(PAPAGAIO) - Que conselhos me dão?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta jan 07, 2010 11:25 am

lmgcardoso Escreveu: Mas não podemos esquecer que mesmo para quem adora papagaios e lhes dá toda a atenção possível não podemos esquecer que grande parte dos papagaios confinados a gaiolas passam a maior parte do dia sozinhos pois a maioria de nós tem de trabalhar. Isso também é uma forma de abandono pois a pobre ave fica sozinha durante 10 horas por dia, em média.

Para esses casos tenho uma simples solução para resolver o problema.
Basta arrumar uma companhia para o papagaio não ficar sozinho de preferencia da mesma espécie e de sexo diferente. Vão ver que o postura da ave será diferente e muito mais interessante.

Isto é um facto e eu revejo-me totalmente neste tipo de "abandono" involuntário.

Sou das pessoas que saiem de casa às 6.30 e regressa às 20.00... é complicado, mas tento compensar esse ausência.

Infelizmente, como disse e muito bem, também existem muitos casos em que se perde o interesse porque deixou de ser novidade.

É uma situação que, acontece, não só em relação aos Papagaios, mas aos animais em geral.

Infelizmente ainda temos um grande défice de cultura neste aspecto.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta jan 07, 2010 1:45 pm

Se até nos pais e nos filhos assistimos a essa situação, infelizmente já vi vários pais que enquanto o bebe é bem pequeno enteressam-se muito, quando começa a andar e a fazer asneiras, deixam para a mãe tratar e desligam-se um bocado....
Isso é algo que por mais que tentemos, não podemos evitar.
Se reparar nos artigos que escrevo tanto na comunidade como no blogue, sempre explico os passos todos e o que se deve fazer aquando do desmame, e sinceramente, se alguém seguir o que lá escrevi, quase de certeza não deixará o papagaio para segundo plano, pois feito daquela forma, alcançam-se laços muito fortes, de parte a parte, e o próprio papagaio não deixa o dono desmoralizar, pois aprendeu a voar para o dono, a fazer gracinhas, etc.
Quando falamos de papagaios, pouca coisa há que se possa generalizar.
Na minha opinião, se o objectivo for ter aves apenas para ficar bonitos na gaiola, então comprem casais adultos e criem-lhes boas condições e deixem-nos ficar que eles entretêm-se um com o outro...
Quem quer um papagaio para ter como animal de estimação, deve informar-se bem e fazer as coisas como devem ser feitas.

www.papagaiosinteligentes.com
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta jan 07, 2010 2:22 pm

Uns dias mais, outros dias menos, ele lá tem comido a papa através da seringa em quantidades que me parecem suficientes.
Hoje de manhã, por exemplo, comeu cerca de 25 ml . Isto é menos que o habitual, porque costuma comer à volta de 35/40 ml, mas também não é mau. Não esqueçamos que durante o dia espera-se que ele sinta vontade de ir à comida e coma. Aliás, reparo que ele vai comendo durante o dia a comida que lhe deixo. Entre comida roída e a que cai no fundo, parece-me que a quantidade que encontro ao chegar a casa é inferior à que lhe deixei de manhã nos comedouros.
Quanto aos ‘afectos’, é certo que ainda estamos no ‘período de graça’, mas pelo menos por enquanto o que noto é o aumentar diário dos laços de parte a parte. Ele fica maluco quando nos vê, e quem o vir connosco vai pensar que já o temos há anos tal é o ‘mel’ com que ajeita a cabeça e arrepia as penas para lhe fazermos festas, ou a ‘doçura’ com que debica suavemente os nossos dedos, os nossos cabelos ou as nossas orelhas (quer minhas, quer da minha mulher).
Quem não está muito pelos ajustes com o Papagaio são os cães. Uma das nossas cadelas, que está cega, provavelmente porque nem o vê, ignora-o. Outra das cadelas, foge a sete pés de ao pé de nós, se pegamos no papagaio e pela-se de medo dele. O cão (que para quem não sabe é um chihuahua), temos de estar com mil olhos nele. Está sempre a controlar o papagaio e a lamber os beiços, e estou certo que numa oportunidade que tivesse não hesitava em abocanhar-lhe o pescoço…não tivesse ele já morto à socapa duas das nossas codornizes! :?
Enfim, estamos muito satisfeitos com o nosso/a Papagaio/a, e só temos mesmo tempo de não podermos estar mais tempo com ele (também somos dos que saímos de casa entres as 08:00 e as 08:30, e chegamos entre as 18:00 e as 19:00). A este propósito, não pude deixar de reparar na ‘solução’ adiantada pelo lmgcardoso:
Para esses casos tenho uma simples solução para resolver o problema.
Basta arrumar uma companhia para o papagaio não ficar sozinho de preferência da mesma espécie e de sexo diferente. Vão ver que o postura da ave será diferente e muito mais interessante.

