Chinchila
E quem é que disse que há mal em ter as duas coisas?! Simplesmente disse que a alfafa é necessária. Algo que só por acaso, tu não disseste. Apenas disseste que as próprias chinchilas sentiam a necessidade de cálcio e iam buscá-lo. Elas vão buscá-lo, se nós o dermos. Estás a ensinar uma pessoa que nunca teve chinchilas, pá! Convém explicares tudo, senão perde-se informação e quem leva com os problemas são as chins.
Não sei se captaste bem a cena, mas eu comprei pedras e mais pedras para os meus chins e até já disse qual foi a pedra que eles aceitaram melhor. Comprei as pedras porque quis comprar as pedras. Digo que não é necessário, mas pode comprar. Simplesmente se a chin não se interessar pela pedra, não é motivo para preocupação. Isto, se a dona lhe der alfafa.
Já o que tu disseste foi:
Não sei se captaste bem a cena, mas eu comprei pedras e mais pedras para os meus chins e até já disse qual foi a pedra que eles aceitaram melhor. Comprei as pedras porque quis comprar as pedras. Digo que não é necessário, mas pode comprar. Simplesmente se a chin não se interessar pela pedra, não é motivo para preocupação. Isto, se a dona lhe der alfafa.
Já o que tu disseste foi:
Onde está a parte em que dizes que é necessário dar alfafa?E elas próprias sabem quando precisam de cálcio! dai que o melhor lá teres uma pedra!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am
é preciso dizer?Onde está a parte em que dizes que é necessário dar alfafa?
Gsfanático! Todos os donos de chinchilas e aqueles que querem vir a ser donos de chinchilas! Sabem o quanto essencial é a Alfafa para as chinchilas!
E que deve estar presente sempre na alimentação! Como suplemento!
Agora a pedra também lá deve estar! Que serve tanto para desgastar os dentes como fonte suplementar de cálcio e vitaminas(algumas pedras apenas!)
Já agora a cunipic é bastante acessível! Aqui apesar de estar cara! 3 euros por pacote! Acho bem melhor que a versalla, que um 1kg são 5 euros!
Ó valha-me Deus, Silviel você é teimoso.Silviel Escreveu:é preciso dizer?Onde está a parte em que dizes que é necessário dar alfafa?
Gsfanático! Todos os donos de chinchilas e aqueles que querem vir a ser donos de chinchilas! Sabem o quanto essencial é a Alfafa para as chinchilas!
E que deve estar presente sempre na alimentação! Como suplemento!
Agora a pedra também lá deve estar! Que serve tanto para desgastar os dentes como fonte suplementar de cálcio e vitaminas(algumas pedras apenas!)
Já agora a cunipic é bastante acessível! Aqui apesar de estar cara! 3 euros por pacote! Acho bem melhor que a versalla, que um 1kg são 5 euros!
A forista obscure poderia não saber.é preciso dizer?
3 euros para si é caro????? Irra
E não é versalla, mas sim versele- Laga.
Com fotos suas não existe incentivo possivel, lolObscure deixo aqui umas imagens das minhas chinchilas que tenho no blog! Como forma de incentivar-te adoptar tais animais!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am
Gostos não se criticam! Se não gostas! Não olhes! Além que nunca afirmei ser um fotografo de 1º!Com fotos suas não existe incentivo possivel, lol
Nome dificil de memorizar! Por isso é normal que se erre frequentemente!E não é versalla, mas sim versele- Laga.
-
- Membro
- Registado: quinta abr 20, 2006 10:00 am
- Localização: Toy o Braco Alemão,Estrela a Pointer, Becas diiz que é uma especie de Caniche, Ruffy o Chinchila, Ch
A ração que dou a minha chinchila é a chinchilla Nature-Prestige, da Versele-laga, nao tem muitas guluseimas, ainda nao encontrei nenhuma passa, so banana e poucas. Tem luzerna, que ela adora 
E tambem lhe dou chinchilla Complete, da mesma marca (V.-L.). Como gosta tanto desta, dou-a so quando ta solta para se habituar a mim, ela ouve o pacote e vem ter comigo, e so tou com ela desde o fim de semana. Nunca me mordeu...mas tambem deixo a andar ha vontade, e ela acaba por vir ter comigo mais tarde. Temos feito progressos

E tambem lhe dou chinchilla Complete, da mesma marca (V.-L.). Como gosta tanto desta, dou-a so quando ta solta para se habituar a mim, ela ouve o pacote e vem ter comigo, e so tou com ela desde o fim de semana. Nunca me mordeu...mas tambem deixo a andar ha vontade, e ela acaba por vir ter comigo mais tarde. Temos feito progressos

Muda de loja. Simples, não?
