opinião primeira gatinha
Moderador: mcerqueira
Olá a todos
Vou adoptar o meu primeiro gato, no caso, gatinha.
Ela neste momento tem cerca de 8 meses e encontra-se numa FAT, já a fui visitar e em breve estará cá em casa.
Queria a vossa opinião sobre o seguinte:
1 - A pessoa que está com ela não me entrega sem ela ser esterilizada primeiro já está marcada para breve, ela disse-me, se eu quiser, que pode fazer a recuperação em minha casa, a duvida é se é melhor estar em minha casa (há quem diga que sim porque como está num ambiente estranho vai ficar mais quieta e será bom para ela) e há quem diga o contrario (vai estar num ambiente estranho e que convém estar no seu ambiente actual) a juntar a isto a minha inexperiência com gatos. O que acham?
2 - Como é a recuperação do pós-operatório? quanto tempo demora e cuidados especiais?
3 - O que preciso de comprar para receber o bichano cá em casa?
Obrigado
Vou adoptar o meu primeiro gato, no caso, gatinha.
Ela neste momento tem cerca de 8 meses e encontra-se numa FAT, já a fui visitar e em breve estará cá em casa.
Queria a vossa opinião sobre o seguinte:
1 - A pessoa que está com ela não me entrega sem ela ser esterilizada primeiro já está marcada para breve, ela disse-me, se eu quiser, que pode fazer a recuperação em minha casa, a duvida é se é melhor estar em minha casa (há quem diga que sim porque como está num ambiente estranho vai ficar mais quieta e será bom para ela) e há quem diga o contrario (vai estar num ambiente estranho e que convém estar no seu ambiente actual) a juntar a isto a minha inexperiência com gatos. O que acham?
2 - Como é a recuperação do pós-operatório? quanto tempo demora e cuidados especiais?
3 - O que preciso de comprar para receber o bichano cá em casa?
Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boas.
Primeiro, parabens pelos seus cuidados em saber o que de melhor para a gatinha.
Depois, a minha opiniao e que ela deve sim fazer o recobro da cirurgia em casa da Fat. Repare que o animal ja fica a sofrer de algum stress com tudo inerente a cirurgia, ne? Portanto causar-lhe ainda mais stress a obriga-la a estar num ambiente estranho, pior para o animal a todos os niveis; ate mesmo a nivel de recuperacao...! As defesas de qualquer animal operado, baixam e muita coisa pode acontecer numa baixa de defesas, especialmente se o stress do felino for demasiado! Portanto, deixe a gatinha fazer o recobro no ambiente que ja conhece. Depois, te-la-a consigo ja "prontinha e nos trinques"
Coisas a comprar?
Caixa para as necessidades
Uma mantinha
Comedouros e bebedouro, se possivel em inox, preferencilamente.
Se possivel, um arranhador
Uma caminha mas nao compre nada muito caro pois os felinos teem tendencia, apos andarem soltos pela casa, a dormirem onde muito bem lhes apetecer...
Boa racao, preferencilamente de lojas especificas para animais e nao a de supermercado.
Boa sorte,
Leo
Primeiro, parabens pelos seus cuidados em saber o que de melhor para a gatinha.
Depois, a minha opiniao e que ela deve sim fazer o recobro da cirurgia em casa da Fat. Repare que o animal ja fica a sofrer de algum stress com tudo inerente a cirurgia, ne? Portanto causar-lhe ainda mais stress a obriga-la a estar num ambiente estranho, pior para o animal a todos os niveis; ate mesmo a nivel de recuperacao...! As defesas de qualquer animal operado, baixam e muita coisa pode acontecer numa baixa de defesas, especialmente se o stress do felino for demasiado! Portanto, deixe a gatinha fazer o recobro no ambiente que ja conhece. Depois, te-la-a consigo ja "prontinha e nos trinques"

Coisas a comprar?
Caixa para as necessidades
Uma mantinha
Comedouros e bebedouro, se possivel em inox, preferencilamente.
Se possivel, um arranhador
Uma caminha mas nao compre nada muito caro pois os felinos teem tendencia, apos andarem soltos pela casa, a dormirem onde muito bem lhes apetecer...