Embora esta não seja, DE TODO, uma hipótese a considerar por nós no presente, não posso deixar de ficar curioso relativamente a certas coisas que tenho ouvido a este respeito. Ouço dizer, e parece-me lógico, que um papagaio com um parceiro/a da mesma espécie, não tenha com os donos os mesmos laços que tem uma ave sozinha. Não sei até que ponto isso é verdade ou não, e mesmo que seja verdade, não sei até que ponto não seria melhor para as nossas aves criarem laços connosco numa perspectiva relacional diferente da que tem com uma parceiro/a! Com efeito, não são raras as historias de Papagaias que chegam mesmo a por ovos, não tendo sequer machos da sua espécie por perto, ou de aves que se tornam violentas para com os parceiros dos donos, pelo facto de considerarem o dono como SEU parceiro.
Gostava de ouvir a vossa opinião acerca deste tema: Deve-se ou não ter mais do que uma ave? Deve ser uma ave do mesmo sexo, do sexo oposto? Em que é que isso pode melhorar ou piorar a nossa relação com o papagaio e o bem estar da nossa ave de uma forma geral?

Um abraço
Paulo C.

P.S. – Desculpem a pergunta absurda….o Clube dos Papagaios tem algum fórum? (Desculpem, mas não me lembro, e não tenho acesso ao site por causa das firewalls aqui no trabalho).
Joaoejoca
Membro Veterano

quinta jan 07, 2010 8:53 pm

O facto de ele comer mais papa umas vezes e menos outras, deve ser por estar a começar a comer sozinho e come mais quando comeu menos sozinho e vice versa.
Aproveite bem esta fase da seringa para estreitar os laços, alimente-o em cima do seu braço, "obrigue-o" a vir atrás da seringa para comer e faça-o ver que vocês são a fonte de alimento, tem de vos seguir para se alimentar.
Da mesma forma que lhe fazem os pais na natureza, quando os papagaios saem do ninho, têm de seguir os pais para que estes os alimentem e eles atraem-nos para locais onde lhes podem mostrar como se come e onde encontrar a comida.
O ter um casal, não posso comentar pois não tenho e não sei como será a relação entre os dois e o dono, mas se o primeiro papagaio já tiver criado laços fortes com o dono quando o segundo papagaio chega a casa, a dificuldade vai ser superar os ciumes que o primeiro vai sentir do segundo.
Quando já houver harmonia entre todos, o casal da mesma espécie cria uma ligação especial entre eles mas não deixam de a ter com o dono. Mas tudo depende da relação que se tem com eles... Se porque estão acompanhados o dono deixar de dar tanta atenção, provavelmente perderá muito da sua antiga relação com os papagaios.
Temos o caso da Isabel Sampaio que tem um casal de papagaios amazonas, eles acasalaram bastante esta primavera e não deixaram de voar livremente nem de voltar para a dona quando esta chamava.
O Clube dos Papagaios não tem um fórum, tem um blogue, www.clubedospapagaios.wordpress.com e eu criei uma comunidade apenas para papagaios e seus donos, onde a maioria dos membros do clube participa e onde se podem escrever artigos e comentar artigos escritos por outros.

www.papagaiosinteligentes.blogspot.com este é o meu blogue.
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

quinta jan 07, 2010 9:01 pm

PauloC1 Escreveu: Ouço dizer, e parece-me lógico, que um papagaio com um parceiro/a da mesma espécie, não tenha com os donos os mesmos laços que tem uma ave sozinha.
Por acaso também tenho lido o mesmo Paulo.

Eu passo muito tempo em casa, e ele acaba por estar comigo praticamente a manhã toda. Mas há dias que tem que passar mais tempo na gaiola, porque como toda a gente é preciso ir trabalhar.

