Varanus exanthematicusþ

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

pemn
Membro Júnior
Registado: sábado ago 29, 2009 10:01 pm

terça jan 05, 2010 12:40 pm

Boas,
Estou pensar em adquirir um Varanus exanthematicusþ, mas antes disso gostava de saber que tipo de tratamentos e cuidados é preciso ter.

-Em que consiste a sua alimentaçao
-Iluminaçao e temperatura do terrario
-Manuseio
-Caracteristicas da especie.

Aconselham a este reptil?
Sabem de algum site com careshet sobe este animal?
Na net encontrei pouca informaçao para ja.

Cumpts a todos
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 05, 2010 1:09 pm

Resultados 1 - 10 de cerca de 1.880 para varanus exanthematicus care sheet. (0,23 segundos)

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&so ... oq=varanus+

Pouca info? :lol:

Aqui também há tópicos:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Tem a certeza de quer mesmo este animal, um lagarto carnívoro de metro e meio...?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

paposeco
Membro Júnior
Registado: sexta dez 25, 2009 7:30 pm

terça jan 05, 2010 2:58 pm

por que nao? o que vai obter vai ser bebe? e que adulto pode dar problemas
dinodane
Membro Veterano

terça jan 05, 2010 3:59 pm

Não percebi o que escreveste, importas-te de dizer isso de forma a que eu compreenda o que queres dizer?

Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça jan 05, 2010 4:33 pm

dinodane Escreveu:Não percebi o que escreveste, importas-te de dizer isso de forma a que eu compreenda o que queres dizer?
ele quer dizer que não importa, porque quando receber o bixo ele é uma cria e como nem vai chegar ao estado adulto que é quando poderia dar porblemas, o caso está resolvido 8)
superanimals
Registado: terça jan 05, 2010 4:44 pm

terça jan 05, 2010 5:17 pm

essa foi boa chegar ao estado adulto ate pode chegar mas duvido que consiga e um animal complicado deixeo tar em paz a menos que tenha mto boas condiçoes mas msm assim nao aconselho
dinodane
Membro Veterano

terça jan 05, 2010 6:36 pm

Não aconselha? LOL

BrunoNRG
Membro
Registado: segunda dez 21, 2009 6:24 pm

terça jan 05, 2010 7:14 pm

pemn Escreveu:Boas,
Estou pensar em adquirir um Varanus exanthematicusþ, mas antes disso gostava de saber que tipo de tratamentos e cuidados é preciso ter.

-Em que consiste a sua alimentaçao
-Iluminaçao e temperatura do terrario
-Manuseio
-Caracteristicas da especie.

Aconselham a este reptil?
Na net encontrei pouca informaçao para ja.

Cumpts a todos
Boas

Eu já tive 2, um casal, e deixa-me dizer-te desde já que se não tiveres montes de espaço e disponibilidade para construíres (ou mandares) um terrario de pelo menos 2 metros por 1 metro para quando eles começarem a ficar grandinhos, mais vale nem pensares nisso... :roll:

Respondendo ás tuas dúvidas:

Podes ir aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/raca/monitor_da_savana/784

A foto que lá vês é dos que eu tive, e alguma da descrição foi sugerida por mim com base na experiência que tive com eles.

Alimentação: Os meus para além de pinkies, zophoba e grilos, também comiam ovos cozidos ou mexidos sem tempero, miolo de camarão, carne de frango ou de peru.

Iluminação: Precisas, no mínimo de uma lâmpada uvb e uma uva.

Temperaturas: No lado quente deves ter entre 32 a 38º, no lado frio entre 24 a 27º, usa lâmpadas de cerâmica ou tapetes térmicos para manter as temperaturas e, claro, um termostato. Deves ter um ponto, onde eles possam descansar, que esteja directamente por baixo das lâmpadas uva e uvb, onde a temperatura ronde os 42-45º. A humidade deve situar-se entre os 70 e os 80%.

