada nesse dia completo, ai sim de-lhe um pouco de sementes girassol, mas só para uma refeição, porque na 2ª refeição volta a repetir o processo anterior, até que ele começe a pegar no milho, ervilhas etc, e na ração estrusionada...

Não tenha medo que ele não vai morrer á fome, estes animais sao muito espertos, e por vezes conseguem sempre aquilo que querem sem nos nos apercebemos que lhe estamos a reforçar as "birras" e fazemos tudo da maneira que eles querem...

cumprimentos

R. Gaspar
<p>&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano

terça jan 05, 2010 9:19 pm

Deve pesá-lo para saber como está a evolução, porque pode parecer-lhe que não comeu nada e tenha comido. Pese e vá controlando diariamente, se começar a perder peso vai dando umas sementes extra, mas se não perder mais de 15gr, não se preocupem, isso é normal nessa transição.
Eles são mesmo muito inteligentes, não morre à fome com comida à disposição. Se ele come sementes demolhadas, fruta, feijão verde e outras coisas saudáveis, reduza as sementes ou retire totalmente durante o dia e dê só à noite que ele acaba por comer a ração, o que eu faria era comprar uma ração diferente, ele se calhar não gosta dessa, dê ração "original"(aquelas em que todas as bolinhas são da mesma cor" A Tropican tem uma específica para cinzentos que cheira a pastilha elástica que as bolinhas são pequenas e é boa para ele... Se ele ainda responde bem à seringa, podem sempre demolhar a ração de forma a ficar mole e depois de esmigalhada colocar na seringa e dar-lhe, pois assim ele habitua-se ao sabor da ração e come-a depois sem problema.
Espero que possam alterar isso o mais breve possível, pois as sementes são boas como guloseimas, não como base da alimentação.
luisfdgon
Membro

quarta jan 06, 2010 11:46 am

Muito obrigada pelas dicas. Este fim de semana, já vou tentar fazer a transição.

Eu partia a ração em bocadinhos pequenos mesmo, mas ele nem assim pegava. Faz mesmo birra e parece k tem aversão! Também cheguei a regar com sumo de pera (ele não gosta de maçã), e ele comia os primeiros bocadinhos e depois de três ou quatro não queria mais. Cheguei a fingir que comia para ele vir buscar à minha boca, mas ele vinha buscar e deitava fora!

Tivemos sempre em contacto com o criador e seguiamos o que ele indicava, mas acho que o problema é mesmo a nossa inexperiência e termos medo de fazer certas coisas.

Em relação à seringa, ele já não come papa há mais de um mês, mas qdo lhe damos banana ainda faz o mesmo que fazia com a papa por isso pode ser k se consiga :)

Tenho pena de morar no Algarve, se não participaria também nos vossos eventos! Mas ainda é um pouco longe, mas pode ser que qualquer dia dê para aparecer. Deve ser uma oportunidade de aprender incrível. É que estes bichinhos são tão inteligentes que não lhes escapa nada!

Já agora deixo aqui uma pergunta que tenho procurado em muitos sitios mas não encontro nada sobre isso. Como se processa o desenvolvimento da fala? Ele neste momento com 5 meses diz "É o Boo" (que é o nome dele), "Olá" e imita vários assobios. Às vezes tenta imitar outros sons, mas é imperceptível. É normal? Estamos a estimular pouco? Já deveria dizer mais palavras?

Quero um livro sobre papagaios!!! Tou farta de procurar mas não encontro nada sobre o desenvolvimento :(, apenas sobre treinos e tenho lido alguma coisa sobre isso. Se houver algo que recomendem ficamos muito agradecidos!

Cumps
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quarta jan 06, 2010 1:26 pm

Condessa Escreveu:Eu andei a pesquisar na Net e li em sites americanos que eles são radicalmente contra comprar os papagaios sem que estejam desmamados.

E neste aspecto, têm toda a razão.

Não é o facto de desmamar uma ave durante uma ou duas semanas, que irá ditar os laços futuros, pois estes laços, dependerão, sobretudo, da atenção que o novo proprietário dispensará à ave.