Boa racao, preferencilamente de lojas especificas para animais e nao a de supermercado.
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
obrigado pela pronta resposta
Quanto á questão da comida eu perguntei á FAT qual a comida que ela estava habituada para comprar igual, mas li algures por aqui que depois de esterilizada têm de comer uma ração especial. Essa ração depois é para sempre ou só para o período de recuperação?
Já agora, se não for maçar muito, quanto dura o período de recuperação? è que estou desejoso de a ter comigo heheheeh
Obrigado
Quanto á questão da comida eu perguntei á FAT qual a comida que ela estava habituada para comprar igual, mas li algures por aqui que depois de esterilizada têm de comer uma ração especial. Essa ração depois é para sempre ou só para o período de recuperação?
Já agora, se não for maçar muito, quanto dura o período de recuperação? è que estou desejoso de a ter comigo heheheeh
Obrigado
-
- Membro
- Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm
Pela experiência que tive com os meus, só me foi aconselhado (pelo vet) a ter atenção a aumentos de peso e problemas urinários, e aí sim, teríamos de mudar a ração para uma específica. Já lá vai um ano e ambos continuam esbeltos e saudáveis pelo que continuam com a ração de sempre.
Quanto a recuperações, há casos e casos, e provavelmente virá alguém com experiências diferentes. A minha gata no final do dia da operação já se mostrava cheia de vontade de correr e pular e saltar para cima da mobília e ao fim de duas semanas a incisão tinha cicatrizado sem problemas de maior. Independentemente do tempo que tiver que esperar pela sua amiga, sabe que vai valer a pena
(eu sei, passei pela mesma ansiedade multiplicada por 3) Vá preparando a casa para a chegada da nova habitante, ajuda a passar melhor o tempo. Ás sábias recomendações da Leo, só acrescento que tente por a casa mais segura para o seu animal: proteger cabos, retirar plantas (tóxicas e potencialmente tóxicas) do seu alcance e proteger itens mais valiosos da curiosidade felina (muitos gatos gostam de redecorar a casa...). No fundo, preparar-se para uma longa e profunda amizade 
Quanto a recuperações, há casos e casos, e provavelmente virá alguém com experiências diferentes. A minha gata no final do dia da operação já se mostrava cheia de vontade de correr e pular e saltar para cima da mobília e ao fim de duas semanas a incisão tinha cicatrizado sem problemas de maior. Independentemente do tempo que tiver que esperar pela sua amiga, sabe que vai valer a pena

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
- Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT
Que lindo narizinho!
<p>O ronronar sai de uma válvula de segurança existente no pescoço do gato para atenuar o excesso de satisfação.
</p>
<p>ADAP - Associação de Defesa dos Animais de Portimão <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
</p>
<p>ADAP - Associação de Defesa dos Animais de Portimão <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
-
- Membro Veterano
Muito importante mesmo o sublinhado.Icemoma Escreveu: (...) Vá preparando a casa para a chegada da nova habitante, ajuda a passar melhor o tempo. Ás sábias recomendações da Leo, só acrescento que tente por a casa mais segura para o seu animal: proteger cabos, retirar plantas (tóxicas e potencialmente tóxicas) do seu alcance e proteger itens mais valiosos da curiosidade felina (muitos gatos gostam de redecorar a casa...). No fundo, preparar-se para uma longa e profunda amizade
Thanks, Icemona, pelo credito...
O tempo normal de recuperacao vai sempre os 7 e 10 dias, dependendo do tipo de incisao e material de sutura utilizado e tambem dependendo do poder de cicatrizacao de cada animal.
Quanto a alimentacao a seguir, o Vet que seguira a gatinha, melhor que ninguem para lhe recomendar o que de melhor para ela. No entanto, e sempre bom comecar a dar logo racao para gatos castrados, caso a gatita nao seja um felino com peso abaixo do considerado (+/-) normal (3 a 4 Kg, +/-).
