Rafeiro do Alentejo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
x0343758
Registado: terça jan 22, 2002 11:45 pm

domingo jan 27, 2002 11:59 pm

Gostaria de adquirir um cachorro macho Rafeiro Alentejano para fazer companhia a uma femea da mesma raça com 4 anos de idade. Quem tem um para me oferecer?
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 28, 2002 10:00 am

Se este senhor/Senhora tivesse gasto um pouco de tempo a ler as mensagens do forum não iria obrigar tanta gente a repetir as opiniões acerca de 'oferecer' cachorros.
Ainda por cima nem sequer se identifica - O nick não diz nada, e nem sequer assina ou deixa qualquer contacto.... deve estar à espera que lhe enviem uma PM ou que vão à procurta dele(a) para que 'faça o favor' de aceitar a oferta!!! :evil:
Além disso, se o objectivo é mesmo e só 'fazer companhia' ( o que duvido!!) porque é que tem de ser da mesma raça? Porque não um cão adoptado de um abrigo? Bom... quanto a isso até pode ter as suas preferências e gostar muito da raça rafeiro do Alentejo, mas quem tem preferências e quer escolher tem de pagar para isso!

Pois..... :o
Última edição por PauloC em segunda jan 28, 2002 11:47 am, editado 1 vez no total.
angel
Membro Veterano

segunda jan 28, 2002 11:39 am

Bem, estou a vêr que o que está a dar é vir para o fórum e PEDIR!!!!!!! ;)
Pessoal, alguem tem um ROLLS- ROYCE, que tenha a mais?
Eu agradeço...como não tenho hipóteses de o comprar pode sêr que me caia um aqui á porta de páraquedas!!!!!! :D
Depois, não sei como o vou manter quando fôr necessário ír com ele á manutenção. Mas não interessa muito...fico com um carrão de borla o resto que se lixe!!!!!!!!
Será que alguem me pode ajudar????? :D
A "gerência" agradece......

Acho que realmente o melhor é nem sequer responder a este tipo de "pedidos". Das duas uma ou as pessoas não sabem lêr e neste caso refiro-me a mensagens, que já se referem a este tipo de assunto ou então querem-nos fazer passar por "tótós"
O que acham??????? ;)
pagavida
Membro

segunda jan 28, 2002 11:53 am

Eu acho que é gozo com toda a certeza, não é possivel que as pessoas sejam assim tão estupidas :evil:
Porque que não se dirigem ao canil municipal mais proximo???
Se o problema é a raça tambem lá os há

Abraços
Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

segunda jan 28, 2002 1:45 pm

Eu não concordo com o q vcs dizem no seguinte ponto....

Não é por um cão custar 500cts, q deve ter mais "manutenção" do q um q custe 5cts... Eu penso q todas as pessoas q estejam a pensar em adquirir um grande amigo, têm q pensar duas vezes, ou seja têm q reunir as condições minimas, para lhe proporcionar uma vida razoável...

No meu caso, eu certamente não ia dar 500cts por um cão, mas uma coisa vos digo, por falta de assistência é q q minha menina não irá morrer, nem q gaste 1000cts....percebem o q quero dizer???

Concordo plenamente com o sr. Paulo C. , se é só para fazer companhia , pode ir ao canil municipal...

Paulo Carvalho
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 28, 2002 2:20 pm

Só para ressalvar uma coisa.....
Pode parecer um absurdo, e não é na verdade uma questão de preço, mas é um facto que um cão de raça exige mais 'manutenção' de que um cão de raça indefinida ( vulgo rafeiro). Com efeito, a selecção feita pelo homem deixa as suas marcas quanto mais não seja pelo simples facto de que intervém. Isto quer dizer que os cachorros de raça que normalmente morreriam se nascessem na rua ( porque são mais fracos, porque têm doenças) são 'ajudados' e 'tratados' pelo homem, e por isso acabam por sobreviver e reproduzir-se.
Os cães de rua são 'sobreviventes', sendo sujeitos à mais duras provações desde que nascem. Só realmente os mais fortes vingam e se reproduzem. Estes cães são por isso muito mais resistentes a doenças de todos os generos, exigindo consequentemente uma menor 'manutenção'.
Os cães de raça necessitam de um maior acompanhamento, adoecem com mais frequência e são bem conhecidos os problemas de saúde e genéticos a que muitas raças são susceptiveis.
É por isso que, embora o preço não dite a raça, quem pede um cão de raça deve estar consciente de que lhe poderão ser exigidos grandes esforços monetários para os quais deve estar preparado ( bastante maiores que o preço de aquisição). Não quer isto dizer que os rafeiros estejam isentos de problemas! Mas é uma tudo uma questão de probabilidades. E para quem tem possbilidade de sustento mas tem 'principios' do genero "Não compro cães porque não negoceio com vidas", a adopção é uma boa oportunidade de mostrarem esses princípios. ;)
SeaLords
Membro Veterano