Manuseio: Tens de ter cuidado, mesmo que sejam pequenos, pois quando mordem é mesmo para aleijar. Nunca faças movimentos bruscos quando os pretendes agarrar, e quando aproximares uma tua mão deles, fá-lo com o punho fechado senão, quando forem adultos, vais ter de contar os dedos cada vez que lhes deres de comer ou fizeres festas... Já agora, compra uma palete de papel higiénico, é que cada vez que lhe pegares, o mais certo é a tua mão servir de sanita... :P

Características da espécie: Depois de se habituarem a ti, é raro acontecer mas podem nunca se habituar, ficam mais meigos e vêm comer à mão/pinça, mas inicialmente é normal eles "bufarem", tentarem morder, chicotear com a cauda ou defecar nas mãos de quem lhe pega, por isso já sabes que vais precisar de muita paciência com eles. Precisam de muita atenção da tua parte, pois, na minha opinião, qualquer descuido pode fazer com que fiquem doentes.

Aconselham a este réptil?
Caso tenhas tudo aquilo de que eles necessitam, espaço, tempo para lhes dar atenção e paciência para cuidar deles, sim, em caso contrário esquece.

Tens montes delas na net, como já foi aqui dito, basta perderes uns segundos a procurar... :wink:

Espero que isto te ajude a decidir :D
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

terça jan 05, 2010 7:22 pm

superanimals Escreveu:essa foi boa chegar ao estado adulto ate pode chegar mas duvido que consiga e um animal complicado deixeo tar em paz a menos que tenha mto boas condiçoes mas msm assim nao aconselho
LOOOL? :lol: Não aconselha? O senhor é que está interessado em ter um. :o
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
BrunoNRG
Membro

terça jan 05, 2010 7:33 pm

Não tou a perceber nada... :o Então quem está interessado em ter um não é o pemn? :roll:

Já agora, aproveito para deixar aquilo algo que acho
ser útil / curioso para quem tenha ou goste de varanos :)

Imagem

Imagem
Última edição por BrunoNRG em quarta jan 06, 2010 12:03 am, editado 1 vez no total.
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

terça jan 05, 2010 8:56 pm

Bondage2010 Escreveu:
dinodane Escreveu:Não percebi o que escreveste, importas-te de dizer isso de forma a que eu compreenda o que queres dizer?
ele quer dizer que não importa, porque quando receber o bixo ele é uma cria e como nem vai chegar ao estado adulto que é quando poderia dar porblemas, o caso está resolvido 8)
:lol: :lol: :lol: Agora é que disseste tudo!! Raios! Será que não há nenhuma regra aqui do forum que proíba de se escrever tão miseravelmente??

Ninguém para estar aqui não precisa de ser estudante universitário para escrever!!! Apenas esquecer a linguagem do telemóvel! Poxa que esta situação está a tornar-se muito desagradável e é degradante que num forum tão prestigiado e cheio de informação hajam alguns a escrever de tal forma... Acho que nem custa nada dar uma vista de olhos no que se escreveu antes de postar!! :evil: :evil: :evil:
pemn
Membro Júnior

quarta jan 06, 2010 5:34 pm

Bem BrunoNRG era mesmo de uma resposta dessas que estava a precisar.

Tenho feito as minhas pesquisas pela net mas queria mesmo era alguem que ja tivesse algum varanu. São connhecimentos muito diferentes e muito mais ricos.

Eu para ja tenho um terrario de 1m x 30cm x 40cm, a que idade é que atinge o seu tamanho adulto?

BrunoNRG, ainda tens os teus?
Já me tinham falado tambem na possibilidade de eles poderem comer um dedo, mas caso seja "educado" e manuseado desde cedo é possivel ter uma relaçao com o animal sem esses acidentes de percurso?

Tenho dois Dragoes Barbudos e queria um lagarto que fosse manuseavel mas que ao mesmo tempo crescesse mais que os dragoes.
Alguem tem conhecimento de mais alguma especie que me recomende dentro dos lagartos (exepto iguanas)?

