Poderá ser displasia??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

sexta dez 25, 2009 11:13 pm

YolaeFifi Escreveu:realmente sem radiografia é dificil de adivinhar...

mas já fiquei mais culta com este tópico :P visto que nunca tinha ouvido falar em panosteíte, mas pelo que dizem parece-me ser o mesmo que osteomielite juvenil, que foi o que aprendi... :|

e parece-me que foi isso que ele teve, se diz que tem inflamação. o estranho é não apresentar dores, deve ser de ser cachorrão, quer brincar e não liga as dores :lol:

a minha cadela teve falta de cálcio nos ossos em bebé porque não mamou. fazia entorses durante as brincadeiras como quem estala os dedos....

O Kalú após quatro dias a tomar o anti-inflamatório já é outro cão. Já noto diferença, menos dificuldade ao levantar e uma grande diminuição no coxear. Secalhar fui eu que exagerei um pouco mas pronto... no que toca ao menino sou uma mamã muito galinha :roll:

Cachorrão mesmo... se soubessem o que ele me aprontou este Natal... posso-vos adiantar que neste primeiro Natal com o Kalú alguém se esqueceu da porta aberta e ele fez o favor de abrir as prendas de toda a gente... ao menos só atacou o papel de embrulho lolol :lol: :lol:
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado dez 26, 2009 12:46 pm

deixa lá eu fiquei sem bolos... :roll: mas alguém ficou com o rabo bem vermelho... :twisted:
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
KaluGold
Membro Veterano

sábado dez 26, 2009 1:22 pm

YolaeFifi Escreveu:deixa lá eu fiquei sem bolos... :roll: mas alguém ficou com o rabo bem vermelho... :twisted:
Sei que é um bocadinho off topic mas...

Se o tivesse apanhado no acto secalhar tinha ficado com o rabo vermelho também... mas só vimos as prendas na hora que se gritou para os miúdos: "O Pai Natal já chegou!!!" E quando chegamos a sala tava o papel de embrulho todo espalhado... foi mau :| ficou tudo a olhar pra mim e para o cão... eu só queria um buraco para me enterrar :lol: Mas pronto, os cães só adiantaram serviço e felizmente não destruíram nenhuma prenda... mas tiraram o mistério todo à coisa... lol

Não quero imaginar o estado em que os bolos ficaram :| :| :|

Mas pronto... taditos, lá se divertiram. Para o ano há mais! :lol: :lol:
KaluGold
Membro Veterano

quinta jan 07, 2010 7:57 pm

Bem, só para actualizar a situação do Kalú...

Os anti-inflamatórios foram milagrosos, já não coxeia! :D Já dei um passeiozito curto com ele para matar saudades. Acho que se nota a alegria do "pequeno" :D :D

Muito obrigada a todos pelo aconselhamento*

Imagem
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

sexta jan 08, 2010 8:23 am

E diz você que ele não tem as patas da frente tortas? Eu cá vejo as mãos todas abertas ...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
KaluGold
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 1:25 pm

Fjord Escreveu:E diz você que ele não tem as patas da frente tortas? Eu cá vejo as mãos todas abertas ...
Nesta também lhe parecem tortas? É que após radiografia o veterinário não me falou nada disso... mas estou mesmo a ver que vou ter de voltar lá... Mas fico com estas questões:

1- Se as duas são tortas, porque só coxeou de uma?

2 - Após administração dos anti-inflamatórios... deixou gradualmente de coxear... terá sido derivado das pernas tortas mesmo assim?

3 - Em caso do cão ter as pernas realmente tortas, que repercurssões terá para a vida do cão? Como agir nessa situação?

Desculpem as fotos mas de momento não tenho outras... estou em viagem e só para a semana volto a estar do lado do cão e só aí poderei tirar mais fotos às patas... mas gostava já de ter uma ideia de como agir...

obrigada*

Imagem

Imagem

Imagem
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta jan 08, 2010 1:53 pm

Nota-se realmente um desvio para fora da mão direita e um virar para fora de ambas. Observando as fotos, também se vê que os braços não estão exactamente paralelos, como deviam estar.

A inflamação pode decorrer dessa má colocação, que força músculos e tendões a um esforço maior. A Fjord, que é veterinária, explicar-lhe-á melhor tudo isto, com certeza.

Não é de facto má ideia mostrar também as fotos ao vet, ao habitual e/ou a outro mais especializado, e verem o que se passa. O cão é novo, por enquanto aguenta-se bem, mas com a idade irão surgir, senão as displasias, pelo menos artroses que o farão sofrer muito.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
KaluGold
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 3:30 pm

LuluB Escreveu:Nota-se realmente um desvio para fora da mão direita e um virar para fora de ambas. Observando as fotos, também se vê que os braços não estão exactamente paralelos, como deviam estar.

A inflamação pode decorrer dessa má colocação, que força músculos e tendões a um esforço maior. A Fjord, que é veterinária, explicar-lhe-á melhor tudo isto, com certeza.

Não é de facto má ideia mostrar também as fotos ao vet, ao habitual e/ou a outro mais especializado, e verem o que se passa. O cão é novo, por enquanto aguenta-se bem, mas com a idade irão surgir, senão as displasias, pelo menos artroses que o farão sofrer muito.
Só mais uma questão... o facto de ter as patas tortas deriva do quê?

Os pais dele são o cão da direita e a cadela da esquerda... pelo que vejo na foto também eles têm as patas viradas pra fora...