Eu estou-me pouco cagando para o preço, sinceramente. A qualidade da Versele-Laga é muito superior! Não vou comprar outra marca, inferior, só porque custa 3 euros. Lembra-te que o que as chinchilas mais comem, para além do feno, é a ração. Convém ser do melhor, não? Isto para quem se preocupa mais com a saúde das chins do que com a saúde da carteira. Ah, e já agora, eu compro a Chinchila PRO a 3,90€. Isto, numa loja mais cara. Onde eu costumo comprar é 3,10€. É uma questão de procurar. Também já cheguei a comprar a Duo a 4,90€. E então? Não compramos também hamburgers no MacDonalds a 4€ e tal? Se compramos essas porcarias, apenas porque sabem bem, porque não comprar uma ração de jeito, que faz bem às nossas chins?
E não venhas com "eu não como no macdonalds", porque isto é só um exemplo, tal como chocolate.
É preciso dizer, porque se não o disseres, e visto que esta pessoa até confia nos teus conselhos (já visitou muitas vezes o teu blog), ela pode pensar que é apenas necessária a pedra e pronto, está feito! Basicamente foi o que disseste. Ora volta lá a ler o teu post sobre a pedra e diz-me lá que não é isso que está subentendido. Eu estou a dizer estas coisas todas não só para a rapariga que quer a chin, mas também para quem vier no futuro ler este tópico.
E lá vamos nós outra vez, a não saber escrever o nick dos outros. Eu sei o teu, queres ver? Silviel. Não é Silvio, não é Sílvia, não é Sininho... é Silviel. Agora tenta lá captar o meu, se fazes favor. Não é dificil. Vá, com calma, conta até 3, respira fundo, come um pouquinho de chocolate, se quiseres, para acalmar e depois tenta escrever o meu nick. Mas não desistas, ok? Estamos aqui é para aprender.
Eu estou-me pouco cagando para o preço, sinceramente. A qualidade da Versele-Laga é muito superior! Não vou comprar outra marca, inferior, só porque custa 3 euros. Lembra-te que o que as chinchilas mais comem, para além do feno, é a ração. Convém ser do melhor, não? Isto para quem se preocupa mais com a saúde das chins do que com a saúde da carteira. Ah, e já agora, eu compro a Chinchila PRO a 3,90€. Isto, numa loja mais cara. Onde eu costumo comprar é 3,10€. É uma questão de procurar. Também já cheguei a comprar a Duo a 4,90€. E então? Não compramos também hamburgers no MacDonalds a 4€ e tal? Se compramos essas porcarias, apenas porque sabem bem, porque não comprar uma ração de jeito, que faz bem às nossas chins?
E não venhas com "eu não como no macdonalds", porque isto é só um exemplo, tal como chocolate.
É preciso dizer, porque se não o disseres, e visto que esta pessoa até confia nos teus conselhos (já visitou muitas vezes o teu blog), ela pode pensar que é apenas necessária a pedra e pronto, está feito! Basicamente foi o que disseste. Ora volta lá a ler o teu post sobre a pedra e diz-me lá que não é isso que está subentendido. Eu estou a dizer estas coisas todas não só para a rapariga que quer a chin, mas também para quem vier no futuro ler este tópico.
E lá vamos nós outra vez, a não saber escrever o nick dos outros. Eu sei o teu, queres ver? Silviel. Não é Silvio, não é Sílvia, não é Sininho... é Silviel. Agora tenta lá captar o meu, se fazes favor. Não é dificil. Vá, com calma, conta até 3, respira fundo, come um pouquinho de chocolate, se quiseres, para acalmar e depois tenta escrever o meu nick. Mas não desistas, ok? Estamos aqui é para aprender.
Ainda não encontraste nenhuma passa? Procuraste bem? É que essa era a ração que eu dava no início e encontrava bastantes.marisafrias Escreveu:A ração que dou a minha chinchila é a chinchilla Nature-Prestige, da Versele-laga, nao tem muitas guluseimas, ainda nao encontrei nenhuma passa, so banana e poucas. Tem luzerna, que ela adora
Não se deve dar 2 rações diferentes, em momentos diferentes. Ou se junta as duas rações (não recomendo de modo algum) ou dá-se apenas uma. Se a chin gosta tanto da Complete, eu daria essa e deixaria a Nature de lado.
