Não cortem radicalmente com as sementes para evitar que o papagaio passe fome.
Quanto a pesar, têm de o fazer sempre de manhã, ao acordar, se o papagaio ainda não tiver acordado, para o poderem pesar a "seco", pois essa diferença de 10 gramas de um dia para o outro parece-me também peso do papo.
Se ele tiver comida no papo, a diferença pode assustar.
Não mude radicalmente, coloque menos sementes cada dia e mantenha a ração na gaiola, ele acaba por comer.
Se ele ainda aceita seringa, coloque ração demolhada, apenas ração e dê-lhe pela seringa, de preferência numa hora em que sabe que ele come bastante.
De manhã, deixe apenas as sementes que sabe que ele vai comer até meio da tarde.
Ao final da tarde, ele come para passar a noite, se a essa hora não houver mais nada que ração na gaiola, ele sente-se mais tentado a comê-la, sabe que tem de encher o papo para a noite. Depois, à noite, dá ração demolhada pela seringa, ele como comeu pouca ração na gaiola, está com fome e vai aceitar melhor a ração pela seringa e assim acaba por se habituar a esse sabor.
Se de manhã lhe deixar também fruta, verduras e sementes demolhadas, ele tem comida suficiente para passar o dia.
Tem de aproveitar os ciclos diários dele para o habituar a comer ração.
À noite, deixe apenas ração na gaiola para que de manhã seja a única coisa que lá há quando ele acordar.
Depois de tomar o pequeno almoço e antes de sair, coloca as verduras, demolhado e algumas sementes, além da ração claro. Tudo em taças separadas. Mas coloque apenas a quantidade de sementes que sabe que ele come até voltar para casa. Não esqueça que ele também vai comer fruta, verduras ou sementes demolhadas.
Quando chega a casa, dá-lhe meia dúzia de sementes pela mão, quando lhe abre a porta e quando ele voa para si, desta forma, está a alimentar-se de sementes mas é da mão, não da taça.
Depois ele vai querer comer mais, aí, faça brincadeiras com a ração, parta em pedacinhos e vá dando e fazendo de conta que está a comer também. Entretanto ele terá uns momentos de gaiola outra vez, e aí, tem apenas ração e os restos do que deixou de manhã.
Quando torna a soltar, talvez depois de jantar, dê pedacinhos de ração.
Antes de dormir, dê uma dose de ração demolhada e esmagada pela seringa.
Depois da ração pela seringa, dê umas sementes pela mão, uma de cada vez em troca de algum comportamento. Assim, treina e alimenta.
Entretanto vá reduzindo a quantidade de sementes em função da quantidade de ração que vá comendo.
Este processo pode ser feito de forma mais abrupta, mas não aconselho, é mau para a ave e estamos no pico do inverno e não é bom a ave estar a perder peso para em situação de fome, ser obrigada a comer a ração. Isso não é bom em época nenhuma, mas no inverno pode dar resultados muito graves.
Faça as coisas com calma e tente dar as sementes quase só pela mão, se ele comer outras coisas que não a ração nem as sementes, óptimo, ele pode passar o dia todo a fruta e verduras e só comer sementes ao final da tarde.
Espero ter sido explicito, qualquer duvida apite...
www.papagaiosinteligentes.com