Ja agora, orlmro, tenha em atencao que as "diabruras dum felino; especialmente, sao muito comparaveis com os de uma crinca. Sao terriveis a encontrarem o possivel e impossivel pela casa. Portanto, tal como a Icemona referiu e bem, prepare a casa... com especial atencao a objectos pequenos que caibam na boca do animal e o pior possa acontecer...!
Espectacularmente LINDA!!!!! Tem uma mascara de fazer "inveja" a muitos gatos comprados por autenticos balurdios...
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
sempre ouvi dizer que adoptar um gato vindo da rua é complicado porque eles não têm contacto com humanos nos primeiros 2 meses de vida e segundo o que dizem essa fase é crucial, mas com carinho espero amassar a "fera" embora no contacto que tive com ela em casa da FAT ela pereceu muito meiguinha deixou fazer festas e pegar nela.
Facto curioso quando eu e a minha esposa decidimos adoptar um gato recorremos ao que parecia mais lógico um canil municipal, (porque sou contra o comercio de animais uma vez que há tantos abandonos) e para espanto nosso.... nenhum canil da área do grande Porto tinha gatos de momento. É assim tanta a procura?
Facto curioso quando eu e a minha esposa decidimos adoptar um gato recorremos ao que parecia mais lógico um canil municipal, (porque sou contra o comercio de animais uma vez que há tantos abandonos) e para espanto nosso.... nenhum canil da área do grande Porto tinha gatos de momento. É assim tanta a procura?
orlmro Escreveu:sempre ouvi dizer que adoptar um gato vindo da rua é complicado porque eles não têm contacto com humanos nos primeiros 2 meses de vida e segundo o que dizem essa fase é crucial, mas com carinho espero amassar a "fera" embora no contacto que tive com ela em casa da FAT ela pereceu muito meiguinha deixou fazer festas e pegar nela.
no canil do porto nao tinham gatos??????
desculpe mas se este canil nao tinha é mto mau sinal....
-
- Membro Veterano
Sobre o que sublinhei...nem sempre e assim... nos gatos de rua existem os "ferais" que esses sim sao os que nao teem contacto com humanos, especialmente os que nascem em quintais de casas desabitadas e sem acesso a humanos... Mas, existem TODOS os outros de rua, sejam de colonias alimentadas por coracoes "grandes" ou sejam os que tinham dono mas foram abandonados, infelizmente ha de tudo um pouco.orlmro Escreveu:sempre ouvi dizer que adoptar um gato vindo da rua é complicado porque eles não têm contacto com humanos nos primeiros 2 meses de vida e segundo o que dizem essa fase é crucial, mas com carinho espero amassar a "fera" embora no contacto que tive com ela em casa da FAT ela pereceu muito meiguinha deixou fazer festas e pegar nela.
Tenho dado gatos de rua, alguns abandonados, outros nascidos na rua e que sao uns doces de animais...

E, era um gato de rua ha ja 3 Anos. Mas, ha mais como ele mas que,, infelizmente, nao tiveram ainda a mesma sorte de encontrarem um Lar. E uma questao de ir ate ao forum das adopcoes para se aperceber da "miseria...."

Sobre o Canil Municipal...fiquei pasma...

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm
A gata é LINDA!!!!
Quanto à recuperação é mais ou menos uma semana, no entanto há gatos que no fim do dia da operação já estão muito espevitados (tipo os meus).
Isso de ter sido recolhida da rua e não ter contacto com humanos nem sempre é verdade... eu tenho um exemplo perfeito, o meu 1.º gato tive o desde os 15 dias e é super selvagem, não gosta d festas ...muito altivo enfim uma Rei, o outro recolhi o da rua já com 2 anos...ñ sei se teve contacto com humanos ou ñ ...mas é uma meiguice que até chateia.
Cada gato tem o seu feitio ... Boa sorte e parabéns pela a adopção.
Quanto à recuperação é mais ou menos uma semana, no entanto há gatos que no fim do dia da operação já estão muito espevitados (tipo os meus).
Isso de ter sido recolhida da rua e não ter contacto com humanos nem sempre é verdade... eu tenho um exemplo perfeito, o meu 1.º gato tive o desde os 15 dias e é super selvagem, não gosta d festas ...muito altivo enfim uma Rei, o outro recolhi o da rua já com 2 anos...ñ sei se teve contacto com humanos ou ñ ...mas é uma meiguice que até chateia.
