Como um gato adoptou a minha família e algumas dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AmigodoOscar
Membro Veterano
Registado: sexta set 04, 2009 8:25 am

terça jan 05, 2010 1:54 pm

chenri Escreveu:Boa noite :D .

Adorei as fotos (o Óscar é lindo!), principalmente a do secador da roupa. :lol:

Quanto à passagem de ano, deve ter sido muita agitação para ele.

No meu caso, cada vez que tenho "casa cheia", principalmente nos aniversários das crianças, o que eu faço é deixar os gatos (com as suas caminhas, arranhadores, wc e recipiente da água) fechados à chave num quarto para não stressarem e para evitar algum acidente provocado pela euforia própria das crianças. Assim, ficamos muito mais descansados.

Felicidades para toda a família e um bom ano. :wink:

Olá Chenri

Fico contente que tenha gostado das fotos. E em relação à passagem de ano, a confusão nem era muita, mas era bem mais do que no dia a dia. Quando voltar a acontecer algo semelhante cá em casa seguirei o seu conselho e o Óscar ficará sossegadinho numa divisão fechada. Deste vez nem pensamos nisso, devemos ter assumido que ele era mais um da família a festejar a passagem de ano, e nem nos lembramos que ele podia não apreciar muito.

Retribuo os votos de felicidade. Um grande ano para si e para os seus.
AmigodoOscar
Membro Veterano

terça jan 05, 2010 1:56 pm

anjjazul Escreveu:os gatos detestam barulho e confusão. normalmente escondem-se. se não o puderem fazer, ficam agressivos. está visto que o óscar é muito nervoso. não vale a pena arriscar :?

que 2010 traga progressos para o óscar

Olá Anjjazul

Curiosamente, o Óscar até passou a maior parte da noite na sala, que era onde nós estávamos, sem ter ido para outra divisão da casa. E até há bem pouco tempo ele até nem gostava de partilhar uma mesma divisão da casa connosco. Isto para dizer que ele também se podia ter ido embora se quisesse, o que ele não fez. O Óscar é mesmo um gato esquisito.

Obrigado pelos votos de progressos para o Óscar, e um grande 2010 para si e para os seus.
AmigodoOscar
Membro Veterano

terça jan 05, 2010 2:00 pm

June76 Escreveu:Antes de tudo desejo um feliz 2010 a todos os que frequentam este forum.

Eu, pelo contrario, acredito que um gato que seja acarinhado pelos humanos desde bebe nunca poderá vir a tornar-se um gato agressivo. E que um gato de personalidade forte como o Óscar aceitará mais tranquilamente a presença de um gatinho pequeno. Mas esta é apenas a minha opinião. O ideal seria poder fazer a experiência.

Neste momento tenho dois jovens adultos que se dão lindamente. Um é filho da minha gata e peguei nele quando tinha apenas algumas horas, o outro é um siamês (mas não puro) que adoptei com nove meses e que ja tinha passado por muitas experiências antes de vir para minha casa. Não faço ideia se algum deles é gato dominante, pois são os dois muito meiguinhos, mas também muito reguilas. Bem, o siamês já me mordeu algumas vezes (inclusive uma vez fez-me sangue no sobrolho), mas não é por isso que o considero agressivo. Talvez hiperactivo... Ele segue-me para todo o lado, pula para o meu colo e chucha e amassa como se estivesse a mamar na mãe. Acho que com o tempo vai-se estabelecendo uma relação de confiança entre nós.

Pode ser que aconteça o mesmo entre o Óscar e a sua família. Afinal foi ele que escolheu com quem queria viver. Por mais agressivo que pareça não acredito que os tenha seguido só porque viu em vós uma fonte de conforto e alimento. Os gatos não são assim...

Olá June76

Obrigado pela sua opinião. É mais um caso para reflectir, embora a opção penda mais para um gato adulto, com a sua personalidade perfeitamente definida e que seja bem meiguinho. Acreditamos que nos dê mais garantias a nós, humanos, e, esperamos nós, o Óscar acabe por o aceitar bem. Tal como a nós...

Queremos muito acreditar no que diz, que o Óscar viu mais em nós que uma fonte de alimento. Há algum tempo atrás não o faríamos, mas agora talvez. Tirando a noite e dia de ano novo, temos vindo a ver francas melhorias, já vai para a divisão onde estamos, coisa que dantes não sucedia, já tolera uma festinha quando lhe vamos dar comer, e, ontem, grande novidade, saltou para o sofá onde estava a minha esposa e deitou-se lá. Pode ser que as coisas venham mesmo a ficar melhores.

Votos de um grande 2010 para si e para os seus.
AmigodoOscar
Membro Veterano

terça jan 05, 2010 2:03 pm

dinodane Escreveu:Olá, o Oscar é muito giro, mesmo.

Mas não deve ter qualquer cruzamento de siamês. O padrão colorpoint é muito comum em várias raças de gatos e também nos gatos sem raça. :wink: Essa coloração existe nos persas, birmaneses, balineses, siameses, ragdoll, etc e também nos gatos sem raça definida, assim como a coloração tabby (os tigradinhos), calico ou tartaruga, por exemplo e existem vários tipos de colorpoint, o mais vulgar será o seal point.

