opinião primeira gatinha

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
orlmro
Membro
Registado: quarta dez 30, 2009 10:47 am

quinta jan 07, 2010 1:35 pm

Olá a todos

Vou adoptar o meu primeiro gato, no caso, gatinha.
Ela neste momento tem cerca de 8 meses e encontra-se numa FAT, já a fui visitar e em breve estará cá em casa.

Queria a vossa opinião sobre o seguinte:

1 - A pessoa que está com ela não me entrega sem ela ser esterilizada primeiro já está marcada para breve, ela disse-me, se eu quiser, que pode fazer a recuperação em minha casa, a duvida é se é melhor estar em minha casa (há quem diga que sim porque como está num ambiente estranho vai ficar mais quieta e será bom para ela) e há quem diga o contrario (vai estar num ambiente estranho e que convém estar no seu ambiente actual) a juntar a isto a minha inexperiência com gatos. O que acham?

2 - Como é a recuperação do pós-operatório? quanto tempo demora e cuidados especiais?

3 - O que preciso de comprar para receber o bichano cá em casa?

Obrigado
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 07, 2010 2:05 pm

Boas.

Primeiro, parabens pelos seus cuidados em saber o que de melhor para a gatinha.

Depois, a minha opiniao e que ela deve sim fazer o recobro da cirurgia em casa da Fat. Repare que o animal ja fica a sofrer de algum stress com tudo inerente a cirurgia, ne? Portanto causar-lhe ainda mais stress a obriga-la a estar num ambiente estranho, pior para o animal a todos os niveis; ate mesmo a nivel de recuperacao...! As defesas de qualquer animal operado, baixam e muita coisa pode acontecer numa baixa de defesas, especialmente se o stress do felino for demasiado! Portanto, deixe a gatinha fazer o recobro no ambiente que ja conhece. Depois, te-la-a consigo ja "prontinha e nos trinques" :wink:

Coisas a comprar?

Caixa para as necessidades

Uma mantinha

Comedouros e bebedouro, se possivel em inox, preferencilamente.

Se possivel, um arranhador

Uma caminha mas nao compre nada muito caro pois os felinos teem tendencia, apos andarem soltos pela casa, a dormirem onde muito bem lhes apetecer... :wink:

Boa racao, preferencilamente de lojas especificas para animais e nao a de supermercado.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
orlmro
Membro

quinta jan 07, 2010 2:19 pm

obrigado pela pronta resposta

Quanto á questão da comida eu perguntei á FAT qual a comida que ela estava habituada para comprar igual, mas li algures por aqui que depois de esterilizada têm de comer uma ração especial. Essa ração depois é para sempre ou só para o período de recuperação?

Já agora, se não for maçar muito, quanto dura o período de recuperação? è que estou desejoso de a ter comigo heheheeh

Obrigado
Icemoma
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm

quinta jan 07, 2010 3:06 pm

Pela experiência que tive com os meus, só me foi aconselhado (pelo vet) a ter atenção a aumentos de peso e problemas urinários, e aí sim, teríamos de mudar a ração para uma específica. Já lá vai um ano e ambos continuam esbeltos e saudáveis pelo que continuam com a ração de sempre.
Quanto a recuperações, há casos e casos, e provavelmente virá alguém com experiências diferentes. A minha gata no final do dia da operação já se mostrava cheia de vontade de correr e pular e saltar para cima da mobília e ao fim de duas semanas a incisão tinha cicatrizado sem problemas de maior. Independentemente do tempo que tiver que esperar pela sua amiga, sabe que vai valer a pena :-) (eu sei, passei pela mesma ansiedade multiplicada por 3) Vá preparando a casa para a chegada da nova habitante, ajuda a passar melhor o tempo. Ás sábias recomendações da Leo, só acrescento que tente por a casa mais segura para o seu animal: proteger cabos, retirar plantas (tóxicas e potencialmente tóxicas) do seu alcance e proteger itens mais valiosos da curiosidade felina (muitos gatos gostam de redecorar a casa...). No fundo, preparar-se para uma longa e profunda amizade :-)
orlmro
Membro

quinta jan 07, 2010 3:25 pm

elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quinta jan 07, 2010 4:00 pm

Que lindo narizinho!
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jan 07, 2010 4:02 pm

Icemoma Escreveu: (...) Vá preparando a casa para a chegada da nova habitante, ajuda a passar melhor o tempo. Ás sábias recomendações da Leo, só acrescento que tente por a casa mais segura para o seu animal: proteger cabos, retirar plantas (tóxicas e potencialmente tóxicas) do seu alcance e proteger itens mais valiosos da curiosidade felina (muitos gatos gostam de redecorar a casa...). No fundo, preparar-se para uma longa e profunda amizade :-)
Muito importante mesmo o sublinhado.