Imagem

A situação é esta: tenho uma garantia por escrito e assinada por parte dos criadores que qualquer problema genético ou hereditário tenho direito a um cachorro novo... obviamente não quero um cachorro novo... mas pelo menos que me devolvessem o dinheiro para tratar do kalú...

Esta situação toda já me está a enervar e ainda por cima não estou na minha ilha... tenho de aguardar até chegar lá para poder ir ao veterinário... :?
Fjord
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 3:49 pm

O macho da foto não tem as mãos abertas. Já as cadelas ... bom, é mesmo traço de família :lol:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
KaluGold
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 3:55 pm

Fjord Escreveu:O macho da foto não tem as mãos abertas. Já as cadelas ... bom, é mesmo traço de família :lol:
Bem... ainda bem que está a achar piada... :roll: Cá eu estou bastante preocupada mas enfim...

Vou falar com o veterinário e depois com os criadores... a mãe do Kalú tem 7 anos e quando estive lá a cadela não mostrava quaisquer problemas... testes de displasia (tanto da anca como do cotovelo) estão óptimos pois está isenta... não poderá ser da posição como se sentam? Que poderá dar essa ilusão... eu sinceramente nunca achei que ele tivesse as pernas tortas... e já tive 2 veterinários a olhar para aquele cão embora não especificamente para aquela zona...
Fjord
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 4:16 pm

Eu não sei, só estou a ver fotos, não estou a ver nem nunca vi o cão ao vivo. Mas eu, para além dos certificados de displasia, também teria pedido para ver os relatórios de exposição da (meia)irmã do seu cão, para ver a justificação para os 3 Muito Bons em 3 exposições em Classe Junior, quem sabe esses 3 juizes viram o que esses 2 vets não vêem ...
KaluGold
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 7:12 pm

A mim a única coisa que me interessa é o cão estar saudável... e nada mais que isso...

Não comprei o cão com objectivo de participar em exposições e afins... Sempre foi um sonho meu ter um cão desta raça para amar e cuidar. De qualquer das formas... acho que MUITO BOM é melhor do que BOM ou SUFICIENTE. Por isso não está mau de todo... mas percebo pouco de classificações de exposições, pois como já lhe disse não é do meu interesse.

O Kalú é o meu cãopanheiro... saio do trabalho e sei que ele está a minha espera seja para brincar às escondidas ou simplesmente estar encostado a mim a ver televisão...

Tenho testes de displasia dos pais e dos avós dele... e uns outros que dizem respeito a problemas oculares onde está tudo OK... Tentei certificar-me que adquiria um cão em condições... sei que maior parte dos problemas que aparecem dependem da linhagem que seguem... Quando fiz a minha pesquisa nunca na vida me passou pela cabeça verificar pata a pata se era direita se era torta...

Os criadores do Kalú foram impecáveis comigo... e garanto-lhe que eles têm um grande amor e preocupação com os cães.

Deram mil e uma recomendação quando fui buscá-lo... até a ensinar a pegar no cão ao colo (quando eu ainda podia com ele). E o facto de eu ser dos Açores?? Quantos ditos criadores metem os cachorros com um mês e enviam pra cá?? Os criadores do Kalú exigiram que eu fosse lá buscá-lo. Fizeram questão que eu fosse lá pessoalmente pois eles gostam de ver a quem vão entregar os cães, pois querem garantir que estes serão bem tratados e têm um bom lar. Mensalmente pedem-me novidades e fotos do Kalú e vão-me dando conselhos...

Tenho uma garantia de 24 meses onde eles se prontificam a dar-me outro cão caso o Kalú tenha algum problema genético/hereditário. Ou seja: estão a responsabilizar-se!

Mas a questão é que por mais doente que o Kalú possa vir a ficar ele já ganhou o seu espaço na família e é insubstituível.

Voltarei a ir ao veterinário e colocar a questão das patas tortas... quero saber detalhadamente o tipo de problemas que ele poderá vir a ter... e se for caso peço o meu dinheiro de volta para tratá-lo... Outro cachorro não quero...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta jan 08, 2010 8:25 pm

Poderá também enviar as fotos que postou aqui, perguntando a opinião aos criadores. Com certeza lhe dirão honestamente o que lhes parece.

Mas é como a Fjord disse, por foto é sempre difícil uma opinião definitiva. É preciso observar o andamento do animal, ver se a má posição das patas (sobretudo a direita) é ocasional ou não, se as articulações e os ossos estão bem formados, etc. O que se lhe possa dizer por aqui de maneira nenhuma deve ser levado como veredicto.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
KaluGold
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 8:32 pm

Mal chegue à minha terrinha vou logo a correr para o veterinário tirar esta história a limpo.. é que isto agora é uma complicação com estes aviões... já estou cancelada à 2 dias... e viva ao temporal dos Açores :|
Fjord
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 8:38 pm

KaluGold Escreveu:A mim a única coisa que me interessa é o cão estar saudável... e nada mais que isso...

Não comprei o cão com objectivo de participar em exposições e afins... Sempre foi um sonho meu ter um cão desta raça para amar e cuidar.
É pá, se soubesse o quanto me irrita essa conversa do "não quero o cão para exposição logo qualquer m$%#" serve desde que (no caso de um Golden) seja amarelo de pêlo comprido" :roll: Uma coisa é certa, um cão de exposição NÃO tem problemas de aprumos, como o seu cão parece ter ... E não pense que ter bons aprumos é só questão de ser mais bonito (que também o é ...), é sobretudo porque, como disse a LuluB, aprumos correctos são mais SAUDÁVEIS.

Boa sorte.
Responder

Voltar para “Cães”