Cada gato tem o seu feitio ... Boa sorte e parabéns pela a adopção.
É verdade!!! fui ao de gaia não tinham telefonei para Matosinhos, valongo, Porto, Maia e tb não tinham... fiquei pasmado, e não estou a falar de gatos bebes estou a falar de gatos de qualquer idademar70 Escreveu:orlmro Escreveu:sempre ouvi dizer que adoptar um gato vindo da rua é complicado porque eles não têm contacto com humanos nos primeiros 2 meses de vida e segundo o que dizem essa fase é crucial, mas com carinho espero amassar a "fera" embora no contacto que tive com ela em casa da FAT ela pereceu muito meiguinha deixou fazer festas e pegar nela.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm
Acho que isso deve depender do feitio do gato; capturei o meu último gato que nasceu algures no quintal do vizinho, demorei 2 meses +/- mas valeu a pena, o gatinho depois de eu o ter agarrado passado um tempo já andava atrás de mim a pedir mimos e festas; e cresceu sem ser tocado por humanos.orlmro Escreveu:sempre ouvi dizer que adoptar um gato vindo da rua é complicado porque eles não têm contacto com humanos nos primeiros 2 meses de vida e segundo o que dizem essa fase é crucial, mas com carinho espero amassar a "fera" embora no contacto que tive com ela em casa da FAT ela pereceu muito meiguinha deixou fazer festas e pegar nela.
Parabéns pela adopção , a gatinha é linda. Como ela se chama?
Também estou pasmada por no canil não haverem gatos.
orlmro Escreveu:É verdade!!! fui ao de gaia não tinham telefonei para Matosinhos, valongo, Porto, Maia e tb não tinham... fiquei pasmado, e não estou a falar de gatos bebes estou a falar de gatos de qualquer idademar70 Escreveu:orlmro Escreveu:sempre ouvi dizer que adoptar um gato vindo da rua é complicado porque eles não têm contacto com humanos nos primeiros 2 meses de vida e segundo o que dizem essa fase é crucial, mas com carinho espero amassar a "fera" embora no contacto que tive com ela em casa da FAT ela pereceu muito meiguinha deixou fazer festas e pegar nela.
pois isso é a resposta tipica dos tratadores que nao querem la as pessoas... um dia que conheça o canil do porto vai perceber daquilo que falo... infelizmente tem gatos aos montes num canil com as piores condições possiveis, de cimento com buracos,. sem caixas de areia , sem enrtar a luz, so visto... e qd adoecem alguns sao todos abatidos para que se contenham as doenças..l
os que vao aparecendo no canil da maia e q graças a deus sao poucos estao aqui em casa, os q aparecem no canil de gaia estao em casa da Mjoao do espacito,
a protectora dos animais entao tem tantos que ate aflige tb em tao mas ou piores condições que os canis pq é uma sala com tudo junto, doentes, saudaveis, bebes, mamas com bebes....
Miboki Escreveu:orlmro Escreveu:
Parabéns pela adopção , a gatinha é linda. Como ela se chama?
Também estou pasmada por no canil não haverem gatos.
O nome dela ainda é segredo.... mas dou uma pista ,,, o nariz
O segredo reside no facto que depois de ler o tópico da joaninha fiquei com receio que me aconteça o mesmo... espero que não é que apesar de ainda não a ter já me afeiçoei a ela e cá em casa não se fala de outra coisa.
Entretanto já estou a preparar a casa ontem já comprei os recepientes para a comida e água, o WC, a areia e alguns brinquedos, a comida que ela come está esgotada em todo o lado que eu fui.... deve de ser muito boa, para não haver... mas já ficou encomendada para amanhã.
Hoje vou comprar o arranhador e a transportadora.
Outra duvida, e desculpem mas nunca tive gatos e as duvidas vão surgindo: o WC pode ficar afastado da comida ou convém ficar perto? é que estava a pensar em por o wc dela dentro do nosso e a comida na cozinha que ainda é um bocado afastada
Obrigado