domingo set 28, 2003 10:32 pm
Olá titia,
A Camila, a minha cadela de 8 meses, também sofre de ansiedade por separação. Só há pouco tempo atrás tomei conhecimento da situação porque os vizinhos vieram queixar-se que ela ladrava incessantemente quando não estavamos em casa. Fomos à vet e está a fazer tratamento há cerca de um mês (também com clomicalm) e temos tido resultados. Mas só a medicação não chega. Com a Camila, tivemos de mudar muitos dos comportamentos que tinhamos. Na prática foi tratá-la mais como um cão, ou seja, não dar colo, não deixar subir para o sofá ou cama, tentar que ficasse noutra divisão da casa sozinha (mesmo com as portas abertas), para se tornar mais independente. Depois passamos a ignorá-la quando chegamos a casa (só lhe fazemos festas passado algum tempo e só quando está calma) e durante 20 minutos antes de sair. No início foi muito dificil e para a mudança ser gradual tiramos férias (1º eu e depois o meu marido), mas valeu a pena. Os passeios também ajudam, ela brinca e gasta energias. Finalmente arranjamos-lhe uma companhia, para não se sentir tão sozinha, uma gatinha.
Peço desculpa pelo tamanho da mensagem, mas espero que a partilha da minha experiência tenha sido útil.