Oi, espero que as notícias sejam as melhores quando fizerem os exames a tua gatinha.
Infelizmente já passei por isso. A minha Nikie, ficou prenha logo no primeiro cio e depois de dar os gatinhos(teve 5, dei 3 e fiquei com os outros 2) comecei a dar-lhe a pilula.
Passados uns tempos, comecei a notar um caroço numa das maminhas mas pensei que não fosse nada. Mas era! Levei-a ao veterinário e tinha um quisto já grandinho. Não esperei muito tempo e fizeram a operação para retirar o quisto e como a iam abrir disse logo para fazerem a esterilazão. A partir dessa altura nunca mais teve este problema. E foi sempre saudável a partir dessa altura (entretanto já faleceu mas nada relacionado com isto).
Mas isto é só um caso, por exemplo tenho uma colega que a gata dela toma a pilula e nunca teve um quisto ou outro tipo de problema.
Também acho que as gatas sofrem menos se não tiverem de passar pelos cios! Qualquer maneira não deixa de ser uma decisão dos donos mas deveria ser um decisão informada ou seja procurar toda a informação e baseado nessa informação recolhida tomar uma decisão consciente do que melhor para gato ou gata.