Começamos ontem a tentar passar das sementes para a ração. Partimos ontem à noite a ração em bocadinhos pequeninos e misturamos algum milho seco, alfarroba e outras coisas amarelas macias que vêem na mistura das sementes e não lhe demos mais nada. Lá comeu alguma coisa (o comedouro estava mais vazio e temos vigiado as fezes), embora muito menos do que o habitual. Hoje de manhã, para além da ração demos também o demolhado que ele debicou qualquer coisa (principalmente o grão e as ervilhas). Ao final da tarde tentei dar-lhe a ração com o anima strath (que ele adora), e lá foram mais uns grãosinhos. Ontem pesamos e ele estava com 445g e hoje com 435g. Agora à noite demolhamos a ração para ficar molinha e misturamos com pera. Não comeu muito, mas já foi mais qualquer coisa.

Preferimos cortar mais radicalmente com as sementes porque quando tentámos diminuir as sementes e acrescentar ração ele não tocava na ração e comia as sementes todas.

Acham que estamos a fazer bem? Ficamos sempre com algum medo da sub-nutrição...
Joaoejoca
Membro Veterano

quinta jan 07, 2010 9:42 pm

Não cortem radicalmente com as sementes para evitar que o papagaio passe fome.
Quanto a pesar, têm de o fazer sempre de manhã, ao acordar, se o papagaio ainda não tiver acordado, para o poderem pesar a "seco", pois essa diferença de 10 gramas de um dia para o outro parece-me também peso do papo.
Se ele tiver comida no papo, a diferença pode assustar.
Não mude radicalmente, coloque menos sementes cada dia e mantenha a ração na gaiola, ele acaba por comer.
Se ele ainda aceita seringa, coloque ração demolhada, apenas ração e dê-lhe pela seringa, de preferência numa hora em que sabe que ele come bastante.
De manhã, deixe apenas as sementes que sabe que ele vai comer até meio da tarde.
Ao final da tarde, ele come para passar a noite, se a essa hora não houver mais nada que ração na gaiola, ele sente-se mais tentado a comê-la, sabe que tem de encher o papo para a noite. Depois, à noite, dá ração demolhada pela seringa, ele como comeu pouca ração na gaiola, está com fome e vai aceitar melhor a ração pela seringa e assim acaba por se habituar a esse sabor.
Se de manhã lhe deixar também fruta, verduras e sementes demolhadas, ele tem comida suficiente para passar o dia.
Tem de aproveitar os ciclos diários dele para o habituar a comer ração.
À noite, deixe apenas ração na gaiola para que de manhã seja a única coisa que lá há quando ele acordar.
Depois de tomar o pequeno almoço e antes de sair, coloca as verduras, demolhado e algumas sementes, além da ração claro. Tudo em taças separadas. Mas coloque apenas a quantidade de sementes que sabe que ele come até voltar para casa. Não esqueça que ele também vai comer fruta, verduras ou sementes demolhadas.
Quando chega a casa, dá-lhe meia dúzia de sementes pela mão, quando lhe abre a porta e quando ele voa para si, desta forma, está a alimentar-se de sementes mas é da mão, não da taça.
Depois ele vai querer comer mais, aí, faça brincadeiras com a ração, parta em pedacinhos e vá dando e fazendo de conta que está a comer também. Entretanto ele terá uns momentos de gaiola outra vez, e aí, tem apenas ração e os restos do que deixou de manhã.
Quando torna a soltar, talvez depois de jantar, dê pedacinhos de ração.
Antes de dormir, dê uma dose de ração demolhada e esmagada pela seringa.
Depois da ração pela seringa, dê umas sementes pela mão, uma de cada vez em troca de algum comportamento. Assim, treina e alimenta.
Entretanto vá reduzindo a quantidade de sementes em função da quantidade de ração que vá comendo.
Este processo pode ser feito de forma mais abrupta, mas não aconselho, é mau para a ave e estamos no pico do inverno e não é bom a ave estar a perder peso para em situação de fome, ser obrigada a comer a ração. Isso não é bom em época nenhuma, mas no inverno pode dar resultados muito graves.
Faça as coisas com calma e tente dar as sementes quase só pela mão, se ele comer outras coisas que não a ração nem as sementes, óptimo, ele pode passar o dia todo a fruta e verduras e só comer sementes ao final da tarde.
Espero ter sido explicito, qualquer duvida apite...