O objectivo de criar uma ave à mão, é exactamente a de se criarem laços de proximidade com o ser humano. No entanto, os laços criados com o novo dono, não advêm somente do facto de se dar ou não alimento, mas sim da atenção diária que se proporciona ao animal e da interacção que deverá existir entre ambos.

Infelizmente, nos últimos tempos, assisto a uma nova moda de todos querem criar aves à mão e sobretudo, à mania de se comprarem aves sem que estejam devidamente desmamadas.

O grande problema, é que a maioria das pessoas, pouco ou nada conhece deste processo e acaba por cometer erros que prejudicam gravemente o animal.

Se uma ou duas semanas não são o garante de um elo de ligação mais forte com o novo dono, podem ser, no entanto, a diferença entre a vida e a morte da ave, caso o novo proprietário não cumpra ou não saiba cumprir com as suas obrigações.

O que por vezes assisto é que, os novos proprietários julgam-se preparados para assumir esta responsabilidade de acabar de desmamar uma ave e quando as dificuldades surgem, cometem erros atrás de erros, como mudanças bruscas de alimentação e/ou alimentos completamente desadequados que, obviamente, prejudicam o animal, numa fase especialmente delicada da sua vida.

Uma ave, não é propriamente um cão ou um gato. Tenho visto cães e gatos a serem salvos de situações de subnutrição extremas, mas conheço poucos casos semelhantes com aves e claro, esta situação é tanto mais grave, quando nas mãos de alguém inexperiente.

Uma semana, é o suficiente para um Papagaio que não se alimente ou se alimente de forma deficiente, enfraquecer. Depois da ave enfraquecida, o processo de recuperação é ainda mais difícil e requer, na maior parte dos casos, a intervenção de alguém experiente. Quando tal não acontece, o resultado, é desastroso.

A mudança de dono de um papagaio, mesmo que jovem, já acarreta uma boa dose de stress.

O animal muda eventualmente de uma incubadora ou de um local especifico, para uma gaiola (quando não é para um poleiro acorrentado), no meio de uma sala, onde terá mais ou menos gente à volta, mais ou menos barulho e eventualmente, a presença de outros animais aos quais não estava habituado.

Aliado a isto, existe a mudança de determinados hábitos. O criador experiente, dá a papa com determinada espessura, temperatura, etc etc etc… o novo proprietário, por muito boa vontade que tenha e mesmo tentando seguir a recomendações do criador, nunca faz igual.

Depois, cada papagaio reagirá de forma diferente… uns reagirão bem e serão completamente indiferentes à mudança, outros, ressentir-se-ão dessa mudança e as complicações podem surgir…. E surgem com frequência.

Face a isto, muito sinceramente, não vejo grandes vantagens em que o desmame seja feito pelo novo proprietário e considero um risco desnecessário.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quarta jan 06, 2010 2:02 pm

luisfdgon Escreveu:Muito obrigada pelas dicas. Este fim de semana, já vou tentar fazer a transição.

Eu partia a ração em bocadinhos pequenos mesmo, mas ele nem assim pegava. Faz mesmo birra e parece k tem aversão! Também cheguei a regar com sumo de pera (ele não gosta de maçã), e ele comia os primeiros bocadinhos e depois de três ou quatro não queria mais. Cheguei a fingir que comia para ele vir buscar à minha boca, mas ele vinha buscar e deitava fora!

Tivemos sempre em contacto com o criador e seguiamos o que ele indicava, mas acho que o problema é mesmo a nossa inexperiência e termos medo de fazer certas coisas.

Em relação à seringa, ele já não come papa há mais de um mês, mas qdo lhe damos banana ainda faz o mesmo que fazia com a papa por isso pode ser k se consiga :)

Tenho pena de morar no Algarve, se não participaria também nos vossos eventos! Mas ainda é um pouco longe, mas pode ser que qualquer dia dê para aparecer. Deve ser uma oportunidade de aprender incrível. É que estes bichinhos são tão inteligentes que não lhes escapa nada!