Cumpts
BrunoNRG
Membro

quarta jan 06, 2010 7:40 pm

pemn Escreveu:Bem BrunoNRG era mesmo de uma resposta dessas que estava a precisar.

Tenho feito as minhas pesquisas pela net mas queria mesmo era alguem que ja tivesse algum varanu. São connhecimentos muito diferentes e muito mais ricos.

Eu para ja tenho um terrario de 1m x 30cm x 40cm, a que idade é que atinge o seu tamanho adulto?

BrunoNRG, ainda tens os teus?
Já me tinham falado tambem na possibilidade de eles poderem comer um dedo, mas caso seja "educado" e manuseado desde cedo é possivel ter uma relaçao com o animal sem esses acidentes de percurso?

Tenho dois Dragoes Barbudos e queria um lagarto que fosse manuseavel mas que ao mesmo tempo crescesse mais que os dragoes.
Alguem tem conhecimento de mais alguma especie que me recomende dentro dos lagartos (exepto iguanas)?

Cumpts
Não te sei dizer ao certo com que idade é que eles atingem o seu tamanho máximo, mas alguns com 9/10 meses já medem quase 60cm, se forem bem alimentados / nutridos e tiverem todas as condições que já te disse

Infelizmente tive de me "separar" dos meus, pois antes de os comprar não investiguei, e só mais tarde é que me apercebi que, quando atingissem o seu tamanho máximo (1,3m / 1,5m), não teria espaço para eles... :(

Aproveito para te deixar aqui um vídeo dos meus:

http://www.youtube.com/watch?v=lty37bSEYTU
O que não está a comer, não está doente, está sim de barriga cheia :wink:

Comer literalmente um dedo, não acredito que o façam, até porque não acredito que alguém ficasse ali estático à espera que ele lhe arrancasse o dedo... :P Mas, quando adultos, são perfeitamente capazes de partir o osso de um dedo, ou dar dentadas que provoquem feridas bastante profundas nos braços, mãos ou na parte do corpo que apanharem a jeito... Claro que se forem habituados desde cedo (o processo de aprendizagem é muito lento e requer bastante paciência da parte do dono) a serem manuseados e alimentados, não será tão fácil de uma situação dessas acontecer, mas ainda assim, se forem provocados, garantidamente darão uma resposta à altura...

Só para ficares com uma ideia, aqui tens a foto de parte da boca de um varano adulto, e como podes ver, os dentes dele não têm um aspecto nada simpático...

Imagem

Os Tegus crescem praticamente tanto como os Varanos, quanto à parte do manuseável é que já não sei, e normalmente os preços deles também não são muito baixos...

Imagem
Argentine Black and White Tegu, existem mais espécies, mas esta é a minha favorita :D

Tens aqui mais informação sobre a espécie de tegos da foto anterior: http://en.wikipedia.org/wiki/Argentine_ ... White_Tegu

Vídeo de um a comer:
http://www.youtube.com/watch?v=Y7GvvYJM0fc

Cumps
pemn
Membro Júnior

quarta jan 06, 2010 10:04 pm

Sem duvida que os tegus sao de uma beleza extraordinaria.

Penso que neste video é um.
Os seus varanus comprou numa loja? Conhece alguem que tenha para venda (varanus ou tegus)?

Aqui no Porto so consigo arranjar por encomenda.

Em relaçao à reproduçao, é possivel em cativeiro?

Cumpts
BrunoNRG
Membro

quinta jan 07, 2010 6:26 pm

[Editado - por favor envie recomendações via mensagem privada]

Quanto à reprodução, dos varanos em cativeiro, embora seja bastante difícil, não é completamente impossível.
Deixo-te aqui uns scans de um livro, que possivelmente te irá ajudar a esclarecer algumas dúvidas quanto a este assunto:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

PS: Não me trates por você que eu ainda sou um gajo relativamente novo... :P
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”