Thanks, Icemona, pelo credito...

O tempo normal de recuperacao vai sempre os 7 e 10 dias, dependendo do tipo de incisao e material de sutura utilizado e tambem dependendo do poder de cicatrizacao de cada animal.

Quanto a alimentacao a seguir, o Vet que seguira a gatinha, melhor que ninguem para lhe recomendar o que de melhor para ela. No entanto, e sempre bom comecar a dar logo racao para gatos castrados, caso a gatita nao seja um felino com peso abaixo do considerado (+/-) normal (3 a 4 Kg, +/-).

Ja agora, orlmro, tenha em atencao que as "diabruras dum felino; especialmente, sao muito comparaveis com os de uma crinca. Sao terriveis a encontrarem o possivel e impossivel pela casa. Portanto, tal como a Icemona referiu e bem, prepare a casa... com especial atencao a objectos pequenos que caibam na boca do animal e o pior possa acontecer...!

Espectacularmente LINDA!!!!! Tem uma mascara de fazer "inveja" a muitos gatos comprados por autenticos balurdios...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
orlmro
Membro

quinta jan 07, 2010 4:51 pm

sempre ouvi dizer que adoptar um gato vindo da rua é complicado porque eles não têm contacto com humanos nos primeiros 2 meses de vida e segundo o que dizem essa fase é crucial, mas com carinho espero amassar a "fera" embora no contacto que tive com ela em casa da FAT ela pereceu muito meiguinha deixou fazer festas e pegar nela.

Facto curioso quando eu e a minha esposa decidimos adoptar um gato recorremos ao que parecia mais lógico um canil municipal, (porque sou contra o comercio de animais uma vez que há tantos abandonos) e para espanto nosso.... nenhum canil da área do grande Porto tinha gatos de momento. É assim tanta a procura?
mar70
Membro Veterano
Registado: terça ago 18, 2009 8:10 pm

quinta jan 07, 2010 5:19 pm

orlmro Escreveu:sempre ouvi dizer que adoptar um gato vindo da rua é complicado porque eles não têm contacto com humanos nos primeiros 2 meses de vida e segundo o que dizem essa fase é crucial, mas com carinho espero amassar a "fera" embora no contacto que tive com ela em casa da FAT ela pereceu muito meiguinha deixou fazer festas e pegar nela.

Facto curioso quando eu e a minha esposa decidimos adoptar um gato recorremos ao que parecia mais lógico um canil municipal, (porque sou contra o comercio de animais uma vez que há tantos abandonos) e para espanto nosso.... nenhum canil da área do grande Porto tinha gatos de momento. É assim tanta a procura?

no canil do porto nao tinham gatos??????

desculpe mas se este canil nao tinha é mto mau sinal....
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jan 07, 2010 5:28 pm

orlmro Escreveu:sempre ouvi dizer que adoptar um gato vindo da rua é complicado porque eles não têm contacto com humanos nos primeiros 2 meses de vida e segundo o que dizem essa fase é crucial, mas com carinho espero amassar a "fera" embora no contacto que tive com ela em casa da FAT ela pereceu muito meiguinha deixou fazer festas e pegar nela.

Sobre o que sublinhei...nem sempre e assim... nos gatos de rua existem os "ferais" que esses sim sao os que nao teem contacto com humanos, especialmente os que nascem em quintais de casas desabitadas e sem acesso a humanos... Mas, existem TODOS os outros de rua, sejam de colonias alimentadas por coracoes "grandes" ou sejam os que tinham dono mas foram abandonados, infelizmente ha de tudo um pouco.
Tenho dado gatos de rua, alguns abandonados, outros nascidos na rua e que sao uns doces de animais... :wink: Como prova, veja este topico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73783
E, era um gato de rua ha ja 3 Anos. Mas, ha mais como ele mas que,, infelizmente, nao tiveram ainda a mesma sorte de encontrarem um Lar. E uma questao de ir ate ao forum das adopcoes para se aperceber da "miseria...." :(

Sobre o Canil Municipal...fiquei pasma... :o e nao me acredito que seja por "esgotamento do stock" mas sim por falta de vontade por parte deles.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

quinta jan 07, 2010 5:36 pm

A gata é LINDA!!!!