Bem, não se chateiem ^^' era só uma pergunta. Antes de mais compro só o essencial, e depois é que começo a pensar em presentes. Visto que o cálcio já vem da alfafa (isto não sabia ^^´) penso na pedra depois.
Quanto ao preço... 5 euros é barato para 1kg, visto que elas nem comem muito por dia. Sou capaz de gastar mais que isso num unico almoço para mim (e não devia). Portanto é muito mais preferivel gastá-lo com ela.
Até agora nao vi mesmo a cunipic em lado algum, só marcas que ainda não ouvi falar e a versele-laga. Portanto vou optar pelo melhor de entre as marcas que vejo.
A casota estava a pensar em comprar aquela de tamanho L do Petmanias, visto que tem o tamanho certo para a gaiola e tudo. Já que encomendo uma coisa...
Boa dica essa, marisafrias. Sem, portanto, misturar rações, vou também tentar chamá-la assim =D
muito obrigada a todos =)
(tanto quanto sei acerca do chocolate, para além do prazer, isto vem desde o inicio da humanidade e da busca constante por fontes caloricas. A informação continua nos genes, simplesmente agora é demasiado facil adquirir calorias)
Quanto ao preço... 5 euros é barato para 1kg, visto que elas nem comem muito por dia. Sou capaz de gastar mais que isso num unico almoço para mim (e não devia). Portanto é muito mais preferivel gastá-lo com ela.
Até agora nao vi mesmo a cunipic em lado algum, só marcas que ainda não ouvi falar e a versele-laga. Portanto vou optar pelo melhor de entre as marcas que vejo.
A casota estava a pensar em comprar aquela de tamanho L do Petmanias, visto que tem o tamanho certo para a gaiola e tudo. Já que encomendo uma coisa...
Boa dica essa, marisafrias. Sem, portanto, misturar rações, vou também tentar chamá-la assim =D
muito obrigada a todos =)
(tanto quanto sei acerca do chocolate, para além do prazer, isto vem desde o inicio da humanidade e da busca constante por fontes caloricas. A informação continua nos genes, simplesmente agora é demasiado facil adquirir calorias)
Última edição por obscure em quinta jan 07, 2010 12:41 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro
- Localização: Toy o Braco Alemão,Estrela a Pointer, Becas diiz que é uma especie de Caniche, Ruffy o Chinchila, Ch
GSfanatic Escreveu:Ainda não encontraste nenhuma passa? Procuraste bem? É que essa era a ração que eu dava no início e encontrava bastantes.marisafrias Escreveu:A ração que dou a minha chinchila é a chinchilla Nature-Prestige, da Versele-laga, nao tem muitas guluseimas, ainda nao encontrei nenhuma passa, so banana e poucas. Tem luzerna, que ela adora
Não se deve dar 2 rações diferentes, em momentos diferentes. Ou se junta as duas rações (não recomendo de modo algum) ou dá-se apenas uma. Se a chin gosta tanto da Complete, eu daria essa e deixaria a Nature de lado.
Por acaso fartei-me de procurar. Queria umas para se habituar a mim mas ainda nao tinha comprado entao revirei o pacote de 3kg todo e nao encontrei. So banana mesmo. O outro comprei um saco de 500g so para ver se gostava e vem rouba-las a minha mao. Ela desde pequena sempre comeu da nature, e uma duvida, nao posso misturar porque?
Espere, dá a Complete como guloseima? Tipo, apenas para ela vir ter consigo, dá-lhe uma pallet ou outra?marisafrias Escreveu:GSfanatic Escreveu:Ainda não encontraste nenhuma passa? Procuraste bem? É que essa era a ração que eu dava no início e encontrava bastantes.marisafrias Escreveu:A ração que dou a minha chinchila é a chinchilla Nature-Prestige, da Versele-laga, nao tem muitas guluseimas, ainda nao encontrei nenhuma passa, so banana e poucas. Tem luzerna, que ela adora
Por acaso fartei-me de procurar. Queria umas para se habituar a mim mas ainda nao tinha comprado entao revirei o pacote de 3kg todo e nao encontrei. So banana mesmo. O outro comprei um saco de 500g so para ver se gostava e vem rouba-las a minha mao. Ela desde pequena sempre comeu da nature, e uma duvida, nao posso misturar porque?
O que não se deve fazer é num dia dar Nature, no outro dar Complete. As chins são muito sensíveis e muitas alterações na ração podem causar problemas intestinais.
Agora, se dás apenas como prémio, como se fosse uma passa ou maçã desidratada... não devem haver grandes problemas.