Veja aqui este site, o único destes gatos que é um siamês verdadeiro é da sexta foto, o blue point:

http://www.seregiontica.org/Colors/pointed/pointed.htm

Ou ainda:

http://fanciers.com/other-faqs/colors.html#pointed

Cumprimentos e que tudo corra bem com o Oscar.

Olá Dinodane

Obrigado por ter gostado do Óscar e, principalmente, pela sua explicação e links sobre os siameses. Ficamos a conhecer melhor os gatos em geral e o Óscar em particular.

Nós cá em casa não sabíamos muito de gatos, mas também pensamos que era em parte siamês quando olhamos bem para ele no dia a seguir a ele ter vindo cá para casa. E como a veterinária que o castrou, quando lhe fez a caderneta de saúde, também escreveu cruzado de siamês, ficámos mais convencidos.

Mas afinal, nós não sabíamos era o que é um siamês, pensávamos que eram gatos bejes claros com a cara, patas e cauda castanhas escuras. Mas pelo que compreendi na sequência do seu post, isso é um padrão e não tem nada a ver com a raça. E como nunca tínhamos visto siameses como o apresenta aquela foto 6 do link, ficamos mais uma vez convencidos que ainda temos muito que aprender sobre gatos.

Mais uma vez obrigado pela ajuda e pelos votos de que tudo corra bem com o Oscar. Espero que a Dinodane e os seus tenham um grande 2010.
AmigodoOscar
Membro Veterano

terça jan 05, 2010 2:09 pm

Imagem

Já referi aqui que o Óscar adora o aquário e que passa imenso tempo a olhar para os peixes. Dantes ele tinha curiosidade, mas não a podia satisfazer porque não tinha apoio nem sitio para se colocar.

Neste momento pode porque tem lá uma cadeira em frente, mas essa cadeira foi para lá por mero acaso, quando foi preciso arranjar espaço noutro local da sala para fazer a árvore de natal.

Agora já não temos coragem de a tirar, uma vez que o Óscar gosta tanto daquele local. A minha esposa diz que é a televisão dele. Até adormece a olhar para os peixes…
lene25392
Membro
Registado: quarta out 28, 2009 4:43 pm

terça jan 05, 2010 2:37 pm

Ele é tão lindo e fofo. Fico feliz por saber que estão a existir evoluções positivas, o Napoleão também começou assim quando já se sentiu a vontade para estar no mesmo espaço que nós.
Lembre-se a cauda a abanar é o primeiro sinal de "enfartamento" de festinhas.
Esta passagem de ano o Napoleão esteve sempre no meu colo, estava com medo dos foguetes e bombinhas de crianças até se babou de tanta festinha que levou mas não ficou farto, quando me sentava no sofá lá vinha ele para o colo. :D
São avanços muito positivos o facto que o Oscar já se ter deitado no sofá quando a sua esposa lá estava quando isso voltar a acontecer de-lhe uma festinha no queixo e fale com ele vai ver que ele vai habituar-se, mas não exagere na dose senão volta tudo a estaca zero, nas festinhas evite passar a mão nas orelhas existem muitos gatos que não suportam, não sei porquê. :roll:

Bem um bom ano novo para si e para a sua família incluindo o Oscar.
<p><strong>Lene</strong></p>
AmigodoOscar
Membro Veterano

terça jan 05, 2010 4:04 pm

Obrigado lene25392

A história do Napoleão é uma das que nos dá esperança de que as coisas melhorem de forma significativa. Quem sabe se para a proxima passagem de ano não estará o Óscar ao colo de alguém cá de casa?

O Óscar ir para o sofá com a minha esposa lá é por nós considerada uma grande evolução, mas, apesar de tudo, é preciso dizer que o sofá tem três lugares, a minha esposa estava numa ponta e ele foi para a outra. Não deu ainda para fazer festinhas. Mas, de qualquer forma, é bem melhor do que sair da divisão quando nós entravamos…

Um grande 2010 para si e para os seus.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 05, 2010 4:08 pm

Desculpe o off-topic: ADORO botias palhaço!! :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

AmigodoOscar
Membro Veterano

terça jan 05, 2010 5:07 pm

O Botia Palhaço também é o meu peixe preferido. Por isso temos cinco, que normalmente andam sempre em cardume, como era o caso no momento da foto. Acho-os mesmo espectaculares. E isto não é bem off-topic porque considero que o Óscar também gosta muito deles…
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça jan 05, 2010 5:20 pm

Olá AmigodoOscar,

Pondo de lado o comportamento do Óscar com a sua menina, que foi desagradável em especial para ela, também penso que não deve valorizar muito, atendendo a que houve maior agitação em casa e com as próprias crianças naquela noite festiva.

Os progressos estão-se a notar, só o facto dele estar na mesma divisão e já próximo, é bastante positivo.

