Gatinha com 6 semanas...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
katrina23
Membro
Registado: terça nov 03, 2009 12:58 am

terça jan 05, 2010 1:37 am

Olá.

Adoptei recentemente uma gatinha com 6 semanas .
( é mt bébé, mas a antiga dona dela tinha mesmo que dar os gatinhos, e como já estavam a comer sozinhos....)

Está comigo á quase 15 dias....Foi baptisada com o nome de Zara.

Antes de mais, ainda não pude ir ao Vet, mas com toda a certeza que irei no fim desta semana, apesar de estar com duvida se ainda não será cedo para a levar, pelo o que sei os gatinhos só devem ser vacinados após as 8 semanas, estou errada?!
O meu gato tem uma vacina para levar este més e aproveito e levo os dois...

O meu pedido de ajuda é :
Ela só bebe leite, já deixei á disposição dela royal canin Babycat 34, mas ela não toca na comida...Não estou ainda preocupada pois ela tem bebido bastante leite e tá rechuncha :D

A minha questão é ...
quando será altura de ela tocar nos secos??
Será melhor retirar-lhe o leite e deixa-la sentir fome a ponto de comer a ração? :?
Isto atendendo que a antiga dona dela estava a dar-lhe ração e diz q ela já comia...e a marca era da de supermercado.

Obrigada
franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

terça jan 05, 2010 11:03 am

A minha baixinha começou a levar as vacinas aos 2 meses. Penso que é a idade correcta para começar (8 semanas)

Em relação à alimentação, desde as 6 semanas que ela come ração seca. Penso que é o ideal.

Experimente deixar a ração à disposição e sem o leitinho. Qunado tiver fome vai comer...

Boa sorte com a nova menina. :)
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

terça jan 05, 2010 12:17 pm

Experimente misturar a ração com o leite (que espero que seja próprio para felinos). Fazer uma espécie de papa para que lhe seja mais fácil mastigar.

Não sei se a comida húmida será uma opção em tão tenra idade. Quando o recebemos, o Osky andou uns 2 ou 3 dias a comer húmidos mas por recomendação do vet, já que estava em convalescença.

Boa sorte com a menina :wink: Ah, e queremos fotos, claro! :P
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
katrina23
Membro

quarta jan 06, 2010 1:45 am

Nita77 Escreveu:Experimente misturar a ração com o leite (que espero que seja próprio para felinos). Fazer uma espécie de papa para que lhe seja mais fácil mastigar.

Não sei se a comida húmida será uma opção em tão tenra idade. Quando o recebemos, o Osky andou uns 2 ou 3 dias a comer húmidos mas por recomendação do vet, já que estava em convalescença.

Boa sorte com a menina :wink: Ah, e queremos fotos, claro! :P
Sim, é leite proprio para gatos :wink:

Não tenho intensão de dar-lhe comida humida como alimentação habitual, será apenas como miminho de vez em quando.

Vou deixar ela fazer as 8 semanas,tanto para a levar ao Vet, como para esconder-lhe o leitinho :wink:

Outra duvida....
Sempre tive gatos e sei que em "certas alturas" temos que desculpar eles fazerem o xixi onde calha :wink: Nada que uma esfregona sempre a postos não resolva.( para limpar, obvio)

Esta deu em fazer xixi ao pé das janelas...faz o cócó no caixote, mas o xixi, primeiro tenta fazer ao pé das janelas, na minha cama, etc...
Eu apercebo-me do que ela vai fazer e pego nela ao colo e coloco-a no caixote...assim q me distraio, desata a correr em direcção ao meu quarto e pás...xixi no chão :?

o estranho, é que na passagem de ano fui para fora e deixei-a em casa da minha mãe, lá.....fez sempre no caixote :?

Qual será a ideia dela??
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

quarta jan 06, 2010 3:01 am

Olá Katrina23 :D

Muitos parabéns pela adopção da sua gatinha Zara.

Quanto ao assunto do xixi, será que ela não gosta da areia? Pergunte à antiga dona o que é que ela usava, e se necessário, misture os dois tipos de areia e vá pondo gradualmente mais da sua.
Ela também faz isso com o wc limpo? É que a minha Xica, basta estar um xixi na areia que ela põe-se com as patas em cima do plástico do caixote, faz as necessidades e salta de lá a alta velocidade, nem toca na areia.

Muitas felicidades :D
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

quarta jan 06, 2010 12:55 pm

Ola Katrina23
Dê-lhe comida seca para gatitos, pq são croquetes mais pequenos e mais fáceis para um bebé.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jan 06, 2010 3:10 pm

BetaPat Escreveu:Ola Katrina23
Dê-lhe comida seca para gatitos, pq são croquetes mais pequenos e mais fáceis para um bebé.
Precisamente. E, caso ela tenha dificuldade em roe-los, amoleca-os com umas gotitas de agua morna.

Sobre o xixi... absorva um pouco de urina, com um algodao, da pocinha que ela faca fora da caixa e esprema-o para a areia. Depois, coloque la a gatinha a cheirar a areia e va escavando com os seus dedos em volta para que ela se aperceba do gesto....
Mantenha este procedimento quantas vezes forem necessarias ate que ela aprenda. De qualquer forma, uma vez que falou em talvez ser cedo leva-la ao Vet, nao nao o e de todo! Leve-a para um exame geral e para a desparasitacao pois sempre trazem "lombrigas" que, imprescendivelmente devem ser aniquiladas com a desparazitacao. E, ainda, para tambem ficar descansada quanto a questao dos xixis fora do local apropriado ja que existem bebes a terem ja problemas urinarios... portanto, Vet com ela assim que possa sem ter que esperar pela idade das vacinas...!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
katrina23
Membro

quarta jan 06, 2010 3:37 pm

Olá meninas...
Obrigada pelas vossas respostas.

Eu pus á disposição dela ração da royal canin, o baycat, que é proprio para gatinhos dos 1 a 4 meses de idade, são mesmo mt pequeninos...
E olhem que dentes bons tem ela, a brincar conosco já nos deu com cada dentada :lol:

Por acaso já esmigalhei um bocadinho com agua, mas nem assim ela tocou...Agora vou tentar o mesmo com o leite.

Ahh sim, o Wc é limpo todos os dias, é que desde q casei, vivo em apartamento, e como não há filhotes, dei-lhe um dos quartos livres, por isso tenho mais atenção ao caixote...

Na casa da minha mãe, como era vivenda e o caixote estava no jardim, ás vezes desleixavamo-nos uns 3 ou 4 dias sem limpar o caixote e eles reclamavam logo :wink:

Será da areia ??!!
Não me digam q ela é esquisita com isso ?? :lol:

Tem razão leonilde, eu é q pensava que ás 8 semanas é q se podia fazer isso tudo.
Responder

Voltar para “Gatos”