Já agora deixo aqui uma pergunta que tenho procurado em muitos sitios mas não encontro nada sobre isso. Como se processa o desenvolvimento da fala? Ele neste momento com 5 meses diz "É o Boo" (que é o nome dele), "Olá" e imita vários assobios. Às vezes tenta imitar outros sons, mas é imperceptível. É normal? Estamos a estimular pouco? Já deveria dizer mais palavras?

Quero um livro sobre papagaios!!! Tou farta de procurar mas não encontro nada sobre o desenvolvimento :(, apenas sobre treinos e tenho lido alguma coisa sobre isso. Se houver algo que recomendem ficamos muito agradecidos!

Cumps
Eu mandei vir este do Reino Unido:

African Grey Parrots (Complete Pet Owner's Manual)"
Maggie Wright

Pelo menos é dos mais vendidos e o que tem maior número de comentários positivos na amazon americana.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta jan 06, 2010 9:41 pm

Quando defendo que se acabe de criar à mão, não se trata de uma ou duas semanas, um papagaio come papa à noite durante um mês até se fartar e a ideia que um papagaio tem de estar desmamado a uma certa idade é errada, na natureza, essa fase depende da quantidade de alimento disponível, quando em abundância, os pais alimentam as crias durante mais tempo...
E defendo que se desmame e aproveite essa fase de forma a criar laços fortes, pois para o fazer, terão de dar muita atenção ao papagaio, e com isso estar muito tempo com ele.

E mais importante, quem quer meter-se numa aventura, tem de se informar muito bem antes, não é só comprar e já está, mas isso depende de cada um...

Mas sim, quem não quiser ter esse trabalho e essa dedicação, pode comprar já desmamado mas quem não se informa nem se quer dedicar muito, normalmente, acaba por ter um presidiário que fica na gaiola e é giro...

www.papagaiosinteligentes.com
luisfdgon
Membro

quarta jan 06, 2010 10:37 pm

Eu adorava dar a papa e a alegria que nós vemos naquelas avesinhas é delicioso!

Não sei como é nas aves, mas nos macacos e nos humanos está provado que a fase da "amamentação" cria laços muito estreitos entre os pais e o bebé que são fundamentais para que exista boas relações futuras (teoria do apego). Deduzo que nas aves esta fase seja também muito importante, porque a ave cria uma relação muito próxima com quem lhe dá a comida. É óbvio que um criador não vai ter tanta atenção com uma ave, como os donos têm, porque é impossível dar atenção a todas as crias. Lembro-me que mesmo antes de falar ele imitava o tom com que falávamos com ele e vai atrás de nós por todo o lado.

Claro que é muito importante as pessoas manterem o contacto com o criador e estar atento a todos os sinais para que o nosso amiguinho esteja bem!
Recomendo a todos adquirirem as aves na fase da papa porque é muito recompensador, apesar de todas as dúvidas e ansiedade que possa provocar aos menos experientes.
PaulloSantos
Membro Veterano

quarta jan 06, 2010 11:08 pm

Joaoejoca Escreveu:
E mais importante, quem quer meter-se numa aventura, tem de se informar muito bem antes, não é só comprar e já está, mas isso depende de cada um...

Mas sim, quem não quiser ter esse trabalho e essa dedicação, pode comprar já desmamado mas quem não se informa nem se quer dedicar muito, normalmente, acaba por ter um presidiário que fica na gaiola e é giro...

100% de acordo.
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
PaulloSantos
Membro Veterano

quarta jan 06, 2010 11:14 pm

João, também concordo com isto, mas...

Joaoejoca Escreveu: E defendo que se desmame e aproveite essa fase de forma a criar laços fortes, pois para o fazer, terão de dar muita atenção ao papagaio, e com isso estar muito tempo com ele.

Infelizmente, boa parte das pessoas, quando acaba esta fase "engraçada" de dar a papinha ao bico, remetem o papagaio para segundo plano e... lá vai por água abaixo quase todo o laço que se criou numa determinada fase.

Acredito piamente que o João faça um melhor trabalho e consiga criar laços mais fortes com um papagaio que vá para as suas mãos com 1 ano, do que muito boa gente que por ai anda e que os desmamam eles próprios.