Quem sabe, não vai precisar esperar até à próxima estação fria para usar a tática dos aquecedores, que realmente resulta. Mas mesmo nas estações quentes, as boas sociabilizações acontecem.

Sem pressa, quando chegar o momento certo, vai encontrar o gatinho com as caracteristicas que procura, não vai ser assim tão difícil, já que infelizmente a oferta é muita...pode encontra-lo numa Associação que conhecem a personalidade dos animais e o podem aconselhar, qual o mais adequado, quer por particulares. Se o tirar directamente da rua, sem conhecimento prévio, já será mais difícil de ter certezas... :wink:

Parece que o aquário está a fazer bem ao Óscar, olhar para os peixes no aquário ajuda a relaxar e com o seu gato está a resultar, não tire a cadeira... :)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jan 05, 2010 6:54 pm

AmigodoOscar Escreveu:
anjjazul Escreveu:os gatos detestam barulho e confusão. normalmente escondem-se. se não o puderem fazer, ficam agressivos. está visto que o óscar é muito nervoso. não vale a pena arriscar :?

Olá Anjjazul

Curiosamente, o Óscar até passou a maior parte da noite na sala, que era onde nós estávamos, sem ter ido para outra divisão da casa. E até há bem pouco tempo ele até nem gostava de partilhar uma mesma divisão da casa connosco. Isto para dizer que ele também se podia ter ido embora se quisesse, o que ele não fez. O Óscar é mesmo um gato esquisito.

Obrigado pelos votos de progressos para o Óscar, e um grande 2010 para si e para os seus.
sendo assim, o sr.óscar já começou a fazer progressos. ficou no meio da confusão, impávido e sereno. temos gato :P
anjjazul
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado jan 09, 2010 11:51 am

MiausRafa Escreveu:Olá AmigodoOscar,

Pondo de lado o comportamento do Óscar com a sua menina, que foi desagradável em especial para ela, também penso que não deve valorizar muito, atendendo a que houve maior agitação em casa e com as próprias crianças naquela noite festiva.

Os progressos estão-se a notar, só o facto dele estar na mesma divisão e já próximo, é bastante positivo.

Quem sabe, não vai precisar esperar até à próxima estação fria para usar a tática dos aquecedores, que realmente resulta. Mas mesmo nas estações quentes, as boas sociabilizações acontecem.

Sem pressa, quando chegar o momento certo, vai encontrar o gatinho com as caracteristicas que procura, não vai ser assim tão difícil, já que infelizmente a oferta é muita...pode encontra-lo numa Associação que conhecem a personalidade dos animais e o podem aconselhar, qual o mais adequado, quer por particulares. Se o tirar directamente da rua, sem conhecimento prévio, já será mais difícil de ter certezas... :wink:

Parece que o aquário está a fazer bem ao Óscar, olhar para os peixes no aquário ajuda a relaxar e com o seu gato está a resultar, não tire a cadeira... :)
Olá MiausRafa

Obrigado pela resposta. A cadeira vai mesmo continuar por lá. E em relação segundo gatinho, terá mesmo que ser um gato já “conhecido” para sabermos que tem as características que desejámos.
Quanto aos progressos, o Óscar continua a partilhar uma divisão connosco mas nada mais aconteceu pela positiva. Pela negativa arranhou o meu filho na mão, acho que este estava a ganhar demasiada confiança depois de durante muito tempo nem sequer se aproximar do Óscar, pelo que foi um aviso por parte do nosso bichano de que ainda não está pronto para grandes proximidades.
Devo dizer que estamos novamente a ficar um pouco desanimados, gostávamos que as coisas fossem mais rápidas, o tempo passa muito devagar e é complicado estar sempre a dizer as crianças que o Óscar precisa de tempo, precisa de espaço, precisa que o evitem. O Óscar precisa de tempo e nós precisamos de calma e paciência.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado jan 09, 2010 11:58 am

anjjazul Escreveu:
AmigodoOscar Escreveu:

Olá Anjjazul

sendo assim, o sr.óscar já começou a fazer progressos. ficou no meio da confusão, impávido e sereno. temos gato :P
Olá Anjjazul
Obrigado pelo seu comentário. Mas o Óscar não ficou propriamente impávido e sereno, mas pareceu, de certa forma, estar a apreciar a mudança de ambiente, pois com mais gente na sala do que o costume, em vez de se ir embora ficou por lá, mesmo com os miúdos muito interessados nele. Eu até disse que ele era esquisito porque foi uma reacção algo surpreendente da parte dele.
Mais uma vez obrigado.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jan 10, 2010 2:52 pm

Olá, AmigodoOscar,

A vossa paciência e dedicação é extraordinária e louvável. Pena para muitos animais que seja tão invulgar... :(
Não desanimem. O Óscar pode não parecer, mas agradece muito, tenho a certeza. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jan 10, 2010 6:27 pm

tem de ver o óscar como uma lição de vida para os meninos. para eles aprenderem a controlar-se e a respeitarem a diferença. nem sempre apanhamos pessoas simpáticas e afaveis pela frente. e normalmente temos de lidar com elas. de preferencia, a bem :roll:
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”