segunda jan 28, 2002 3:12 pm

Ó Paulo C., com esta é que eu não posso concordar!!!! :evil: Os cães de raça NÃO são mais frágeis do que os outros, os cães de raça (a grande maioria) são também sobreviventes. Ou acha que os pastores, os mineiros, os colectores de impostos tinham dinheiro (ou vontade) para tratar dos cães? Nem sequer havia veterinários e os que havia era para tratar dos cavalos e, mais tarde, das vacas. Por isso, os cães de raça são até normalmente muitíssimo saudáveis. Posso-lhe dizer que os meus cães não fazem a fortuna dos veterinários, ou antes, não para tratar de doenças, já que em termos de suturas gasto um dinheirão :p

O que é facto é que certas raças e/ou linhas possuem uma maior incidência de certas doenças de natureza genética mas, neste caso, e para colocar todas as hipóteses do lado do dono, o que há a fazer é escolher um cão cujos pais tenham sido testados. Mas não há patologias específicas de uma raça. Há rafeiros com displasia, assim como há rafeiros com cataratas, assim como há rafeiros com as mesmíssimas e todas as doenças que os cães de raça.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 28, 2002 3:28 pm

Cara Sealords,
Nesta não concordamos de facto ;)
Como você disse, e muito bem:
"Ou acha que os pastores, os mineiros, os colectores de impostos tinham dinheiro (ou vontade) para tratar dos cães? Nem sequer havia veterinários e os que havia era para tratar dos cavalos e, mais tarde, das vacas."
Note-se que está a falar de algo que aconteceu hà dezenas ou centenas de anos. Actualmente, qual é o dono ou criador que não ajuda o cachorro fraco da ninhada, que não apoia a mãe que não tem leite para alimentar todos os filhotes, que não trata de imediato as doenças que atacam os cachorros, que não os VACINA?
Os cachorros de rua, nascem nos caixotes, comem lixo, convivem com as mais perigosas doenças, com o frio e com a fome....e não são vacinados! Só os mais resistentes sobrevivem a tudo isto e acredite que estes são mais resistentes que a maioria dos cães de raça!
SeaLords
Membro Veterano

segunda jan 28, 2002 4:10 pm

Continuando:

Com essas adversidades todas, quantos sobrevivem? 1 em 10? 1 em 20? Realmente, no fim disso tudo só ficam mesmo os mais duros de roer. Mas então estamos a comparar coisas que não são comparáveis: você está a "pegar" num cão que já foi seleccionado e que sobreviveu a tudo e mais alguma coisa e está a compará-lo com outro que não sofreu pressão de selecção (neste sentido). O que tem que fazer é sujeitar os cachorros rafeiros e os cachorros de raça às mesmas condições desde o nascimento e só então é que pode comparar se um é ou não mais frágil que outro. Tem que pegar em rafeiros apaparicados desde bébés e compará-los com cães de raça apaparicados desde bébés. Ou rafeiros que nasceram no meio da rua e compará-los com cães de raça que nasceram no meio da rua. E continuo a achar que os cães de raça não são mais frágeis, ou antes, não são mais frágeis por serem de raça. Claro que são protegidos desde a barriga da mãe mas isso não quer dizer que caiam doentes por dá cá aquela palha.

E se fizéssemos uma sondagem para ver que doenças é que os nossos cães de raça e de sangue super azul tiveram ao longo da vida?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 28, 2002 4:42 pm

Olá Sealords,
Mas uma das diferenças é exactamente essa: Os cachorros rafeiros e os cachorros de raça NÃO ESTÃO sujeitos às mesmas condições desde o nascimento!
Quando me refiro a rafeiros (e aqui fui pouco claro) estou a querer falar dos cães/cachorros de rua que as pessoas podem encontrar normalmente nos abrigos. Claro que os rafeiros que já estão a ser criados e apaparicados há gerações dentro das casas dos seus donos, estão tão sujeitos às doenças como os de raça. ;)
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

segunda jan 28, 2002 6:14 pm

LOL dar um rafeiro do alentejo e dificil mas pode ir aki :

Associaçao dos criadores do alentejo
R. Mariano COsta pinto nº5
7450 MONFORTE
Tel: (045)53229
Fax:(045)53 423

Eu nao sei se os dados estao correctos mas vale a pena tentar
hospvet