Eu compreendo onde o João quer chegar, mas certamente concordará comigo que, acima de tudo, tem de existir dedicação e empenho, sendo que, essa dedicação e empenho, não se podem limitar somente a um determinado periodo, tem de ser permanente.

É aqui que muitas vezes reside o problema.
<p> </p>
luisfdgon
Membro

quinta jan 07, 2010 12:06 am

PaulloSantos Escreveu: Infelizmente, boa parte das pessoas, quando acaba esta fase "engraçada" de dar a papinha ao bico, remetem o papagaio para segundo plano e... lá vai por água abaixo quase todo o laço que se criou numa determinada fase.
A fase "engraçada" não termina. Não sei se é só aqui em casa, mas o afecto quando é verdadeiro perdura e nós continuamos a babar-nos com as "gracinhas" que eles fazem.

Penso que a maior parte das pessoas que tem papagaios, têm bastante atenção para com eles e mantém os laços estabelecidos.

Mas isso é uma opinião... e nós aqui mimamos muito os nosso animais!
PaulloSantos
Membro Veterano

quinta jan 07, 2010 8:44 am

luisfdgon Escreveu:
PaulloSantos Escreveu: Infelizmente, boa parte das pessoas, quando acaba esta fase "engraçada" de dar a papinha ao bico, remetem o papagaio para segundo plano e... lá vai por água abaixo quase todo o laço que se criou numa determinada fase.
A fase "engraçada" não termina. Não sei se é só aqui em casa, mas o afecto quando é verdadeiro perdura e nós continuamos a babar-nos com as "gracinhas" que eles fazem.

Penso que a maior parte das pessoas que tem papagaios, têm bastante atenção para com eles e mantém os laços estabelecidos.

Mas isso é uma opinião... e nós aqui mimamos muito os nosso animais!

Não estou a individualizar a situação, nem o que foi escrito, diz respeito a ninguém em concreto.

Não está em causa a sua situação em concreto, mas sim o que acontece no geral.... e no geral, as coisas nem sempre funcionam dessa forma.

É certo que existem muitos donos que mantêm fortes ligações com as suas aves... outros, também dizem que sim, mas o conceito de ligaçao com a ave, está um pouco distorcido.
<p> </p>
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

quinta jan 07, 2010 9:20 am

Caro forista PauloC1

Muita coisa, teorias, experiências, etc... foram deixadas aqui no forum com muito ineresse.

Julgo que não se deve preocupar com o desmame, quando deve ou não deixar de dar a papa.

Numa fase intermédia, julgo ser o caso, você deve continuar a dar seringa de preferência sem sonda (sei que ele não aceita mas vá tentando), pelo menos duas vezes ao dia, uma de manhã e outra ao final do dia. Deixe o dia para ele se mostrar interessado na ração, papa, comida, etc... e não menos importante a água que ficar nos comedouros e bebedouros.

Falou-se na comida, ração, etc... mas esqueceu-se de uma coisa muito importante, os líquidos. A seringa também serve para fornecer líquidos ao papagaio.

Pela experiência que tenho, em todos os desmames que fiz, foram sempre os papagaios a decidir quando não queriam mais seringa. É um processo "natural". Ao invés de demorar 3 ou 3,5 meses pode demorar mais 15 a 30 dias (no geral). sem problemas em meu entender.

PAPAGAIOS PARA SEGUNDO PLANO

Infelizmente é verdade que muitas vezes isso acontece, tudo o que é novidade tem maior interesse.

Mas não podemos esquecer que mesmo para quem adora papagaios e lhes dá toda a atenção possível não podemos esquecer que grande parte dos papagaios confinados a gaiolas passam a maior parte do dia sozinhos pois a maioria de nós tem de trabalhar. Isso também é uma forma de abandono pois a pobre ave fica sozinha durante 10 horas por dia, em média.

Para esses casos tenho uma simples solução para resolver o problema.
Basta arrumar uma companhia para o papagaio não ficar sozinho de preferencia da mesma espécie e de sexo diferente. Vão ver que o postura da ave será diferente e muito mais interessante.

boa sorte
lmgcardoso
Responder

Voltar para “Aves”