-
- Membro
Sim, dou como guloseima...Ela anda a ficar uma bolinha, tenho de lhe começar a dar pouco agora 

Pois... não se pode exagerar, por muito que gostemos de lhes dar uns docinhos. É como eu digo à minha mãe. É preferível dar poucos doces e ter as nossas chins por muitos anos do que dar muitos doces e tê-las por poucos.
Como viste (posso tratar por tu? Não quero ofender) neste tópico, as chinchilas comem 30g de ração por dia (e convém darmos a ração à noite, visto que é nessa altura que estão acordadas). Podes estar a dar a Complete como doce, mas não deixa de ser ração (uma ração completa, como o nome indica). Dá-lhe uma ou duas pallets duas vezes por semana (ou se calhar até só 1 vez), como se fossem passas. A tua chin pode ficar ressentida ao início, mas depois ela ultrapassa isso. E se tiveres cuidado com a alimentação dela, ela viverá anos suficientes para te perdoar por não lhe dares muitos doces
.
Como viste (posso tratar por tu? Não quero ofender) neste tópico, as chinchilas comem 30g de ração por dia (e convém darmos a ração à noite, visto que é nessa altura que estão acordadas). Podes estar a dar a Complete como doce, mas não deixa de ser ração (uma ração completa, como o nome indica). Dá-lhe uma ou duas pallets duas vezes por semana (ou se calhar até só 1 vez), como se fossem passas. A tua chin pode ficar ressentida ao início, mas depois ela ultrapassa isso. E se tiveres cuidado com a alimentação dela, ela viverá anos suficientes para te perdoar por não lhe dares muitos doces

-
- Membro
Faço questao que me trates por tuGSfanatic Escreveu:Pois... não se pode exagerar, por muito que gostemos de lhes dar uns docinhos. É como eu digo à minha mãe. É preferível dar poucos doces e ter as nossas chins por muitos anos do que dar muitos doces e tê-las por poucos.
Como viste (posso tratar por tu? Não quero ofender) neste tópico, as chinchilas comem 30g de ração por dia (e convém darmos a ração à noite, visto que é nessa altura que estão acordadas). Podes estar a dar a Complete como doce, mas não deixa de ser ração (uma ração completa, como o nome indica). Dá-lhe uma ou duas pallets duas vezes por semana (ou se calhar até só 1 vez), como se fossem passas. A tua chin pode ficar ressentida ao início, mas depois ela ultrapassa isso. E se tiveres cuidado com a alimentação dela, ela viverá anos suficientes para te perdoar por não lhe dares muitos doces.

Pois é, mas assim ela nao passa pelo buraco do armario e consigo apanha-la lol
Ruffy em dieta, é oficial pessoal

LOL, podes ter a certeza que se ela entra pelo buraco, também de lá há-de sair.marisafrias Escreveu:Faço questao que me trates por tuGSfanatic Escreveu:Pois... não se pode exagerar, por muito que gostemos de lhes dar uns docinhos. É como eu digo à minha mãe. É preferível dar poucos doces e ter as nossas chins por muitos anos do que dar muitos doces e tê-las por poucos.
Como viste (posso tratar por tu? Não quero ofender) neste tópico, as chinchilas comem 30g de ração por dia (e convém darmos a ração à noite, visto que é nessa altura que estão acordadas). Podes estar a dar a Complete como doce, mas não deixa de ser ração (uma ração completa, como o nome indica). Dá-lhe uma ou duas pallets duas vezes por semana (ou se calhar até só 1 vez), como se fossem passas. A tua chin pode ficar ressentida ao início, mas depois ela ultrapassa isso. E se tiveres cuidado com a alimentação dela, ela viverá anos suficientes para te perdoar por não lhe dares muitos doces.
![]()
Pois é, mas assim ela nao passa pelo buraco do armario e consigo apanha-la lol
Ruffy em dieta, é oficial pessoal
Se vires que ela vai para lá muitas vezes, coloca alguma coisa a tapar o buraco. Elas só se escondem nos buracos no início, por não se sentirem ainda confortáveis. Com o passar do tempo ela passará a vir mais vezes cá para fora. Os meus chinchilas agora passeiam por cima de mim quando estou ao computador e o meu mais velho no ano passado chegou a adormecer no meu colo (acho que foi um milagre, daqueles que nunca mais se repetirão).
Se houver fios eléctricos aos quais a chin possa chegar, aí sim, tens de te preocupar. Tapa o buraco com qualquer coisa. Uma caixa, pedaços de madeira... qualquer coisa que sirva para tapar o buraco enquanto a chin estiver solta.
Boa sorte para a dieta.