PauloC1
Membro Veterano

quinta jan 07, 2010 9:55 pm

Amanhã vou deixar uma webcam ligada à internet para vigiar o que é que o gajo faz durante o dia...hehehe! Depois no trabalho vou conseguir vê-lo On-line sempre que quiser ;)
Se vocês depois também o quiserem espiar, eu depois deixo aqui o endereço para o verem em directo.
PauloC1
Membro Veterano

quinta jan 07, 2010 10:38 pm

O Clube dos Papagaios não tem um fórum, tem um blogue, www.clubedospapagaios.wordpress.com e eu criei uma comunidade apenas para papagaios e seus donos, onde a maioria dos membros do clube participa e onde se podem escrever artigos e comentar artigos escritos por outros.
Ó JoãoJoca, e não acha que com o número de membros e interessados a crescer, não se justificava já um forum para o clube dos papagaios. Nesse forum poderiam colocar os mais diversos assuntos a discussão, partiljhar informação, tirar dúvidas, etc. É certo que podemos fazer isso aqui na arca, mas com um Forum (com um link de acesso na página do Clube dos papagaios) ficava mais prático. Além de que nem os membros do Clube têm necessariamente de ser utilizadores da Arca de Noé ;)
Experimente ir aqui http://www.forumeiros.com/ , e veja como é fácil criar um forum com uma boa apresentação e de fácil manutenção e navegação.

Um abraço

Paulo C.
Joaoejoca
Membro Veterano

quinta jan 07, 2010 11:16 pm

Não percebo nada de informática, tenho de tentar falar com quem me fez a comunidade dos papagaiosinteligentes a ver se lá pode colocar um fórum, e não sei se dá para fazer um fórum no blog do Clube dos Papagaios...
Mas espero que em breve possamos contar com a vossa presença e quem sabe nos dá uma ajuda nessa área.
Abraço
PauloC1
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 12:55 am

Joaoejoca Escreveu:Não percebo nada de informática, tenho de tentar falar com quem me fez a comunidade dos papagaiosinteligentes a ver se lá pode colocar um fórum, e não sei se dá para fazer um fórum no blog do Clube dos Papagaios...
Mas espero que em breve possamos contar com a vossa presença e quem sabe nos dá uma ajuda nessa área.
Abraço
Ó João, experimente ir ao site que indiquei, que aquilo é facilimo fazer um forum, e é tudo grátis! E exemplos de foruns do forumeiros, veja este http://forumdosexoticos.forumeiro.com/ . É simples, mas podem ser feitos até foruns mais elaborados.
PauloC1
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 9:12 am

Então quem quiser ver o meu papagaio em directo, é só aceder a : http://pfcarquejo.camstreams.com/
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sexta jan 08, 2010 9:51 am

Caro forista PauloC1

A idéia está espetacular.

Estive a ver um pouco o seu papagaio e os seus cães, nossa como eles latem.
Qualquer dia o papagaio também começa a ladrar. :lol:
Adorei a idéia
Parabéns

boa sorte
lmgcardoso
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

sexta jan 08, 2010 10:39 am

E ao fundo ouve-se (e com sorte vê-se) meus dois çambiquinhos criados à mão a piarem e a voarem de um lado para o outro numa gaiolinha ao sol. 8)

Os cães ladram e ganem quando o telefone toca. São uns chinfrineiros. :roll:
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 1:41 pm

JoaoeJoca,
Olhe o que fiz no tal site que lhe referi:
http://clubepapagaios.forumeiros.com/
Foi feito agora à pressa durante a hora de almoço, e há muito mais coisas que se podem fazer, com as funcionalidades que isto tem.
Joaoejoca
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 11:39 pm

Estimado Paulo, foi sem dúvida uma atitude muito simpática da sua parte, sem nos conhecer de lado nenhum, ter disponibilizado esse fórum e tê-lo programado com a nossa imagem e tudo, mas penso que ainda somos demasiado jovens para ter um fórum proprio.
Aqui o arca é um fórum muito conhecido, onde penso que tenhamos muito mais visibilidade pois é aqui que vem parar quem procura informação nesta área.
Quando crescermos pode ser que se justifique, mas penso que ainda estamos muito "verdes" para tanto.
Acho que por agora podemos manter-nos aqui, e aproveitar bem a visibilidade que o arca nos tem dado.
Mas de qualquer forma, agradeço mesmo muito pela sua disponibilidade, espero que se junte ao Clube quanto antes, é de pessoas assim dinâmicas e empreendedoras que precisamos para crescer ainda mais, espero conhecê-lo pessoalmente este domingo, abraço.
Responder

Voltar para “Aves”