Quanto à recuperação é mais ou menos uma semana, no entanto há gatos que no fim do dia da operação já estão muito espevitados (tipo os meus).

Isso de ter sido recolhida da rua e não ter contacto com humanos nem sempre é verdade... eu tenho um exemplo perfeito, o meu 1.º gato tive o desde os 15 dias e é super selvagem, não gosta d festas ...muito altivo enfim uma Rei, o outro recolhi o da rua já com 2 anos...ñ sei se teve contacto com humanos ou ñ ...mas é uma meiguice que até chateia.
Cada gato tem o seu feitio ... Boa sorte e parabéns pela a adopção.
orlmro
Membro

quinta jan 07, 2010 6:38 pm

mar70 Escreveu:

É verdade!!! fui ao de gaia não tinham telefonei para Matosinhos, valongo, Porto, Maia e tb não tinham... fiquei pasmado, e não estou a falar de gatos bebes estou a falar de gatos de qualquer idade
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quinta jan 07, 2010 8:12 pm

Acho que isso deve depender do feitio do gato; capturei o meu último gato que nasceu algures no quintal do vizinho, demorei 2 meses +/- mas valeu a pena, o gatinho depois de eu o ter agarrado passado um tempo já andava atrás de mim a pedir mimos e festas; e cresceu sem ser tocado por humanos.

Parabéns pela adopção , a gatinha é linda. Como ela se chama?

Também estou pasmada por no canil não haverem gatos.
mar70
Membro Veterano
Registado: terça ago 18, 2009 8:10 pm

quinta jan 07, 2010 9:10 pm

orlmro Escreveu:
mar70 Escreveu:

É verdade!!! fui ao de gaia não tinham telefonei para Matosinhos, valongo, Porto, Maia e tb não tinham... fiquei pasmado, e não estou a falar de gatos bebes estou a falar de gatos de qualquer idade

pois isso é a resposta tipica dos tratadores que nao querem la as pessoas... um dia que conheça o canil do porto vai perceber daquilo que falo... infelizmente tem gatos aos montes num canil com as piores condições possiveis, de cimento com buracos,. sem caixas de areia , sem enrtar a luz, so visto... e qd adoecem alguns sao todos abatidos para que se contenham as doenças..l

os que vao aparecendo no canil da maia e q graças a deus sao poucos estao aqui em casa, os q aparecem no canil de gaia estao em casa da Mjoao do espacito,

a protectora dos animais entao tem tantos que ate aflige tb em tao mas ou piores condições que os canis pq é uma sala com tudo junto, doentes, saudaveis, bebes, mamas com bebes....
orlmro
Membro

sexta jan 08, 2010 10:50 am

Miboki Escreveu:
orlmro Escreveu:
Parabéns pela adopção , a gatinha é linda. Como ela se chama?

Também estou pasmada por no canil não haverem gatos.

O nome dela ainda é segredo.... mas dou uma pista ,,, o nariz
O segredo reside no facto que depois de ler o tópico da joaninha fiquei com receio que me aconteça o mesmo... espero que não é que apesar de ainda não a ter já me afeiçoei a ela e cá em casa não se fala de outra coisa.
Entretanto já estou a preparar a casa ontem já comprei os recepientes para a comida e água, o WC, a areia e alguns brinquedos, a comida que ela come está esgotada em todo o lado que eu fui.... deve de ser muito boa, para não haver... mas já ficou encomendada para amanhã.
Hoje vou comprar o arranhador e a transportadora.

Outra duvida, e desculpem mas nunca tive gatos e as duvidas vão surgindo: o WC pode ficar afastado da comida ou convém ficar perto? é que estava a pensar em por o wc dela dentro do nosso e a comida na cozinha que ainda é um bocado afastada

Obrigado
Responder

Voltar para “Gatos”